terça-feira, 26 de maio de 2015

Mônica em: Os azuis - Trabalhando discriminação étnica



Primeiro apresentar o capítulo 1 com duração de 9'07'', após apresentação a professora faz os seguintes questionamentos, para que os educandos respondam oralmente:

  • Por que as pessoas estão implicando com a cor da Mônica?
  • Por que a Mônica está se sentindo uma criminosa?
  • O que você imagina que vai acontecer com a Mônica?
  • Como você imagina que essa história vai terminar?
Agora, a professora apresenta o capítulo 2 com duração de 5'32'' e conversa para verificar se as hipóteses dos educandos que se confirmaram e refletir sobre a ideia transmitida na história.

Atividade

1- Se você fosse de outra cor seria....
(autorretrato colorido da cor escolhida)

* Por quê?

2- Explorando o episodio que você assistiu:
a) Informe o título:
b) Quem era a personagem principal da história?
c) Que outros personagens participaram da história?

3- Essa história nos faz refletir sobre importantes valores. Cite alguns.

4- Na história, o que assustou a Mônica?

5- Por que as crianças não queriam brincar com a Mônica?

6- Como termina a história "Os azuis"?

7- Que parte do episódio você mais gostou? Desenhe-a.

Atividade de revisão

1- Leia o trecho abaixo:
"O que seria desse mundo sem as cores? com certeza teríamos um mundo pálido, sem graça, sem brilho e sem alegria (...)"
Maurício de Souza
  • Você já sabe que os substantivos são palavras que nomeiam os seres em geral. Responda, analisando o trecho:
a) Que palavra dissílaba é um substantivo que se repete?
b) Qual das palavras, nesse trecho, representa um substantivo que nomeia um sentimento?

2- Observe as palavras destacadas no trecho abaixo e faça o que se pede:
"-Oh, Mônica! O que aconteceu com você?
- Porque você está dessa cor?"

Qual(is) é (são):
  • Trissílaba e proparoxítona:
  • Oxítona:
  • Ditongo:
  • Monossílaba:
  • Dissílaba e dígrafo:
  • Polissílaba:

3- Pesquise, recorte e cole organizadamente em seu caderno, palavras que representem:
a) nomes comuns                                                           b) nomes próprios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: