ATIVIDADE AVALIATIVA DE
LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE LEITURA
TEXTO 1:
A DISCIPLINA DO AMOR
Foi na França,
durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias,
pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco
antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e,
na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.
A vila inteira
já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele
correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo
voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono
apontava lá longe.
Mas eu avisei
que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou
de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso
naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar
a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e
levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então,
disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu
posto de espera.
O jovem morreu
num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.
Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora,
ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos
anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado
que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram se para
outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo
(era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As
pessoas estranhavam, “mas quem esse cachorro está esperando?”. Uma tarde (era
inverno) ele lá ficou, o focinho sempre voltado para “aquela” direção.
(Lygia Fagundes Telles. A disciplina do
amor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 99-100.)
TEXTO 2:
a.mor: sm 1. afeição acentuada de uma
pessoa por outra; 2. objeto de afeição; 3. [...] pessoa amada; 4. zelo,
cuidado.
(Soares
Amora. Minidicionário. 18 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 38.)
TEXTO 3:
1. Os textos 1, 2 e 3 são bastante diferentes
entre si, pois foram produzidos em situações diversas, com finalidades específicas.
Apesar disso, todos eles têm algo em comum. Qual a semelhança ou relação entre
eles? Explique informando sobre o gênero a que cada um corresponde.
2. O texto 2 é um verbete de dicionário.
Esse tipo de texto tem função de expor ou transmitir um conceito, um
conhecimento formal das palavras. Identifique nesse texto palavras que assumem
essa função.
3. Com base na leitura do texto 1, responda as questões 4 a 8.
4. Analise as afirmações abaixo
sobre o texto A disciplina do amor.
I – O texto
narra a relação afetiva entre um cão e seu dono.
II – No segundo
parágrafo, no trecho que descreve o momento em que o dono do cachorro apontava
ao longe, apresenta-se a ação que desencadeará a problemática vivenciada pelo
animal.
III – O narrador
do texto é do tipo observador, que não se aprofunda na análise psicológica das
personagens.
IV – O título do
texto justifica-se pelo fato de o cachorro manter, em sua rotina, o
comportamento destinado a seu dono, sendo leal e compromissado com o jovem.
É correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) I e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) II, III e IV apenas.
5. O texto A disciplina do amor tem por objetivo mostrar:
a) a alegria de um cachorro ao passear com
seu dono.
b) os efeitos do inverno na vida dos
cachorros.
c) a fidelidade de um cachorro a seu dono.
d) o amor das pessoas pelos animais.
e) a pontualidade dos animais.
6. Após a leitura do texto, podemos traçar um
perfil para o cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do
animal em relação a seu dono é:
a) displicência.
b) amor.
c) lealdade.
d) compromisso.
e) disciplina.
7. No trecho “Foi na França, durante a segunda grande guerra...”, o verbo em
destaque assume sentido semântico de:
a) acontecera.
b) sucedera.
c) ocorreria.
d) ocorreu.
e) observou.
8. Releia:
“(...) Um jovem tinha um cachorro que todos
os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes
das seis da tarde”. Quem é o referente do termo destacado?a)
O amor
b)
O jovem
c)
O cão
d)
O trabalho
e)
N.D.A
9. No trecho “Então, disciplinadamente,
como se tivesse um relógio preso à pata...” significa que:
a) o cachorro, cada dia, esperava seu dono
em um horário diferente; por isso, ficou esperando por muito tempo.
b) o cachorro sempre esperava seu dono no
mesmo horário.
c) como nos contos de fadas, o cachorro
sabia olhar as horas para ir ao encontro de seu dono.
d) o cachorro tinha um relógio preso ao
corpo para esperar o dono sempre no mesmo horário.
e) como as pessoas da vila conheciam o
cachorro, faziam-lhe festinhas sempre no mesmo horário, para que ele soubesse a
hora de esperar pelo dono.
ANALISE LINGUÍSTICA
10. Leia a tirinha e responda:
a)
O sujeito da forma verbal deves deve ser
classificado como:
( ) sujeito
indeterminado
( ) sujeito
simples
( ) sujeito
oculto ou desinencial
( ) oração sem
sujeito
b)
A expressão “o
caminho do bem” completa o sentido do verbo seguir, por isso assume função sintática de:
( ) objeto
direto ( )
objeto indireto ( ) objeto direto e indireto
c)
Na oração “Com o engarrafamento que deve ter na estrada do mal!...” o
complemento verbal destacado é:
( ) objeto
direto ( ) objeto indireto (
) adjunto adverbial
11. Analise em cada caso a função sintática dos
termos destacados. Consulte o quadro
abaixo.
VI – verbo
intransitivo
VTD –
verbo transitivo direto
OD –
objeto direto
VTI –
verbo transitivo indireto
OI –
objeto indireto
VL – verbo
de ligação
PS –
predicativo do sujeito
|
O jogo estava bem animado. (
)
Esse exercício não é difícil. ( )
Todos precisam de ajuda. ( )
A poluição invadiu as praias. (
)
Anoiteceu rapidamente! (
)
Você não trouxe meu guarda-chuva? ( )
Gostamos muito de você. (
)
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