Atividade de Língua Portuguesa
com gabarito
(sintaxe, conjunções, períodos
simples e compostos, oração coordenada e subordinada)
TEXTO 1:
Leia para
responder as questões 1 a 5.
A paz
A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais.
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino;
A paz, como aquela grande explosão:
uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz.
Eu pensei em mim, eu pensei em ti
Eu chorei por nós.
Que contradição: só a guerra faz
nosso amor em paz.
Eu vim, vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim,
Onde o fim da tarde é lilás,
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais.
João
Donato e Gilberto Gil
1. (Colégio
Militar) Releia os versos abaixo:
“Uma bomba sobre o Japão/Fez nascer o Japão da paz.”
·
Desse trecho, depreende-se uma relação de:
a)
( )
fato/finalidade
b)
( )
fato/causa
c)
( )
fato/opinião
d) (
) fato/consequência
e)
( )
fato/conclusão
2. Nos
versos:
“De repente, me encheu de paz/Como se o vento de um
tufão”
·
Podemos perceber uma relação de:
a) (
) comparação
b)
( )
alternância
c)
( )
finalidade
d)
( )
oposição
e)
( ) adição
3. Releia
os versos a seguir:
“Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por
nós”
·
Sobre esses é
incorreto afirmar que:
a)
( ) Temos
três orações coordenadas
b) (
) Há um período composto por subordinação
c)
( ) formam
um período composto por orações coordenadas assindéticas.
d)
( ) Temos
três verbos
e)
( ) as
vírgulas poderiam ser substituídas por pontos.
4. (Colégio
Militar) assinale a sequencia correta no que se refere a classe gramatical dos
seguintes vocábulos, presentes no texto.
Já/me/mais/sobre/cais
a)
( )
pronome/adjetivo/pronome/verbo/verbo
b) (
) advérbio/pronome/advérbio/preposição/substantivo
c)
( )
conjunção/pronome/conjunção/advérbio/adjetivo
d)
( )
advérbio/substantivo/pronome/verbo/adjetivo
e)
( )
conjunção/pronome/conjunção/preposição/substantivo
5.
Marque a opção em que só não pertença a mesma classe gramatical que nos versos:
“Que contradição: só a guerra faz/ Nosso amor em
paz.”
a)
( ) Nós só
desejamos a paz.
b)
( ) Não só
de pão vive o homem
c)
( )
Compareceram a aula só dez alunos.
d) (
) Desde a infância, Ele é só na vida.
e)
( ) Os
meninos estavam só apavorados.
6. Considere
que os períodos abaixo são compostos por subordinação, grife a oração
subordinada e classifique-a.
a)
Quando o time vence a
torcida se anima.
(oração subordinada adverbial temporal)
b)
Fazia tanto calor que o meu corpo estava
ensopado de suor.
(oração subordinada adverbial consecutiva)
c)
Você pode vender, desde que venda por um preço
bom.
(oração subordinada adverbial condicional)
d)
Comprei um carro para que tivesse mais conforto.
(oração subordinada adverbial final)
e)
Escrevi o recado sem que ninguém visse.
(oração subordinada adverbial modal)
TEXTO 2:
Leia o período e responda as
questões 7 a 9.
“As necessidades unem,
as opiniões separam.”
(Dito popular de domínio público)
7.
Que
relação está, explicitamente, estabelecida no período? (contraste e oposição)
8.
Identifique
verbos, quantidade de orações e classifique o período. (unem/separam. Duas orações e período
composto)
9. Sobre
o período, é correto afirmar que:
a)
( ) trata-se
de período simples, constituído de orações independentes.
b)
( ) trata-se de um período composto por
subordinação, já que as orações expressam sentido de dependência entre si.
c) (
) trata-se de período composto por orações coordenadas assindéticas,
pois não são introduzidas por conjunções e independência sintática.
d)
( ) trata-se
de período simples, constituído de orações dependentes.
TEXTO 3:
Leia o
texto e resolva as questões 10 a 13.
O amor bate na aorta
Cantiga de amor
sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.
Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.
Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.
(Carlos Drummond de Andrade)
10. Qual a
predicação dos verbos nos trechos destacados?
(VTD em todos os casos)
11. O amor
e a cantiga de amor adquirem atitudes humanas. Qual a figura de linguagem
utilizada?
a)
( )
metonímia
b)
( )
hipérbole
c) (
) Personificação
d)
( )
metáfora
12. Explique
como você entende a expressão “sem eira nem beira” de acordo com o contexto.
a) (
) sem destino certo, a esmo, perdido
b)
( ) sem
rumo, porém só atinge a alguns.
c)
( )
confuso, incompreensível.
d)
( )
cumprindo uma sina pré determinada.
13. Nos
últimos versos uma conjunção está implícita. Apresente e classifique-a. (A conjunção
porque, explicativa)
TEXTO
4:
Leia este poema, de Manuel Bandeira para responder as questões
de 14 e 15.
Céu
A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.
Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.
14. Analise a 1ª estrofe e responda:
a) Qual é o número de períodos? A primeira estrofe do poema possui 2 períodos.
b) Os períodos são simples ou compostos? Um período simples e um período composto.
c) Quantas orações há no 2° período dessa estrofe? Há duas orações: "Levanta a mãozinha, / Quer tocar o céu."
d) As orações do 2° período são coordenadas ou subordinadas? São orações coordenadas.
Céu
A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.
Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.
14. Analise a 1ª estrofe e responda:
a) Qual é o número de períodos? A primeira estrofe do poema possui 2 períodos.
b) Os períodos são simples ou compostos? Um período simples e um período composto.
c) Quantas orações há no 2° período dessa estrofe? Há duas orações: "Levanta a mãozinha, / Quer tocar o céu."
d) As orações do 2° período são coordenadas ou subordinadas? São orações coordenadas.
15. Com relação à 2ª
estrofe:
a) Qual é o número de orações existentes nessa estrofe? Há 5 orações.
b) As orações se ligam predominantemente por coordenação ou por subordinação? As orações se ligam predominantemente por subordinação
b) As orações se ligam predominantemente por coordenação ou por subordinação? As orações se ligam predominantemente por subordinação
16. Faça a associação das conjunções
coordenativas destacadas nas frases seguintes a um destes valores semânticos e
classifique-as.
# ADIÇÃO # CONCLUSÃO # ALTERNÂNCIA # OPOSIÇÃO
# ADIÇÃO # CONCLUSÃO # ALTERNÂNCIA # OPOSIÇÃO
#
EXPLICAÇÃO
a) Os meninos não entenderam o assunto; entretanto disseram que sim. Adversativa
b) A menina está se preparando para o concurso do BB há dias; logo, deverá ser aprovada. Conclusiva
c) Procure após o intervalo, pois estarei em casa. Explicativa
d) Quer queira, quer não queira, os filhos acompanham os pais nas viagens. Alternativa
e) Iremos embora que já anoiteceu. Explicativa
a) Os meninos não entenderam o assunto; entretanto disseram que sim. Adversativa
b) A menina está se preparando para o concurso do BB há dias; logo, deverá ser aprovada. Conclusiva
c) Procure após o intervalo, pois estarei em casa. Explicativa
d) Quer queira, quer não queira, os filhos acompanham os pais nas viagens. Alternativa
e) Iremos embora que já anoiteceu. Explicativa
17.
Complete os períodos convenientemente. Depois, classifique as orações
adverbiais.
a) Mal acordei, ... (oração subordinada adverbial temporal)
b) Segundo afirmaram as pesquisas, ... (oração subord.
adv.conformativa)
c) À medida que as horas passam, ... (oração subord. Adv.
proporcional)
d) Se eu não estiver enganado, ... (oração subordinada
adv. condicional)
e) Quando você chegou, ... (oração subordinada
adverbial temporal)
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