Atividade
Questão 1: Leia o trecho do poema “Changara”, escrito por um poeta
moçambicano.
Engoliram luas as crianças de Changara
Os olhos delas são pássaros tristes sem voo
Que no desespero da fome acumulada
Comem estrelas como se fossem grãos de milho.
Julius Kazembe
a)
Ao afirmar que as
crianças engoliram luas, o poeta faz alusão a:
( ) falta de
alimento e beleza das noites naquele lugar.
( X) falta de
alimento e característica de barriga arredondada por causa de verminoses.
( ) falta
de alimento para os moçambicanos.
( ) falta alimentação, por isso os moçambicanos
engolem luas.
b)
De qual dificuldade o
poema trata? (da fome sofrida pelas crianças de Changara)
c)
Quem é o referente do
termo delas no segundo verso? (Refere-se às crianças)
d)
Releia o ultimo verso.
A quem se refere a forma verbal comem? (Refere-se aos pássaros
tristes)
Questão 2: Observe e leia esta tirinha.
a)
Pesquise no as palavras
entre aspas e apresente. (temeridade: falta de temor, audácia, excessiva, imprudência/ intrepidez: qualidade de intrépido,
audácia, coragem, ousadia)
b)
Informe o antônimo
dessas palavras. (temeridade:
cautela, prudência/ intrepidez:
covardia, medo)
c)
Por que, segundo Hagar,
é preciso ser dicionário temerário e intrépido para tomar a atitude descrita no
ultimo balão. (Porque quem tomar essa atitude terá de enfrentar a esposa, que
provavelmente estará muito aborrecida)
Questão 3: Indique a classe gramatical (adjetivo, advérbio,
substantivo) que os verbos assumiram no contexto de cada frase.
a)
O viver e um tempo breve que se tem. (substantivo)
b)
Ao fim do julgamento, o
réu foi absorvido. (adjetivo)
c)
Anoitecendo, iremos à festa de
formatura. (advérbio de tempo)
d)
E neste sofrer vou levando a minha vida. (substantivo)
Questão 4: Em qual das orações acima pode-se identificar uma locução
verbal?
(E neste sofrer vou levando a
minha vida).
Questão
5: Em qual destas frases o gerúndio adquiriu uma ideia imperativa? Explique
sua resposta.
a)
Saindo da escola, vou passar
na sorveteria.
b)
Andando, mocinha! Já para
dentro!
c)
Obedecendo ao pai, Drica foi
tomar banho. (Nessa frase, o gerúndio expressa uma ideia de ordem)
d)
Trabalhando, aprendera a dar valor
às coisas.
Questão 6: Associe cada oração à ideia que o verbo exprime.
a)
O calor tornou-se
insuportável. (mudança de estado)
b)
Hoje nasceu meu
irmãozinho. (ocorrência/acontecimento)
c)
Ventou demais durante a tempestade. (fenômeno da natureza)
d)
Quero uma camiseta bem colorida para a festa. (desejo)
e)
Mariana está
aborrecida com Paulo. (estado)
f)
Duda, não suba
nesta cadeira! (ação)
Questão 7:
Sublinhe os verbos e as locuções verbais e indique a quantidade de orações em
cada período.
a) “Assim
que anoitecia, ele voltava
para casa e levava sua vida de cachorro (...)”. 3 orações
b) “O
jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno
coração do cachorro não morreu a esperança.” 2 orações
c) “Assim
que via o dono, ia
correndo ao seu encontro (...)”. 2 orações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: