Língua portuguesa
SÉRIE: 7º ano
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PERÍODO: 1ª unidade – Sequencia didática 01
Nº DE AULAS PREVISTAS: 17
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TEMA: Amar, ação que contagia.
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COMPETÊNCIAS:
Desenvolver a capacidade de
pensar e repensar a linguagem como forma de interação social para poder
compreendê-la e utilizá-la em situações reais de comunicação.
Compreender a diversidade
textual, confrontando-a com situações sociais, a fim de interpretar
criticamente as intenções de quem produz o texto.
Produzir textos diversos com
coerência e coesão a fim de que a produção textual atenda as exigências
comunicativas da língua materna nos aspectos semânticos, sintáticos e
morfológicos.
Analisar, interpretar e
utilizar os recursos da língua materna como meio de construção de identidade
própria e como instrumento de atuação ativa e crítica da realidade imediata.
Refletir sobre o seu discurso e
o dos demais para fazer-se entender e procurar entender os outros.
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DESENVOLVIMENTO
– 1ª e 2ª AULA
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Habilidades:
JRefletir a importância da vivência de valores
para a construção de uma sociedade melhor.
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Conteúdos:
Acolhimento da turma/mensagem
Dinâmica de interação
Apresentação de vídeo -
Ferbasa
Apresentação da proposta
(tema anual)
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Metodologia: Aula dialógica, interativa e expositiva.
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Atividade de classe:
1º momento: Acolhimento da turma
Dar as
boas vindas aos alunos através da mensagem:
“As coisas
mais simples da vida são as mais extraordinárias e só os sábios conseguem
vê-las.”
2º
momento: Dinâmica de interação
Objetivo- cada um apresenta um colega considerando
dois aspectos: o que parabeniza em seu colega e o que aconselha para que
aperfeiçoe.
Procedimentos- cada um escreve o seu próprio nome num
pedaço de papel e junta aos demais num saquinho, posteriormente, acontece a
apresentação do nome que cada um retirar a partir da jogada da moeda “cara ou
coroa”
Reflexão: O respeito às diferenças é essencial para a boa
convivência do grupo. É preciso ser simples e humilde.
3º momento: Apresentação do vídeo- Ferbasa
Refletir
com a turma sobre a importância de tudo o que o Dr. José Carvalho idealizou
para a educação e realiza até hoje por meio de investimentos.
Ressaltar
o sentimento de amor, gratidão e pertença pelo instituidor e instituição.
4º momento: Apresentação da proposta de trabalho
(tema,
instrumentos de avaliação, projetos e etc.)
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Recursos: papel de ofício, moeda, TV, dispositivo pen drive.
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· Observações: Apresentar
proposta de atividade de diagnose para a próxima aula.
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DESENVOLVIMENTO – 3ª AULA
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Habilidades:
Desempenhar habilidades de
leitura de acordo com os descritores propostos pela Matriz de
Referência da Prova Brasil.
Aplicar conhecimentos já
adquiridos acerca de pré- requisitos para o curso.
Ler
textos de diferentes gêneros, literários e não literários (impressos ou
eletrônicos), que circulam em diferentes esferas sociais, mais extensos e
com vocabulário pouco usual, inclusive com a presença de termos
técnicos;
Identificar
funções sociais de textos que circulam em esferas da vida social, inclusive
daquelas em que os estudantes não participam diretamente, mas que tratam de
temas que afetam a vida coletiva;
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Conteúdos:
Atividade de diagnose (início)
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Metodologia: Aula dialogada e expositiva
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Atividade de classe:
Propor
7 questões de diagnose para serem realizadas em classe verificando o
desempenho e nível de aprendizagem das turmas.
1º momento: Aplicação de atividade de diagnose
O silêncio do rouxinol
[...]
Na
época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía
uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e
na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo
dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro
se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse
momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado,
o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a
linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu
silêncio.
O
rouxinol disse a Salomão:
–
Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a
uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu
desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha
família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar
noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria.
Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por
causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me
calar.
Salomão
traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se
perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E
lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE.
Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo
inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
1. O fato
que gera o conflito na história é o pássaro
a) possuir uma voz excepcional. b)
ter emudecido. c) ser um rouxinol. d)
encantar a vizinhança.
D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que compõem a narrativa.
2. No trecho
“...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a
fio” tem o sentido de
a) de vez em quando. b)
durante muito tempo. c) pousado em um
fio. d) sem cobrar por isso.
D5 – Inferir o sentido de
palavra ou expressão.
3. A
decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a
traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem:
a) não entender a
tradução. b) ficar
desesperado. c) libertar o rouxinol. d)
silenciar o rouxinol.
D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
4. O trecho do texto que contém uma opinião
é: Obs:
(§= parágrafo)
a) “Na época de Salomão, o melhor dos
reis,...”(1°§)
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de
seu silêncio.”... (3°§)
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5° §)
d) “E lhe devolveu a
liberdade.”(6°§)
D10 – Distinguir um fato da
opinião relativa a esse fato.
LXIII
Como se combina com os pássaros
a tradução de seus idiomas?
Como dizer à tartaruga
que a supero em lentidão?
Como perguntar à pulga
qual seu recorde de saltos?
E que devo dizer aos cravos
agradecendo-lhes o
perfume? NERUDA, Pablo. Livro das
perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
5. O poema
é estruturado em quatro estrofes, que expressam quatro perguntas sobre um
mesmo assunto. Pelo assunto comum às perguntas que o eu poético se faz,
podemos entender que o tema do poema é:
a) a superioridade do animal racional em relação
aos demais seres vivos.
b) a necessidade de aprendermos a nos comunicar
com bichos e plantas.
c) a falta de harmonia entre os seres humanos e a
natureza.
d) a impossibilidade de
comunicação do homem com os bichos e as plantas.
Seiscentos e sessenta e seis
A vida é um dever que nós
trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas:
há tempo...
Quando se vê, já é 6ª feira...
Quando se vê, passaram sessenta
anos...
Agora, é tarde demais para ser
reprovado...
E se me dessem – um dia – uma
outra oportunidade,
Eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em
frente...
E iria jogando pelo caminho a
casca dourada e inútil das horas.
QUINTANA, Mário. Esconderijos
do tempo. São Paulo: Globo, 2005.
6. As
reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o sentido de expressar
a) o cansaço que a passagem do tempo traz.
b) a lentidão com que o tempo vai passando.
c) a continuidade da passagem do tempo.
d) o sentimento de que nada
muda com o tempo.
D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso
de pontuação e de outras notações.
Qual É?
Marcelo D2
Eu tenho algo a dizer
Explicar prá você
Mas não garanto porém
Que engraçado
Eu serei dessa vez
Para os parceiros daqui
Para os parceiros de lá
Se você se porta
Como um homem, um homem...
Será?
Que você mantém a conduta
Será?
Que segue firme e forte na luta
Onde os caminhos da vida
Vão te levar
Se você aguenta ou não
O que será, será
Mas sem esse caô
De que tá ruim, não dá
Isso eu já ouvi, vi, venci
Deixa prá lá...
[...]
Então diz!
Essa onda que tu tira
Qual é?
Essa marra que tu tem
Qual é?
Tira onda com ninguém
Qual é?
Qual é neguinho?
Qual é?...
[...]
http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/
7. O
trecho da letra da música que exemplifica o uso da linguagem informal é
a) “[...] Eu serei dessa
vez” b) “[...]você mantém a
conduta” c) “[...]Isso eu já ouvi, vi, venci”
d) “[...]Tira onda com
ninguém”
D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
2º momento: Avaliação
Acompanhar
e observar (estratégias utilizadas para resolução, nível de interesse,
atenção, concentração e envolvimento durante a realização das propostas)
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Recursos: Materiais didáticos
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Observações: Continuar na próxima aula a ATIVIDADE
DE DIAGNOSE. Nesta aula serão aplicadas e avaliadas as quatro primeiras
questões.
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DESENVOLVIMENTO – 4ª e 5ª AULA
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Habilidades:
JResolver questões de atividade diagnóstica
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Conteúdos:
Aplicação de diagnose (Continuação)
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Metodologia: Aula dialogada e expositiva
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Atividade de classe:
1º momento: Conversar com a turma sobre o desempenho deles
nas primeiras questões da diagnose (Identificar os descritores que
apresentaram maior dificuldade como indicadores da aprendizagem que precisa
ser desenvolvida)
2º momento: Continuar e concluir a aplicação da atividade de
diagnose
3º momento: Feedback ao aluno
Apresentar o gabarito, discutir
as questões e fornecer pistas para melhor desenvolver as habilidades ainda
não consolidadas e pré-requisitos para o curso.
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Recursos: Materiais didáticos
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Observação: Apresentar a proposta para a próxima aula
(levantamento, leitura e interpretação)
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DESENVOLVIMENTO – 6ª e 7ª AULA
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Habilidades:
JRefletir sobre a importância de
temas debatidos em sala de aula;
JPerceber e interagir com as
mensagens transmitidas em diferentes textos;
JIdentificar
funções sociais de textos que circulam em esferas da vida social, inclusive
daquelas em que os estudantes não participam diretamente, mas que tratam de
temas que afetam a vida coletiva;
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Conteúdos:
Levantamento de hipóteses (heróis de ontem e de
hoje)
Apresentação de
vídeo/discussão
Atividade de produção
(reflexão)
Leitura, compreensão e
interpretação (imagens, mitos, contos)
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Metodologia: Aula dialógica, interativa e expositiva.
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Atividade de classe:
1º momento: Levantamento de hipóteses
Solicitar que cada aluno
escreva um nome de personagem, personalidade ou pessoa que você muito e
também uma ação que considera admirável. Socializar com os colegas as ideias
registradas.
2º momento: Apresentação do vídeo “Atitude é tudo” com cerca
de 5 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qxDmFsSiHLQ.
Refletir as ideias do vídeo
relacionando-as com os registros anteriores. Discutir sobre as ações simples
que transformam pessoas simples em heróis do dia a dia.
Questioná-los:
· No
vídeo assistido um garotinho simples protagoniza ações importantes. Que ações
são essas?
· O
que, provavelmente, motiva alguém a realizar feitos, ações que ganham a
admiração das pessoas? (espera-se que respondam: AMOR)
· Que
exemplos de pessoas geralmente conquistam a admiração dos outros? (espera-se
que respondam: heróis)
· Que
pessoas você considera herói em sua vida, na vida de outras pessoas ou para a
sociedade em geram, nos dias de hoje?
3º momento: Produção textual (livre)
Com base em nossas
discussões, discorra sobre a seguinte afirmação: “Amor, ação que contagia”.
Atente para a grafia, pontuação adequada, estrutura, coerência e coesão de
ideias.
Obs. Oportunizar algumas leituras e recolher os
textos para análise e percepção de aspectos da produção escrita.
4º momento: Atividade no livro págs. 12 e 13
Solicitar que abram o livro nas
páginas indicadas, observem as imagens e estabeleçam uma relação entre elas,
o vídeo e as reflexões compartilhadas. As perguntas sobre as imagens
na pág.13 serão respondidas oralmente.
Conversar com os alunos sobre a
necessidade que o ser humano tem de buscar respostas para os grandes
mistérios da vida informando que na cultura grega antiga, por exemplo, os
mitos com seus deuses, semideuses e histórias heroicas cumpriam o papel de
explicar alguns desses mistérios.
PARA CASA: Preparar a leitura do texto “Asclépio” para
a próxima aula (livro p.14 a 16)
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Recursos: Materiais didáticos, dispositivo pen drive, TV
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Observação: Apresentar a proposta para a próxima aula
(trabalho com o livro)
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DESENVOLVIMENTO – 8ª AULA
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Habilidades:
JConhecer a condição social e
histórica da língua como polissistema dinâmico e variável;
JIdentificar informações implícitas e explícitas
no texto;
JAnalisar as escolhas lexicais
envolvidas na construção de cenas e personagens de uma narrativa;
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Conteúdos:
Leitura, compreensão e
interpretação (mito)
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Metodologia: Aula dialogada, expositiva e interativa
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Atividade de classe:
1º momento: Apreciação da leitura coletiva, previamente
preparada, do texto Asclépio na classe em voz alta.
2º momento: Realizar exercício de compreensão e interpretação
p. 17 e 18 (estudo do texto)
3º momento: Correção coletiva (concluir correção na
aula seguinte)
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Atividade de casa:
Livro páginas 18 e 19 (linguagem
do texto)
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Recursos: Materiais didáticos
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Observação: Lembrar a atividade para ser resolvida em casa
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DESENVOLVIMENTO – 9ª AULA (SÁBADO 11.02.17)
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Habilidades:
JAnalisar as escolhas lexicais
envolvidas na construção de cenas e personagens de uma narrativa;
JIdentificar e analisar aspectos
semânticos e morfológicos na linguagem do texto.
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Conteúdos:
Correção coletiva de atividade de casa (linguagem
do texto)
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Metodologia: Aula dialogada, expositiva e interativa
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Atividade de classe:
1º momento: Observar a execução das atividades e realizar
correção coletiva
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Recursos: Materiais didáticos
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Observação: Neste dia horário de aula reduzido
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DESENVOLVIMENTO
– 10ª AULA
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Habilidades:
JConceituar e identificar o verbo;
JReconhecer os três tempos verbais básicos;
JConhecer particularidades do verbo;
JFazer uso consciente e reflexivo de regras e
normas da língua padrão;
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Conteúdos:
Análise linguística
(explicação de verbo: estrutura, formas, regularidades
e irregularidades)
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Metodologia: Aula explicativa, expositiva e dialogada.
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Atividade de classe:
1º momento: Explicação do conteúdo
2º momento: Atividade proposta no livro páginas 29 a 32
seguidas de correção coletiva.
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Atividade para casa:
Livro págs. 33 e 34
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Recursos: Materiais didáticos
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Observação: Estudar o conteúdo
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DESENVOLVIMENTO – 11ª e 12ª AULA
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Habilidades:
JAplicar os conhecimentos adquiridos sobre as
particularidades do verbo;
JFazer uso consciente e reflexivo de regras e
normas da língua padrão;
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Conteúdos:
Analise linguística (verbo:
regularidades, irregularidades e formas nominais)
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Metodologia: Aula dialogada, interativa e explicativa.
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Atividade de classe
1º momento: correção coletiva de atividade de classe
2º momento: jogo do dado
A professora faz uma lista de
verbos no quadro e solicita voluntários para lançar o dado que terá em suas
faces algumas particularidades do verbo estudadas em sala, exemplo: radical,
vocal temática, desinências, formas, tempo e modo. Com a particularidade
verbal expressa na face de cima do dado o jogador escolhe no quadro um verbo
que possa relacionar com a informação.
· Sugestão
de verbos para o quadro:
Tirando – conhece – faça –
atingir – caber – sairá – querer – trouxeram – ame – vir – agiremos – irá – é
–
Obs. O jogo pode se repetir
enquanto tiver voluntários ou até analisar pelo menos a metade dos verbos sugeridos.
3º momento: Atividade no livro págs. 35 e 36, seguida de
correção coletiva.
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Atividade para casa: livro págs. 37 e 38
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Recursos: dado, materiais didáticos
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Observação:
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DESENVOLVIMENTO – 13ª e 14ª AULA
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Habilidades:
JRecontar o enredo de narrativas
literárias mais extensas como novelas e romances da literatura juvenil,
reconstituindo coerentemente a sequência narrativa, a ambientação, as
características físicas e psicológicas dos personagens etc.;
JEmpregar conhecimentos sobre diferentes
modos de se iniciar uma história.
JEstruturar
o texto de modo a contemplar as suas partes como a complicação, o clímax e o
desfecho.
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Conteúdos:
Leitura
Produção textual (mito)
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Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa.
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Atividade de classe:
1º momento: Realizar atividade no livro págs. 23 (exercício
de preparação)
2º momento: Produzindo um texto (narrativa)
Os alunos deverão escolher uma das duas propostas
de produção de narrativa no livro págs 24 e 25 e iniciar a escrita na sala de
aula.
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Recursos: Materiais didáticos
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Observações: Os textos construídos nessa aula serão
concluídos, revisados e ou reescritos na próxima aula, conforme necessidade.
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DESENVOLVIMENTO – 15ª e 16ª AULA
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Habilidades:
JRecontar o enredo de narrativas
literárias mais extensas como novelas e romances da literatura juvenil,
reconstituindo coerentemente a sequência narrativa, a ambientação, as
características físicas e psicológicas dos personagens etc.;
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Conteúdos:
O narrador (escrever com técnica)
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Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa
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Atividade de classe:
1º momento: Finalizar os textos e oportunizar momento de
leitura na classe
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Atividade para casa:
Livro págs. 26 a 28
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Recursos: Materiais didáticos
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Observações:
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DESENVOLVIMENTO – 17ª AULA
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Habilidades:
Observar
aspectos regrados que envolvem a escrita de palavras grafadas com g e j;
Fazer
uso consciente e reflexivo de regras e normas da língua padrão;
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Conteúdos:
Projeto ortografia sem segredos
(g ou j?)
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Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa
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Atividade de classe:
1º momento: Correção coletiva de atividade de casa no livro
2º momento: Propor exercício para ser realizado em duplas,
livro págs. 38 a 40
3º momento: Correção coletiva
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Recursos: Materiais didáticos
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Observações:
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Produto
final/Avaliação:
Eleição do texto mais criativo
da sala. Reprodução e reapresentação do texto eleito na turma.
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Referências:
CEREJA, Willian Roberto
Português : linguagens, 7º ano / Willian Roberto Cereja, Thereza Cocha
Magalhães Magalhães – 8. Ed. Reform. – São Paulo : Atual, 2014. (livro didático
trabalhado no segmento)
Língua Portuguesa em contexto :
7º ano : manual do educador/ Laécio Cordeiro. – Recife: Ed. Construir, 2012
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quinta-feira, 6 de julho de 2017
TEMA: Amor, ação que contagia.
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