Revisão
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Leia este trecho de uma reportagem
sobre as influências que as línguas exercem umas sobre as outras e responda a
questão 01.
As línguas do Brasil
[...]
As línguas indígenas e africanas também deixaram sua marca no Brasil –
as indígenas descrevem a natureza exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham
palavras, e as africanas impregnaram, ou seja, influenciaram nossa cultura,
especialmente a religião e a culinária. Hoje, muita gente acha ruim a
influência inglesa na língua. Nacionalismos à parte, esse pessoal vai ter que
suar muito se quiser mesmo livrar o português do Brasil de todos os
estrangeirismos.
Leandro Narloch. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/as-linguas-do-brasil/. Publicado em: 2 de Marc. 2002.
Acesso em: 18 abr. 2017. (Fragmento)
Questão 01 – O sentido da palavra destacada cumpre-se em:
a)
exatamente
b)
claramente
c)
normalmente
d)
completamente
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Leia o seguinte comentário feito
pelo estudioso da língua Sírio Possenti e responda as questões 02, 03 e 04.
Só
há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a
mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar
qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir?
Não!
Há
outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe
apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos
contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo
não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do
dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI,
S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (Fragmento adaptado)
Questão 02 – Segundo o
autor, é importante que os especialistas reconheçam:
a) O português do jeito que cada um fala.
b) As variações da língua.
c) A língua identifica o nível de formação do falante.
d) A importância do estudo da gramática.
Questão 03 – No segundo
parágrafo, o autor apresenta uma série de exemplos com a pretensão de:
a) Questionar
o uso da língua nas diferentes situações de uso.
b) Relatar a
importância do uso da língua nas diferentes situações comunicativas.
c) Mostrar que
o uso da língua deve levar em conta as diferentes situações de comunicação.
d) Manter o
falante informado sobre um aspecto da sua língua.
Questão 04 – Na frase “Só há
uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida”,
o verbo em negrito está no modo indicativo. Esse modo verbal expressa:
a) Ordem
b) Conselho
c) Dúvida
d) Certeza
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Leia o trecho de uma crônica e responda
as questões de 05 a 08.
Tatuagem
Enfermeira
inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no peito pedindo para não proceder a
manobras de ressuscitação em caso de parada cardíaca. (Mundo
Online, 4, fev., 2003)
Ela não era enfermeira (era
secretária), não era inglesa (era brasileira) e não tinha 78 anos, mas sim 42;
bela mulher, muito conservada. Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi
procurar um tatuador, com o recorte da notícia. O homem não comentou: perguntou
apenas o que era para ser tatuado.
– É bom você anotar – disse ela –
porque não será uma mensagem tão curta como essa da inglesa. Ele apanhou um
caderno e um lápis e dispôs-se a anotar.
– “Em caso de que eu tenha uma parada
cardíaca” – ditou ela –, “favor não proceder à ressuscitação”. Uma pausa, e ela
continuou:
– “E não procedam à ressuscitação,
porque não vale a pena. A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos”. Ele
continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para tatuar, e quanto mais
tatuasse, mais ganharia. Ela continuou falando (...). Àquela altura o tatuador,
homem vivido, já tinha adivinhado como terminaria a história (...). E antes que
ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la.
– Desculpe, disse, mas para eu tatuar
tudo o que a senhora me contou, eu precisaria de mais três ou quatro mulheres.
Ela
começou a chorar. Ele consolou-a como pode. Depois, convidou-a para tomar
alguma coisa num bar ali perto.
Estão vivendo juntos há algum tempo. E
se dão bem. (...). Ele fez uma tatuagem especialmente para ela, no seu próprio
peito. Nada de muito artístico (...). Mas cada vez que ela vê essa tatuagem,
ela se sente reconfortada. Como se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse
vivendo uma nova, e muito melhor, existência.
(Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)
Questão 05 – Percebe-se uma opinião da
mulher em:
a)
“Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa.”
b)
“O homem não comentou; perguntou apenas o que era para ser tatuado.”
c)
“A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
d)
“Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pode.”
Questão 06
– Uma consequência do encontro da secretária com o
tatuador está expressa em:
a)
“Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia”.
b)
“Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar”.
c)
“E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la”.
d)
“Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.
Questão 07 – Nas frases a
seguir, um dos pronomes apresenta referente diferente. Identifique-a.
a) “... apanhou
um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar (...)”
b) “... antes
que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la (...)”
c) “... consolou-a
como pode (...)”
d) “... convidou-a
para tomar alguma coisa (...)”
Questão 08 – Existe um marcador de tempo em:
a)
“num bar ali perto.”
b)
“Depois, convidou-a para tomar
alguma coisa”
c)
“Mesmo assim, decidiu fazer a
mesma coisa.”
d)
“Ela começou a chorar.”
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Leia o texto abaixo para resolver as questões
09 e 10.
O quarto de Dona Carlotinha era todo forrado de madeira. E ainda tinham ficado nele alguns livros,
muitas fotografias antigas, objetos estranhos, caixinhas de música,
caleidoscópios, tinha um jogo
engraçado com uma bola e um espeque, que a mãe que a mãe do menino chamava de bilboquê.
Pedro se lembrava de uns livros grandes, com muitas figuras, que Dona
Carlota lia para ele, mas eles
tinham sumido. Assim como um retrato da avó, muito mais moça, com um vestido
bonito de cetim, com flores e bordados.
A mãe e o pai de Pedrinho viviam atrás dele, insistindo que ele precisava ler mais.
Mas os livros que davam a ele, do mesmo jeito que os livros que a professora mandava ler, eram muito sem graça, para quem tinha conhecido as histórias de Dona Carlotinha.
ROCHA, Ruth.“Atrás
da porta”.Fragmento da narrativa
Questão
09 – Considerando todos os destaques, o modo verbal expresso
na narrativa é:
a) Subjuntivo
b) Indicativo
c) Pretérito
d) Imperativo
Questão
10 – A formas verbais destacadas confirmam o predomínio
dos verbos no tempo:
a) Pretérito
perfeito
b) Pretérito
c) Pretérito
imperfeito
d) Pretérito
mais-que-perfeito
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Leia um
trecho da crônica A cura pelo beijo e
resolva a questão 11.
A cura pelo beijo
Ele odiava beijos, sobretudo
beijos em público. Era uma coisa que
deixava-o profundamente perturbado,
fora de si, quase. Mas, por outro lado, vibrava
de alegria quando lia alguma notícia
sobre repressão a beijoqueiros. A nota sobre o jogador brasileiro de vôlei
Leandro Vissotto, repreendido por um membro da organização do Mundial de Clubes
de Vôlei por beijar sua mulher após a conquista de um título, deixou-o
simplesmente eufórico. O mundo tem esperança, repetia a si próprio, a moralidade será vencedora.
Moacyr Sciliar
Questão 11 -
Os verbos destacados foram utilizados para:
a) Designar
ação concluída num passado muito distante.
b) Designar
ação iniciada e concluída no passado
c) Designar
uma ação inacabada.
d) Designar ação concluída num passado próximo.
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Leia o texto a seguir para resolver a
questão 12.
Escrevo neste instante com algum prévio
pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De
onde, no entanto, até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe
escorrer e logo se coagular em cubos de geleia tremula. Será essa história, um
dia, o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a
história é verdadeira embora inventada – que cada um a reconheça em si mesmo
porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de
espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem
falte o delicado essencial.
LISPECTOR,
Clarice. “A hora da estrela”. Fragmento da obra.
Questão
12 – O discurso evidencia o foco de narração em:
a) Terceira
pessoa do singular
b) Primeira
pessoa do plural
c) Segunda
pessoa do singular
d) Primeira
pessoa do singular
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Leia o texto e responda a questão a
seguir.
Questão
13 – No texto, o verbo “ter” foi grafado de
duas maneiras. Isso ocorre porque:
a) A
acentuação ou não do verbo é determinada por seus complementos na frase.
b) A maneira
correta de grafar esse verbo é sem o acento sempre, pois ele é impessoal.
c) O verbo é escrito
conforme regras de concordância de número (singular e plural).
d) O verbo é
acentuado de acordo com o tempo e modo empregados.
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Leia o poema para responder a questão a
seguir.
O
poeta e a natureza
A natureza é mãe
do universo
E como toda mãe
Tem o direito de
ser tratada com muito amor e respeito
A natureza é uma
bela adormecida
Aquecida pelo
sol
E iluminada pela
lua
A natureza é uma
poesia
Aonde esconde a
magia do sol
E o encanto da
lua
A natureza é uma
criança
E como todas as
crianças
Tem direito de
ser respeitada
E tratada com
muito carinho
Respeitar a
natureza
É um dever de
todos nós
Pois a natureza
é vida
E, quem ama a
vida, ama a natureza
Não se pode amar
a vida
Se esquecendo
das belezas da natureza
Porque a
natureza é paraíso
Onde só existe
paz, silencio, ar, magia, energia positiva,
Vida e mais vida
[...]
SANTOS, Anesto
Alves dos. “O sonho de um poeta”. Fragmento de poema.
Questão
14
– Só não há uma metáfora em:
a) “A natureza é uma
bela adormecida”
b) “A natureza é uma
criança”
c) “Respeitar a natureza/É um dever de
todos nós”
d) “A natureza é uma poesia”
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Leia o texto e responda a questão.
Receita de acordar palavras
Palavras são
como estrelas
Facas ou
flores
Elas têm
raízes pétalas espinhos
São (liso)
(áspero) (leve) ou (denso)
Para acordá-las
basta um sopro
Em sua alma
E como
pássaros
Vão encontrar
seu caminho
Roseana
Murray, Receitas de olhar. São Paulo:
FTD, 1997. p.10
Questão
15
– A figura de linguagem que predomina no poema é:
a)
personificação
b)
comparação
c)
metáfora
d)
metonímia
Amores, para acesso ao gabarito é só deixar endereço de e-mail.
ResponderExcluirUm carinhoso abraço virtual.