quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Música: Ninguém é igual a ninguém

1. Leia a letra da música "Ninguém é igual a ninguém".

Ninguém É Igual a Ninguém
                  Cd Olha só quem vem aí...!
                   Escola Stagium

Não queira ser aquilo que o outro é,
não queira ser aquilo que o outro é
Nem que o outro seja,
hora veja tudo aquilo que você quer

Ninguém é igual a ninguém,
ainda bem, ainda bem

A gente mesmo se inverte no espelho,
o que reflete exatamente esse conselho

Não queira ser aquilo que o outro é,
não queira ser aquilo que o outro é
Nem que o outro seja,
hora veja tudo aquilo que você quer

Tem gente triste que anda mal humorada,
só vive resmungando sem dar uma risada
Tem a nervosa que está sempre irritada
Briga por qualquer coisinha deixa a gente chateada
E a corajosa que enfrenta coisas novas,
fazendo a vida ficar menos dolorosa

Ninguém é igual a ninguém,
ainda bem, ainda bem

Negro, branco, pardo ou amarelo,
alto, baixo, gordo ou magricelo.
Moreno, loiro, careca ou cabeludo,
deficiente, cego, surdo ou mudo
Em tudo tem diferença    
desde nascença,    
no que a gente é, no que a gente faz,
No que a gente pensa,todos tem diferença    
desde nascença
A gente é o que é,
a gente é demais,
a lista é imensa..
viva a diferença!

a) Quantos versos e estrofes compõem a música?
b) Qual mensagem ela passa?
c) Você já desejou ser aquilo que o outro é? Fale sobre isso.
d) De acordo com a música, porque não devemos querer ser aquilo que o outro é?

2. "Ninguém é igual a ninguém
Ainda bem, ainda bem (...)". Explique esses versos.

3. Leia o trecho abaixo e faça o que se pede:
"A gente mesmo se inverte no espelho
o que reflete, exatamente esse conceito".

a) A quem se refere o termo "a gente"?
b) Pesquise no dicionário o sentido das palavras destacadas.
c) Agora, reescreva estes versos utilizando suas palavras.

4. Separe as sílabas das palavras abaixo com atenção.

Resmungando                                Imensa
Diferença                                       Irritada
Nervosa                                         Espelho

a) Pinte de amarelo as trissílabas.
b) Pinte de azul as polissílabas.
Pinte de vermelho 5 palavras monossílabas que aparecem na letra da música.

5. Leia as palavras pausadamente, circule as sílabas tônicas e organize-as no quadro corretamente.

Matemática            Igual               Respeito              Você
Diferença               Olimpíada      Responsável         Ninguém

Oxítona
Paroxítona
Proparoxítona









6. Leia as frases a seguir e destaque circulando, as características (adjetivos) empregados.
a) Tem gente triste, nervosa e irritada.
b) A pessoa corajosa, enfrenta coisas novas.
c) Ninguém é igual a ninguém.
d) A letra da música é linda.

7. Em: "Fazendo a vida ficar menos dolorosa". O adjetivo destacado refere-se a qual palavra.

8. Pinte a estrofe da música que é composta por vários adjetivos.

9. Forme frases com base na temática da música, empregando adjetivos aos substantivos abaixo:
a) Pessoas
b) Escola
c) Livros
d) Sonho

11 comentários:

  1. por favor quem é o autor desta musica? Milton Karan?

    ResponderExcluir
  2. Muito gratificante,trabalhar com as crianças, os valores!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Questão 1
      a) 7 ESTROFES IRREGULARES E 33 VERSOS RIMADOS
      b) A LETRA DA CANÇÃO TRANSMITE COMO MENSAGEM PRINCIPAL, O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.
      c) RESPOSTA PESSOAL.
      (O ESPERADO É QUE SE O ALUNO JÁ TIVER MANIFESTADO ESSE DESEJO, POSSA AGORA PERCEBER QUE O MAIS IMPORTANTE É SE SENTIR FELIZ E SATISFEITO COM O SEU PRÓPRIO JEITO DE SER E NÃO, DESEJAR SER COMO O OUTRO É. O OUTRO DEVE SER RESPEITADO E NÃO IMITADO).
      d) PORQUE CADA UM É DE UM JEITO DIFERENTE. ESSAS DIFERENÇAS NOS TORNAM MAIS BELOS E ÚNICOS.

      Excluir

Deixe seu comentário: