segunda-feira, 20 de novembro de 2017

atividades resolvidas

Atividade de Língua Portuguesa com gabarito
(sintaxe, conjunções, períodos simples e compostos, oração coordenada e subordinada)
TEXTO 1:
Leia para responder as questões 1 a 5.
A paz
A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais.
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino;
A paz, como aquela grande explosão:
uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz.
Eu pensei em mim, eu pensei em ti
Eu chorei por nós.
Que contradição: só a guerra faz
nosso amor em paz.
Eu vim, vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim,
Onde o fim da tarde é lilás,
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais.
João Donato e Gilberto Gil

1.      (Colégio Militar) Releia os versos abaixo:
“Uma bomba sobre o Japão/Fez nascer o Japão da paz.”
·         Desse trecho, depreende-se uma relação de:
a)      (   ) fato/finalidade
b)      (   ) fato/causa
c)      (   ) fato/opinião
d)     (   ) fato/consequência
e)      (   ) fato/conclusão

2.      Nos versos:
“De repente, me encheu de paz/Como se o vento de um tufão”
·         Podemos perceber uma relação de:
a)      (   ) comparação
b)      (   ) alternância
c)      (   ) finalidade
d)     (   ) oposição
e)      (   ) adição

3.      Releia os versos a seguir:
“Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós”
·         Sobre esses é incorreto afirmar que:
a)      (   ) Temos três orações coordenadas
b)     (   ) Há um período composto por subordinação
c)      (   ) formam um período composto por orações coordenadas assindéticas.
d)     (   ) Temos três verbos
e)      (   ) as vírgulas poderiam ser substituídas por pontos.

4.      (Colégio Militar) assinale a sequencia correta no que se refere a classe gramatical dos seguintes vocábulos, presentes no texto.
                                                 Já/me/mais/sobre/cais
a)      (   ) pronome/adjetivo/pronome/verbo/verbo
b)     (   ) advérbio/pronome/advérbio/preposição/substantivo
c)      (   ) conjunção/pronome/conjunção/advérbio/adjetivo
d)     (   ) advérbio/substantivo/pronome/verbo/adjetivo
e)      (   ) conjunção/pronome/conjunção/preposição/substantivo

5.      Marque a opção em quenão pertença a mesma classe gramatical que nos versos:
“Que contradição: só a guerra faz/ Nosso amor em paz.”
a)      (   ) Nós só desejamos a paz.
b)      (   ) Não só de pão vive o homem
c)      (   ) Compareceram a aula só dez alunos.
d)     (   ) Desde a infância, Ele é só na vida.
e)      (   ) Os meninos estavam só apavorados.

6.      Considere que os períodos abaixo são compostos por subordinação, grife a oração subordinada e classifique-a.
a)      Quando o time vence a torcida se anima.
(oração subordinada adverbial temporal)
b)      Fazia tanto calor que o meu corpo estava ensopado de suor.
(oração subordinada adverbial consecutiva)
c)      Você pode vender, desde que venda por um preço bom.
(oração subordinada adverbial condicional)
d)     Comprei um carro para que tivesse mais conforto.
(oração subordinada adverbial final)
e)      Escrevi o recado sem que ninguém visse.
(oração subordinada adverbial modal)

TEXTO 2:
            Leia o período e responda as questões 7 a 9.

                       “As necessidades unem, as opiniões separam.”
(Dito popular de domínio público)

7.      Que relação está, explicitamente, estabelecida no período? (contraste e oposição)
8.      Identifique verbos, quantidade de orações e classifique o período. (unem/separam. Duas orações e período composto)
9.      Sobre o período, é correto afirmar que:
a)      (  ) trata-se de período simples, constituído de orações independentes.
b)      ( ) trata-se de um período composto por subordinação, já que as orações expressam sentido de dependência entre si.
c)      (   ) trata-se de período composto por orações coordenadas assindéticas, pois não são introduzidas por conjunções e independência sintática.
d)     (  ) trata-se de período simples, constituído de orações dependentes.

TEXTO 3:
Leia o texto e resolva as questões 10 a 13.
O amor bate na aorta
Cantiga de amor sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,

o amor, seja como for,
é o amor.
Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.
(Carlos Drummond de Andrade)

10.  Qual a predicação dos verbos nos trechos destacados?
(VTD em todos os casos)
11.  O amor e a cantiga de amor adquirem atitudes humanas. Qual a figura de linguagem utilizada?
a)      (   ) metonímia
b)      (   ) hipérbole
c)      (   ) Personificação
d)     (   ) metáfora
12.  Explique como você entende a expressão “sem eira nem beira” de acordo com o contexto.
a)      (   ) sem destino certo, a esmo, perdido
b)      (   ) sem rumo, porém só atinge a alguns.
c)      (   ) confuso, incompreensível.
d)     (   ) cumprindo uma sina pré determinada.
13.  Nos últimos versos uma conjunção está implícita. Apresente e classifique-a. (A conjunção porque, explicativa)

TEXTO 4:
Leia este poema, de Manuel Bandeira para responder as questões de 14 e 15.
Céu
A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.

Não sente a criança

Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.

14.  Analise a 1ª estrofe e responda:
a) Qual é o número de períodos? A primeira estrofe do poema possui 2 períodos.
b) Os períodos são simples ou compostos? Um período simples e um período composto.
c) Quantas orações há no 2° período dessa estrofe? Há duas orações: "Levanta a mãozinha, / Quer tocar o céu."
d) As orações do 2° período são coordenadas ou subordinadas?  São orações coordenadas.
15. Com relação à 2ª estrofe:
a) Qual é o número de orações existentes nessa estrofe? Há 5 orações.
b) As orações se ligam predominantemente por coordenação ou por subordinação? As orações se ligam predominantemente por subordinação


16. Faça a associação das conjunções coordenativas destacadas nas frases seguintes a um destes valores semânticos e classifique-as.
# ADIÇÃO    # CONCLUSÃO    # ALTERNÂNCIA    # OPOSIÇÃO  
# EXPLICAÇÃO

a) Os meninos não entenderam o assunto; entretanto disseram que sim. Adversativa
b) A menina está se preparando para o concurso do BB há dias; logo, deverá ser aprovada. Conclusiva
c) Procure após o intervalo, pois estarei em casa. Explicativa
d) Quer queira, quer não queira, os filhos acompanham os pais nas viagens. Alternativa 
e) Iremos embora que já anoiteceu. Explicativa

17. Complete os períodos convenientemente. Depois, classifique as orações adverbiais.
 a) Mal acordei, ... (oração subordinada adverbial temporal)
 b) Segundo afirmaram as pesquisas, ... (oração subord. adv.conformativa)
 c) À medida que as horas passam, ... (oração subord. Adv. proporcional)
 d) Se eu não estiver enganado, ... (oração subordinada adv. condicional)

 e) Quando você chegou, ... (oração subordinada adverbial temporal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: