sequencia didática com o livro infantil
“A PRINCESA QUE NÃO QUERIA APRENDER A LER"
ÁREA DO
CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
|
DISCIPLINA: LINGUAGEM
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
SÉRIE: 4º
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMA:
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA “A PRINCESA QUE NÃO
QUERIA APRENDER A LER”
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 1ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Desenvolver habilidades de expressão e argumentação oral;
Interagir em rodas de conversa sobre a importância da leitura;
CONTEÚDO:
Leitura/levantamento
de hipóteses
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula dialógica
e interativa.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Roda de conversa
J A professora
escreve no quadro a palavra LEITURA e solicita que livremente, no caderno,
escrevam sobre a importância dessa palavra para a vida das pessoas.
Obs. Definir um tempo para que pensem e
façam seus registros, após esse tempo cada aluno deverá ler suas anotações (socialização).
J Após
ouvi-los, explorar a importância de ler por prazer e boa vontade, os
benefícios que essa ação promove e o bem que nos traz. No fim da conversa,
convidá-los a conhecer um livro, “o mesmo que trabalharemos neste período de
aulas”. (Realizar algumas perguntas a fim de aguçar a curiosidade acerca do
livro)
2º MOMENTO: Apresentação
do livro
a)
Mostrar o livro “A PRINCESA QUE NÃO QUERIA APRENDER A LER” para
que analisem identifiquem algumas informações. Folheá-lo explorando os
aspectos estruturais que o compõe.
b)
Questioná-los sobre o possível conteúdo do livro.
c)
Iniciar a leitura com eles (combinar de que cada
um irá ler um pouquinho, portanto toda atenção é necessária).
d)
Ao fim da leitura saber se gostaram da história e
retomar nossa reflexão inicial sobre a importância da leitura.
e)
Fazer questionamentos que favoreça a inferência,
explicação e contextualização das ideias do texto
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos e livro paradidático
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 2ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Localizar informações implícitas e explícitas num texto;
Desenvolver
habilidades de leitura;
CONTEÚDO: Leitura, compreensão
e interpretação do texto
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula dialógica
e interativa.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Exercício no
caderno
1.
De acordo com o seu contato com o livro lido é
correto afirmar que:
(
) Narra fatos e situações que se passam em algum lugar no tempo
presente
(
) Narra fatos ocorridos num tempo indeterminado
(
) Narra fatos que aconteceram a pouco tempo atrás
2.
De acordo com a narração dos acontecimentos
podemos afirmar que o narrador classifica-se em:
(
) Narrador personagem (
) Narrador observador
a)
Explique a opção escolhida.
3.
Que palavras ou expressões da história informam
sobre tempo e lugar dos acontecimentos?
4.
A princesa da história tinha um único problema.
a)
Qual era esse problema?
b)
De que maneira seus pais tentaram solucionar o
problema?
5.
Que acontecimento da história despertou na princesa
o prazer e a vontade de ler?
6.
Na frase abaixo explique o sentido do termo
destacado.
Talvez os planos sinistros da
bruxa Serpentina tivesse muito sucesso.
2º MOMENTO: Correção coletiva
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 3ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Reconhecer
e classificar as palavras quanto ao número e tonicidade;
Perceber
que as regras de acentuação influenciam na classificação de tonicidade;
Identificar
os principais encontros vocálicos e consonantais.
CONTEÚDO: Divisão silábica (classificação/tonicidade/encontros
vocálicos, consonantais/dígrafos)
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: aula
dialógica, expositiva e interativa.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE
1º MOMENTO: Aula
explicativa
Escrever
no quadro o título do livro “A princesa que não queria aprender a ler” para
realizar com os alunos a análise das palavras que o compõe. (explorar todo o
conteúdo proposto para aula e provocá-los a ampliar com outros exemplos)
2º MOMENTO: Atividade para
casa
1.
Leia um trecho da história “A princesa que não queria aprender a ler”.
“Nessa mesma noite, ele se sentou ao
lado de Rosa e ronronou no seu ouvido:
_ Livros são gostosos de ler. Princesa
querida, você gostaria que eu fosse seu mestre
secreto? Posso ensiná-la a ler
brincando (...)”
a)
O que narrador quis dizer com “ronronou”?
b)
Explique com organização e coerência a afirmação
“Livros são gostosos de ler”.
2.
Observe as palavras o trecho da questão anterior e
responda o que e se pede.
a)
Faça a divisão silábica das palavras: brincando/fosse/gostaria
b)
5 palavras apresentam encontro consonantal na
mesma sílaba. Quais são elas?
c)
Quais palavras apresentam dígrafos?
d)
Circule
todas as monossílabas e em seguida explique a diferença entre palavras
monossílabas e polissílabas.
3.
Classifique as palavras quanto à tonicidade
completando o quadro.
Príncipe – raízes – inteligência –
sultão – árvores – pavor – visível – velha – água – sorriu - menina
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 4ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Desenvolver habilidades da expressão escrita explorando recursos de assonância,
rimas e figuras;
Produzir texto explorando a estrutura de versos com base no tema
importância da leitura;
CONTEÚDO: Produção
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula expositiva
e dialógica.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Correção
coletiva
2º MOMENTO: Produção
Retomar
com os alunos discussões sobre a temática e propor produção de texto.
1)
Produza um texto em versos falando sobre a
importância da leitura na sua vida. Use a criatividade e escreva versos
rimados. Seja organizado e coerente.
3º MOMENTO: Apresentação
das produções
Ouvir
as produções dos alunos e explorar com eles as diferenças estruturais
existentes entre o texto produzido e o texto trabalhado “A princesa que não
queria aprender a ler”
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
João não realizou atividade de produção
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 5ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Identificar
e classificar palavras num texto;
Reconhecer
e flexionar os substantivos estabelecendo uma relação de concordância entre
os nomes;
CONTEÚDO: Substantivo/adjetivo
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula expositiva e dialógica.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Estudo do
substantivo e adjetivo (classificação/flexão de número)
Explicar
o conteúdo a partir do seguinte trecho
extraído da narrativa “A princesa que não queria aprender a ler”
2º
MOMENTO: revisão para casa
Aplicação
de atividade
1.
Leia:
Era uma vez uma bela princesa chamada
Rosa. Ela vivia com seus pais, o valente rei Tancredo e a serena rainha
Dália. Filha única, a menina passava os dias cantando pelo jardim e brincando
por todos os cantos do palácio.
a)
Copie do texto:
J Os
substantivos comuns que nomeiam a personagem protagonista da história.
J Os
substantivos próprios que representam personagens dessa história.
J Circule no
texto as palavras que representam características desses personagens.
b)
Complete as frases abaixo com as palavras
substantivo ou adjetivo.
J São chamadas
de..........................todas as palavras que nomeiam seres.
J As palavras
que usamos para caracterizar os nomes de seres em geral recebem o nome
de........................... .
2.
Leia para responder o que se pede:
No primeiro dia em que o sábio
conselheiro se apresentou, com seu livro debaixo do braço, a princesa o
recebeu tão bem que ele pensou: “Algo de errado deve estar acontecendo. Essa
menina é muito inteligente e meiga!”
a)
Escreva dois substantivos compostos que usamos
para nomear dia.
b)
É correto afirmar que a palavra conselheiro é:
( ) substantivo (
) adjetivo
J Explique sua
escolha.
c)
Escreva três substantivos derivados para livro.
d)
Retire da leitura que fez dois substantivos comuns
trissílabas.
e)
Escreva um substantivo dissílaba paroxítona
f)
Quais palavras foram utilizadas para caracterizar
o substantivo menina? E a qual classe pertencem as palavras que tem função de
caracterizar.
3.
Reescreva as frases abaixo passando-as para o
plural. Atenção com as modificações necessárias.
a)
A princesa e o rei vivem no castelo.
b)
A rainha saiu a procura da filha.
c)
O conselheiro é esperto.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 6ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Aplicar
conhecimentos de substantivo e adjetivo considerando classificação e flexão
de número.
CONTEÚDO: Análise
linguística
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula
interativa,
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Correção de
atividade de casa
Observar
a execução de atividade nos cadernos e realizar correção coletiva
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 7ª AULA
HABILIDADES:
Construir o conceito de pronome
e empregá-lo adequadamente em diferentes situações textuais;
Reconhecer e classificar termos
que designam circunstâncias de tempo, lugar, modo em situações concretas
vivenciadas no cotidiano;
Identificar expressões no
presente, passado e futuro, introduzindo a noção conceitual de verbos;
Reconhecer o verbo e
flexioná-lo em pessoas e tempos de modo a concordar com o sujeito;
CONTEÚDO: Análise
linguística (pronome/advérbio/verbo)
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula
dialógica, interativa e expositiva.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO:
Explicação
do conteúdo a partir de passagens da história. A professora seleciona alguns
trechos do texto que contemplem o conteúdo abordado, expõe no quadro para
leitura, observação e análise.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 8ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Aplicar
em execução de atividade, conhecimentos adquiridos acerca dos pronomes,
advérbios e verbos.
CONTEÚDO: Análise linguística
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula explicativa
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Exercício de
fixação
1)
De acordo com seu conhecimento da história e
entendimento do assunto estudado, responda as questões.
“Na caverna da bruxa havia também uma
cobra imensa, uma raposa e corvos, além de vários sapos, ratos e lagartos. A
primeira coisa que a bruxa fez foi obrigar a princesinha a arrancar seu belo
vestido e depois cobri-la de farrapos imundos. Em seguida, deu-lhe uma
vassoura e disse:
_ Vamos, menina preguiçosa, não pense
que aqui será como em seu belo palácio. Varra a caverna inteira senão vai
para a cama de barriga vazia (...)”
a)
Em que tempo prevalecem as ações do trecho?
Confirme sua resposta com palavras do trecho.
b)
Identifique expressão de lugar.
c)
Quais palavras são substantivos que nomeiam
animais?
d)
Sobre as palavras destacadas informe a quem se
referem e a que classe gramatical pertencem?
2)
Encontre 2
palavras que pertençam às classes abaixo:
a)
Substantivo
b) adjetivos c) verbos c) pronomes
3)
Retire do texto o que se pede;
a)
1 substantivo no diminutivo-
b)
1substantivo trissílaba com dígrafo e encontro
vocálico-
c)
1 adjetivo com encontro vocálico-
d)
1 verbo da 1ª conjugação no presente-
e)
Todos os verbos no infinitivo-
2º MOMENTO: Correção
coletiva e aplicação de questão para casa
1)
Preencha o quadro abaixo com os verbos que faltam.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 9ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Reconhecer e categorizar palavras
(substantivos/pronomes/adjetivos/artigo/verbo) de acordo com a função que
assume nos textos e contextos propostos.
CONTEÚDO: Análise
linguística
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula dialógica
e interativa
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Correção de
atividade
2º MOMENTO: Aplicação de
exercício de revisão
1)
Explique o sentido das palavras destacadas nos
trechos a seguir.
“Quando a névoa mágica do
encantamento se desfez, lá estava Chiado (...)”
“Para evitar o tombo, a menina
segurou na cabeça do conselheiro (...)”
“fique tranquila minha filha!”
2)
Destaque os pronomes presentes nas frases e
classifique-os em pessoal obliquo ou
reto, possessivo e de tratamento.
a)
Ela já sabe como escapar da caverna.
b)
Você caiu nas minhas garras e eu jamais a
libertarei!
c)
Sentou-se nas raízes de uma grande árvore e
adormeceu.
J Nas frases
acima, qual pronome refere-se a 3ª pessoa do singular?
3)
Reescreva o trecho abaixo na 1ª pessoal do
singular:
Mas logo suas costas doeram muito e
ela sentiu o cheiro horrível dos ratos e sapos da caverna na temível
Serpentina.
4)
Circule todos os substantivos que aparecem no
trecho e separe as sílabas de cada um
5)
Escreva 2 substantivos próprios que se refiram a:
a)
Pessoas b)
lugares c) livros
6)
Identifique os verbos presentes nas frases e
indique o tempo verbal em cada caso.
a)
A princesa tinha um belo cavalo.
b)
O pássaro escapuliu.
c)
Eu jamais lhe libertarei.
d)
Os animais não sabem ler.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DESENVOLVIMENTO – 10ª AULA
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES:
Desenvolver
habilidades de expressão oral e aplicar conhecimentos adquiridos
CONTEÚDO: Análise
linguística
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIA: Aula
interativa
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE CLASSE:
1º MOMENTO: Correção
coletiva de atividade
2º MOMENTO: Exercício para
casa
1)
Leia e informe a classe gramatical das palavras
destacadas.
O livro
A princesa que não queria aprender a ler trata da história de Rosa e Chiado.
Eles nos ensinam o quanto a leitura é importante.
2)
O pronome eles, no trecho acima, representa
qual pessoa verbal?
3)
Informe o tempo verbal de cada frase.
a)
A bruxa se chamava Serpentina.
b)
A princesa aprendeu que a leitura é essencial.
c)
Eu contarei essa história para outras pessoas.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: Materiais
didáticos
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: