quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O Sapo Sabido de Márcio Thamos

A professora faz a leitura do poema O sapo Sabido de Márcio Thamos, em seguida entrega as estrofes partilhadas e numeradas para que os alunos que pegaram cada estrofe realize a leitura em voz alta.

1. Leia, observe atentamente o texto e informe:

O Sapo Sabido
                           Márcio Thamos

Eu sou o Sapo Sabido
Sou sabido até demais!
Vou contar para você
como é que a gente faz
pra saber de tudo um pouco
e aprender  cada vez mais.

Aprendi com cada amigo
uma coisa diferente.
Por isso sou tão sabido,
sou um sapo inteligente!
O segredo é ter vontade
e ser muito paciente.

Eu tenho um amigo Galo.
Ele canta muito bem.
Eu sempre gostei de ouvir
a voz linda que ele tem.
E, de tanto que tentei,
hoje eu sei cantar também.

Eu tenho um amigo Peixe
Que mora aqui na lagoa.
Mas, pra ir brincar com ele
eu tinha que usar canoa
Me esforcei para aprender
e hoje nado numa boa.

Eu tenho um amigo Gato
que sabe escalar telhado.
Também acho isso bacana,
mas ficava amedrontado.
Aprendi como ele faz
e já subo no sobrado.

Tenho um amigo Macaco
que joga bola a beça.
Ele dribla, dá chapéu
e faz gol de bicicleta.
Reparei no jogo dele
e também virei atleta[...]

Outra coisa divertida
que eu gosto de fazer
é pular, pular, pular...
E pra todo mundo ver!
Isso eu já nasci sabendo,
mas é fácil aprender[...]

Eu ensino pra você
tudo  o que você quiser.
É só prestar atenção
e fazer como eu fizer.

a) Título:
b) Autoria:
c) Quantidade de versos e estrofes:
d) Assunto que trata:

2. Você é esperto(a)! Após leitura atenta do texto, responda:
a) que palavras da quarta estrofe rimam?
b) Um dos animais citados abaixo não faz parte do grupo de amigos do sapo. Descubra-o e pinte.



      Peixe                    Macaco                    Gato                    Galo                    Galinha

3. Conversando com os amigos e se esforçando, a  personagem do poema aprendeu muitas coisas. Anote o que o sapo aprendeu com cada amigo.

 Com quem aprendeu
O que aprendeu 
 Galo

 Peixe

Gato 

 Macaco



4. Para aprender todas essas coisas foi preciso muita dedicação.
a) Para aprender a subir no sobrado, que medo o sapo teve que perder?
b) O que o sapo só aprendeu depois de muitas tentativas?
c) O que o sapo aprendeu depois de muito esforço?

5. Que conselho o sapo dá para quem quer ser sabido como ele?

6. O que o sapo sabe para ensinar?

7. Por que o sapo se considera sabido e inteligente?

8. Conversando, interagindo o sapo aprendeu muitas coisas com os amigos dele, pois todo mundo tem algo a ensinar para o outro.
a) O que você já aprendeu com seus amigos?
b) E você, o que já ensinou a seus amigos ou a outras pessoas?

9. Em sua opinião que relação existe entre o tema da unidade "Tolerância e interação: Respeitar" e o poema " O sapo sabido"? Fale sobre isso.

10. Formule 5 frases com base na temática da unidade e pinte de amarelo as palavras que são substantivos (nome) e com lápis azul, pinte as palavras são adjetivos (características).

Produção textual

Utilizando as respostas que você deu na questão 08, componha um poema como o do sapo, contando o que aprenderam com amigos e o que puderam ensinar.

2 comentários:

  1. Parabéns! Gostei muito da atividade, irei trabalhá-la na minha sala de aula com os alunos do 2º ano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Amando o trabalho de vcs. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: