Revisão 01- exercício respondido
1. Leia o texto e
responda as questões.
a) No texto, o
personagem de Ziraldo estabelece uma ideia de comparação.
·
O
que ele compara? O ato de ler e ver um filme.
·
Qual
elemento de coesão estabelece essa comparação? A
palavra “como”.
b) No primeiro
período, o Menino Maluquinho faz uma confirmação.
·
Quantas
orações há nesse período? Duas orações
·
Você
concorda com a ideia transmitida ou discorda dela? (Resposta
pessoal)
2. A expressão “só
que” introduz o segundo período. De acordo com o contexto, essa expressão quer
indicar:
a) ( ) exemplificação b) ( ) explicação c) (
) retificação
d) ( ) ampliação
3. Analise o
segundo período e responda:
a) Trata-se de um
período simples ou composto? Por quê? Composto, pois apresenta 3 orações.
b) Identifique as locuções verbais. Pode inventar, pode mostrar.
c) Na última oração
desse período, que efeito de sentido é produzido pela expressão “do que”?
Produz efeito de comparação.
4.
Qual
é a predicação dos verbos no primeiro período? É –
verbo de ligação/ ver – verbo transitivo direto.
5.
Leia esta anedota.
_
Doutor, já quebrei o braço em vários lugares.
_
Se eu fosse a senhora, não voltava mais para esses lugares.
Domínio público
a)
Que palavra, na fala da paciente, levou o medico a
compreendê-la dessa forma?
(lugares)
b)
Reescreva a fala da paciente de modo a não
permitir uma dupla interpretação.
(Doutor, já quebrei várias
partes do braço).
c)
Quem é sujeito da forma verbal quebrei? Se
possível, identfique-o
e classifique se possível. (sujeito oculto-eu)
d)
Que ideia de sentido é transmitida pela expressão Se
eu fosse?
(transmite ideia de hipótese
ou possibilidade)
|
Revisão 02- exercício respondido
1.
Leia
um trecho do livro Vidas secas e
responda as questões 2 a 4.
O
que desejava... Ah! Esquecia-se. Agora se recordava da viagem que tinha feito
pelo sertão, a cair de fome.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas
2.
No
texto, uma expressão tem ideia de tempo imediato. Identifique-a. (A palavra agora)
3.
Assinale
na alternativa em que a preposição de expressa a mesma ideia que apresenta em
“a cair de fome”.
a) ( ) Não aguento mais, você só fala de
política.
b) ( ) Fizemos uma longa viagem de ônibus.
c) ( ) Cuidado com a mesinha de vidro.
d) ( )
Suas pernas ficaram bambas de tanto medo.
4. Identifique a
locução verbal presente no trecho. (tinha feito)
5.
Leia
um microconto.
ASSIM:
Ele
jurou amor eterno
E
me encheu de filhos.
E
sumiu por aí.
Luiz Rufatto
a) O título desse
microconto remete a:
( ) justificativa (
) conclusão ( ) explicação
( ) convencimento
b) Que trecho se
opõe a expressão amor eterno? (E sumiu por aí)
c) Que palavras
garantem a ação nesse microconto? (Os verbos jurar, encher e sumir)
d) Que espaço de
tempo subentende-se entre a jura de amor e o abandono: dias, meses ou anos?
Justifique. (Anos.
Espera-se que busquem as justificativas nos termos amor eterno e encheu de filhos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: