Avaliação Parcial
de Língua Portuguesa – REORIENTAÇÃO
Prática de leitura e análise
linguística
1.
O texto abaixo é
uma charge, observe-o com atenção e responda. Valor (0,5)
TEXTO
1:
Charge "Mergulhe de cabeça na leitura" de Altair Oliveira da Fonseca, Rio Claro, RJ.
a)
As imagens
também podem ser lidas e transmitir importantes mensagens. Podemos dizer esse
texto é:
(
) verbal ( ) não verbal * Por quê?_________________________
b)
Que mensagem
esse texto transmite ao leitor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Leia o texto com
atenção.
TEXTO 2: Tempo bom na escola
Assim, quando fiz sete anos, vó
Luzia me apontou e disse:
- Ta na hora dele entrar na
escola.
Minha mãe vendeu o guarda-comida,
comprou cartilha, caderno, lápis e tudo mais, pano para duas camisas brancas,
para a calça azul; só faltou o calçado. Não fez diferença, quase todos os
meninos iam de pé no chão.
A escola era uma sala ao lado da
máquina de beneficiar café, trinta carteiras, a escrivaninha da professora e um
quadro-negro que tomava a parede inteira. Dona Carolina vinha da cidade para
dar aulas, na charrete da fazenda que às quatro horas a levava de volta, trazia
os jornais da fazenda e a correspondência do patrão.
O filho do campeiro, moleque
encapetado, logo inventou de chamar dona Carolina de “dona Creolina”. Como o
nome dele era Raimundo ela botou nele o apelido de Viramundo; daí ele parou com
aquela besteira.
Para mim a escola foi um tempo
bom; eu pensava “enquanto estiver aqui não tem perigo de me mandarem pra roça”.
Enchi cadernos e mais cadernos; eu apreciava ver as letras saírem redondinhas
do meu lápis:
- Professora, e quando acabar a
cartilha?
- Quando acabar a cartilha você
já saberá ler.
- Vou poder ler gibi? Histórias
em quadrinhos?
- Vai.
- O caso é que não tenho dinheiro
para comprar.
Toda a classe riu; a professora
também:
- Então, todo dia em que ler
corretamente, trago uma dessas revistinhas para você.
- Verdade? Promete mesmo?
- Prometo.
Foi um tempo bom o da escola;
apesar da palavra “carestia” sempre presente nas prosas dos mais velhos, fosse
na casa do vizinho, fosse na nossa.
Acabei o primeiro ano, fiz o
segundo e quando estava pra lá do meio do terceiro, em setembro, com as chuvas
e o começo das plantações, uma noite, depois de muito cochichar com vó Luzia e
a mãe mais triste, vô Juvenal tocou no meu braço e, quando olhei, ele disse:
- Neguito, amanhã cedo você vai
com nós para a roça. A carestia... a carestia vai obrigar você a trabalhar com
a gente... Tenho muita pena, meu filho, mas acabou-se a folgança da escola...
Sentado no degrau da cozinha, o
prato de arroz com feijão sobre os joelhos, senti um nó na garganta, uma
revolta que brotava do coração, queria arrebentar em soluços.
Do outro lado, na casa do
vizinho, seu Venerando criou coragem, disse para o filho menor, meu colega na
escola:
- Você também, Zezinho, amanhã
começa a trabalhar na enxada.
Do lado de cá até que me senti
melhor: “não estou sozinho na minha tristeza”. Olhei para minha avó, na beira
do fogão – coava um café ralo – a mãe a chorar na porta da sala e o avô ali em
pé, como à espera de uma palavra amiga.
- Não tem problema, vô. Não tem
problema... Respondi, enquanto que o meu peito parecia crescer cheio de
responsabilidade.
Adaptado de Lucília Junqueira de
Prado. De sol a sol.
Belo Horizonte, Comunicação,
1980.
a) Como é fácil conhecer palavras
novas, basta ler! Procure associar cada palavra ao seu melhor sentido de acordo
com o texto. Valor (0,7)
(1)
apreciava ver (
) conversa.
(2)
Campeiro ( ) folga, descanso, divertimento.
(3)
máquina de beneficiar
café ( ) máquina de
descascar café
(4)
charrete ( )
tinha o prazer, gostava de ver.
(5)
Encapetado ( )
travesso, traquinas, endiabrado.
(6)
Folgança ( ) pessoa que trabalhava no campo.
(7) Prosa ( ) veículo geralmente de duas rodas, puxado por um ou mais cavalos.
b) De acordo com a
leitura e observação do texto, responda. Valor (0,9)
J
O texto que você leu é uma narrativa. Quem são os personagens desse texto?
_____________________________________________________________________________
J
Quem conta a historia é um narrador observador ou personagem? Justifique sua resposta com uma do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
J
De que assunto o texto trata?
_______________________________________________________
3.
De acordo com os
acontecimentos do texto assinale na alternativa correta. Valor (0,8)
a)
A mãe da criança vendeu o guarda-comida para
comprar:
( ) tesoura, régua, giz de cera e sapato.
( ) cartilha, caderno, lápis e panos para
fazer roupas.
( ) um carro para levá-la à escola.
b) Para o menino
a escola seria um tempo bom, pois:
( ) enquanto estivesse na escola não iria ficar
sozinho em casa.
( ) enquanto estivesse na escola iria aprender a
ler, escrever e contar.
( ) enquanto estivesse na escola não iriam
mandá-lo para a roça.
c)
O que a professora prometeu trazer ao menino
quando soubesse ler?
(
)
jornais ( ) gibis (
) doces ( ) caderno
d) O que seu Venerando
quis dizer com “Você também, Zezinho, amanhã começa a trabalhar na enxada”.
( ) O menino iria sair da escola para o pai
trabalhar.
( ) O pai iria mudar de cidade para trabalhar
com a enxada.
( ) O menino iria sair da escola e começar a
trabalhar
4.
Sobre
os acontecimentos da história, responda: valor (0,8)
a)
Onde
e quando acontecem os fatos narrados?
__________________________________________________________________________________________________________
b)
Quais
substantivos próprios representam apelido de personagens na história?
__________________________________________________________________________________________________________
c)
Qual
foi a reação do menino quando soube que deixaria de estudar para trabalhar?
__________________________________________________________________________________________________________
d)
De
acordo com os fatos narrados podemos afirmar que:
( ) O menino já sabia ler e contar e não
precisava mais frequentar a escola.
( ) O menino era de família humilde e
precisava ajudar o avô com os trabalhos na roça.
( ) O menino ficou muito satisfeito ao saber
que ao invés de ir escola iria trabalhar na roça.
5.
Use
os números de 1 a 3 para colocar as frases na ordem dos acontecimentos do texto.
Valor (0,3)
(
) Dona Carolina, a professora, ganhou o apelido de “dona Creolina”.
( )
Vó Luzia falou que estava na hora do menino entrar para a escola.
( ) Em setembro, época de plantação, o menino
parou de estudar.
6.
O
menino queria muito aprender a ler, mas ia deixar de ir à escola para ajudar na
roça. Leia novamente o finalzinho do texto e responda: valor (0,3)
a)
Que
palavra amiga o avô esperava que o menino lhe dissesse?
_____________________________________________________________________
7.
Faça
a leitura do poema e responda as questões abaixo.
TEXTO
3: Palavras
Há palavras grandes e pequenas,
Esquisitas, engraçadas.
Algumas leves, outras pesadas.
Há aqueles que alegram
O nosso coração,
Mas há outras que machucam
E nos ferem de montão.
Elas têm o poder
De vidas salvar
Ou, por outro lado, podem
A muitos prejudicar.
Vamos usar nossa boca
De uma forma especial,
Pronunciando palavras
Com um som angelical.
Tânia R. Ferraz
de Mello e Andréa S. Torres
a)
Compare os textos 2 e 3 e explique que diferença
de estrutura existe entre eles. Apresente resposta completa. Valor (0,3)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
As autoras do
texto nos faz pensar sobre as palavras que usamos. Releia a segunda estrofe e
escreva dois exemplos de palavras, que em sua opinião, alegram o nosso coração.
Valor (0,3)
____________________________________________________
c)
Quantos versos e
estrofes formam o texto PALAVRAS? Valor (0,4)
____________________________________________________
d)
Na primeira
estrofe quais palavras representam características das “palavras”? (0,3)
____________________________________________________
e)
Na terceira
estrofe as autoras do texto dizem “Elas
têm o poder”. Responda: valor (0,5)
J A quem se
refere o termo destacado?
____________________________________________________
J O que autoras
querem dizer com essa afirmação?
____________________________________________________
8.
As palavras
abaixo são rimas do poema. Observe-as e assinale corretamente:
Coração – montão – poder –
salvar – especial – angelical
a)
Quanto à
tonicidade todas elas são: valor (0,2)
(
) oxítonas ( )
paroxítonas (
) proparoxítonas
9.
Leia novamente
este trecho do texto.
A escola era uma sala ao lado da máquina de beneficiar café, trinta
carteiras, a escrivaninha da professora e um quadro-negro que tomava a parede
inteira. Dona Carolina vinha da cidade para dar aulas, na charrete da fazenda que às quatro horas a levava de volta, trazia
os jornais da fazenda e a correspondência do patrão.
a)
Veja o exemplo e
arrume as palavras destacadas no quadro corretamente. Valor (0,9)
Separação
silábica
|
Classificação
|
Tonicidade
|
ES - CO – LA
|
TRISSÍLABA
|
PAROXÍTONA
|
b)
Retire do trecho
o que se pede: valor (0,5)
J 1 substantivo
próprio
J 1 substantivo
no diminutivo
J 1 substantivo
trissílaba com ditongo
J 1 substantivo
polissílaba
J 1 substantivo
dissílaba no plural
10. Releia um trecho do texto e responda:
Minha
mãe vendeu o guarda-comida, me comprou cartilha, caderno, lápis e tudo o mais,
pano para duas camisas brancas, para a calça azul; só faltou o calçado. Não fez
diferença, quase todos os meninos iam de pé no chão.
a)
Duas palavras
são substantivos monossílabos. Quais são elas? Valor (0,2)
_________________________________________________
b)
Qual palavra é
um substantivo composto? Valor (0,2)
_________________________________________________
c)
Quais palavras
são substantivos que nomeiam material escolar? Valor (0,3)
_________________________________________________
d)
Quais palavras
são características empregadas às palavras camisa e calça? Valor (0,2)
_________________________________________________
11. Reescreva as frases passando-as para o plural. Valor
(0,6)
a)
O menino saiu
cedinho para estudar.
_________________________________________________
b)
A professora
incentiva a leitura do aluno.
_________________________________________________
c)
Palavra bonita
alegra o coração!
_________________________________________________
Prática de produção textual
12. Imagine que o menino escreveu uma pequena carta à
dona Carolina para avisar e explicar por que não iria à escola naqueles dias.
Use a criatividade coloque-se no lugar do garoto e ponha-se a escrever. Atenção
com a estrutura, pontuação, organização de ideias e grafia das
letras. Valor (0,8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: