sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Feedback de produção textual



Como já dizia um saudoso e inesquecível professor "Escrever é uma verdadeira maldição!" Seja maldição ou bendição, nós temos que escrever - ainda que o tempo, a vontade e a disposição nos falte, nós teremos que escrever, de fato que escrever!  

Quantos de nós, professores, já não nos encontramos numa situação EM QUE ESCREVER foi preciso para, mais do que fornecer leitura, promover reflexão, mudança e aprendizagem? Pois é! Neste sentido, a vida nossa de professor nunca é fácil e menos ainda, tranquila. Pensando numa angústia que é nossa, compartilho com vocês textos de feedback de produção textual de alunos de 8º ano das séries finais do Ensino Fundamental para que sirva não como modelo, mas como inspiração na hora de produzir os feedbacks dos seus alunos. 

Dessa partilha o desejo é um só: "Que este material lhe ajude na prática de fornecer feedback das produções de seus alunos cada vez com mais de qualidade e consciência".
                                                                                                                        
                                                                                                                    A todos, um bom trabalho!

Proposta de trabalho: Após uma sequência de atividades e discussões sobre consumismo, foi proposto que redigissem um texto que atendendo as características da narrativa argumentativa. Para chegar a essa etapa da produção, OS ALUNOS precisaram antes, formular o seu ponto de vista sobre o assunto tematizado em sala de aula, listar pelo menos três argumentos para sustentá-lo e elaborar uma ideia de possível intervenção ou solução apara o problema.  
É importante que todas as etapas de produção ocorram em sala de aula e que o professor consiga fornecer todo suporte e orientação aos alunos. Ao término, faz-se a correção individual e retorna o texto aos com o feedback anexo.

Obs.  Aqui, para preservar a identidade dos alunos, vou refiro-me aos mesmos como: aluno A, B, C... Z, como se trata de uma turma numerosa vocês verão também: aluno A2, aluno B2 e etc. 

Muito bem ALUNO A. Você está no caminho certo! Apesar de apresentar um texto inacabado é perceptível a noção de estrutura e organização que você demonstra.
Os parágrafos construídos apresentam uma introdução satisfatória, sugiro apenas uma releitura para melhor adequar alguns termos ou informações como, por exemplo, se ao invés de começar dizendo: “As pessoas ao verem anúncios, sentem uma necessidade de inexistente por aquele produto.” você começasse com: “Os anúncios possuem o poder de provocar nas pessoas uma vontade incontrolável de adquirir certos produtos.”, o seu ponto de vista seria o mesmo, no entanto, expresso de modo mais leve, seguro e coerente com a problemática que você apresentará mais adiante. Assim também, precisa repensar sobre a construção “qual o por quê...?. Rever esses detalhes pode lhe dar uma maior sustentação e gerar mais segurança no processo de continuação da escrita de seu texto. Penso que quando finalizado, leremos um ótimo texto.

ALUNO B, para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está insuficiente, pois em um parágrafo escrito você não apresentou nenhuma das necessidades acima. Releia o único parágrafo produzido e perceba que há um grande desencontro de ideias, falta de coerência e coesão entre os termos (observe as sinalizações). Reveja as ideias que apresentou, escreva-as de modo coerente e verá que estas ideias poderão representar seus argumentos.

ALUNO C, embora um texto dissertativo tenha o objetivo de trazer o ponto de vista do escritor acerca de um determinado tema, essa expressão “o meu ponto de vista” jamais aparecerá, pois o leitor deverá ser capaz de subentender isso.
Esse tipo de texto estrutura-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções). Portanto, note que o parágrafo que produziu, se aprimorado e melhor desenvolvido, poderá apresentar um bom argumento.

Muito bem ALUNO D, apesar de apresentar um texto inacabado, percebe-se uma organização lógica e coerente de ideias, bem como uma noção necessária de estrutura textual. O seu primeiro parágrafo apresenta uma boa introdução quando você problematiza o tema que será discutido em seu texto. Na sequência, você traz ideias que necessitam ser melhor desenvolvidas para tornar-se argumento convincente.
A dica é: evite a redundância e o uso inadequado de certas palavras, para isso, busque a ampliação do próprio vocabulário e retome o seu texto dando continuidade ao processo de escrita e perceba que o seu produto final poderá render um ótimo texto. 

ALUNO E, textos desse tipo estruturam-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções), se você analisar o seu texto não apresenta a introdução, pois você já começa com o desenvolvimento, já que essas ideias se aproximam muito mais de argumentos. 
Observe que você  traz informações importantíssimas acerca do assunto, mas não consegue organizar de modo a torná-las entendíveis ao leitor. Releia e perceba como é grande a falta de conexão e coerência entre uma informação e outra.  

ALUNO F, suas ideias são boas, porém necessitam de organização. É preciso deixar bem estabelecido o seu ponto de vista sobre o assunto e a problemática que quer abordar a partir desse tema e isso deve aparecer na introdução. Os argumentos, devem aparecer logo em seguida no próximo parágrafo de modo a sustentar e confirmar o que foi apresentado anteriormente.
Muito cuidado com os erros ortográficos que aparecem com grande frequência em texto, a exemplo, o emprego de Z, SS, M/N no final de sílabas, a divisão silábica, todas essas situações correspondem a conceitos e noções básicas que já deveriam ter sido construídos. É necessário evitar também a redundância e o uso inadequado de certas palavras, busque a ampliação do próprio vocabulário por meio de (re) leitura e do próprio exercício de (re) escrita.

ALUNO G, de um modo geral, seu texto está estruturalmente satisfatório, no entanto, percebe-se em suas ideias ainda uma necessidade de amadurecimento. Pense que um leitor diante um texto quer se encantar, se convencer e quem sabe até, concordar com as ideias do autor, então cuidado para não ser ofensiva nas colocações. No terceiro parágrafo, por exemplo, você generaliza uma situação que pode ser relativa, ao afirmar que diante de uma liquidação todos apresentam o mesmo objetivo.    
Busque reler suas ideias dando continuidade ao processo de escrita para perceber que o seu produto final poderá render um ótimo texto. 

ALUNO H, estruturalmente falando, o seu texto apresenta noções sobre o tema, porém é preciso ter muito cuidado com o uso expressões informais demais e, por vezes, desnecessárias – isso pode comprometer a criatividade e a maturação das ideias no texto. Releia as ideias no intuíto de perceber a falta de coerência e coesão presentes na repetição de palavras, expressões e argumentos.
Esse tipo de texto estrutura-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).

ALUNO I, se o texto é dissertativo já subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de vista’ ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões desnecessárias e completamente inaceitáveis.
Esse tipo de texto estrutura-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções). Observe que seu texto está pronto, só precisa ser melhor organizado. Você  apresenta a conclusão bem definida no último parágrafo (gostei), mas nos quatro primeiros parágrafos, que correspondem ao texto por inteiro, lê-se uma série de argumentos que deveriam aparecer para sustentar a ideia inicial na introdução – é essa ideia problematizada na introdução o que falta ao seu texto.   

ALUNO J, suas ideias são boas! Creio que se levadas mais a sério e se desenvolvidas em sua totalidade dariam um texto bom de ler! No entanto, observe que no primeiro parágrafo lê-se um conjunto de informações que poderiam assumir um valor de conclusão de pensamento e ideias, ou seja, o que você escreve aqui deveria aparecer no final do seu texto.  Já no 2º parágrafo você começa, timidamente, apresentar o seu ponto de vista, a partir de uma problemática sobre o assunto.
Busque rever e organizar melhor suas ideias dando continuidade ao processo de escrita para perceber que o seu produto final poderá render um ótimo texto. 

ALUNO K, apesar de apresentar um texto inacabado, percebe-se que você tem noções de estrutura e organização. No entanto, evite essas expressões marcadas de redundância, como frases prontas e de sentido programado, o uso desses recursos pode causar um efeito ruim no texto.
Esse tipo de texto estrutura-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto tem introdução, que pode ser melhorada, e apresenta alguns argumentos que podem ser desenvolvidos lhe fazendo chegar a uma conclusão sobre o assunto. Então, vamos lá! Retome sua produção com base nessas considerações e verá que tem em suas mãos um material que poderá render um bom texto.

ALUNO L, cuidado! No texto, o seu ponto de vista é claro nas primeiras linhas, porém não foi bem colocado e desenvolvido. Os argumentos não são suficientes para sustentar a ideia inicial que você apresenta e a conclusão não existe – para o leitor, o texto ficou em aberto, mesmo parecendo ter chegado até o fim. 
Você precisa empregar mais atenção também em situações como: clareza nas informações, a falta de concordância, excesso de pontuação, uso de termos ou expressões inadequadas e informalidades da língua.
Para ajudá-la a desenvolver melhor propostas desse tipo sugiro que fique atenta às informações a seguir.
Todo texto exige uma estruturação específica, na qual as ideias devem apresentar-se numa sequência lógica, coerente e coesa. O leitor deve ser capaz de perceber claramente cada momento, então lembre que a introdução (corresponde ao parágrafo inicial, onde você deve apresentar o tema, problematizando-o, ou seja preparando-o para ser discutido), o desenvolvimento (corresponde ao momento de desenvolver os argumentos, ou seja as razões que te levam a pensar de determinada maneira  sobre o tema) e finalmente, a conclusão (a parte final do seu texto. Este parágrafo deve começar sempre com palavras que transmitem essa ideia de concluir, nesse momento procure voltar à introdução para retomar o que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Invista na leitura e aposte no exercício escrita. Você é capaz de escrever bons textos!

ALUNO M, apesar de apresentar um texto inacabado, vê-se em suas ideias, que segue uma linha de pensamento clara, no entanto, percebe-se também, que ainda há uma necessidade de amadurecimento acerca do tema para evoluir na discussão.
Atente para o que deve ser dito em cada momento do texto tomando como base a seguinte estrutura: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Reveja seu texto, organize melhor as ideias ampliando a discussão iniciada para dar continuidade ao processo de escrita, você vai perceber que o seu produto final poderá render um ótimo texto. 

ALUNO N, percebe-se que uma escritora criativa. Você inicia o texto de maneira interessante, mas para atender a proposta de texto dissertativo é necessário evitar algumas situações como informalidades da língua, frases prontas de sentido programado e sobretudo considerar a estrutura especifica que rege esse tipo de texto.
Esse tipo de texto estrutura-se basicamente em: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
É hora de rever seu texto e perceber o que cabe em cada um dos momentos descritos acima e dar continuidade ao processo de escrita. Bom trabalho! 

ALUNO O, muita atenção! Embora um texto dissertativo tenha o objetivo de trazer o ponto de vista do escritor acerca de um determinado tema, essa expressão “o/no meu ponto de vista” jamais aparecerá, pois o leitor deverá ser capaz de subentender isso. Logo, entenda que essa expressão nunca deve aparecer em seus textos dissertativos.
Outro ponto que me chamou atenção em seu texto foi a velocidade com que você apresenta as informações (elas simplesmente não são pontuadas) - o leitor fica em tempo de perder o fôlego durante a leitura! Use vírgulas para pausas menores e necessárias; use ponto de segmento para construir e separar novas ideias.
E lembre-se de que num texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir da seguinte estrutura: introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).

ALUNO P, cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor!
Fique atenta as noções básicas de escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras. Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito. Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que faz”!
Quanto a estrutura que usou para escrita de seu texto aconselho que oriente-se:   
Um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).

ALUNO Q, Se o texto é dissertativo já subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de vista’ ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões desnecessárias e completamente inaceitáveis.
De um modo geral, as suas ideias apresentam coerência, mas é preciso lembrar que num texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).

ALUNO R, para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem os argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções). Observe que seu texto não condiz com a proposta estrutural e nem mesmo com o tratamento do conteúdo.
Cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre que em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Sei que seu conhecimento sobre esse tema vai além do que você quis expor.
Fique atenta as noções básicas de escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões. Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito. Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que faz”!

ALUNO S, gostei muito das ideias que você trouxe na introdução do texto. É perfeita a forma como você problematiza a temática – é exatamente isso que um leitor espera de encontrar num texto dissertativo, no entanto é preciso ter argumentos fortes o suficiente para debater e desenvolver apresentando, pouco a pouco, possíveis respostas e justificativas.
Enfim, suas ideias são boas, agora é rever e (re) organizar as ideias dando continuidade ao processo de escrita, certamente o produto final renderá um ótimo texto. 

ALUNO T, para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem os argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções). Observe que em seu texto muitas informações estão soltas sem muita conexão e sentido necessários.
Atenção! O ato de escrever exige conhecimento, cuidado e interesse. Leia mais para ampliar o vocabulário e amadurecer as ideias acerca de um tema, participe das discussões e, sobretudo, compreenda a importância de ler criticamente suas próprias produções. A partir dessa prática você perceberá possibilidades de substituição de um termo por outro, esclarecimento de determinadas informações, uso e adequação de certas expressões da língua.

ALUNO U, Se o texto é dissertativo já subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de algum assunto, logo expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de vista’ ou ainda, “eu acho” são expressões desnecessárias e completamente inaceitáveis, até porque o texto tem ser impessoal.
Para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), um desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está insuficiente, pois em um parágrafo escrito você não apresentou nenhuma das necessidades acima. Releia o primeiro parágrafo produzido e perceba que há incoerência no conceito de consumismo que apresentou – busque informar-se num dicionário e tente melhorar essa ideia. Reveja as ideias que apresentou no parágrafo seguinte e tente escreva-las de modo coerente e coeso.
Cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre-se de que em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Acredito que seu conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis expor.
Fique atenta as noções básicas de escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões. Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito. Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autora do que faz”!

ALUNO, observe que em seu texto há uma espécie de inversão de ideias, primeiro você responde e depois pergunta (note que as ideias do primeiro parágrafo respondem a pergunta do segundo parágrafo de uma forma muito mais eficiente e esclarecida.
Considere que para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar um assunto a partir da introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), do desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, da conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Retome o seu texto e procure dar ordem a suas ideias e pensamentos, considerando as sinalizações acima e terá um texto mais maduro, completo e coerente.

ALUNO Y, o texto é bom, porém faltam algumas noções básicas para a escrita de uma dissertação. Considere que para a escrita de um texto desse tipo precisamos pensar em explanar um assunto a partir da introdução (refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido – por exemplo: que problema você quer discutir em seu texto? – isso tem que ser percebido na introdução.), do desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, da conclusão ( apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Fique atenta para evitar:
* afirmações generalizantes, como por exemplo, elas não admitem.
* fuga do tema, exemplo: hoje você pode ter amanha não mais.
* e emprego de expressões desnecessárias – ou por excesso de informação como fez ao empregar os pronomes demonstrativos essa/isso, e em as pessoas/elas,  ou por insuficiência de sentido como fez ao empregar os termos conhece no primeiro parágrafo, sem refletir no segundo  parágrafo e com atenção no terceiro parágrafo.   
Com base nessas sinalizações retome o seu texto e procure dar ordem a suas ideias e pensamentos e terá um texto mais maduro, coeso e coerente.

ALUNO X, fico feliz com o tratamento que dá ao assunto, porém observo uma ocorrência muito grande de desacertos linguísticos. São problemas de ordem semântica, morfossintática e ortográfica que tornam o texto não coeso, pouco atraente ao leitor e de difícil entendimento, logo, precisam ser evitados.
Já é tempo de escrever desenvolvendo noções e conhecimentos básicos acerca e essenciais à clareza e entendimento do texto. Atente para: acentuação indevida das palavras, uso correto do porque nas diferentes situações, emprego adequado da crase na preposição a, consciência semântica e ortográfica das situações de uso de termos como: a gente e agente, perca/perda, mas/mais, enfim... Muito cuidado ao escrever para que seus textos não apresentem tantas incorreções nesse sentido.
Outra situação preocupante em seu texto é a presença de termos do tipo acho..., no meu ponto de vista... Os «achismos», ou seja, as interpretações pessoais não interessam ao leitor. Lembre-se que se o texto é dissertativo já subentende-se que ali será apresentado o ponto de vista do autor acerca de algum assunto, então expressões do tipo “na minha opinião”/”no meu ponto de vista”/ “eu acho” ou ainda, “no meu modo de ver” são expressões desnecessárias e completamente inaceitáveis. No texto dissertativo o autor se coloca de maneira IMPESSOAL.
Aconselho que retome seu texto analisando as sinalizações desse feedback e considerando as dicas estruturais abaixo que orientam, de modo simples, a escrita de um bom texto dissertativo.
Informe-se: Para a escrita de um bom texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema – seu ponto de vista ‘sempre impessoal’,  o problema a ser discutido – você pode elaborar aqui um questionamento, problematizar o tema para ser discutido em seus argumentos nos parágrafos seguintes), um desenvolvimento (onde você apresenta argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema “lembre que lá na introdução tem um questionamento um problema para ser resolvido”, de acordo com suas concepções – sempre de modo impessoal).
Espero ter sido clara o suficiente para agora lhe propor, voltar ao seu texto rever suas ideias e dar continuidade ao processo de escrita. Seu texto tem grandes chances de sucesso!           

ALUNO Y, o seu texto está inacabado, no entanto com ótimas ideias. Para começar este feedback quero lhe esclarecer o seguinte: para a escrita de um bom texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema – seu ponto de vista ‘sempre impessoal’,  o problema a ser discutido – você pode elaborar aqui um questionamento, problematizar o tema para ser discutido em seus argumentos nos parágrafos seguintes), um desenvolvimento (onde você apresenta argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema “lembre que lá na introdução tem um questionamento um problema para ser resolvido”, de acordo com suas concepções – sempre de modo impessoal).
Observe então, que você apresenta um ponto de vista acerca do tema e problematiza-o quando traz um questionamento, tenta argumentar ao propor pensar sobre essa questão e lá no fim do primeiro parágrafo você apresenta uma ideia de conclusão, quando confirma do que se trata o consumismo, de acordo com a sua concepção, sendo, sobretudo, impessoal em todas as ideias. Logo, perceba que as ideias para um bom texto já existem, precisam apenas ser organizadas, desenvolvidas e apresentadas no momento adequado, atendendo a estrutura de início, meio e fim exigida num texto dissertativo.
Com base nessas sinalizações retome o seu texto e procure dar ordem a suas ideias e pensamentos. Certamente, ao fim terá um texto bom e bem desenvolvido.

ALUNO Z, apesar das ideias inacabadas, considero o seu texto bastante coerente com a proposta (dissertar) e bem sugestivo, desde a criatividade com que apresenta suas ideias no título à forma como produz a introdução. Perceba que as ideias para um bom texto já existem, precisam apenas ser desenvolvidas e apresentadas no momento adequado, atendendo a estrutura de início, meio e fim exigida num texto dissertativo.
A nível de informação, leia as dicas abaixo e retome o processo de escrita fazendo os ajustes necessários.
Um texto dissertativo deve contemplar: introdução (que refere-se ao começo: tema – seu ponto de vista,  o problema a ser discutido – você pode elaborar aqui um questionamento, problematizar o tema para ser discutido em seus argumentos nos parágrafos seguintes), um desenvolvimento (traz argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado anteriormente) e finalmente, uma conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou na introdução, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema “lembre que lá na introdução tem um questionamento um problema para ser resolvido”, de acordo com suas concepções – sempre de modo impessoal).
Retome a escrita do seu texto considerando essas observações, penso que quando finalizado, leremos um ótimo texto. 

ALUNO A2, permita-se aproveitar melhor o tempo de produção das próprias ideias. Cada vez que lhe é solicitada uma atividade é oportunidade nova que você tem para desenvolver, e ou aprimorar o seu conhecimento acerca de algo, então observe que as situações de aprendizagem nos são propostas a todo o tempo e precisamos saber aproveitá-las.
Para lhe fornecer um feedback do seu texto vou explanar sobre seu título, que traz uma ótima ideia, porém,  não desenvolvida (veja sinalizações no texto). 
Quando você coloca a ideia: Consumismo: praga ou necessidade?  num título de texto, a primeira coisa que precisa fazer é falar do consumismo problematizando-o (seria expor seu ponto de vista, de modo impessoal, sobre o consumismo fazendo nascer a introdução do seu texto), na sequencia, precisa trazer argumentos, ou seja, razoes que te levam a pensar de determinada forma sobre o assunto – agora estaria produzindo o seu desenvolvimento. Um texto dissertativo precisa ter começo, meio e fim, então, seguindo essa linha de raciocínio, o que precisa ser produzido agora é a conclusão do seu texto. A conclusão é certamente o momento mais simples do texto, no meu modo de ver, justamente por ser o momento em que você só precisa confirmar o que foi apresentado na introdução por meio de uma intervenção para possível solução do problema.
O seu título é realmente muito sugestivo. Talvez, encantador aos olhos de um leitor (considerando que trata de uma situação curiosa – afinal, o consumismo é visto como praga ou como necessidade pelos que vivem essa realidade?).
Então, que tal você tentar retomar essa brilhante ideia e recomeçar seu processo de escrita?  Aguardo sua nova proposta, não se esqueça de considerar todas as observações realizadas acima.

ALUNO B2, seu texto está insuficiente. Permita-se aproveitar melhor o tempo de produção das próprias ideias. Cada vez que lhe é solicitada uma atividade você tem uma oportunidade nova de desenvolver, e ou aprimorar o seu conhecimento acerca de assunto, então observe que as situações de aprendizagem lhes são propostas e aproveite-as melhor.
Dica: invista no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades de escrita e que não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas;

ALUNO C2, neste feedback quero apenas lembrar algo que já é de seu conhecimento “tanto os gêneros orais quanto os gêneros escritos apresentam demandas e características específicas e de certa forma, bem direcionadas” logo, mesmo que você já tenha consolidado importantes habilidades de argumentação “oral”, nota-se pela insuficiência de suas ideias que desenvolver habilidades de argumentação escrita é o seu desafio de agora.  
Invista no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades de escrita que tem e que não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas;

ALUNO D2, sugiro que aproveite melhor o tempo de produção de suas próprias ideias. Respeite seu potencial, dê crédito e valide sues conhecimentos. Você pode muito mais do que o que apresentou! Invista no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades de escrita que tem e que não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas;

ALUNO E2, cuidado com a estrutura textual, pontuação, coesão e conexão de ideias. Lembre-se que um leitor só vai se interessar por um texto se sentir-se atraído por ele, logo se a introdução de um texto dissertativo, como é o caso, não problematiza uma situação, consequentemente não despertará o interesse do leitor. Invista no aperfeiçoamento de suas produções escritas, começando a repensar sobre as oportunidades de escrita que tem e não são concluídas ou nem mesmo aproveitadas.

ALUNO F2, Cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre-se de que em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Acredito que seu conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis expor. Leia mais para ampliar o vocabulário e amadurecer as ideias acerca de um tema, participe ativamente das discussões e, sobretudo, compreenda a importância de ler criticamente suas próprias produções. 
Fique atento as noções básicas de escrita como pontuação, ortografia, uso e adequação de palavras ou expressões. Percebe-se que você emprega determinados termos sem muita noção de conceito. Pesquise, pergunte, busque, leia algo, reaja! “Somente você é autor do que faz”!
Dica: para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: apresentar o tema de modo a problematizá-lo), apresentar o desenvolvimento (onde aparecem os argumentos sobre a ideia defendida na introdução) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, seguida uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções). Nesse sentido, observe que em seu texto as informações estão soltas sem muita conexão e sentido necessários.

ALUNO G2, para a escrita de um texto dissertativo precisamos pensar em explanar o assunto a partir de uma introdução (que refere-se ao começo: tema,  o problema a ser discutido), desenvolvimento (onde apresentamos os nossos argumentos sobre o tema) e finalmente, a conclusão (que apresenta uma retomada do que você apresentou inicialmente – o tema, o seu ponto de vista acerca deste, seguida de uma possível intervenção, ou seja, uma solução para o problema, de acordo com suas concepções).
Observe que seu texto está insuficiente, pois nos parágrafos desenvolvidos você não apresentou nenhuma das necessidades acima. Releia o seu texto com atenção e perceba que há um grande desencontro de ideias, falta de coerência e coesão entre os termos (observe as sinalizações).
Cuidado! O ato de escrever exige atenção, interesse e compromisso, pois alguém será seu leitor! Lembre-se de que em tudo que fazemos deixamos sempre um pouquinho de nós! Acredito que seu conhecimento sobre o tema em questão vai além do que você quis expor. Leia mais para ampliar o vocabulário e amadurecer as ideias acerca de um tema, participe ativamente das discussões e, sobretudo, compreenda a importância de ler criticamente suas próprias produções. 

























Um comentário:

  1. Para os interessados, em breve postarei a sequência didática em que trabalhamos a atividade de produção textual referente aos feedbacks recebidos.

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