domingo, 24 de maio de 2015

Livro Felicidade não tem cor de Júlio Emílio Braz

Olá, esta vez sugerimos algumas atividades com o livro a seguir, esperamos que gostem, Comentem nossas postagens! Um abraço!
Para levantamento de hipóteses: levar uma caixa surpresa com coisas relacionadas ao livro e o livro dentro da caixa também, e sugerir que os educandos digam o que tem dentro da caixa, ao ser descoberto, explorar a capa do livro e os estimular a levantar hipóteses sobre o conteúdo (temática abordada) do livro, em seguida realizar a leitura compartilhada com reflexão. Realizamos a leitura em quatro (4) aulas.

Entendendo e interagindo com a obra

1- Registre informações sobre seu livro:
a) Título:
b) Autor (a):
c) Ilustrador (a):
d) Editora:
e) Quantidade de páginas:

2- Essa história interessante é contada por um(a) narrador(a) especial.
a) Quem conta a história?
b) Como classificamos esse tipo de narrador? Lembre-se que ele dialoga com o leitor e com outros personagens.

3- Essa é a história de um garotinho. Como ele é chamado?
4- Que problema é enfrentado por esse garoto?
5- O que ele decide fazer para resolver esse problema?
6- Onde se passa a história?
7- Faça um desenho para mostrar como você imagina que era a escola da história.

Revisão gramatical com o livro

1- Releia este trecho do livro "Felicidade não tem cor" e ordene alfabeticamente as palavras destacadas.

"Eu queria ser branco... Eu já falei pro meu pai que o Michael Jackson sabe como a gente faz isso... Ninguém diz coisa feia pra gente."

2- Ainda observando o trecho circule todas as palavras que apresentam encontros vocálicos.

3- Mesmo dentro da caixa de brinquedos da escola, a bonequinha Maria Mariô aprendia os ensinamentos da professora. Esperta, ela escreveu palavras com vários encontros consonantais. Faça como a bonequinha e escreva 3 palavras com:
a) br:
b) bl:
c) pr:
d) tr:
e) fl:

4- De olho na ortografia! Quem falta? É m ou n? Complete certinho.
preco__ceito              assi___                 bra___co                e___penho
a__siedade                 cria___ça              silê__cio                se__pre  
co___binado              bri__cadeira         ide__tidade            bullyi__g
  •  Conclua:
Você usou m antes das letras:
Você usou n antes das letras:

Produção textual

Produza um texto em parágrafos ou versos com base no tema: "A importância da escola na vida dos alunos". Seja criativo(a)!  

Revisando o que foi aprendido

1- De acordo com a leitura dos capítulos 4 e 5 do livro "Felicidade não tem cor", responda:
a) Fael ia sempre à sala dos brinquedos:
  • O que ele mais fazia lá?
  • Por quem ele procurava?
  • Quem faz todas essas revelações?
b) Por que Fael gostava tanto de Cid Bandalheira?
c) Por que esse garotinho acreditava que ser branco é muito bom?
d) Qual era a opinião de Maria Mariô quanto a ideia de Fael "Ser branco é bom"?

2- Leia:
Ser branco é bom? / Que nada!
Bom mesmo é ser de um monte de cores!

a) Quem chega a essa conclusão?
(    ) narrador personagem                 (    ) Fael                  (    ) Cid Bandalheira
b) Você concorda com essa opinião?
c) O que você entende pela última frase dessa fala? Explique.

3- Observe o primeiro parágrafo da página 31 e responda:
a) Quais palavras tem ditongo?
b) Quais palavras tem hiato?

4- Analise a capa do seu livro paradidático "Felicidade não tem cor" e encontre uma palavra:
* monossílaba            * dissílaba           * trissílaba         * polissílaba






6 comentários:

Deixe seu comentário: