sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Revisão

1.      Leia o diálogo a seguir:
- Mãe! Mae! Um cachorrão me derrubou e roubou o Haroldo! Eu tentei pegar ele, mas não consegui. Agora eu perdi meu melhor amigo.
- Bem Calvin, se você não carregasse esse tigre para tudo quanto é canto, esse tipo de coisa não aconteceria.
- Não há nenhum problema tão terrível que você não possa adicionar um pouco de culpa e tornar ele pior ainda.
a)      Identifique na primeira fala de Calvin, um pronome obliquo e explique por que ele foi utilizado dessa maneira.
b)     Na primeira e última fala de Calvin, há o emprego de um pronome do caso reto que não está de acordo com a norma padrão. Identifique-os e reescreva as frases corrigindo-as, utilizando o pronome obliquo adequado.
c)      Identifique os pronomes demonstrativos usados na fala da mãe de Calvin, explicando o emprego de cada um.
d)     Observe a última fala de Calvin e responda a quem se refere o pronome Você.
e)      Como se classifica o pronome nenhum?
f)      A quem se refere o pronome ele na última fala de Calvin?

2.      Complete os espaços com pronomes possessivos:
a)      Os pássaros faziam _________________________ ninhos.
b)     Se este rio fosse ............................., eu não deixava poluir.
c)      Se essa mata fosse ................................, nós não deixávamos derrubar.
d)     Eu já entreguei .............................redação para a professora. Você já entregou a.................?

3.      Diferencie o uso dos pronomes demonstrativos.

4.      Complete as frases com os seguintes pronomes indefinidos:
  Diversos - menos - tudo - muito - todos - alguém - mais - algum

a)  A bola deve estar escondida em ................................lugar.
b)  Tenha................................juízo, minha filha.
c)  Os que fizerem o percurso em ............................tempo, vencerão a corrida.
d)  O Brasil exporta.........................produtos.
e)  Quem ......................quer, tudo perde.
f)  .......................pegou a revista que estava aqui.
g)  Estes são.......................os convidados para o meu aniversário.

5.      Sublinhe os verbos das frases e escreva se eles indicam:
A – ação                E – estado               FM – fenômeno meteorológico              ME – mudança de estado      

a)      (      ) O rio virou mar.
b)     (      ) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c)      (      ) Chove muito na fazenda.  
d)     (      ) Os alunos e professores resolveram os problemas juntos.
e)      (      ) Patrícia transformou-se em uma bela moça.
f)      (      ) Muito alegres, cantamos a noite inteira.
g)     (      ) Todas as flores estão delicadas.
h)     (      ) Trovejou a noite toda.

6.      Observe as frases, sublinhe os verbos e complete o quadro:
a)      Claudio caiu da escada.
b)     João e eu permanecemos assustados.
c)      Amanhecerá chovendo muito.
d)     Paula e seu irmão ficaram doente.


Tempo Verbal
Conjugação
Pessoa
a)



b)



c)



d)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: