terça-feira, 7 de julho de 2020

Asa Branca - 2020 sem festejos juninos





A letra da canção Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira é considerada um hino nordestino, traduz a realidade difícil na vida dos habitantes dessa região.
Vamos ler, pensar e sentir as ideias que os compositores comunicam.


   ASA BRANCA
      Quando olhei a terra ardendo
      Qual fogueira de São João
      Eu perguntei a Deus do céu, ai
      Por que tamanha judiação

      Que braseiro, que fornalha
      Nem um pé de plantação
      Por falta d’água perdi meu gado
      Morreu de sede meu alazão

      Até mesmo a asa branca
      Bateu asas do sertão
      Então eu disse, adeus, Rosinha
      Guarda contigo meu coração

      Hoje longe, muitas léguas
      Numa triste solidão
      Espero a chuva cair de novo
      Pra mim voltar pro meu sertão

      Quando o verde dos teus olhos
      Se espalhar na plantação
      Eu te asseguro, não chore não, viu
      Que eu voltarei, viu, meu coração

GONZAGA, Luiz; TEIXEIRA, Humberto. Asa Branca. Intérprete: Luiz Gonzaga. In: O canto jovem de Luiz Gonzaga [S.L.]: RCA, p.1971. Faixa 6. Adaptado


* Na sua opinião, o que o compositor pretende ao trazer a dura realidade de sua região em uma música? Apresente sua resposta considerando o contexto social e linguístico destacados pelo compositor.

           A nossa língua é riquíssima, dinâmica e plural. Isso nos possibilita perceber as variações que ela pode sofrer nas diferentes situações de comunicação. Existem quatro tipos de variação linguística: histórica, geográfica, social e estilística.

* Nas expressões oiei/ fornaia/ prantação/ Inté/ Intonce, entre outras, cantadas pelo Rei do Baião, qual tipo de variação a linguagem evidencia? Justifique sua resposta.


       A paródia “é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. Surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada”          (https://pt.wikipedia.org/wiki/Paródia)                                                                        

              O desafio é parodiar ASA BRANCA!

* Asa Branca embala, tradicionalmente, quadrilhas juninas em todo Nordeste brasileiro. Por decreto e força maior, os festejos juninos foram cancelados em várias regiões do Brasil. Pensando nesse período junino atípico que vivemos e no distanciamento social que precisamos manter, solte sua criatividade e produza uma paródia retratando, no ritmo de Asa Branca, o momento atual.

Explore o vocabulário nordestino e, enquanto compositor/a sinta-se livre para expressar seus sentimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: