quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Exercício de revisão

                                                                       ATIVIDADE
Prática de leitura, análise textual e linguística
1. Leia o texto e resolva as questões.
port 6serie t4
No texto, a palavra “tem” foi grafada de duas maneiras. Qual das afirmativas abaixo é VERDADEIRA em relação à escrita correta dessa palavra?
a)      (   ) A acentuação do verbo ter é determinada por seus complementos na frase.
b)      (   ) A maneira correta de grafar esse verbo é sem o acento, pois ele é impessoal.
c)      (   ) O verbo “têm” recebe acento circunflexo quando empregado na 3ª pessoa do plural.
d)     (   ) O primeiro uso de “tem” no texto está no presente do indicativo, por isso não recebe acentuação.

2. Leia o texto abaixo para responder as questões.
                                                           Tatuagem
Enfermeira inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no peito pedindo para não proceder a manobras de ressuscitação em caso de parada cardíaca. (Mundo Online, 4, fev., 2003)

Ela não era enfermeira (era secretária), não era inglesa (era brasileira) e não tinha 78 anos, mas sim 42; bela mulher, muito conservada. Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia. O homem não comentou: perguntou apenas o que era para ser tatuado.
– É bom você anotar – disse ela – porque não será uma mensagem tão curta como essa da inglesa. Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar.
– “Em caso de que eu tenha uma parada cardíaca” – ditou ela –, “favor não proceder à ressuscitação”. Uma pausa, e ela continuou:
– “E não procedam à ressuscitação, porque não vale a pena. A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.” Ele continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para tatuar, e quanto mais tatuasse, mais ganharia. Ela continuou falando (...). Àquela altura o tatuador, homem vivido, já tinha adivinhado como terminaria a história (...). E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la.
– Desculpe, disse, mas para eu tatuar tudo o que a senhora me contou, eu precisaria de mais três ou quatro mulheres.
Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pôde. Depois, convidou-a para tomar alguma coisa num bar ali perto.
Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem. (...). Ele fez uma tatuagem especialmente para ela, no seu próprio peito. Nada de muito artístico (...). Mas cada vez que ela vê essa tatuagem, ela se sente reconfortada. Como se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse vivendo uma nova, e muito melhor, existência.
                                                                                             (Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)
Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião da mulher é:
a) (   ) “Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa.”
b) (   ) “O homem não comentou; perguntou apenas o que era para ser tatuado.”
c) (   ) “A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
d) (   ) “Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pôde.”

O trecho do texto que retrata a consequência após o encontro da secretária com o tatuador é:
a) (   ) “Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia”.
b) (   ) “Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar”.
c) (   ) “E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la”.
       d) (   )” Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.
       Nas frases a seguir, um dos pronomes apresenta referente diferente. Identifique-a.
a)      (   ) “...apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar (...)”
b)      (   ) “...antes que ela contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la (...)”
c)      (   ) “...consolou-a como pôde (...)”
d)     (   ) “...convidou-a para tomar alguma coisa (...)”

3. Leia o texto para resolver as questões.
Receita de acordar palavras
Palavras são como estrelas
Facas ou flores
Elas têm raízes pétalas espinhos
São (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
Para acorda-las basta um sopro
Em sua alma
E como pássaros
Vão encontrar seu caminho
                      Roseana Murray, Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p.10
Responda:
a)      Que tempo e modo verbal é predominante no texto?
b)      Qual figura de linguagem predomina na expressão “Palavras são como estrelas”? Assinale.
(   ) personificação            (   ) comparação          (   ) metáfora               (    ) metonímia   
c)      Observe as palavras entre parênteses no texto e empregue-as com a concordância adequada, de acordo com as normas da língua culta.

4. Leia as primeiras estrofes deste poema escrito por Affonso Romano de Sant`Anna e responda.
CONJUNGAÇÃO
Eu falo
tu ouves
ele cala.

Eu procuro
tu indagas
ele esconde.

Eu planto
tu adubas
ele colhe.
a)      Quais pessoas do discurso estão presentes em todas essas estrofes do poema?
b)      Em que modo os verbos estão flexionados?
c)      Que verbos desse trecho do poema pertencem à segunda conjugação?
d)      Qual desses verbos é um verbo irregular?
5. Leia a notícia:
MENINO É AGREDIDO POR COLEGAS EM ESCOLA DE SP E VAI PARAR NO HOSPITAL
Ele é gago e pode ter sido vítima de “bullying”
Secretaria de Estado da Educação e policia Civil apuram o caso.
·         Nos períodos apresentados no texto, a função sintática dos termos destacados é, RESPECTIVAMENTE:
a)      (   ) Adjunto Adnominal, Predicativo do Sujeito, Predicado Verbal.
b)      (   ) Adjunto Adverbial, Predicado Nominal e Predicado Verbal.
c)      (   ) Adjunto Adnominal, Predicado Nominal e Predicado Verbal.
d)      (   ) Adjunto Adverbial, Predicativo do Sujeito, Predicado Verbal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: