terça-feira, 23 de junho de 2015

A felicidade das borboletas e Ainda bem que tudo é diferente

Trabalhando as diferenças e autoestima

1ª atividade: 
  
Apresentar inicialmente apenas a capa da história "A felicidade das borboletas" para que observem atentamente e posteriormente explorar estas informações através dos questionamentos:
  • Vocês conhecem esta história?
  • O que vocês acham que vão ver?
  • Que história este título nos sugere?
  • Que personagens devem aparecer nessa história?
  • Que temáticas serão abordadas?


Após ouvi-los, aperte o play e deixe a história passar. As crianças ouvem a história e assistem às imagens (duração de 5'20"). O vídeo pode ser apresentado duas vezes, primeiro assistem silenciosa e atentamente; depois poderão assistir interagindo com a história confirmando ou não as hipóteses levantadas por eles antes de conhecerem a história.

2ª atividade:
Solicitar que escrevam no caderno de produção resposta para a pergunta:
"Qual mensagem essa história nos apresenta?"
Durante essa atividade as crianças recebem a visita de um funcionário da escola que entregará para cada um uma correspondência (cada um receberá um envelope devidamente identificado com seu nome, enviado pelo autor Fábio Gonçalves Ferreira), trata-se do texto "Ainda bem que tudo é diferente". Cada um fará a leitura silenciosa do conteúdo de seu envelope  e depois iniciar uma roda de conversa discutindo sobre o tema da unidade "Tolerância e interação: Respeitar" e o  "Respeito às diferenças" estabelecendo uma relação com o conteúdo do envelope. 

3ª atividade: Aplicação de atividade no caderno

1. Hoje, durante a aula de Língua Portuguesa você recebeu uma correspondência. Quem foi remetente dessa correspondência?
2. Explorando o conteúdo da correspondência.
a) Trata-se de:
(    ) uma carta, realmente
(    ) uma contação de história
(    ) uma mensagem ao leitor
b) Qual é o título? De quantos parágrafos é formado?
c) Onde se passa os acontecimentos?
d) Quais são os personagens do textos?
3. Quem era seu Juca?
4. Que características descrevem a aparência de seu Pedro? 
5. Qual pergunta Maneco faz para Pedro?
6. Qual foi a reação de Pedro diante da pergunta de Maneco?
7. O que faz Maneco refletir suas atitudes em relação a Pedro? Assinale.
(   ) Uma bronca de seu Juca
(   ) O desespero de Pedro
(   ) O entendimento de que tudo no mundo é diferente
8. A correspondência que você recebeu transmite uma mensagem importante. Represente por meio de desenhos ou colagens. Seja criativo!
9. Sua opinião é importante!
a) Será mesmo que se uma pessoa tem o cabelo diferente do seu, não merece o seu respeito? Explique.
b) Será que é ruim ser diferente? Por quê?
c) Você é igual a todo mundo?
d) As coisas do mundo são todas iguais umas as outras? Justifique.
e) Seus amigos são menos importantes por serem diferentes de você? Fale sobre isso?

4ª atividade: Produção textual

Escreva pequenos versinhos rimados criando um poeminha com base do tema tratado na correspondência que você recebeu.

Duração: 03 aulas de 50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: