quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS RESPONDIDO

                                                    Atividade
Questão 1: Leia o trecho do poema “Changara”, escrito por um poeta moçambicano.
Engoliram luas as crianças de Changara
Os olhos delas são pássaros tristes sem voo
Que no desespero da fome acumulada
Comem estrelas como se fossem grãos de milho.
    Julius Kazembe
a)      Ao afirmar que as crianças engoliram luas, o poeta faz alusão a:
(    ) falta de alimento e beleza das noites naquele lugar.
( X) falta de alimento e característica de barriga arredondada por causa de verminoses.  
(    ) falta de alimento para os moçambicanos.
(    ) falta alimentação, por isso os moçambicanos engolem luas.
b)      De qual dificuldade o poema trata? (da fome sofrida pelas crianças de Changara)
c)      Quem é o referente do termo delas no segundo verso? (Refere-se às crianças)
d)     Releia o ultimo verso. A quem se refere a forma verbal comem? (Refere-se aos pássaros tristes)

Questão 2: Observe e leia esta tirinha. 
Resultado de imagem para hagar o que é temeridade
a)      Pesquise no as palavras entre aspas e apresente. (temeridade: falta de temor, audácia, excessiva, imprudência/ intrepidez: qualidade de intrépido, audácia, coragem, ousadia)
b)      Informe o antônimo dessas palavras. (temeridade: cautela, prudência/ intrepidez: covardia, medo)
c)      Por que, segundo Hagar, é preciso ser dicionário temerário e intrépido para tomar a atitude descrita no ultimo balão. (Porque quem tomar essa atitude terá de enfrentar a esposa, que provavelmente estará muito aborrecida)

Questão 3: Indique a classe gramatical (adjetivo, advérbio, substantivo) que os verbos assumiram no contexto de cada frase.
a)      O viver e um tempo breve que se tem. (substantivo)
b)      Ao fim do julgamento, o réu foi absorvido. (adjetivo)
c)      Anoitecendo, iremos à festa de formatura. (advérbio de tempo)
d)     E neste sofrer vou levando a minha vida. (substantivo)

  Questão 4: Em qual das orações acima pode-se identificar uma locução verbal?
            (E neste sofrer vou levando a minha vida).

          Questão 5: Em qual destas frases o gerúndio adquiriu uma ideia imperativa? Explique sua resposta.
a)      Saindo da escola, vou passar na sorveteria.
b)      Andando, mocinha! Já para dentro!
c)      Obedecendo ao pai, Drica foi tomar banho. (Nessa frase, o gerúndio expressa uma ideia de ordem)
d)     Trabalhando, aprendera a dar valor às coisas.

Questão 6: Associe cada oração à ideia que o verbo exprime.
a)      O calor tornou-se insuportável. (mudança de estado)
b)      Hoje nasceu meu irmãozinho. (ocorrência/acontecimento)
c)      Ventou demais durante a tempestade. (fenômeno da natureza)
d)     Quero uma camiseta bem colorida para a festa. (desejo)
e)      Mariana está aborrecida com Paulo. (estado)
f)       Duda, não suba nesta cadeira! (ação)

          Questão 7: Sublinhe os verbos e as locuções verbais e indique a quantidade de orações em cada período.
a)      “Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida de cachorro (...)”. 3 orações
b)      “O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.” 2 orações

c)      “Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro (...)”. 2 orações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: