Como já dizia um saudoso e inesquecível professor "Escrever é uma verdadeira maldição!" Seja maldição ou bendição, nós temos que escrever - ainda que o tempo, a vontade e a disposição nos falte, nós teremos que escrever, de fato que escrever!
Quantos de nós, professores, já não nos encontramos numa situação EM QUE ESCREVER foi preciso para, mais do que fornecer leitura, promover reflexão, mudança e aprendizagem? Pois é! Neste sentido, a vida nossa de professor nunca é fácil e menos ainda, tranquila. Pensando numa angústia que é nossa, compartilho com vocês textos de feedback de produção textual de alunos de 8º ano das séries finais do Ensino Fundamental para que sirva não como modelo, mas como inspiração na hora de produzir os feedbacks dos seus alunos.
Dessa partilha o desejo é um só: "Que este material lhe ajude na prática de fornecer feedback das produções de seus alunos cada vez com mais de qualidade e consciência".
A todos, um bom trabalho!
Proposta de trabalho: Após uma sequência de atividades e discussões sobre consumismo, foi proposto que redigissem um texto que atendendo as características da narrativa argumentativa. Para chegar a essa etapa da produção, OS ALUNOS precisaram antes, formular o seu ponto de vista sobre o assunto tematizado em sala de aula, listar pelo menos três argumentos para sustentá-lo e elaborar uma ideia de possível intervenção ou solução apara o problema.
É importante que todas as etapas de produção ocorram em sala de aula e que o professor consiga fornecer todo suporte e orientação aos alunos. Ao término, faz-se a correção individual e retorna o texto aos com o feedback anexo.
Obs. Aqui, para preservar a identidade dos alunos, vou refiro-me aos mesmos como: aluno A, B, C... Z, como se trata de uma turma numerosa vocês verão também: aluno A2, aluno B2 e etc.
Muito bem ALUNO A. Você está no caminho certo! Apesar de apresentar um texto
inacabado é perceptível a noção de estrutura e organização que você demonstra.
Os parágrafos construídos apresentam uma introdução satisfatória, sugiro apenas uma releitura para melhor
adequar alguns termos ou informações como, por exemplo, se ao invés de começar
dizendo: “As pessoas ao verem anúncios, sentem uma necessidade de
inexistente por aquele produto.” você começasse com: “Os anúncios
possuem o poder de provocar nas pessoas uma vontade incontrolável de adquirir
certos produtos.”, o seu ponto de vista seria o mesmo, no entanto, expresso
de modo mais leve, seguro e coerente com a problemática que você apresentará mais
adiante. Assim também, precisa repensar sobre a construção “qual o por quê...?. Rever esses detalhes pode lhe dar uma maior
sustentação e gerar mais segurança no processo de continuação da escrita de seu
texto. Penso que quando finalizado, leremos um ótimo texto.
ALUNO B, para a escrita de um texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: tema, o problema a ser
discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está
insuficiente, pois em um parágrafo escrito você não apresentou nenhuma das
necessidades acima. Releia o único parágrafo produzido e perceba que há um
grande desencontro de ideias, falta de coerência e coesão entre os termos
(observe as sinalizações). Reveja as ideias que apresentou, escreva-as de modo
coerente e verá que estas ideias poderão representar seus argumentos.
ALUNO C, embora
um texto dissertativo tenha o objetivo de trazer o ponto de vista do escritor
acerca de um determinado tema, essa expressão “o meu ponto de vista” jamais
aparecerá, pois o leitor deverá ser capaz de subentender isso.
Esse tipo de texto estrutura-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções). Portanto, note que o parágrafo que
produziu, se aprimorado e melhor desenvolvido, poderá apresentar um bom
argumento.
Muito bem ALUNO D, apesar de apresentar um texto inacabado, percebe-se uma
organização lógica e coerente de ideias, bem como uma noção necessária de
estrutura textual. O seu primeiro parágrafo apresenta uma boa introdução quando
você problematiza o tema que será discutido em seu texto. Na sequência, você
traz ideias que necessitam ser melhor desenvolvidas para tornar-se argumento
convincente.
A dica é: evite a redundância e o
uso inadequado de certas palavras, para isso, busque a ampliação do próprio
vocabulário e retome o seu texto dando continuidade ao processo de escrita e
perceba que o seu produto final poderá render um ótimo texto.
ALUNO E, textos desse tipo estruturam-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções), se você analisar o seu texto não
apresenta a introdução, pois você já começa com o desenvolvimento, já que essas
ideias se aproximam muito mais de argumentos.
Observe que você traz informações importantíssimas acerca do
assunto, mas não consegue organizar de modo a torná-las entendíveis ao leitor.
Releia e perceba como é grande a falta de conexão e coerência entre uma
informação e outra.
ALUNO F, suas
ideias são boas, porém necessitam de organização. É preciso deixar bem
estabelecido o seu ponto de vista sobre o assunto e a problemática que quer
abordar a partir desse tema e isso deve aparecer na introdução. Os argumentos,
devem aparecer logo em seguida no próximo parágrafo de modo a sustentar e
confirmar o que foi apresentado anteriormente.
Muito cuidado com os erros
ortográficos que aparecem com grande frequência em texto, a exemplo, o emprego
de Z, SS, M/N no final de sílabas, a divisão silábica, todas essas situações
correspondem a conceitos e noções básicas que já deveriam ter sido construídos.
É necessário evitar também a redundância e o uso inadequado de certas palavras,
busque a ampliação do próprio vocabulário por meio de (re) leitura e do próprio
exercício de (re) escrita.
ALUNO G, de um modo geral, seu texto está
estruturalmente satisfatório, no entanto, percebe-se em suas ideias ainda uma
necessidade de amadurecimento. Pense que um leitor diante um texto quer se
encantar, se convencer e quem sabe até, concordar com as ideias do autor, então
cuidado para não ser ofensiva nas colocações. No terceiro parágrafo, por
exemplo, você generaliza uma situação que pode ser relativa, ao afirmar que diante de uma liquidação todos apresentam o
mesmo objetivo.
Busque reler suas ideias dando
continuidade ao processo de escrita para perceber que o seu produto final
poderá render um ótimo texto.
ALUNO H, estruturalmente falando, o seu
texto apresenta noções sobre o tema, porém é preciso ter muito cuidado com o
uso expressões informais demais e, por vezes, desnecessárias – isso pode
comprometer a criatividade e a maturação das ideias no texto. Releia as ideias
no intuíto de perceber a falta de coerência e coesão presentes na repetição de
palavras, expressões e argumentos.
Esse tipo de texto estrutura-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
ALUNO I, se o texto é dissertativo já
subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de
algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de
vista’ ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões desnecessárias e
completamente inaceitáveis.
Esse tipo de texto estrutura-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções). Observe que seu texto está pronto, só
precisa ser melhor organizado. Você apresenta a conclusão bem definida no último
parágrafo (gostei), mas nos quatro primeiros parágrafos, que correspondem ao
texto por inteiro, lê-se uma série de argumentos que deveriam aparecer para
sustentar a ideia inicial na introdução – é essa ideia problematizada na
introdução o que falta ao seu texto.
ALUNO J, suas ideias são boas! Creio que
se levadas mais a sério e se desenvolvidas em sua totalidade dariam um texto
bom de ler! No entanto, observe que no primeiro parágrafo lê-se um conjunto de
informações que poderiam assumir um valor de conclusão de pensamento e ideias,
ou seja, o que você escreve aqui deveria aparecer no final do seu texto. Já no 2º parágrafo você começa, timidamente,
apresentar o seu ponto de vista, a partir de uma problemática sobre o assunto.
Busque rever e organizar melhor
suas ideias dando continuidade ao processo de escrita para perceber que o seu
produto final poderá render um ótimo texto.
ALUNO K, apesar de apresentar um texto
inacabado, percebe-se que você tem noções de estrutura e organização. No
entanto, evite essas expressões marcadas de redundância, como frases prontas e
de sentido programado, o uso desses recursos pode causar um efeito ruim no texto.
Esse tipo de texto estrutura-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto tem
introdução, que pode ser melhorada, e apresenta alguns argumentos que podem ser
desenvolvidos lhe fazendo chegar a uma conclusão sobre o assunto. Então, vamos
lá! Retome sua produção com base nessas considerações e verá que tem em suas
mãos um material que poderá render um bom texto.
ALUNO L,
cuidado! No texto,
o seu ponto de vista é claro nas primeiras linhas, porém não foi bem colocado e
desenvolvido. Os argumentos não são suficientes para sustentar a ideia inicial
que você apresenta e a conclusão não existe – para o leitor, o texto ficou em
aberto, mesmo parecendo ter chegado até o fim.
Você precisa empregar mais
atenção também em situações como: clareza nas informações, a falta de
concordância, excesso de pontuação, uso de termos ou expressões inadequadas e
informalidades da língua.
Para ajudá-la a desenvolver
melhor propostas desse tipo sugiro que fique atenta às informações a seguir.
Todo texto exige uma estruturação
específica, na qual as ideias devem apresentar-se numa sequência lógica,
coerente e coesa. O leitor deve ser capaz de perceber claramente cada momento,
então lembre que a introdução
(corresponde ao parágrafo inicial, onde você deve apresentar o tema, problematizando-o,
ou seja preparando-o para ser discutido), o desenvolvimento (corresponde ao momento de desenvolver os
argumentos, ou seja as razões que te levam a pensar de determinada maneira sobre o tema) e finalmente, a conclusão (a parte final do seu
texto. Este parágrafo deve começar sempre com palavras que transmitem essa
ideia de concluir, nesse momento procure voltar à introdução para retomar o que
você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste,
seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de
acordo com suas concepções).
Invista na leitura e
aposte no exercício escrita. Você é capaz de escrever bons textos!
ALUNO M, apesar de apresentar um texto
inacabado, vê-se em suas ideias, que segue uma linha de pensamento clara, no
entanto, percebe-se também, que ainda há uma necessidade de amadurecimento
acerca do tema para evoluir na discussão.
Atente para o que deve ser dito
em cada momento do texto tomando como base a seguinte estrutura: introdução (que refere-se ao
começo: tema, o problema a ser
discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Reveja seu texto, organize melhor
as ideias ampliando a discussão iniciada para dar continuidade ao processo de
escrita, você vai perceber que o seu produto final poderá render um ótimo
texto.
ALUNO N, percebe-se que uma escritora
criativa. Você inicia o texto de maneira interessante, mas para atender a
proposta de texto dissertativo é necessário evitar algumas situações como informalidades
da língua, frases prontas de sentido programado e sobretudo considerar a estrutura
especifica que rege esse tipo de texto.
Esse tipo de texto estrutura-se
basicamente em: introdução
(que refere-se ao começo: tema, o
problema a ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
É hora de rever seu texto e perceber
o que cabe em cada um dos momentos descritos acima e dar continuidade ao
processo de escrita. Bom trabalho!
ALUNO O, muita atenção! Embora um texto
dissertativo tenha o objetivo de trazer o ponto de vista do escritor acerca de
um determinado tema, essa expressão “o/no meu ponto de vista” jamais aparecerá,
pois o leitor deverá ser capaz de subentender isso. Logo, entenda que essa
expressão nunca deve aparecer em seus textos dissertativos.
Outro ponto que me chamou atenção
em seu texto foi a velocidade com que você apresenta as informações (elas
simplesmente não são pontuadas) - o leitor fica em tempo de perder o fôlego
durante a leitura! Use vírgulas para pausas menores e necessárias; use ponto de
segmento para construir e separar novas ideias.
E lembre-se de que num texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir da seguinte
estrutura: introdução (que
refere-se ao começo: tema, o problema a
ser discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
ALUNO P,
cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém
será seu leitor!
Fique atenta as noções básicas de
escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras. Percebe-se que
você emprega determinados termos sem muita noção de conceito. Pesquise,
pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que faz”!
Quanto a estrutura que usou para
escrita de seu texto aconselho que oriente-se:
Um texto dissertativo precisamos
pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema, o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde
apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
ALUNO Q, Se o texto é dissertativo já
subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de
algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de
vista’ ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões desnecessárias e
completamente inaceitáveis.
De um modo geral, as suas ideias
apresentam coerência, mas é preciso lembrar que num texto dissertativo
precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema, o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde
apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
ALUNO R, para a escrita de um texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem os
argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível
intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas
concepções). Observe que seu texto não condiz com a proposta estrutural e nem
mesmo com o tratamento do conteúdo.
Cuidado! O ato de escrever exige
atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre que em
tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Sei que seu conhecimento
sobre esse tema vai além do que você quis expor.
Fique atenta as noções básicas de
escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões.
Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito.
Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que
faz”!
ALUNO S, gostei muito das ideias que
você trouxe na introdução do texto. É perfeita a forma como você problematiza a
temática – é exatamente isso que um leitor espera de encontrar num texto
dissertativo, no entanto é preciso ter argumentos fortes o suficiente para
debater e desenvolver apresentando, pouco a pouco, possíveis respostas e
justificativas.
Enfim, suas ideias são boas,
agora é rever e (re) organizar as ideias dando continuidade ao processo de
escrita, certamente o produto final renderá um ótimo texto.
ALUNO T, para a escrita de um texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem
os argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível
intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Observe que em seu texto muitas informações estão soltas sem muita conexão e
sentido necessários.
Atenção! O ato de escrever exige conhecimento,
cuidado e interesse. Leia mais para ampliar o vocabulário e amadurecer as
ideias acerca de um tema, participe das discussões e, sobretudo, compreenda a
importância de ler criticamente suas próprias produções. A partir dessa prática
você perceberá possibilidades de substituição de um termo por outro,
esclarecimento de determinadas informações, uso e adequação de certas
expressões da língua.
ALUNO U, Se o texto é dissertativo já
subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de
algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de
vista’ ou ainda, “eu acho” são expressões desnecessárias e completamente
inaceitáveis, até porque o texto tem ser impessoal.
Para a escrita de um texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: tema, o problema a ser
discutido), um desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está
insuficiente, pois em um parágrafo escrito você não apresentou nenhuma das
necessidades acima. Releia o primeiro parágrafo produzido e perceba que há incoerência
no conceito de consumismo que apresentou – busque informar-se num dicionário e
tente melhorar essa ideia. Reveja as ideias que apresentou no parágrafo
seguinte e tente escreva-las de modo coerente e coeso.
Cuidado! O ato de escrever exige
atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre-se de que
em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Acredito que seu
conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis expor.
Fique atenta as noções básicas de
escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões.
Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito.
Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que
faz”!
ALUNO, observe que em seu texto há uma
espécie de inversão de ideias, primeiro você responde e depois pergunta (note
que as ideias do primeiro parágrafo respondem a pergunta do segundo parágrafo de
uma forma muito mais eficiente e esclarecida.
Considere que para a escrita de
um texto dissertativo precisamos pensar em explanar um assunto a partir da introdução (que refere-se ao
começo: tema, o problema a ser
discutido), do desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, da conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Retome o seu texto e procure dar
ordem a suas ideias e pensamentos, considerando as sinalizações acima e terá um
texto mais maduro, completo e coerente.
ALUNO Y, o texto é bom, porém faltam algumas
noções básicas para a escrita de uma dissertação. Considere que para a escrita
de um texto desse tipo precisamos pensar em explanar um assunto a partir da introdução (refere-se ao
começo: tema, o problema a ser discutido
– por exemplo: que problema você quer discutir em seu texto? – isso tem que ser
percebido na introdução.), do desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, da conclusão ( apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Fique atenta para evitar:
* afirmações generalizantes, como
por exemplo, elas não admitem.
* fuga do tema, exemplo: hoje
você pode ter amanha não mais.
* e emprego de expressões
desnecessárias – ou por excesso de informação como fez ao empregar os pronomes
demonstrativos essa/isso, e em as pessoas/elas, ou por insuficiência de sentido como fez ao
empregar os termos conhece no primeiro parágrafo, sem refletir no
segundo parágrafo e com atenção no terceiro
parágrafo.
Com base nessas sinalizações
retome o seu texto e procure dar ordem a suas ideias e pensamentos e terá um
texto mais maduro, coeso e coerente.
ALUNO X, fico feliz com o tratamento que
dá ao assunto, porém observo uma ocorrência muito grande de desacertos linguísticos.
São problemas de ordem semântica, morfossintática e ortográfica que tornam o
texto não coeso, pouco atraente ao leitor e de difícil entendimento, logo, precisam
ser evitados.
Já é tempo de escrever
desenvolvendo noções e conhecimentos básicos acerca e essenciais à clareza e entendimento
do texto. Atente para: acentuação indevida das palavras, uso correto do porque nas diferentes situações, emprego
adequado da crase na preposição a, consciência
semântica e ortográfica das situações de uso de termos como: a gente e agente, perca/perda, mas/mais, enfim... Muito cuidado ao
escrever para que seus textos não apresentem tantas incorreções nesse sentido.
Outra situação preocupante em seu
texto é a presença de termos do tipo acho..., no meu ponto de vista... Os
«achismos», ou seja, as
interpretações pessoais não interessam ao leitor. Lembre-se que se o texto é
dissertativo já subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do
autor acerca de algum assunto, então expressões do tipo “na minha opinião”/”no
meu ponto de vista”/ “eu acho” ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões
desnecessárias e completamente inaceitáveis. No texto dissertativo o autor se
coloca de maneira IMPESSOAL.
Aconselho que retome seu texto
analisando as sinalizações desse feedback
e considerando as dicas estruturais abaixo que orientam, de modo simples, a
escrita de um bom texto dissertativo.
Informe-se: Para a escrita de um
bom texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: tema – seu ponto de vista ‘sempre impessoal’, o problema a ser discutido – você pode
elaborar aqui um questionamento, problematizar o tema para ser discutido em
seus argumentos nos parágrafos seguintes), um desenvolvimento (onde você apresenta argumentos que
sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema “lembre que lá na introdução tem um questionamento um problema para
ser resolvido”, de acordo com suas concepções – sempre de modo impessoal).
Espero ter sido clara o
suficiente para agora lhe propor, voltar ao seu texto rever suas ideias e dar continuidade
ao processo de escrita. Seu texto tem grandes chances de sucesso!
ALUNO Y, o seu texto está inacabado, no entanto
com ótimas ideias. Para começar este feedback
quero lhe esclarecer o seguinte: para a escrita de um bom texto dissertativo
precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema – seu ponto de
vista ‘sempre impessoal’, o problema a
ser discutido – você pode elaborar aqui um questionamento, problematizar o tema
para ser discutido em seus argumentos nos parágrafos seguintes), um desenvolvimento (onde você
apresenta argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente)
e finalmente, uma conclusão
(que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu
ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma
solução para o problema “lembre que lá na introdução tem um questionamento um
problema para ser resolvido”, de acordo com suas concepções – sempre de modo
impessoal).
Observe então, que você apresenta
um ponto de vista acerca do tema e problematiza-o quando traz um questionamento,
tenta argumentar ao propor pensar sobre essa questão e lá no fim do primeiro
parágrafo você apresenta uma ideia de conclusão, quando confirma do que se
trata o consumismo, de acordo com a sua concepção, sendo, sobretudo, impessoal
em todas as ideias. Logo, perceba que as ideias para um bom texto já existem,
precisam apenas ser organizadas, desenvolvidas e apresentadas no momento
adequado, atendendo a estrutura de início, meio e fim exigida num texto
dissertativo.
Com base nessas sinalizações
retome o seu texto e procure dar ordem a suas ideias e pensamentos. Certamente,
ao fim terá um texto bom e bem desenvolvido.
ALUNO Z, apesar das ideias inacabadas,
considero o seu texto bastante coerente com a proposta (dissertar) e bem
sugestivo, desde a criatividade com que apresenta suas ideias no título à forma
como produz a introdução. Perceba que as ideias para um bom texto já existem,
precisam apenas ser desenvolvidas e apresentadas no momento adequado, atendendo
a estrutura de início, meio e fim exigida num texto dissertativo.
A nível de informação, leia as
dicas abaixo e retome o processo de escrita fazendo os ajustes necessários.
Um texto dissertativo deve
contemplar: introdução (que
refere-se ao começo: tema – seu ponto de vista,
o problema a ser discutido – você pode elaborar aqui um questionamento,
problematizar o tema para ser discutido em seus argumentos nos parágrafos
seguintes), um desenvolvimento
(traz argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente) e
finalmente, uma conclusão
(que apresenta uma retomada do que você apresentou na introdução, seguida de
uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema “lembre que lá
na introdução tem um questionamento um problema para ser resolvido”, de acordo
com suas concepções – sempre de modo impessoal).
Retome a escrita do seu texto
considerando essas observações, penso que quando finalizado, leremos um ótimo
texto.
ALUNO A2, permita-se
aproveitar melhor o tempo de produção das próprias ideias. Cada vez que lhe é
solicitada uma atividade é oportunidade nova que você tem para desenvolver, e
ou aprimorar o seu conhecimento acerca de algo, então observe que as situações
de aprendizagem nos são propostas a todo o tempo e precisamos saber aproveitá-las.
Para lhe fornecer um feedback do seu texto vou explanar sobre
seu título, que traz uma ótima ideia, porém,
não desenvolvida (veja sinalizações no texto).
Quando você coloca a
ideia: Consumismo: praga ou necessidade?
num título de texto, a primeira coisa que precisa fazer é falar do
consumismo problematizando-o (seria expor seu ponto de vista, de modo
impessoal, sobre o consumismo fazendo nascer a introdução do seu texto), na sequencia, precisa trazer
argumentos, ou seja, razoes que te levam a pensar de determinada forma sobre o
assunto – agora estaria produzindo o seu desenvolvimento.
Um texto dissertativo precisa ter começo, meio e fim, então, seguindo essa
linha de raciocínio, o que precisa ser produzido agora é a conclusão do seu texto. A conclusão é certamente o momento
mais simples do texto, no meu modo de ver, justamente por ser o momento em que
você só precisa confirmar o que foi apresentado na introdução por meio de uma
intervenção para possível solução do problema.
O seu título é realmente muito
sugestivo. Talvez, encantador aos olhos de um leitor (considerando que trata de
uma situação curiosa – afinal, o consumismo é visto como praga ou como
necessidade pelos que vivem essa realidade?).
Então, que tal você tentar
retomar essa brilhante ideia e recomeçar seu processo de escrita? Aguardo sua nova proposta, não se esqueça de considerar
todas as observações realizadas acima.
ALUNO B2, seu
texto está insuficiente. Permita-se aproveitar melhor o tempo de produção das
próprias ideias. Cada vez que lhe é solicitada uma atividade você tem uma
oportunidade nova de desenvolver, e ou aprimorar o seu conhecimento acerca de
assunto, então observe que as situações de aprendizagem lhes são propostas e
aproveite-as melhor.
Dica: invista
no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as
oportunidades de escrita e que não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas;
ALUNO C2, neste feedback quero apenas lembrar algo que já é de seu conhecimento “tanto
os gêneros orais quanto os gêneros escritos apresentam demandas e
características específicas e de certa forma, bem direcionadas” logo, mesmo que
você já tenha consolidado importantes habilidades de argumentação “oral”,
nota-se pela insuficiência de suas ideias que desenvolver habilidades de argumentação
escrita é o seu desafio de agora.
Invista
no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as
oportunidades de escrita que tem e que não são concluídas ou nem mesmo
aproveitadas;
ALUNO D2, sugiro
que aproveite melhor o tempo de produção de suas próprias ideias. Respeite seu
potencial, dê crédito e valide sues conhecimentos. Você pode muito mais do que o
que apresentou! Invista no aperfeiçoamento de suas
produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades de escrita que
tem e que não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas;
ALUNO E2, cuidado com a estrutura textual,
pontuação, coesão e conexão de ideias. Lembre-se que um leitor só vai se
interessar por um texto se sentir-se atraído por ele, logo se a introdução de
um texto dissertativo, como é o caso, não problematiza uma situação,
consequentemente não despertará o interesse do leitor. Invista
no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades
de escrita que tem e não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas.
ALUNO F2,
Cuidado! O ato de
escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor!
Lembre-se de que em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós!
Acredito que seu conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis
expor. Leia mais para ampliar o vocabulário e amadurecer as ideias acerca de um
tema, participe ativamente das discussões e, sobretudo, compreenda a
importância de ler criticamente suas próprias produções.
Fique atento as noções básicas de
escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões.
Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito.
Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autor do que
faz”!
Dica: para a escrita de um texto
dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem
os argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível
intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas
concepções). Nesse sentido, observe que em seu texto as informações estão
soltas sem muita conexão e sentido necessários.
ALUNO G2,
para a escrita de um
texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao
começo: tema, o problema a ser
discutido), desenvolvimento
(onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma
retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista
acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o
problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está
insuficiente, pois nos parágrafos desenvolvidos você não apresentou nenhuma das
necessidades acima. Releia o seu texto com atenção e perceba que há um grande
desencontro de ideias, falta de coerência e coesão entre os termos (observe as
sinalizações).
Cuidado! O ato de escrever exige
atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre-se de que
em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Acredito que seu
conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis expor. Leia mais
para ampliar o vocabulário e amadurecer as ideias acerca de um tema, participe
ativamente das discussões e, sobretudo, compreenda a importância de ler
criticamente suas próprias produções.
Para os interessados, em breve postarei a sequência didática em que trabalhamos a atividade de produção textual referente aos feedbacks recebidos.
ResponderExcluir