ATIVIDADES PARA ENSINO FUNDAMENTAL I
ATIVIDADES 4º/5º ANO
PROPOSTA DE ATIVIDADE 1
TRABALHO COM O TEXTO: A paz se constrói a cada instante
A paz se constrói a cada instante
Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma
vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso
fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem de que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
BRIGITTE LABBÉ : Michel Puech. A guerra e a paz São Paulo: Scipione, 2002.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem de que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
BRIGITTE LABBÉ : Michel Puech. A guerra e a paz São Paulo: Scipione, 2002.
QUESTÕES:
1. Após a leitura do texto, observe-o e marque a opção correta:
1. Após a leitura do texto, observe-o e marque a opção correta:
a) Analisando o gênero textual,
como ele pode ser classificado:
( ) Verso
( ) Prosa
b) Observe a sua estrutura. Come
ele é organizado?
( )
Parágrafos ( ) Versos e
estrofes
c) No que se refere a linguagem
utilizada pelos autores:
( ) Linguagem
formal ( ) Linguagem informal
2. Depois de ter lido o texto,
responda as seguintes questões:
a) De acordo com
o texto, a paz é algo que acontece espontaneamente?
b) A conquista
da paz é a garantia de que ela se estabeleceu definitivamente? Comente.
c) Os autores
sugerem algumas ações para semear a paz entre as pessoas. Enumere-as de acordo
com a ordem que acontecem no texto.
( )
Quando as pessoas não estão de acordo com algumas imposições e lutam pelo bem
comum.
( )
Quando algo de errado está ocorrendo na escola e uma solução é dada.
( )
Quando monumentos são levantados para demonstrar que a guerra existe, fez
muitas vítima e não podemos permitir que ela retorne.
( )
Quando professores fomenta a construção da paz entre os alunos.
( )
Quando líderes religiosos se reúnem para falar do que tem em comum.
3. Exponha a sua
opinião sobre o texto.
a) Das ações
sugeridas pelos autores para semear a paz entre as pessoas. Qual delas lhe
chamou mais atenção? Por quê?
b) A luta pela
paz é necessária apenas diante das grandes guerras ou também nas pequenas
situações do dia a dia? Por quê?
4. Assinale a afirmação que está de acordo com a opinião do texto:
4. Assinale a afirmação que está de acordo com a opinião do texto:
a) Não é
necessário pensar sobre a questão da paz, só da guerra.
b) A paz não evita a guerra.
c) A paz é para se construir a todo instante, em qualquer lugar e nas diversas situações.
d) Devemos semear a paz somente nos grandes momentos da vida.
e) A paz é algo que se constrói no dia a dia sem a necessidade de refletirmos sobre ela.
b) A paz não evita a guerra.
c) A paz é para se construir a todo instante, em qualquer lugar e nas diversas situações.
d) Devemos semear a paz somente nos grandes momentos da vida.
e) A paz é algo que se constrói no dia a dia sem a necessidade de refletirmos sobre ela.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE ARTÍSTICA
1. O título do texto nos faz refletir
sobre nossas ações. Crie um desenho para representá-lo; Em seguida explique-o.
SUGESTÃO DE QUESTÕES DE
GRAMÁTICA
1. Releia o
seguinte trecho e faça o que se pede:
“ Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por
todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para
construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças”
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças”
a) Circule 2 advérbios.
b) Grife 2 pronomes.
c) Faça um X em 2 preposição.
d) Pinte de azul 2 artigos.
e) Pinte de
vermelho 2 substantivos
2. Observe o trecho destacado na
questão anterior e responda o que se pede.
a) Retire o(s) verbo(s)
presente(s) nele.
b) Determine a conjugação e a(s)
forma(s) nominal(is) do(s) verbo(s) que encontrou.
c) Esta forma verbal
dá ideia de algo que está acontecendo ou algo que poderia acontecer?
d) Em que modo se encontram?
( ) Modo
Indicativo ( )
Modo Subjuntivo
e) Reescreva o trecho substituindo
“quando” pelas conjunções abaixo.
Faça as modificações necessárias.
Se:______________________________________________________________
Que:____________________________________________________________
3. Produza frases relacionadas com a ideia transmitida no texto, no modo
subjuntivo nos
tempos solicitados.
J Presente
J Pretérito Imperfeito
J Futuro
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO
1. No último
parágrafo do texto os autores lhe faz uma pergunta. Redija um parágrafo,
respondendo: O que você faz para construir um mundo pacífico?
PROPOSTA
DE ATIVIDADE 2
TRABALHO COM O TEXTO: “O Planeta Azul”.
Leia os textos e responda as
questões de 1 a 5.
Texto I:
Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta aonde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta aonde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
( Murray,
Roseana. Classificados poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)
Texto II:
Habitante de outra galáxia
Aceita corresponder-se com o menino
do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra
E, nas tardes perfumadas .
As pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa.
Nesta galáxia ninguém faz a morte,
ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
Por isso, seus olhos
brilham como riachos.
Aceita corresponder-se com o menino
do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra
E, nas tardes perfumadas .
As pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa.
Nesta galáxia ninguém faz a morte,
ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
Por isso, seus olhos
brilham como riachos.
O habitante da outra galáxia
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
que não só os bolsos, mas também as mãos
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul
ainda tem solução.
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
que não só os bolsos, mas também as mãos
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul
ainda tem solução.
(Murray,
Roseana. idem)
Questão 1. Depois de ter lido o texto
“O Planeta Azul”, assinale a opção certa no que se refere ao estudo do gênero.
a) Como este tipo de texto pode ser
classificado?
( )
Verso
( ) Prosa
b) No que se refere à sua
organização textual. Como ele está estruturado?
( )
Parágrafos
( ) Estrofes e
versos.
Questão 2. De acordo com o Texto I, o
menino do Planeta Terra quer se corresponder com quem? Assinale a opção
correta.
a) Com um cometa azul.
b) Com outro menino do planeta
Terra.
c) Com alguém de outra galáxia.
d) Com alguém que colecione selos.
e) Com um conjunto de estrelas.
Questão 3. Para o menino do Texto
I, a Terra também está adoecendo.
a) Retire desse mesmo texto a
expressão que indica a opinião do menino.
b) Sem encontrar uma solução para a
cura dos males da Terra, o menino do Texto I entra em contato
com um habitante de outra galáxia. O que ele sugere no Texto II?
Questão 4. A mensagem do Texto
II é otimista. Retire do poema apenas os versos que mostrem o motivo
desse otimismo.
Questão 5. No planeta, aonde o menino
mora, as coisas não vão tão bem assim. Já em contrapartida o habitante de outra
galáxia vive outra situação. Formule um o quadro, de acordo com os textos,
expondo a realidade de vida em cada planeta.
MAIS ATIVIDADES COM OS TEXTOS 1 E
2
1. Observe o trecho abaixo e
responda:
“Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.”
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.”
a) As palavras destacadas exercem a
função de substantivo ou de adjetivo? Por quê?
b) Agora, escreva uma sequência
de 10 substantivos abstratos relacionados ao Texto I.
2. Volte até os textos e retire
deles dois substantivos.
a) Simples:______________________________
b) Concreto:_____________________________
c) Primitivo:_____________________________
d) Derivado:_____________________________
3. Reescreva o trecho abaixo, substituindo
as expressões grifadas por um substantivo coletivo, faça as adaptações
necessárias.
“ Um grupo de artistas,
estão fazendo campanhas a favor da preservação do meio ambiente,
enquanto um grupo de pessoas fazem panfletagem nos
grandes centros urbanos.”
SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO
Solte a criatividade e preencha
os balões[1] de
fala, levando em consideração as imagens, escreva sobre a preservação do MEIO
AMBIENTE ou do PLANETA TERRA.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
3
TRABALHO COM O TEXTO: O LEÃO E O RATO
O LEÃO E
O RATO
Um leão dormia sossegado, quando
foi acordado por um rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um
ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato
implorou:
– Por favor, se o senhor me
soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a ideia,
assim resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois o Leão caiu numa armadilha colocada
por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia
mexer-se.
O Rato, ouvindo seu rugido, se
aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: - o senhor riu da
ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim
qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno rato é
capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão. (Fábula de Esopo)
Com base no texto a seguir,
responda as questões
Questão. O fato que gerou/desencadeou
a história narrada na fábula acima foi
a) o ataque do leão ao ratinho.
b) a preguiça do leão.
c) o rato ter acordado o leão.
d) o rato ter caído numa armadilha.
a) o ataque do leão ao ratinho.
b) a preguiça do leão.
c) o rato ter acordado o leão.
d) o rato ter caído numa armadilha.
Questão. De acordo com a fábula, o leão agarrou o rato por que
a) estava com muita fome.
b) foi acordado pelo rato.
c) dormia sossegado.
d) estava amarrado por fortes cordas.
b) foi acordado pelo rato.
c) dormia sossegado.
d) estava amarrado por fortes cordas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE ARTÍSTICA
Questão. Ilustre a fábula
considerando elementos de cenário, tempo, espaço e personagens apresentados na
narrativa. A ilustração pode acontecer por meio de pinturas,
colagens, montagens ou desenhos. Exercite sua capacidade de criação e capriche!
SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO
Questão. PRODIAR É a imitação, engraçada ou não, de
alguma composição anterior, de obras de arte, imagens, musicas, textos
literários, filmes e outros. Ou seja, a parodia é a recriação de um
texto, geralmente célebre, conhecido. É hora de soltar a imaginação e parodiar
a fábula.
PROPOSTA
DE ATIVIDADE 4
Texto 1:
SOS – SALVEM O PLANETA!
As
indústrias e os carros causam febre na Terra. A febre é um sintoma de
desequilíbrio no ecossistema global. As principais causas desse sintoma são: a
diminuição das plantas da superfície da Terra, o excesso de gás carbônico no ar
que todo mundo respira e a emissão de aerossóis na atmosfera — partículas
sólidas e líquidas suspensas no ar, como a fuligem.
A
indústria do petróleo desequilibra os ecossistemas do ar e da água e impede que
as pessoas usem energia limpa, que não solta gás carbônico na atmosfera. Existe
tecnologia que pode receber incentivos para se desenvolver o suficiente para
distribuir apenas energia limpa no mundo.
Vinhas,
Camila. Folhinha, de 19 de junho de 2004.Fragmento
a) Segundo o texto, o ecossistema
terrestre está em desequilíbrio. Quais são as principais causas desse problema?
Texto 2:
Procura-se vivo ou morto
Um sapo de estimação
Que morava no jardim em frente.
Puxa vida! Era um sapo tão sabido
Que até piscava o olho pra gente.
Mas o jardim acabou,
Virou supermercado,
E o sapo coitado...
Será que alguém come sapo
enlatado?
( Murray, Roseana. Classificados
poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)
b) Leia com atenção os versos
destacados. As reticências do verso acima sugerem o que? Comente.
Texto 3:
Leia o
texto “ Os poemas “ de Mário Quintana e retire o que se pede:
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti..
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti..
a) Verbos
da 1ª conjugação
b) Verbos
da 2ª conjugação
c) Verbos
da 3ª conjugação
d)
Preposição
e)
Pronomes
f)
Conjunções
2. No
poema alguns verbos foram destacados. Determine as formas nominais de cada um.
Verbo
|
Infinitivo
|
Gerúndio
|
Particípio
|
|
|
|
|
3.
Escolha um dos verbos destacados no poema e conjugue-o no modo subjuntivo no
tempo de sua preferência.
PROPOSTA DE ATIVIDADE 5
Atividade
com o “ Modo Imperativo”
Dinâmica:
Obedecendo as ordens
* A
professora dará algumas ordens e os alunos deverão segui-las:
1.Fale
algo gentil para um colega.
2.Dê um
abraço no colega da direita;
3.Aperte
a mão do colega da sua esquerda;
4. Faça
um gesto de carinho;
* Após a
dinâmica a professora irá explicar sobre o Modo Imperativo que ele pode indicar
uma ordem, um desejo e etc
Questões de treino
Encontre no caça-palavras os
verbos entre parênteses conjugados no Modo Imperativo, na pessoa em que se
pede, e complete as frases a seguir:
a) _________
tudo como o professor pediu. (fazer – vocês)
b) Não
__________ lixo no chão. (jogar – você)
c) _______________
o meio ambiente para que tenhamos um mundo melhor. (preservar – nós)
d) ________
agora e só __________ a pagar em janeiro. (comprar / começar – você)
e) Não
____________ para não serdes julgados. (julgar – vós)
f) ____________
tu o problema deste trabalho. (encontrar – tu)
g) Não
_________ as esperanças, tudo vai melhorar. (perder – você)
h) É preciso que
nós não ______________ a fé em um mundo melhor. (perder – nós)
i) ______________
você também dessa campanha e ____ alimentos não perecíveis. (participar/ doar –
você)
j) ______________-se
diariamente para ter uma boa saúde. (exercitar – vocês)
k) __________
seu filho para ser vacinado contra a rubéola. (trazer – você)
l) _______________
nossas ofertas e ________ de carro hoje mesmo. (aproveitar / trocar - você)
GABARITO:
a) Façam
b) jogue
c) preservemos
d) Compre / comece
e) julgueis
f) Encontra
f) Encontra
g)
perca
h) percamos
i) Participe / doe
j) Exercitem
k) Traga
k) Traga
l) Aproveite / troque
PROPOSTA DE
ATIVIDADE 6
· LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO
O HOMEM E O MUNDO
Um
cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a
encontrar meios para melhorá-los.
Passava
dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo
dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a
trabalhar.
O
cientista nervoso pela interrupção pediu que o filho fosse brincar em outro
lugar.
Vendo que
seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao
filho, com o objetivo de distrair sua atenção.
- Você
gosta de quebra-cabeças?
O garoto
balançou a cabeça afirmativamente.
-Então,
vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se
consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho, viu?
Passadas
algumas horas, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
-Pai,
pai...já fiz tudo!!! Consegui terminar tudinho!!!
Seria
impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais tinha
visto.
Para sua
surpresa, o mapa estava completo!
Todos os
pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como o
menino tinha sido capaz?
-Você não
sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
-Pai, eu
não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para
recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando
você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me
lembrei do HOMEM.
Virei os
recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o HOMEM, virei a
folha e vi que havia consertado o MUNDO!!!
Fazer a
reflexão do texto confirmando com as hipóteses levantadas anteriormente na análise
da dinâmica. Enfatizar que toda mudança começa primeiro em mim. o
"EU" precisa mudar. Que uma ação bem feita pode mudar positivamente
uma geração e que uma ação mal feita também pode mudar uma geração.
Compreensão
1)
Identifique na história que você ouviu:
a)
Personagem principal
b)
Personagens secundários
c)
Cenário (espaço)
d) Tempo
da narrativa
e) Tipo
de narrador
f)
situação inicial
g)
conflito
h) clímax
i)
desfecho
2) Sobre
o texto “O homem e o mundo” responda:
a. Com o
que o cientista estava preocupado?
b. O que
o filho foi fazer no laboratório do seu pai?
c. O
que o pai deu para o menino brincar?
d. O que
o pai disse ao menino quando entregou o quebra-cabeças?
e. Qual
foi a maneira que o menino usou pra montar o quebra-cabeças?
3) Pense
na frase: “Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia
consertado o mundo.” Que lição podemos aprender com a afirmação do menino?
4) Você
concorda com a opinião do menino para consertar o mundo? Justifique:
Atividade de aquecimento
Brincadeira
da Batata quente - organizar
a turma em círculo e passar uma caixa contendo várias palavras. Colocar uma
música e passar a caixa enquanto a música toca. Quando a música parar, quem
estiver com a caixa na mão deve abri-la e pegar uma palavra (palavras do texto)
e ler para a turma que deverá escrever no caderno e:
Separar
as sílabas, escrever sua classificação quanto ao número de sílabas, a sílaba
tônica e sua classificação.
O aluno
que pegou a palavra deverá apresentar para a turma como ele fez a sua
classificação. Toda a turma deverá conferir e fazer as correções. Se necessário
a professora fará as intervenções necessárias.
Sugestão de palavras para o jogo:
Mundo – criança – cientista – dúvida – análise - reflexão –
laboratório – consertar – homem - revista
Atividade
de ortografia
1) Leia
o trecho da história “ O homem e o mundo” e faça o que se pede.
“Quando
você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui.
Foi aí que me lembrei do HOMEM.
Virei os
recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o homem, virei a
folha e vi que havia consertado o mundo! ”
a)
Circule todas as palavras com encontro vocálico.
b) Retire
as palavras com dígrafos.
c)
Observe as palavras grifadas, o que elas tem em comum? Como são classificadas?
2) Retire
do trecho acima palavras que sejam:
a)
Monossílaba átonas
b)
paroxítonas
c)
dissílaba oxítona
3)
Observe o trecho abaixo:
“- Então,
vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo
quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça
tudo sozinho, viu? ”
a)As
palavras destacadas apresentam dígrafos? Justifique.
4) Leia a tirinha e responda:
a) Que atitude o personagem está
tomando para mudar o mundo?
b) O que o personagem quis dizer
ao afirmar “Não estou sozinho, só estamos espalhados”?
c) Observe a sequência “sozinho –
espalhados – começamos”, em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm
em comum?
d) Na tirinha há palavras
oxítonas acentuadas e não acentuadas. Identifique-as e copie-as.
e) Retire as palavras que são
monossílabas tônicas.
f) Quais são as palavras com
dígrafo?
5) Veja as palavras oxítonas
abaixo:
café, será, vovô ,
feroz, ipês, Pererê, parabéns, andarei, jabuti, alguém, urubu, trenós,jiló
a) As palavras oxítonas
acentuadas são:
b) As palavras
oxítonas não acentuadas são:
c) Com que letra terminam as
palavras que receberam acento? O que você conclui com isso?
6) Separe as palavras e
classifique-as quanto a tonicidade.
Inês – além – África – trem –
angu – árvore – pássaro – inglês – ônibus – pó – porém – vi – jabuti
Provocação
para a escrita
Após essa
rápida reflexão vamos brincar de cientista?
A fórmula
para mudar o mundo está dentro de nós. São as sementes do bem que cada um de
nós recebeu ao nascer. Nós temos sementes do bem, temos superpoderes de fazer
de nossos sonhos realidade, de construirmos um mundo de mais amor e
solidariedade. Pense, observe ao seu redor e escreva um texto em prosa ou em
versos com a fórmula para mudar o mundo.
PROPOSTA DE
ATIVIDADE 7
ATIVIDADE DE REFLEXÃO AO USO DA
LÍNGUA
1) Leia o trecho da canção
abaixo:
Seu doutô me dê licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na terra estranha e é bem triste o meu penar
Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo bão, gostava de campear.
E todo dia aboiava na porteira do currá.
Ê Vaca Estrela,
Ô Boi Fubá.
Eu sou fio do Nordeste, não nego meu naturá
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar.
a) Reescreva o texto de acordo
com a norma padrão.
b) O texto apresenta que tipo de
linguagem?
c) O tipo de linguagem usada no
texto “Vaca Estrela e Boi Fubá” caracteriza uma região específica do país. Que
região é esta?
d) Quais as palavras do texto
indica que o contexto é próprio de uma região específica do país?
2) Nesta canção, palavras
como “doutô”; “tô”; “currá”; “bão”,; “naturá”
e “fio” são exemplos de linguagem
(A) ensinada nas escolas.
(B) estudada nas gramáticas e nas
aulas de matemática.
(C) encontrada nas bulas de
remédio e nos jornais urbanos.
(D) falada todos os dias em
algumas cidades do interior do Brasil.
3) Que tipo de linguagem (Formal
ou informal) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre
política.
b) Numa pequena mensagem de
celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de
celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para
a diretora.
e) Numa conversa na praça entre
amigos.
f ) Um debate numa conferência
nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã
explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da
sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Uma redação solicitada pelo
professor de português.
CAÇA AO TESOURO
Esconda, em diversos pontos da escola, 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia.
Divida a sala em 5 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 5 palavras escritas em desacordo com as novas regras ortográficas.
A tarefa de cada grupo é descobrir onde está a palavra escrita corretamente. Se descobriu uma palavra que está com o grupo, a equipe toma posse da palavra, mas, ao final da atividade, deverá explicar seu significado, utilizando o dicionário se necessário for. Para completar a prova, a equipe deverá, ainda, elaborar uma sentença em que essa palavra esteja presente.
Se a palavra descoberta não está com o grupo, então, deverá deixar a palavra no mesmo lugar e sair à procura de uma nova palavra.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Selecione 30 palavras, escritas em desacordo ou não com a nova norma, para serem escondidas.
3) Selecione 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia (palavras a serem escondidas).
4) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
5) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
PASSANDO A PONTE
Divida a sala em dois grupos. Risque com giz uma linha horizontal no chão. Uma corda deverá ficar estendida nessa mesma linha. Cada grupo fica disposto em fila (lado A e lado B). A tarefa de cada grupo é passar todos os membros para o outro lado. A dificuldade a ser encontrada é que, para passar, o aluno tem que responder a uma pergunta do lado oposto.
Para isso, cada grupo tem um líder que fica com as perguntas e respostas. Esse líder é quem faz as perguntas e indica se a resposta está correta. Se o aluno errar, fica na água do rio. Se acertar, tem direito de levar um companheiro consigo para o outro lado.
Vence o grupo que conseguir levar todos os membros para o lado oposto.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 20 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
Esconda, em diversos pontos da escola, 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia.
Divida a sala em 5 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 5 palavras escritas em desacordo com as novas regras ortográficas.
A tarefa de cada grupo é descobrir onde está a palavra escrita corretamente. Se descobriu uma palavra que está com o grupo, a equipe toma posse da palavra, mas, ao final da atividade, deverá explicar seu significado, utilizando o dicionário se necessário for. Para completar a prova, a equipe deverá, ainda, elaborar uma sentença em que essa palavra esteja presente.
Se a palavra descoberta não está com o grupo, então, deverá deixar a palavra no mesmo lugar e sair à procura de uma nova palavra.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Selecione 30 palavras, escritas em desacordo ou não com a nova norma, para serem escondidas.
3) Selecione 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia (palavras a serem escondidas).
4) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
5) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
PASSANDO A PONTE
Divida a sala em dois grupos. Risque com giz uma linha horizontal no chão. Uma corda deverá ficar estendida nessa mesma linha. Cada grupo fica disposto em fila (lado A e lado B). A tarefa de cada grupo é passar todos os membros para o outro lado. A dificuldade a ser encontrada é que, para passar, o aluno tem que responder a uma pergunta do lado oposto.
Para isso, cada grupo tem um líder que fica com as perguntas e respostas. Esse líder é quem faz as perguntas e indica se a resposta está correta. Se o aluno errar, fica na água do rio. Se acertar, tem direito de levar um companheiro consigo para o outro lado.
Vence o grupo que conseguir levar todos os membros para o lado oposto.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 20 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
BATATA-QUENTE
Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS
Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e INDICAR UM COLEGA para responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?
SOLETRANDO EM CONJUNTO
Selecione 30 palavras escritas de acordo com as Novas Regras.
Divida a turma em 3 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 10 palavras. Cada grupo faz uma pergunta para o grupo da esquerda e assim sucessivamente. Cada grupo deverá indicar, a cada momento, que aluno irá soletrar a palavra que apontada pelo grupo da direita.
Estabeleça com o grupo as formas de premiação e pontuação.
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Escreva 30 ou mais conforme o Novo Acordo Ortográfico
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula
Queridos, para acesso ao gabarito deixem endereço de e-mail e retornaremos. Ao visitar nosso blog, torne-se um seguidor, solicite e sugira atividades, podemos interagir e trocar ideias produtivas.
ResponderExcluir