segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade para revisar



Revisão 

·         Leia este trecho de uma reportagem sobre as influências que as línguas exercem umas sobre as outras e responda a questão 01.
As línguas do Brasil
[...]
As línguas indígenas e africanas também deixaram sua marca no Brasil – as indígenas descrevem a natureza exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham palavras, e as africanas impregnaram, ou seja, influenciaram nossa cultura, especialmente a religião e a culinária. Hoje, muita gente acha ruim a influência inglesa na língua. Nacionalismos à parte, esse pessoal vai ter que suar muito se quiser mesmo livrar o português do Brasil de todos os estrangeirismos.

Leandro Narloch. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/as-linguas-do-brasil/. Publicado em: 2 de Marc. 2002. Acesso em: 18 abr. 2017. (Fragmento)

Questão 01 – O sentido da palavra destacada cumpre-se em:
a)      exatamente
b)      claramente
c)      normalmente
d)     completamente

·         Leia o seguinte comentário feito pelo estudioso da língua Sírio Possenti e responda as questões 02, 03 e 04.

Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011                                                                                                             (Fragmento adaptado)

Questão 02 – Segundo o autor, é importante que os especialistas reconheçam:
a) O português do jeito que cada um fala.
b) As variações da língua.
c) A língua identifica o nível de formação do falante.
d) A importância do estudo da gramática.

Questão 03 – No segundo parágrafo, o autor apresenta uma série de exemplos com a pretensão de:
a) Questionar o uso da língua nas diferentes situações de uso.
b) Relatar a importância do uso da língua nas diferentes situações comunicativas.
c) Mostrar que o uso da língua deve levar em conta as diferentes situações de comunicação.
d) Manter o falante informado sobre um aspecto da sua língua.

Questão 04 – Na frase “ uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida”, o verbo em negrito está no modo indicativo. Esse modo verbal expressa:
a) Ordem
b) Conselho
c) Dúvida
d) Certeza

·         Leia o trecho de uma crônica e responda as questões de 05 a 08.
                                                           Tatuagem
Enfermeira inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no peito pedindo para não proceder a manobras de ressuscitação em caso de parada cardíaca. (Mundo Online, 4, fev., 2003)
         Ela não era enfermeira (era secretária), não era inglesa (era brasileira) e não tinha 78 anos, mas sim 42; bela mulher, muito conservada. Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia. O homem não comentou: perguntou apenas o que era para ser tatuado.
         – É bom você anotar – disse ela – porque não será uma mensagem tão curta como essa da inglesa. Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar.
        – “Em caso de que eu tenha uma parada cardíaca” – ditou ela –, “favor não proceder à ressuscitação”. Uma pausa, e ela continuou:
        – “E não procedam à ressuscitação, porque não vale a pena. A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos”. Ele continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para tatuar, e quanto mais tatuasse, mais ganharia. Ela continuou falando (...). Àquela altura o tatuador, homem vivido, já tinha adivinhado como terminaria a história (...). E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la.
        – Desculpe, disse, mas para eu tatuar tudo o que a senhora me contou, eu precisaria de mais três ou quatro mulheres.
Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pode. Depois, convidou-a para tomar alguma coisa num bar ali perto.
        Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem. (...). Ele fez uma tatuagem especialmente para ela, no seu próprio peito. Nada de muito artístico (...). Mas cada vez que ela vê essa tatuagem, ela se sente reconfortada. Como se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse vivendo uma nova, e muito melhor, existência.
                                                      
                                                        (Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)

Questão 05 – Percebe-se uma opinião da mulher em:
a) “Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa.”
b) “O homem não comentou; perguntou apenas o que era para ser tatuado.”
c) “A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
d) “Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pode.”

Questão 06 – Uma consequência do encontro da secretária com o tatuador está expressa em:
a) “Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia”.
b) “Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar”.
c) “E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la”.
d) “Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.

Questão 07 – Nas frases a seguir, um dos pronomes apresenta referente diferente. Identifique-a.
a) “... apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar (...)”
b) “... antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la (...)”
c) “... consolou-a como pode (...)”
d) “... convidou-a para tomar alguma coisa (...)”

Questão 08 – Existe um marcador de tempo em:
a)      num bar ali perto.
b)      Depois, convidou-a para tomar alguma coisa
c)      Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa.
d)     Ela começou a chorar.

·         Leia o texto abaixo para resolver as questões 09 e 10.

         O quarto de Dona Carlotinha era todo forrado de madeira. E ainda tinham ficado nele alguns livros, muitas fotografias antigas, objetos estranhos, caixinhas de música, caleidoscópios, tinha um jogo engraçado com uma bola e um espeque, que a mãe que a mãe do menino chamava de bilboquê.
        Pedro se lembrava de uns livros grandes, com muitas figuras, que Dona Carlota lia para ele, mas eles tinham sumido. Assim como um retrato da avó, muito mais moça, com um vestido bonito de cetim, com flores e bordados.
       A mãe e o pai de Pedrinho viviam atrás dele, insistindo que ele precisava ler mais.
       Mas os livros que davam a ele, do mesmo jeito que os livros que a professora mandava ler, eram muito sem graça, para quem tinha conhecido as histórias de Dona Carlotinha.
ROCHA, Ruth.“Atrás da porta”.Fragmento da narrativa

Questão 09 – Considerando todos os destaques, o modo verbal expresso na narrativa é:
a)      Subjuntivo
b)      Indicativo
c)      Pretérito
d)     Imperativo

Questão 10 – A formas verbais destacadas confirmam o predomínio dos verbos no tempo:
a)      Pretérito perfeito
b)      Pretérito
c)      Pretérito imperfeito
d)     Pretérito mais-que-perfeito

·         Leia um trecho da crônica A cura pelo beijo e resolva a questão 11.

A cura pelo beijo
         Ele odiava beijos, sobretudo beijos em público. Era uma coisa que deixava-o profundamente perturbado, fora de si, quase. Mas, por outro lado, vibrava de alegria quando lia alguma notícia sobre repressão a beijoqueiros. A nota sobre o jogador brasileiro de vôlei Leandro Vissotto, repreendido por um membro da organização do Mundial de Clubes de Vôlei por beijar sua mulher após a conquista de um título, deixou-o simplesmente eufórico. O mundo tem esperança, repetia a si próprio, a moralidade será vencedora.
                                                                Moacyr Sciliar

           Questão 11 - Os verbos destacados foram utilizados para:
a) Designar ação concluída num passado muito distante.     
b) Designar ação iniciada e concluída no passado
c) Designar uma ação inacabada.                                           
d) Designar ação concluída num passado próximo.

·         Leia o texto a seguir para resolver a questão 12.

       Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde, no entanto, até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer e logo se coagular em cubos de geleia tremula. Será essa história, um dia, o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.
LISPECTOR, Clarice. “A hora da estrela”. Fragmento da obra.

Questão 12 – O discurso evidencia o foco de narração em:
a)      Terceira pessoa do singular
b)      Primeira pessoa do plural
c)      Segunda pessoa do singular
d)     Primeira pessoa do singular

·         Leia o texto e responda a questão a seguir.

      Questão 13 – No texto, o verbo “ter” foi grafado de duas maneiras. Isso ocorre porque:
a) A acentuação ou não do verbo é determinada por seus complementos na frase.
b) A maneira correta de grafar esse verbo é sem o acento sempre, pois ele é impessoal.
c) O verbo é escrito conforme regras de concordância de número (singular e plural).
d) O verbo é acentuado de acordo com o tempo e modo empregados.

·         Leia o poema para responder a questão a seguir.
O poeta e a natureza
A natureza é mãe do universo
E como toda mãe
Tem o direito de ser tratada com muito amor e respeito
A natureza é uma bela adormecida
Aquecida pelo sol
E iluminada pela lua
A natureza é uma poesia
Aonde esconde a magia do sol
E o encanto da lua
A natureza é uma criança
E como todas as crianças
Tem direito de ser respeitada
E tratada com muito carinho
Respeitar a natureza
É um dever de todos nós
Pois a natureza é vida
E, quem ama a vida, ama a natureza
Não se pode amar a vida
Se esquecendo das belezas da natureza
Porque a natureza é paraíso
Onde só existe paz, silencio, ar, magia, energia positiva,
Vida e mais vida
[...]
SANTOS, Anesto Alves dos. “O sonho de um poeta”. Fragmento de poema.

Questão 14 – Só não há uma metáfora em:
a) “A natureza é uma bela adormecida”
b) “A natureza é uma criança”
c) “Respeitar a natureza/É um dever de todos nós”
d) “A natureza é uma poesia”

·         Leia o texto e responda a questão.
Receita de acordar palavras
Palavras são como estrelas
Facas ou flores
Elas têm raízes pétalas espinhos
São (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
Para acordá-las basta um sopro
Em sua alma
E como pássaros
Vão encontrar seu caminho
Roseana Murray, Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p.10

Questão 15 – A figura de linguagem que predomina no poema é:
a) personificação           
b) comparação         
c) metáfora              
d) metonímia   

Um comentário:

  1. Amores, para acesso ao gabarito é só deixar endereço de e-mail.
    Um carinhoso abraço virtual.

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