terça-feira, 7 de julho de 2020

Atividades diversas - 7 propostas para inspirar você


ATIVIDADES PARA ENSINO FUNDAMENTAL I 

ATIVIDADES 4º/5º ANO

PROPOSTA DE ATIVIDADE 1

TRABALHO COM O TEXTO: A paz se constrói a cada instante
                                                  
                                                      A paz se constrói a cada instante
          Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
          A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
          Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
         Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
         Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
         Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
          Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem de que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
          Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.

                            BRIGITTE LABBÉ : Michel Puech. A guerra e a paz São Paulo: Scipione, 2002.

QUESTÕES:
1. Após a leitura do texto, observe-o e marque a opção correta:
a) Analisando o gênero textual, como ele pode ser classificado:
(   ) Verso    (   ) Prosa

b) Observe a sua estrutura. Come ele é organizado?
(    ) Parágrafos      (    ) Versos e estrofes

c) No que se refere a linguagem utilizada pelos autores:
(   ) Linguagem formal        (   ) Linguagem informal

2. Depois de ter lido o texto, responda as seguintes questões:
a) De acordo com o texto, a paz é algo que acontece espontaneamente? 
b) A conquista da paz é a garantia de que ela se estabeleceu definitivamente? Comente. 

c) Os autores sugerem algumas ações para semear a paz entre as pessoas. Enumere-as de acordo com a ordem que acontecem no texto.
(   ) Quando as pessoas não estão de acordo com algumas imposições e lutam pelo bem comum.
(   ) Quando algo de errado está ocorrendo na escola  e uma solução é dada.
(   ) Quando monumentos são levantados para demonstrar que a guerra existe, fez muitas vítima e não podemos permitir que ela retorne.
(   ) Quando professores fomenta a construção da paz entre os alunos.
(   ) Quando líderes religiosos se reúnem para falar do que tem em comum.

3. Exponha a sua opinião sobre o texto.
a) Das ações sugeridas pelos autores para semear a paz entre as pessoas. Qual delas lhe chamou mais atenção? Por quê? 
b) A luta pela paz é necessária apenas diante das grandes guerras ou também nas pequenas situações do dia a dia?  Por quê?

4. Assinale a afirmação que está de acordo com a opinião do texto:
a) Não é necessário pensar sobre a questão da paz, só da guerra.
b) A paz não evita a guerra.
c) A paz é para se construir a todo instante, em qualquer lugar e nas diversas situações.
d) Devemos semear a paz somente nos grandes momentos da vida.
e) A paz é algo que se constrói no dia a dia sem a necessidade de refletirmos sobre ela.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ARTÍSTICA 
1. O título do texto nos faz refletir sobre nossas ações. Crie um desenho para representá-lo; Em seguida explique-o.

SUGESTÃO DE QUESTÕES DE GRAMÁTICA  
1. Releia o seguinte trecho e faça o que se pede:
“  Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
           A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundoquando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentesquando reagimos diante das injustiças”


a)      Circule 2 advérbios.
b)      Grife 2 pronomes.
c)      Faça um X em 2 preposição.
d)     Pinte de azul 2 artigos.
e)   Pinte de vermelho 2 substantivos

2. Observe o trecho destacado na questão anterior e responda o que se pede.
a) Retire o(s) verbo(s) presente(s) nele.
b) Determine a conjugação e a(s) forma(s) nominal(is) do(s) verbo(s) que encontrou.
c)  Esta forma verbal dá ideia de algo que está acontecendo ou algo que poderia acontecer?
d) Em que modo se encontram?
(   ) Modo Indicativo             (   ) Modo Subjuntivo

e)      Reescreva o trecho substituindo “quando” pelas conjunções abaixo.
Faça as modificações necessárias. Se:______________________________________________________________
Que:____________________________________________________________

   3. Produza frases relacionadas com a ideia transmitida no texto, no modo subjuntivo nos tempos solicitados.
            Presente

J Pretérito Imperfeito

J Futuro

         SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO
    
1. No último parágrafo do texto os autores lhe faz uma pergunta. Redija um parágrafo, respondendo: O que você faz  para construir um mundo pacífico? 



                     PROPOSTA DE ATIVIDADE 2

TRABALHO COM O TEXTO: “O Planeta Azul”.

Leia os textos e responda as questões de 1 a 5.
                                                                      Texto I:
Menino que mora num planeta 
azul feito a cauda de um cometa 
quer se corresponder com alguém 
de outra galáxia. 
Neste planeta aonde o menino mora 
as coisas não vão tão bem assim: 
o azul está ficando desbotado 
e os homens brincam de guerra. 
É só apertar um botão 
que o planeta Terra vai pelos ares... 
Então o menino procura com urgência 
alguém de outra galáxia 
para trocarem selos, figurinhas 
e esperanças.
( Murray, Roseana. Classificados poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)
                                                                     
                                                                  Texto II:
Habitante de outra galáxia 
Aceita corresponder-se com o menino 
do planeta azul. 
O mundo deste habitante é todo 
feito de vento e cheira a jasmim. 
Não há fome nem há guerra 
E, nas tardes perfumadas . 
As pessoas passeiam de mãos dadas 
e costumam rir à toa. 
Nesta galáxia ninguém faz a morte, 
ela acontece naturalmente, 
como o sono depois da festa. 
Os habitantes não mentem 
Por isso, seus olhos 
brilham como riachos. 


O habitante da outra galáxia 
aceita trocar selos e figurinhas 
e pede ao menino 
que encha os bolsos de esperanças, 
que não só os bolsos, mas também as mãos 
e os cabelos, a voz, o coração, 
que a doença do planeta azul 
ainda tem solução.
(Murray, Roseana. idem)
Questão 1. Depois de ter lido o texto “O Planeta Azul”, assinale a opção certa no que se refere ao estudo do gênero.
a)      Como este tipo de texto pode ser classificado?
(    ) Verso       
(    ) Prosa
b)      No que se refere à sua organização textual. Como ele está estruturado?
(   ) Parágrafos                
(   ) Estrofes e versos.

Questão 2. De acordo com o Texto I, o menino do Planeta Terra quer se corresponder com quem? Assinale a opção correta.
a)      Com um cometa azul.
b)      Com outro menino do planeta Terra.
c)      Com alguém de outra galáxia.
d)     Com alguém que colecione selos.
e)      Com um conjunto de estrelas.

Questão 3. Para o menino do Texto I, a Terra também está adoecendo.
a)      Retire desse mesmo texto a expressão que indica a opinião do menino.

b)      Sem encontrar uma solução para a cura dos males da Terra, o menino do Texto I entra em contato com um habitante de outra galáxia. O que ele sugere no Texto II?

Questão 4. A mensagem do Texto II é otimista. Retire do poema apenas os versos que mostrem o motivo desse otimismo.


Questão 5. No planeta, aonde o menino mora, as coisas não vão tão bem assim. Já em contrapartida o habitante de outra galáxia vive outra situação. Formule um o quadro, de acordo com os textos, expondo a realidade de vida em cada planeta.

MAIS ATIVIDADES COM OS TEXTOS 1 E 2
1.      Observe o trecho abaixo e responda:
Menino que mora num planeta 
azul feito a cauda de um cometa 
quer se corresponder com alguém 
de outra galáxia.”
a)      As palavras destacadas exercem a função de substantivo ou de adjetivo? Por quê?

b) Agora, escreva uma sequência de 10 substantivos abstratos relacionados ao Texto I. 

2.      Volte até os textos e retire deles dois substantivos.
a)      Simples:______________________________
b)      Concreto:_____________________________
c)      Primitivo:_____________________________
d)     Derivado:_____________________________

3.      Reescreva o trecho abaixo, substituindo as expressões grifadas por um substantivo coletivo, faça as adaptações necessárias.

“ Um grupo de artistas, estão fazendo  campanhas a favor da preservação do meio ambiente, enquanto um grupo de pessoas fazem panfletagem nos grandes centros urbanos.”


SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO
Solte a criatividade e preencha os balões[1] de fala, levando em consideração as imagens, escreva sobre a preservação do MEIO AMBIENTE ou do PLANETA TERRA.

 



             PROPOSTA DE ATIVIDADE 3

TRABALHO COM O TEXTO: O LEÃO E O RATO

O LEÃO E O RATO
Um leão dormia sossegado, quando foi acordado por um rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou:
– Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a ideia, assim resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, ouvindo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: - o senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.  (Fábula de Esopo)
Com base no texto a seguir, responda as questões
Questão. O fato que gerou/desencadeou a história narrada na fábula acima foi
a) o ataque do leão ao ratinho.
b) a preguiça do leão.
c) o rato ter acordado o leão.
d) o rato ter caído numa armadilha.

Questão. De acordo com a fábula, o leão agarrou o rato por que
a) estava com muita fome.
b) foi acordado pelo rato.
c) dormia sossegado.
d) estava amarrado por fortes cordas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ARTÍSTICA
Questão. Ilustre a fábula considerando elementos de cenário, tempo, espaço e personagens apresentados na narrativa.  A ilustração pode acontecer por meio de pinturas, colagens, montagens ou desenhos. Exercite sua capacidade de criação e capriche!

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO

Questão. PRODIAR É a imitação, engraçada ou não, de alguma composição anterior, de obras de arte, imagens, musicas, textos literários, filmes e outros. Ou seja, a parodia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido. É hora de soltar a imaginação e parodiar a fábula.

                   PROPOSTA DE ATIVIDADE 4
Texto 1:
SOS – SALVEM O PLANETA!
      As indústrias e os carros causam febre na Terra. A febre é um sintoma de desequilíbrio no ecossistema global. As principais causas desse sintoma são: a diminuição das plantas da superfície da Terra, o excesso de gás carbônico no ar que todo mundo respira e a emissão de aerossóis na atmosfera — partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, como a fuligem.
     A indústria do petróleo desequilibra os ecossistemas do ar e da água e impede que as pessoas usem energia limpa, que não solta gás carbônico na atmosfera. Existe tecnologia que pode receber incentivos para se desenvolver o suficiente para distribuir apenas energia limpa no mundo.
 Vinhas, Camila. Folhinha, de 19 de junho de 2004.Fragmento

a) Segundo o texto, o ecossistema terrestre está em desequilíbrio. Quais são as principais causas desse problema?

Texto 2:
Procura-se vivo ou morto
Um sapo de estimação
Que morava no jardim em frente.
Puxa vida! Era um sapo tão sabido
Que até piscava o olho pra gente.
Mas o jardim acabou,
Virou supermercado,
E o sapo coitado...
Será que alguém come sapo enlatado?
( Murray, Roseana. Classificados poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)

b) Leia com atenção os versos destacados. As reticências do verso acima sugerem o que? Comente.

Texto 3:
  
Leia o texto “ Os poemas “ de Mário Quintana  e retire o que se pede:
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti..
a) Verbos da 1ª conjugação   
b) Verbos da 2ª conjugação  
c) Verbos da 3ª conjugação
d) Preposição     
e) Pronomes     
f) Conjunções

2. No poema alguns verbos foram destacados. Determine as formas nominais de cada um.
Verbo
Infinitivo
Gerúndio
Particípio





 3. Escolha um dos verbos destacados no poema e conjugue-o no modo subjuntivo no tempo de sua preferência.


                      PROPOSTA DE ATIVIDADE 5
Atividade com o “ Modo Imperativo”

Dinâmica: Obedecendo as ordens
* A professora dará algumas ordens e os alunos deverão segui-las:
1.Fale algo gentil para um colega.
2.Dê um abraço no colega da direita;
3.Aperte a mão do colega da sua esquerda;
4. Faça um gesto de carinho;
* Após a dinâmica a professora irá explicar sobre o Modo Imperativo que ele pode indicar uma ordem, um desejo e etc

Questões de treino
Encontre no caça-palavras os verbos entre parênteses conjugados no Modo Imperativo, na pessoa em que se pede, e complete as frases a seguir:
a)    _________ tudo como o professor pediu. (fazer – vocês)
b)    Não __________ lixo no chão. (jogar – você)
c)    _______________ o meio ambiente para que tenhamos um mundo melhor. (preservar – nós)
d)    ________ agora e só __________ a pagar em janeiro. (comprar / começar – você)
e)    Não ____________ para não serdes julgados. (julgar – vós)
f)     ____________ tu o problema deste trabalho. (encontrar – tu)
g)    Não _________ as esperanças, tudo vai melhorar. (perder – você)
h)   É preciso que nós não ______________ a fé em um mundo melhor. (perder – nós)
i)     ______________ você também dessa campanha e ____ alimentos não perecíveis. (participar/ doar – você)
j)      ______________-se diariamente para ter uma boa saúde. (exercitar – vocês)
k)    __________ seu filho para ser vacinado contra a rubéola. (trazer – você)
l)     _______________ nossas ofertas e ________ de carro hoje mesmo. (aproveitar / trocar - você)



GABARITO:
a) Façam
b) jogue 
c) preservemos  
d) Compre / comece  
e) julgueis
f) Encontra    
g) perca        
h) percamos   
 i) Participe / doe 
j) Exercitem
k) Traga        
l)  Aproveite / troque


PROPOSTA DE ATIVIDADE 6

·         LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO

                                               O HOMEM E O MUNDO
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios para melhorá-los.
Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
O cientista nervoso pela interrupção pediu que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho, com o objetivo de distrair sua atenção.
- Você gosta de quebra-cabeças?
O garoto balançou a cabeça afirmativamente.
-Então, vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho, viu?
Passadas algumas horas, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
-Pai, pai...já fiz tudo!!! Consegui terminar tudinho!!!
Seria impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais tinha visto.
Para sua surpresa, o mapa estava completo!
Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como o menino tinha sido capaz?
-Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
-Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do HOMEM.
Virei os recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o HOMEM, virei a folha e vi que havia consertado o MUNDO!!!
Fazer a reflexão do texto confirmando com as hipóteses levantadas anteriormente na análise da dinâmica. Enfatizar que toda mudança começa primeiro em mim. o "EU" precisa mudar. Que uma ação bem feita pode mudar positivamente uma geração e que uma ação mal feita também pode mudar uma geração.

Compreensão
1) Identifique na história que você ouviu:
a) Personagem principal        

b) Personagens secundários  

c) Cenário (espaço)    

d) Tempo da narrativa           

e) Tipo de narrador

f) situação inicial

g) conflito

h) clímax

i) desfecho

2) Sobre o texto “O homem e o mundo” responda:

a. Com o que o cientista estava preocupado?
b. O que o filho foi fazer no laboratório do seu pai?
c.  O que o pai deu para o menino brincar?
d. O que o pai disse ao menino quando entregou o quebra-cabeças?
e. Qual foi a maneira que o menino usou pra montar o quebra-cabeças?

3) Pense na frase: “Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.” Que lição podemos aprender com a afirmação do menino?

4) Você concorda com a opinião do menino para consertar o mundo? Justifique:


Atividade de aquecimento

Brincadeira da Batata quente - organizar a turma em círculo e passar uma caixa contendo várias palavras. Colocar uma música e passar a caixa enquanto a música toca. Quando a música parar, quem estiver com a caixa na mão deve abri-la e pegar uma palavra (palavras do texto) e ler para a turma que deverá escrever no caderno e:
Separar as sílabas, escrever sua classificação quanto ao número de sílabas, a sílaba tônica e sua classificação.
O aluno que pegou a palavra deverá apresentar para a turma como ele fez a sua classificação. Toda a turma deverá conferir e fazer as correções. Se necessário a professora fará as intervenções necessárias.

Sugestão de palavras para o jogo:
Mundo – criança – cientista – dúvida – análise -  reflexão – laboratório – consertar – homem - revista

Atividade de ortografia
1) Leia o trecho da história “ O homem e o mundo” e faça o que se pede.
“Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do HOMEM.
Virei os recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo! ”
a) Circule todas as palavras com encontro vocálico.
b) Retire as palavras com dígrafos.
c) Observe as palavras grifadas, o que elas tem em comum? Como são classificadas?

2) Retire do trecho acima palavras que sejam:
a) Monossílaba átonas
b) paroxítonas
c) dissílaba oxítona

3) Observe o trecho abaixo:
“- Então, vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho, viu? ”

a)As palavras destacadas apresentam dígrafos? Justifique.

4) Leia a tirinha e responda:

                           
a) Que atitude o personagem está tomando para mudar o mundo?
b) O que o personagem quis dizer ao afirmar “Não estou sozinho, só estamos espalhados”?
c) Observe a sequência “sozinho – espalhados – começamos”, em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?
d) Na tirinha há palavras oxítonas acentuadas e não acentuadas. Identifique-as e copie-as.
e) Retire as palavras que são monossílabas tônicas.
f) Quais são as palavras com dígrafo?

5) Veja as palavras oxítonas abaixo:
café, será, vovô , feroz, ipês, Pererê, parabéns, andarei, jabuti, alguém, urubu, trenós,jiló
a) As palavras oxítonas acentuadas são:
b) As  palavras oxítonas não acentuadas  são:
c) Com que letra terminam as palavras que receberam acento? O que você conclui com isso?

6) Separe as palavras e classifique-as quanto a tonicidade.
Inês – além – África – trem – angu – árvore – pássaro – inglês – ônibus – pó – porém – vi – jabuti

Provocação para a escrita
Após essa rápida reflexão vamos brincar de cientista?
A fórmula para mudar o mundo está dentro de nós. São as sementes do bem que cada um de nós recebeu ao nascer. Nós temos sementes do bem, temos superpoderes de fazer de nossos sonhos realidade, de construirmos um mundo de mais amor e solidariedade. Pense, observe ao seu redor e escreva um texto em prosa ou em versos com a fórmula para mudar o mundo.


               PROPOSTA DE ATIVIDADE 7

ATIVIDADE DE REFLEXÃO AO USO DA LÍNGUA

1) Leia o trecho da canção abaixo:
Seu doutô me dê licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na terra estranha e é bem triste o meu penar
Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo bão, gostava de campear.
E todo dia aboiava na porteira do currá.

Ê Vaca Estrela,
Ô Boi Fubá.

Eu sou fio do Nordeste, não nego meu naturá
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar.

a) Reescreva o texto de acordo com a norma padrão.
b) O texto apresenta que tipo de linguagem?
c) O tipo de linguagem usada no texto “Vaca Estrela e Boi Fubá” caracteriza uma região específica do país. Que região é esta?
d) Quais as palavras do texto indica que o contexto é próprio de uma região específica do país?

2) Nesta canção, palavras como “doutô”; “”; “currá”; “bão”,; “naturá” e “fio” são exemplos de linguagem
(A) ensinada nas escolas.
(B) estudada nas gramáticas e nas aulas de matemática.
(C) encontrada nas bulas de remédio e nos jornais urbanos.
(D) falada todos os dias em algumas cidades do interior do Brasil.

3) Que tipo de linguagem (Formal ou informal) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a diretora.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f ) Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.




[1] Importante aumentar espaço no arquivo para o aluno.


 Jogos e atividades dinâmicas que podem ser adaptados às diferentes faixas etárias

CAÇA AO TESOURO
Esconda, em diversos pontos da escola, 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia.
Divida a sala em 5 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 5 palavras escritas em desacordo com as novas regras ortográficas.
A tarefa de cada grupo é descobrir onde está a palavra escrita corretamente. Se descobriu uma palavra que está com o grupo, a equipe toma posse da palavra, mas, ao final da atividade, deverá explicar seu significado, utilizando o dicionário se necessário for. Para completar a prova, a equipe deverá, ainda, elaborar uma sentença em que essa palavra esteja presente.
Se a palavra descoberta não está com o grupo, então, deverá deixar a palavra no mesmo lugar e sair à procura de uma nova palavra.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Selecione 30 palavras, escritas em desacordo ou não com a nova norma, para serem escondidas.
3) Selecione 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia (palavras a serem escondidas).
4) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
5) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


PASSANDO A PONTE
Divida a sala em dois grupos. Risque com giz uma linha horizontal no chão. Uma corda deverá ficar estendida nessa mesma linha. Cada grupo fica disposto em fila (lado A e lado B). A tarefa de cada grupo é passar todos os membros para o outro lado. A dificuldade a ser encontrada é que, para passar, o aluno tem que responder a uma pergunta do lado oposto.
Para isso, cada grupo tem um líder que fica com as perguntas e respostas. Esse líder é quem faz as perguntas e indica se a resposta está correta. Se o aluno errar, fica na água do rio. Se acertar, tem direito de levar um companheiro consigo para o outro lado.
Vence o grupo que conseguir levar todos os membros para o lado oposto.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 20 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?

BATATA-QUENTE
Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS
Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e INDICAR UM COLEGA para responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


SOLETRANDO EM CONJUNTO
Selecione 30 palavras escritas de acordo com as Novas Regras.
Divida a turma em 3 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 10 palavras. Cada grupo faz uma pergunta para o grupo da esquerda e assim sucessivamente. Cada grupo deverá indicar, a cada momento, que aluno irá soletrar a palavra que apontada pelo grupo da direita.
Estabeleça com o grupo as formas de premiação e pontuação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Escreva 30 ou mais conforme o Novo Acordo Ortográfico
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula



Um comentário:

  1. Queridos, para acesso ao gabarito deixem endereço de e-mail e retornaremos. Ao visitar nosso blog, torne-se um seguidor, solicite e sugira atividades, podemos interagir e trocar ideias produtivas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: