terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A DISCIPLINA DO AMOR

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PRÁTICA DE LEITURA

TEXTO 1:
A DISCIPLINA DO AMOR
Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, “mas quem esse cachorro está esperando?”. Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho sempre voltado para “aquela” direção.
(Lygia Fagundes Telles. A disciplina do amor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 99-100.)                                 
 TEXTO 2:
a.mor: sm 1. afeição acentuada de uma pessoa por outra; 2. objeto de afeição; 3. [...] pessoa amada; 4. zelo, cuidado.                                                                                          
                                     (Soares Amora. Minidicionário. 18 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 38.)

TEXTO 3:
Resultado de imagem para tirinhas da mafalda sobre amor 
1. Os textos 1, 2 e 3 são bastante diferentes entre si, pois foram produzidos em situações diversas, com finalidades específicas. Apesar disso, todos eles têm algo em comum. Qual a semelhança ou relação entre eles? Explique informando sobre o gênero a que cada um corresponde.

2. O texto 2 é um verbete de dicionário. Esse tipo de texto tem função de expor ou transmitir um conceito, um conhecimento formal das palavras. Identifique nesse texto palavras que assumem essa função.

            3. Com base na leitura do texto 1, responda as questões 4 a 8.

            4. Analise as afirmações abaixo sobre o texto A disciplina do amor.

I – O texto narra a relação afetiva entre um cão e seu dono.
II – No segundo parágrafo, no trecho que descreve o momento em que o dono do cachorro apontava ao longe, apresenta-se a ação que desencadeará a problemática vivenciada pelo animal.
III – O narrador do texto é do tipo observador, que não se aprofunda na análise psicológica das personagens.
IV – O título do texto justifica-se pelo fato de o cachorro manter, em sua rotina, o comportamento destinado a seu dono, sendo leal e compromissado com o jovem.

É correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) I e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) II, III e IV apenas.

5. O texto A disciplina do amor tem por objetivo mostrar:
a) a alegria de um cachorro ao passear com seu dono.
b) os efeitos do inverno na vida dos cachorros.
c) a fidelidade de um cachorro a seu dono.
d) o amor das pessoas pelos animais.
e) a pontualidade dos animais.

6.  Após a leitura do texto, podemos traçar um perfil para o cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do animal em relação a seu dono é:
a) displicência.
b) amor.
c) lealdade.
d) compromisso.
e) disciplina.

7. No trecho “Foi na França, durante a segunda grande guerra...”, o verbo em destaque assume sentido semântico de:
a) acontecera.
b) sucedera.
c) ocorreria.
d) ocorreu.
e) observou.

8. Releia:
“(...) Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde”. Quem é o referente do termo destacado?a)      O amor
b)      O jovem
c)      O cão
d)     O trabalho
e)      N.D.A
 
9. No trecho “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata...” significa que:
a) o cachorro, cada dia, esperava seu dono em um horário diferente; por isso, ficou esperando por muito tempo.
b) o cachorro sempre esperava seu dono no mesmo horário.
c) como nos contos de fadas, o cachorro sabia olhar as horas para ir ao encontro de seu dono.
d) o cachorro tinha um relógio preso ao corpo para esperar o dono sempre no mesmo horário.
e) como as pessoas da vila conheciam o cachorro, faziam-lhe festinhas sempre no mesmo horário, para que ele soubesse a hora de esperar pelo dono.

ANALISE LINGUÍSTICA

10. Leia a tirinha e responda:
https://wordsofleisure.files.wordpress.com/2012/04/416966_334702049911172_261705443877500_889577_1004271610_n.jpg
a)      O sujeito da forma verbal deves deve ser classificado como:
(   ) sujeito indeterminado
(   ) sujeito simples
(   ) sujeito oculto ou desinencial
(   ) oração sem sujeito

b)      A expressão “o caminho do bem” completa o sentido do verbo seguir, por isso assume função sintática de:
(   ) objeto direto      (   ) objeto indireto      (   ) objeto direto e indireto

c)      Na oração “Com o engarrafamento que deve ter na estrada do mal!...” o complemento verbal destacado é:
(   ) objeto direto       (   ) objeto indireto     (   ) adjunto adverbial

  11.  Analise em cada caso a função sintática dos termos destacados. Consulte o quadro  abaixo.
VI – verbo intransitivo
VTD – verbo transitivo direto
OD – objeto direto
VTI – verbo transitivo indireto
OI – objeto indireto
VL – verbo de ligação
PS – predicativo do sujeito

O jogo estava bem animado. (        )
Esse exercício não é difícil. (       )
Todos precisam de ajuda. (       )
A poluição invadiu as praias. (        )
Anoiteceu rapidamente! (       )
Você não trouxe meu guarda-chuva? (         )
Gostamos muito de você. (       )


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