1.
Leia o diálogo a seguir:
- Mãe! Mae! Um cachorrão me
derrubou e roubou o Haroldo! Eu tentei pegar ele, mas não consegui. Agora eu
perdi meu melhor amigo.
- Bem Calvin, se você não carregasse
esse tigre para tudo quanto é canto, esse tipo de coisa não aconteceria.
- Não há nenhum problema tão
terrível que você não possa adicionar um pouco de culpa e tornar ele pior
ainda.
a)
Identifique na primeira fala de Calvin, um
pronome obliquo e explique por que ele foi utilizado dessa maneira.
b)
Na primeira e última fala de Calvin, há o
emprego de um pronome do caso reto que não está de acordo com a norma padrão.
Identifique-os e reescreva as frases corrigindo-as, utilizando o pronome
obliquo adequado.
c)
Identifique os pronomes demonstrativos usados na
fala da mãe de Calvin, explicando o emprego de cada um.
d)
Observe a última fala de Calvin e responda a
quem se refere o pronome Você.
e)
Como se classifica o pronome nenhum?
f)
A quem se refere o pronome ele na última
fala de Calvin?
2.
Complete os espaços com pronomes possessivos:
a)
Os pássaros faziam _________________________
ninhos.
b)
Se
este rio fosse ............................., eu não deixava poluir.
c)
Se
essa mata fosse ................................, nós não deixávamos derrubar.
d)
Eu
já entreguei .............................redação para a professora. Você já
entregou a.................?
3.
Diferencie o uso dos pronomes demonstrativos.
4.
Complete
as frases com os seguintes pronomes indefinidos:
Diversos - menos - tudo - muito - todos - alguém - mais - algum
a) A bola deve estar escondida em
................................lugar.
b) Tenha................................juízo,
minha filha.
c) Os que fizerem o percurso em
............................tempo, vencerão a corrida.
d) O Brasil
exporta.........................produtos.
e) Quem ......................quer, tudo perde.
f) .......................pegou a revista que
estava aqui.
g) Estes são.......................os convidados
para o meu aniversário.
5.
Sublinhe
os verbos das frases e escreva se eles indicam:
A – ação E – estado FM – fenômeno meteorológico ME – mudança de estado
a)
( ) O rio virou mar.
b)
( ) Todas as crianças parecem satisfeitas
com o lanche.
c)
( ) Chove muito na fazenda.
d)
( ) Os alunos e professores resolveram os
problemas juntos.
e)
( ) Patrícia transformou-se em uma bela
moça.
f)
( ) Muito alegres, cantamos a noite
inteira.
g)
( ) Todas as flores estão delicadas.
h)
( ) Trovejou a noite toda.
6.
Observe as frases, sublinhe os verbos e complete
o quadro:
a)
Claudio caiu da escada.
b)
João e eu permanecemos assustados.
c)
Amanhecerá chovendo muito.
d)
Paula e seu irmão ficaram doente.
Tempo Verbal
|
Conjugação
|
Pessoa
|
|
a)
|
|||
b)
|
|||
c)
|
|||
d)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: