quinta-feira, 6 de julho de 2017

TEMA: Amor, ação que contagia.

Língua portuguesa
SÉRIE: 7º ano
PERÍODO: 1ª unidade – Sequencia didática 01
Nº DE AULAS PREVISTAS: 17
TEMA: Amar, ação que contagia.
COMPETÊNCIAS:
Desenvolver a capacidade de pensar e repensar a linguagem como forma de interação social para poder compreendê-la e utilizá-la em situações reais de comunicação.
Compreender a diversidade textual, confrontando-a com situações sociais, a fim de interpretar criticamente as intenções de quem produz o texto.
Produzir textos diversos com coerência e coesão a fim de que a produção textual atenda as exigências comunicativas da língua materna nos aspectos semânticos, sintáticos e morfológicos.
Analisar, interpretar e utilizar os recursos da língua materna como meio de construção de identidade própria e como instrumento de atuação ativa e crítica da realidade imediata.
Refletir sobre o seu discurso e o dos demais para fazer-se entender e procurar entender os outros.
DESENVOLVIMENTO – 1ª e 2ª AULA
Habilidades:
JRefletir a importância da vivência de valores para a construção de uma sociedade melhor.
 Conteúdos:
 Acolhimento da turma/mensagem
 Dinâmica de interação
 Apresentação de vídeo - Ferbasa
 Apresentação da proposta (tema anual) 
Metodologia: Aula dialógica, interativa e expositiva.
Atividade de classe:
1º momento: Acolhimento da turma
Dar as boas vindas aos alunos através da mensagem:
“As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias e só os sábios conseguem vê-las.”
 2º momento: Dinâmica de interação
Objetivo- cada um apresenta um colega considerando dois aspectos: o que parabeniza em seu colega e o que aconselha para que aperfeiçoe.
Procedimentos- cada um escreve o seu próprio nome num pedaço de papel e junta aos demais num saquinho, posteriormente, acontece a apresentação do nome que cada um retirar a partir da jogada da moeda “cara ou coroa”
Reflexão: O respeito às diferenças é essencial para a boa convivência do grupo. É preciso ser simples e humilde.

3º momento: Apresentação do vídeo- Ferbasa
Refletir com a turma sobre a importância de tudo o que o Dr. José Carvalho idealizou para a educação e realiza até hoje por meio de investimentos.
Ressaltar o sentimento de amor, gratidão e pertença pelo instituidor e instituição.

4º momento: Apresentação da proposta de trabalho
(tema, instrumentos de avaliação, projetos e etc.)
Recursos: papel de ofício, moeda, TV, dispositivo pen drive.
·   Observações: Apresentar proposta de atividade de diagnose para a próxima aula.

DESENVOLVIMENTO – 3ª AULA
Habilidades:
Desempenhar habilidades de leitura de acordo com os descritores propostos pela Matriz de Referência da Prova Brasil.
Aplicar conhecimentos já adquiridos acerca de pré- requisitos para o curso.
Ler textos de diferentes gêneros, literários e não literários (impressos ou eletrônicos), que circulam em diferentes esferas sociais, mais extensos e com   vocabulário pouco usual, inclusive com a presença de termos técnicos;
Identificar funções sociais de textos que circulam em esferas da vida social, inclusive daquelas em que os estudantes não participam diretamente, mas que tratam de temas que afetam a vida coletiva;
 Conteúdos:
 Atividade de diagnose (início)

Metodologia: Aula dialogada e expositiva
Atividade de classe:
Propor 7 questões de diagnose para serem realizadas em classe verificando o desempenho e nível de aprendizagem das turmas.
1º momento: Aplicação de atividade de diagnose
O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
                     CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo:   Códex, 2004.

1. O fato que gera o conflito na história é o pássaro
a) possuir uma voz excepcional.    b) ter emudecido.   c) ser um rouxinol.   d) encantar a vizinhança.
D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

2. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
a) de vez em quando.   b) durante muito tempo.     c) pousado em um fio.      d) sem cobrar por isso.
D5 – Inferir o sentido de palavra ou expressão.

3. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem:
a) não entender a tradução.    b) ficar desesperado.    c) libertar o rouxinol.     d) silenciar o rouxinol.
D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
4. O trecho do texto que contém uma opinião é:                                Obs: (§= parágrafo)
a) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”(1°§)
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”... (3°§)
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5° §)
d) “E lhe devolveu a liberdade.”(6°§)
D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
LXIII
Como se combina com os pássaros
a tradução de seus idiomas?

Como dizer à tartaruga
que a supero em lentidão?

Como perguntar à pulga
qual seu recorde de saltos?

E que devo dizer aos cravos
agradecendo-lhes o perfume?    NERUDA, Pablo. Livro das perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

5. O poema é estruturado em quatro estrofes, que expressam quatro perguntas sobre um mesmo assunto. Pelo assunto comum às perguntas que o eu poético se faz, podemos entender que o tema do poema é:
a) a superioridade do animal racional em relação aos demais seres vivos.
b) a necessidade de aprendermos a nos comunicar com bichos e plantas.
c) a falta de harmonia entre os seres humanos e a natureza.
d) a impossibilidade de comunicação do homem com os bichos e as plantas.

Seiscentos e sessenta e seis
A vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ª feira...
Quando se vê, passaram sessenta anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
Eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005.

6. As reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o sentido de expressar
a) o cansaço que a passagem do tempo traz.
b) a lentidão com que o tempo vai passando.
c) a continuidade da passagem do tempo.
d) o sentimento de que nada muda com o tempo.
D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
Qual É?
Marcelo D2
Eu tenho algo a dizer
Explicar prá você
Mas não garanto porém
Que engraçado
Eu serei dessa vez
Para os parceiros daqui
Para os parceiros de lá
Se você se porta
Como um homem, um homem...
Será?
Que você mantém a conduta
Será?
Que segue firme e forte na luta
Onde os caminhos da vida
Vão te levar
Se você aguenta ou não
O que será, será
Mas sem esse caô
De que tá ruim, não dá
Isso eu já ouvi, vi, venci
Deixa prá lá...
[...]
Então diz!
Essa onda que tu tira
Qual é?
Essa marra que tu tem
Qual é?
Tira onda com ninguém
Qual é?
Qual é neguinho?
Qual é?...
[...]
http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/
7. O trecho da letra da música que exemplifica o uso da linguagem informal é
a) “[...] Eu serei dessa vez”    b) “[...]você mantém a conduta”    c) “[...]Isso eu já ouvi, vi, venci”
d) “[...]Tira onda com ninguém”
D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
2º momento: Avaliação
Acompanhar e observar (estratégias utilizadas para resolução, nível de interesse, atenção, concentração e envolvimento durante a realização das propostas)

Recursos: Materiais didáticos

Observações: Continuar na próxima aula a ATIVIDADE DE DIAGNOSE. Nesta aula serão aplicadas e avaliadas as quatro primeiras questões.
DESENVOLVIMENTO – 4ª e 5ª AULA
Habilidades:
JResolver questões de atividade diagnóstica
 Conteúdos:
 Aplicação de diagnose (Continuação) 
Metodologia: Aula dialogada e expositiva
Atividade de classe:
1º momento: Conversar com a turma sobre o desempenho deles nas primeiras questões da diagnose (Identificar os descritores que apresentaram maior dificuldade como indicadores da aprendizagem que precisa ser desenvolvida)

2º momento: Continuar e concluir a aplicação da atividade de diagnose

3º momento: Feedback  ao aluno
Apresentar o gabarito, discutir as questões e fornecer pistas para melhor desenvolver as habilidades ainda não consolidadas e pré-requisitos para o curso. 
Recursos: Materiais didáticos

Observação: Apresentar a proposta para a próxima aula (levantamento, leitura e interpretação) 
DESENVOLVIMENTO – 6ª e 7ª AULA
Habilidades:
JRefletir sobre a importância de temas debatidos em sala de aula;
JPerceber e interagir com as mensagens transmitidas em diferentes textos;
JIdentificar funções sociais de textos que circulam em esferas da vida social, inclusive daquelas em que os estudantes não participam diretamente, mas que tratam de temas que afetam a vida coletiva;
 Conteúdos:
 Levantamento de hipóteses (heróis de ontem e de hoje)

 Apresentação de vídeo/discussão

 Atividade de produção (reflexão)

 Leitura, compreensão e interpretação (imagens, mitos, contos) 
Metodologia: Aula dialógica, interativa e expositiva. 
Atividade de classe:
1º momento: Levantamento de hipóteses
Solicitar que cada aluno escreva um nome de personagem, personalidade ou pessoa que você muito e também uma ação que considera admirável. Socializar com os colegas as ideias registradas.

2º momento: Apresentação do vídeo “Atitude é tudo” com cerca de 5 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qxDmFsSiHLQ.
Refletir as ideias do vídeo relacionando-as com os registros anteriores. Discutir sobre as ações simples que transformam pessoas simples em heróis do dia a dia.
Questioná-los:
·         No vídeo assistido um garotinho simples protagoniza ações importantes. Que ações são essas?
·         O que, provavelmente, motiva alguém a realizar feitos, ações que ganham a admiração das pessoas? (espera-se que respondam: AMOR)
·         Que exemplos de pessoas geralmente conquistam a admiração dos outros? (espera-se que respondam: heróis)
·         Que pessoas você considera herói em sua vida, na vida de outras pessoas ou para a sociedade em geram, nos dias de hoje?

3º momento: Produção textual (livre)
 Com base em nossas discussões, discorra sobre a seguinte afirmação: “Amor, ação que contagia”. Atente para a grafia, pontuação adequada, estrutura, coerência e coesão de ideias.
Obs. Oportunizar algumas leituras e recolher os textos para análise e percepção de aspectos da produção escrita.

4º momento: Atividade no livro págs. 12 e 13
Solicitar que abram o livro nas páginas indicadas, observem as imagens e estabeleçam uma relação entre elas, o vídeo e as reflexões compartilhadas. As perguntas sobre as imagens na pág.13 serão respondidas oralmente. 

Conversar com os alunos sobre a necessidade que o ser humano tem de buscar respostas para os grandes mistérios da vida informando que na cultura grega antiga, por exemplo, os mitos com seus deuses, semideuses e histórias heroicas cumpriam o papel de explicar alguns desses mistérios.
PARA CASA: Preparar a leitura do texto “Asclépio” para a próxima aula (livro p.14 a 16)

Recursos: Materiais didáticos, dispositivo pen drive, TV
Observação: Apresentar a proposta para a próxima aula (trabalho com o livro) 
DESENVOLVIMENTO – 8ª AULA
Habilidades:
JConhecer a condição social e histórica da língua como polissistema dinâmico e variável;
JIdentificar informações implícitas e explícitas no texto;
JAnalisar as escolhas lexicais envolvidas na construção de cenas e personagens de uma narrativa;

 Conteúdos:
 Leitura, compreensão e interpretação (mito)
Metodologia: Aula dialogada, expositiva e interativa
Atividade de classe:
1º momento: Apreciação da leitura coletiva, previamente preparada, do texto Asclépio na classe em voz alta.

2º momento: Realizar exercício de compreensão e interpretação p. 17 e 18 (estudo do texto)

3º momento: Correção coletiva (concluir correção na aula seguinte) 
 Atividade de casa:
 Livro páginas 18 e 19 (linguagem do       texto)
Recursos: Materiais didáticos
Observação: Lembrar a atividade para ser resolvida em casa
DESENVOLVIMENTO – 9ª AULA (SÁBADO 11.02.17)
Habilidades:
JAnalisar as escolhas lexicais envolvidas na construção de cenas e personagens de uma narrativa; 
JIdentificar e analisar aspectos semânticos e morfológicos na linguagem do texto. 
 Conteúdos:
 Correção coletiva de atividade de casa (linguagem do  texto)


Metodologia: Aula dialogada, expositiva e interativa
Atividade de classe:
1º momento: Observar a execução das atividades e realizar correção coletiva 
Recursos: Materiais didáticos
Observação: Neste dia horário de aula reduzido
                                                  DESENVOLVIMENTO – 10ª AULA
Habilidades:
JConceituar e identificar o verbo;
JReconhecer os três tempos verbais básicos;
JConhecer particularidades do verbo;
JFazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da língua padrão;
 Conteúdos:
 Análise linguística (explicação de verbo: estrutura, formas,      regularidades e irregularidades)

Metodologia: Aula explicativa, expositiva e dialogada.
Atividade de classe:
1º momento: Explicação do conteúdo
2º momento: Atividade proposta no livro páginas 29 a 32 seguidas de correção coletiva.
 Atividade para casa:
 Livro págs. 33 e 34

Recursos: Materiais didáticos
Observação: Estudar o conteúdo 
DESENVOLVIMENTO – 11ª e 12ª AULA
Habilidades:
JAplicar os conhecimentos adquiridos sobre as particularidades do verbo;
JFazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da língua padrão;
 Conteúdos:
 Analise linguística (verbo: regularidades, irregularidades e formas nominais)

Metodologia: Aula dialogada, interativa e explicativa.
Atividade de classe
1º momento: correção coletiva de atividade de classe

2º momento: jogo do dado
A professora faz uma lista de verbos no quadro e solicita voluntários para lançar o dado que terá em suas faces algumas particularidades do verbo estudadas em sala, exemplo: radical, vocal temática, desinências, formas, tempo e modo. Com a particularidade verbal expressa na face de cima do dado o jogador escolhe no quadro um verbo que possa relacionar com a informação.
·         Sugestão de verbos para o quadro:
Tirando – conhece – faça – atingir – caber – sairá – querer – trouxeram – ame – vir – agiremos – irá – é –
Obs. O jogo pode se repetir enquanto tiver voluntários ou até analisar pelo menos a metade dos verbos sugeridos.

3º momento: Atividade no livro págs. 35 e 36, seguida de correção coletiva. 
 Atividade para casa: livro págs. 37 e 38
Recursos: dado, materiais didáticos
Observação:

DESENVOLVIMENTO – 13ª e 14ª AULA
Habilidades:
JRecontar o enredo de narrativas literárias mais extensas como novelas e romances da literatura juvenil, reconstituindo coerentemente a sequência narrativa, a ambientação, as características físicas e psicológicas dos personagens etc.;
JEmpregar conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história.
JEstruturar o texto de modo a contemplar as suas partes como a complicação, o clímax e o desfecho.
 Conteúdos:
 Leitura
 Produção textual (mito)

Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa.
Atividade de classe:
1º momento: Realizar atividade no livro págs. 23 (exercício de preparação)

2º momento: Produzindo um texto (narrativa)
 Os alunos deverão escolher uma das duas propostas de produção de narrativa no livro págs 24 e 25 e iniciar a escrita na sala de aula. 
Recursos: Materiais didáticos
Observações: Os textos construídos nessa aula serão concluídos, revisados e ou reescritos na próxima aula, conforme necessidade.
DESENVOLVIMENTO – 15ª e 16ª AULA
Habilidades:
JRecontar o enredo de narrativas literárias mais extensas como novelas e romances da literatura juvenil, reconstituindo coerentemente a sequência narrativa, a ambientação, as características físicas e psicológicas dos personagens etc.;
 Conteúdos:
 O narrador (escrever com técnica)

Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa
Atividade de classe:
1º momento: Finalizar os textos e oportunizar momento de leitura na classe

 Atividade para casa:
 Livro págs. 26 a 28
Recursos: Materiais didáticos
Observações:

DESENVOLVIMENTO – 17ª AULA
Habilidades:
Observar aspectos regrados que envolvem a escrita de palavras grafadas com g e j;
Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da língua padrão;
 Conteúdos:
 Projeto ortografia sem segredos
 (g ou j?)

Metodologia: Aula expositiva, dialogada e interativa
Atividade de classe:
1º momento: Correção coletiva de atividade de casa no livro

2º momento: Propor exercício para ser realizado em duplas, livro págs. 38 a 40

3º momento: Correção coletiva
Recursos: Materiais didáticos
Observações:
                                                                     Produto final/Avaliação:
Eleição do texto mais criativo da sala. Reprodução e reapresentação do texto eleito na turma. 
                                                                                    Referências:
CEREJA, Willian Roberto Português : linguagens, 7º ano / Willian Roberto Cereja, Thereza Cocha Magalhães Magalhães – 8. Ed. Reform. – São Paulo : Atual, 2014. (livro didático trabalhado no segmento)
Língua Portuguesa em contexto : 7º ano : manual do educador/ Laécio Cordeiro. – Recife: Ed. Construir, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: