segunda-feira, 20 de novembro de 2017

avaliação para o 4 ano prontinha

Avaliação Parcial de Língua Portuguesa – REORIENTAÇÃO
Prática de leitura e análise linguística
1.      O texto abaixo é uma charge, observe-o com atenção e responda. Valor (0,5)
TEXTO 1:

   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCfagG-wU9k7RpzQgTkXQhzZ_SeEyKl-sMduDZqeetqUnKZa9rIcvOsrpYAieDEJN5rFutibWH1nchBcKnk9DpVqoHwboA4qFs1JRtE2DHRutYb0iuyvQA34noKvxnQpwcLQHVss2Cecw/s1600/mergulhe_de_cabeca_na_leitura.jpgCharge "Mergulhe de cabeça na leitura" de Altair Oliveira da Fonseca, Rio Claro, RJ.
                                                    
a)      As imagens também podem ser lidas e transmitir importantes mensagens. Podemos dizer esse texto é:
(    ) verbal       (    ) não verbal             * Por quê?_________________________
b)      Que mensagem esse texto transmite ao leitor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.      Leia o texto com atenção.
TEXTO 2:              Tempo bom na escola
Assim, quando fiz sete anos, vó Luzia me apontou e disse:
- Ta na hora dele entrar na escola.
Minha mãe vendeu o guarda-comida, comprou cartilha, caderno, lápis e tudo mais, pano para duas camisas brancas, para a calça azul; só faltou o calçado. Não fez diferença, quase todos os meninos iam de pé no chão.
A escola era uma sala ao lado da máquina de beneficiar café, trinta carteiras, a escrivaninha da professora e um quadro-negro que tomava a parede inteira. Dona Carolina vinha da cidade para dar aulas, na charrete da fazenda que às quatro horas a levava de volta, trazia os jornais da fazenda e a correspondência do patrão.
O filho do campeiro, moleque encapetado, logo inventou de chamar dona Carolina de “dona Creolina”. Como o nome dele era Raimundo ela botou nele o apelido de Viramundo; daí ele parou com aquela besteira.
Para mim a escola foi um tempo bom; eu pensava “enquanto estiver aqui não tem perigo de me mandarem pra roça”. Enchi cadernos e mais cadernos; eu apreciava ver as letras saírem redondinhas do meu lápis:
- Professora, e quando acabar a cartilha?
- Quando acabar a cartilha você já saberá ler.
- Vou poder ler gibi? Histórias em quadrinhos?
- Vai.
- O caso é que não tenho dinheiro para comprar.
Toda a classe riu; a professora também:
- Então, todo dia em que ler corretamente, trago uma dessas revistinhas para você.
- Verdade? Promete mesmo?
- Prometo.
Foi um tempo bom o da escola; apesar da palavra “carestia” sempre presente nas prosas dos mais velhos, fosse na casa do vizinho, fosse na nossa.
Acabei o primeiro ano, fiz o segundo e quando estava pra lá do meio do terceiro, em setembro, com as chuvas e o começo das plantações, uma noite, depois de muito cochichar com vó Luzia e a mãe mais triste, vô Juvenal tocou no meu braço e, quando olhei, ele disse:
- Neguito, amanhã cedo você vai com nós para a roça. A carestia... a carestia vai obrigar você a trabalhar com a gente... Tenho muita pena, meu filho, mas acabou-se a folgança da escola...
Sentado no degrau da cozinha, o prato de arroz com feijão sobre os joelhos, senti um nó na garganta, uma revolta que brotava do coração, queria arrebentar em soluços.
Do outro lado, na casa do vizinho, seu Venerando criou coragem, disse para o filho menor, meu colega na escola:
- Você também, Zezinho, amanhã começa a trabalhar na enxada.
Do lado de cá até que me senti melhor: “não estou sozinho na minha tristeza”. Olhei para minha avó, na beira do fogão – coava um café ralo – a mãe a chorar na porta da sala e o avô ali em pé, como à espera de uma palavra amiga.
- Não tem problema, vô. Não tem problema... Respondi, enquanto que o meu peito parecia crescer cheio de responsabilidade.
Adaptado de Lucília Junqueira de Prado.  De sol a sol.
Belo Horizonte, Comunicação, 1980.

a)      Como é fácil conhecer palavras novas, basta ler! Procure associar cada palavra ao seu melhor sentido de acordo com o texto. Valor (0,7)
(1)   apreciava ver                         (   ) conversa.
(2)   Campeiro                              (   ) folga, descanso, divertimento.
(3)   máquina de beneficiar café  (   ) máquina de descascar café
(4)   charrete             (   ) tinha o prazer, gostava de ver.
(5)   Encapetado        (   ) travesso, traquinas, endiabrado.
(6)   Folgança   (   ) pessoa que trabalhava no campo.
(7)   Prosa      (   ) veículo geralmente de duas rodas, puxado por um ou mais cavalos.

b)            De acordo com a leitura e observação do texto, responda. Valor (0,9)
J O texto que você leu é uma narrativa. Quem são os personagens desse texto?
_____________________________________________________________________________
J Quem conta a historia é um narrador observador ou personagem? Justifique  sua resposta com uma do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
J De que assunto o texto trata?
_______________________________________________________

3.      De acordo com os acontecimentos do texto assinale na alternativa correta. Valor (0,8)
a)       A mãe da criança vendeu o guarda-comida para comprar:
            (   ) tesoura, régua, giz de cera e sapato.
            (   ) cartilha, caderno, lápis e panos para fazer roupas.
            (   ) um carro para levá-la à escola.
b)       Para o menino a escola seria um tempo bom, pois:
(   ) enquanto estivesse na escola não iria ficar sozinho em casa.
(   ) enquanto estivesse na escola iria aprender a ler, escrever e contar.
(   ) enquanto estivesse na escola não iriam mandá-lo para a roça.
c)       O que a professora prometeu trazer ao menino quando soubesse ler?
(   ) jornais          (   ) gibis          (   ) doces          (   ) caderno
d)      O que seu Venerando quis dizer com “Você também, Zezinho, amanhã começa a trabalhar na enxada”.
(   ) O menino iria sair da escola para o pai trabalhar.
(   ) O pai iria mudar de cidade para trabalhar com a enxada.
            (   ) O menino iria sair da escola e começar a trabalhar
4.      Sobre os acontecimentos da história, responda: valor (0,8)
a)      Onde e quando acontecem os fatos narrados?
__________________________________________________________________________________________________________
b)      Quais substantivos próprios representam apelido de personagens na história?
__________________________________________________________________________________________________________
c)      Qual foi a reação do menino quando soube que deixaria de estudar para trabalhar?
__________________________________________________________________________________________________________
d)      De acordo com os fatos narrados podemos afirmar que:
(    ) O menino já sabia ler e contar e não precisava mais frequentar a escola.
(    ) O menino era de família humilde e precisava ajudar o avô com os trabalhos na roça. 
(    ) O menino ficou muito satisfeito ao saber que ao invés de ir escola iria trabalhar na roça.
5.      Use os números de 1 a 3 para colocar as frases na ordem dos acontecimentos do texto. Valor (0,3)
     (    ) Dona Carolina, a professora, ganhou o apelido de “dona Creolina”.
                 (    ) Vó Luzia falou que estava na hora do menino entrar para a escola.
     (   ) Em setembro, época de plantação, o menino parou de estudar.

6.      O menino queria muito aprender a ler, mas ia deixar de ir à escola para ajudar na roça. Leia novamente o finalzinho do texto e responda: valor (0,3)
a)      Que palavra amiga o avô esperava que o menino lhe dissesse?
_____________________________________________________________________
7.      Faça a leitura do poema e responda as questões abaixo.
TEXTO 3:                                  Palavras
Há palavras grandes e pequenas,
Esquisitas, engraçadas.
Algumas leves, outras pesadas.

Há aqueles que alegram
O nosso coração,
Mas há outras que machucam
E nos ferem de montão.

Elas têm o poder
De vidas salvar
Ou, por outro lado, podem
A muitos prejudicar.

Vamos usar nossa boca
De uma forma especial,
Pronunciando palavras
Com um som angelical.
Tânia R. Ferraz de Mello e Andréa S. Torres

a)      Compare os textos 2 e 3 e explique que diferença de estrutura existe entre eles. Apresente resposta completa. Valor (0,3)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      As autoras do texto nos faz pensar sobre as palavras que usamos. Releia a segunda estrofe e escreva dois exemplos de palavras, que em sua opinião, alegram o nosso coração. Valor (0,3)
____________________________________________________
c)      Quantos versos e estrofes formam o texto PALAVRAS? Valor (0,4)
____________________________________________________
d)     Na primeira estrofe quais palavras representam características das “palavras”? (0,3)
____________________________________________________
e)      Na terceira estrofe as autoras do texto dizem “Elas têm o poder”. Responda: valor (0,5)
J A quem se refere o termo destacado?
____________________________________________________
J O que autoras querem dizer com essa afirmação?
____________________________________________________

8.      As palavras abaixo são rimas do poema. Observe-as e assinale corretamente:
             Coração – montão – poder – salvar – especial – angelical
a)      Quanto à tonicidade todas elas são: valor (0,2)
(    ) oxítonas        (    ) paroxítonas        (   ) proparoxítonas

9.    Leia novamente este trecho do texto.
A escola era uma sala ao lado da máquina de beneficiar café, trinta carteiras, a escrivaninha da professora e um quadro-negro que tomava a parede inteira. Dona Carolina vinha da cidade para dar aulas, na charrete da fazenda que às quatro horas a levava de volta, trazia os jornais da fazenda e a correspondência do patrão.
 a)      Veja o exemplo e arrume as palavras destacadas no quadro corretamente. Valor (0,9)
Separação silábica
Classificação
Tonicidade
ES - CO – LA
TRISSÍLABA
PAROXÍTONA













b)      Retire do trecho o que se pede: valor (0,5)
J 1 substantivo próprio
J 1 substantivo no diminutivo
J 1 substantivo trissílaba com ditongo
J 1 substantivo polissílaba
J 1 substantivo dissílaba no plural

10.  Releia um trecho do texto e responda:
Minha mãe vendeu o guarda-comida, me comprou cartilha, caderno, lápis e tudo o mais, pano para duas camisas brancas, para a calça azul; só faltou o calçado. Não fez diferença, quase todos os meninos iam de pé no chão.
a)      Duas palavras são substantivos monossílabos. Quais são elas? Valor (0,2)
_________________________________________________
b)      Qual palavra é um substantivo composto? Valor (0,2)
_________________________________________________
c)      Quais palavras são substantivos que nomeiam material escolar? Valor (0,3)
_________________________________________________
d)     Quais palavras são características empregadas às palavras camisa e calça? Valor (0,2)
_________________________________________________

11.  Reescreva as frases passando-as para o plural. Valor (0,6)
a)      O menino saiu cedinho para estudar.
_________________________________________________
b)      A professora incentiva a leitura do aluno.
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c)      Palavra bonita alegra o coração!
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 Prática de produção textual
12.  Imagine que o menino escreveu uma pequena carta à dona Carolina para avisar e explicar por que não iria à escola naqueles dias. Use a criatividade coloque-se no lugar do garoto e ponha-se a escrever. Atenção com a estrutura, pontuação, organização de ideias e grafia das
letras. Valor (0,8)

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