terça-feira, 12 de dezembro de 2017

SEQUENCIA PRODUZIDA EM ATENDIMENTO A UMA QUERIDA PROFESSORA.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Série:
3º ano
Período:
30.10.17 a 10.11.17
Disciplina/Área:
Português, Matemática, Ciências, História e Geografia

                                                            Habilidades a serem desenvolvidas:
JPortuguês
·         Eixo: prática de oralidade
H3. Escutar histórias contadas ou lidas pelo/a professor/a ou colegas, identificando assunto, tempo, espaço e realizando inferências sobre o significado de palavras pelo contexto;
H4. Escutar apresentações de trabalhos de colegas, fazendo perguntas pertinentes ao tema, em momento adequado;
H7. Recontar experiências e casos ouvidos, com sequência lógica usando marcadores de tempo, espaço pertinentes ao contexto e com vocabulário adequado, respeitando seu turno de fala;
H10. Expor trabalhos oralmente, ou por meio de sinalização planejando o tempo de manutenção da fala e adequando a linguagem à situação comunicativa;
·         Eixo: prática de leitura
H1. Ler textos verbais com autonomia;
H6. Demonstrar compreensão de textos, identificando assunto de que tratam;
H11. Reconhecer as finalidades de textos lidos com autonomia;
H12 e 13. Localizar informações explícitas e implícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia;
H17. Estabelecer relações de intertextualidade na compreensão de textos diversos;
H20. Descrever personagens de uma história e explicar como suas ações contribuem para a sequência dos eventos;
H23. Perceber como os elementos gramaticais se articulam para tornar o texto coeso.
·         Eixo: prática de produção textual
H27. Produzir textos com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
H28. Produzir narrativas que contem experiências reais ou imaginárias, utilizando detalhes descritivos, sequências claras de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto;
H29. Recriar textos conhecidos, modificando personagens ou cenário e escrevendo outro início ou outro desfecho para as histórias;
·         Eixo: prática de analise linguística
H38. Identificar gêneros textuais e seus contextos de produção;
H39. Identificar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas;
H40. Identificar palavras ou expressões que estabeleçam a coesão, como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades;
H42. Identificar a concordância nominal e verbal;
H46. Utilizar marcadores de fala de personagens, ao produzir narrativas;
H52. Utilizar adequadamente as palavras, dadas suas funções, ao produzir textos;
H53. Utilizar tempos verbais para produzir textos;
H55. Usar ponto final, exclamação, interrogação, travessão para marcar discurso direto e vírgulas em enumerações na produção de textos;
JMatemática
·         Eixo: geometria
H8. Observar e identificar a simetria de objetos de nosso meio, a fim de desenvolver habilidades espaciais, como discriminação visual, percepção de posição e de forma de uma figura.
·         Eixo: números e operação
H11. Compor e decompor um número de até quatro ordens, por meio de diferentes adições e subtrações, para desenvolver estratégias de cálculo e para compreender o valor posicional dos algarismos de um número;
H15. Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo resultados de até quatro ordens, utilizando estratégias de cálculo e registros pessoais, incluindo o cálculo mental;
H16. Resolver problemas de multiplicação com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, com o suporte de imagem ou material manipulável, utilizando estratégias de cálculo e registros pessoais, incluindo a reta numérica como recurso;
H17. Resolver problemas de divisão em partes iguais, com resto e sem resto, com o suporte de imagem ou material manipulável, utilizando estratégias e registros pessoais, incluindo as ideias de metade, terça parte e quarta parte;
H22. Conhecer o conceito de metade, terça parte, dobro e triplo, a fim de utilizar diferentes estratégias de cálculo e para resolver operações e situações-problema.
·         Eixo: álgebra e funções
H24. Conhecer a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
·         Eixo: grandezas e medidas
H35. Identificar instrumentos de medida apropriados à grandeza;
H36. Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais.
·         Eixo: estatística e probabilidade
H39. Ler, interpretar e comparar dados apresentados em uma tabela simples, tabela de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas;
JCiências
• Reconhecer as partes de uma planta e compreender a função de cada parte.
• Refletir sobre a necessidade e a importância da preservação ambiental.
JHistória e Geografia
. Identificar aspectos de convivência entre as pessoas.
. Compreender que as regras e os costumes mudam com o tempo.
. Entender como se organiza o comércio.
. Observar o sistema solar e elementos que o compõe.
. Identificar, nomear e classificar meios de transporte.

Conteúdo(s):

JPortuguês – gêneros textuais (intertextualização), classes de palavras, concordância, pontuação.
JMatemática – situações problema (medidas de massa e capacidade, as 04 operações), simetria, composição e decomposição.
JCiências – sistema solar, plantas (partes e funções), preservação do meio ambiente.
JHistória e Geografia – convivência, cidadania e meios de transportes e comércio.

Procedimentos Metodológicos:

1º. Dia - segunda-feira 30.10.17
a)      01 aula de português
1º Momento: Rotina
DIÁRIO – Atividade no caderno de matemática
                   Livro de Geografia pp. 124 e 125
                   Lembrar de trazer uma tesourinha sem ponta para atividade em classe

 2º Momento: Levantamento de hipóteses
J Atividade de jogo da memória:
·         Propor à turma um jogo interativo a partir da exposição de fichas contendo informações associáveis. As fichas numeradas (com pequenos textos ou trechos de textos) e coloridas (reservando informações quanto ao gênero textual) formarão pares combinados.

JAntes do jogo, motivar a turma conversando e questionando-os:
·         Com o jogo da memória você terá oportunidade de exercitar a leitura e seu entendimento sobre a função dos textos. O que vocês imaginam que está por traz dessas fichas numeradas e coloridas?

JDesenvolvimento:
·         O quadro será dividido em duas partes. De um lado estarão organizadas fichas numeradas de 01 a 07 e do outro lado, fichas representando 07 cores diferentes.
·         Os alunos poderão arriscar as jogadas voluntariamente, ou mediante sorteio. Para cada jogada, o jogador da vez precisará mencionar uma cor e um número. A professora vira as fichas solicitadas revelando as informações que, uma vez coerentes, concede pontuação ao jogador.
·         Nas jogadas com acerto o jogador terá direito de ficar em posse das fichas correspondentes até a professora encerrar o jogo e proferir comentário sobre elas.
·         O jogo pode ser encerrado quando todas as fichas forem descobertas ou quando, a professora perceber que já tem acertos suficientes para explorar.

J Depois do jogo, conversar e questionar a turma:
·         Uma história já conhecida por vocês estava presente o tempo inteiro no jogo da memória. Que história era essa? (Espera-se que responda: “A história de Chapeuzinho Vermelho”)

·         Neste momento, conversar com a turma esclarecendo os objetivos da atividade (exercitar a leitura, perceber a finalidade dos diferentes textos e entender que eles podem conversar entre si) fazendo um confronto das informações que forneceram antes do jogo com as descobertas, agora realizadas.

·         Trazer à frente com suas respectivas fichas, alunos que acertaram jogadas para reforçar a informação contida nelas (falar do gênero presente, funcionalidade, contexto de uso, principais características) sempre associando informações das fichas coloridas com as fichas numeradas.  

3º Momento: Atividade no caderno (registro do jogo)
J Exercício dirigido no caderno
Registrando o jogo da memória.
1.      Durante o jogo, a turma leu, conversou, se divertiu e aprendeu. Vamos agora, organizar uma lista, em que os itens devem representar os gêneros de texto que estavam presentes no jogo.

Obs. Como a atividade é dirigida, a professora deve conduzi-los na realização, inclusive montar essa lista com eles, coletivamente no quadro. (Ex. criar a sequência de números para organizar uma lista, confirmando a formatação de uma lista).
A lista ficará, provavelmente, assim:
1-      Receita
2-      Convite
3-      Anúncio/propaganda
4-      Notícia/reportagem
5-      Música
6-      Poema
7-      Conto
8-      Carta/carta de reclamação
9-      Bilhete
10-  Regras do jogo

J Com a lista pronta, fazer a turma perceber que é possível encontrarmos em um texto muitos outros. Mostrar, ainda com fichas do jogo, que podemos encontrar o assunto, a ideia ou acontecimento de um texto em outro. 
          
b)     01 aula de matemática
1º Momento: Leitura e apresentação do texto (distribuir os textos, solicitar leitura silenciosa, depois realizar a leitura em voz alta para a turma e conversar com eles sobre a estrutura do texto, vocabulário específico e informações de números e medidas).

2º Momento: Aplicar atividade para casa no caderno
J Exercício para casa

1.      Leia a receita culinária de docinhos da vovó.
                                Docinhos da vovó
Ingredientes:        
J 1 kg de farinha de trigo
J 2 colheres de amido de milho
J 6 ovos
J 1 l de leite
J 250 g de manteiga
J 1 colher de fermento
J 1 xícara de açúcar
J 100 ml de leite condensado
J canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Numa vasilha espaçosa, misture a farinha, o amido de milho e o fermento, depois, acrescente os ovos, a manteiga, o açúcar e, aos poucos, o leite. Amasse bastante até adquirir uma massa consistente e homogênea. Espere que a massa descanse por alguns minutos.
Faça bolinhas ou dê o formato que desejar e arrume-os em forma untada com manteiga. Leve ao forno por 20 minutos.
Retire do forno, espere esfriar e pincele com leite condensado. Use canela em pó para polvilhar e bom apetite!

2.      A receita é um texto instrucional porque apresenta:
(    ) medidas
(    ) informações numéricas
( X) instruções de como preparar ou usar algo
(    ) poucas palavras

3.      Observe no texto as siglas l, ml, g e kg. Elas são usadas para representar nomes de medidas. Pesquise com um adulto o significado delas e anote em seu caderno.
l- litro /ml- mililitros /g- grama /kg- quilograma

4.      Pinte, no texto, as informações numéricas e escreva-as por extenso.

5.      Se uma receita da vovó rende 24 docinhos, imagine e calcule quantos docinhos renderão preparando:
a)      2 receitas – 36 docinhos
b)      3 receitas – 72 docinhos
c)      4 receitas – 96 docinhos

6.      Os docinhos da vovó é um sucesso. Todos os dias ela recebe muitas encomendas. Para facilitar a contagem, veja como ela decompõe (separa) as quantidades e continue fazendo o mesmo.
a)      314 = 300+10+4
b)      862 = 800+60+2
c)      1.252 = 1000+200+50+2
d)     738 = 700+30+8
e)      231 = 200+30+1
f)       2.543 = 1000+500+40+3

7.      Um desafio para você! Uma padaria da cidade vende 542 docinhos por dia. Quantos docinhos são vendidos durante a semana, considerando que aos domingos a padaria está fechada.
R - 542 X 6 = 3.252 (durante a correção coletiva dessa atividade, antes de armar e resolver o cálculo, é importante interpretar cada informação da situação problema e fazer registros no quadro a fim de induzi-los a proceder igual nas próximas tentativas).

8.      Todos esses objetos fazem parte do nosso cotidiano. Pinte aqueles apresentam simetria.
(Obs. Se preciso, lembrar para os alunos o conceito de simetria)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMe3EKtQ1XlKSfTIn2dKeulba2YR7jTW5ZXN9fuUGr1x8OFWy-yNI_UNDehp5-6FddrOddaZ4b2nMmpRammkIiWsLboXc_ajhSnlsiU8vrVD8dbH25B0si3COCzWbYaEc3bKEQanvu6SgW/s1600/Objetoscozinha+(27).jpg 
(As figuras simétricas são: a colher, o garfo e a última vasilha)

c)      02 aulas de geografia
1º Momento: Meios de transporte
J Jogo da forca – Atividade coletiva
*Perguntar para os alunos: “A Chapeuzinho usou algum meio de transporte para visitar a vovó? E você, usa um meio de transporte para visitar a sua vovó?”
*Propor, no quadro, vários substantivos que nomeiam meios de transportes por meio de palavras incompletas para que os alunos possam finalizar estas palavras descobrindo de qual nome se trata (espera-se que durante o jogo percebam que conversaremos sobre os diferentes meios de transportes que utilizamos no cotidiano e em situações mais formais).
*Sugestões para o jogo: motocicleta – ônibus – automóvel – helicóptero – mêtro – carroça – submarino

OBS. É importante manter as palavras descobertas registradas no quadro para servir de apoio à explicação.
 
J Reflexão do jogo
*Conversar com a turma sobre os meios que usamos para nos locomover ou para transportar coisas (falar da evolução tecnológica nos meios de transportes, da importância desses meios para o desenvolvimento comercial e para o lazer das pessoas, falar de como podemos classificá-los “aéreos, terrestres e aquáticos” e sobre a importância da manutenção para garantia de segurança dos usuários).

2º Momento: Atividade em dupla
Você conheceu na história o endereço da vovó de Chapeuzinho. “Ela mora lá do outro lado do arco-íris”.  Use a criatividade com um colega de dupla e invente um meio transporte curioso capaz de levá-la ate esse endereço em segurança.
      
           
OBS. Para estimular a criatividade e desempenho dos alunos, a profª pode levar 10 (dez) pirulitos para        premiar as cinco duplas mais que apresentarem o trabalho mais criativo e coerente com a proposta.

 2º. Dia - terça-feira 31.10.17
a)      02 aulas de português
1º Momento: Rotina
DIÁRIO –  Atividade no caderno de história

2º Momento: Atividade com vídeo
            J Roda de conversa
·         Iniciar a aula perguntando para a turma se eles conhecem a irmã de Chapeuzinho e como imaginam que ela seja.
·         Após ouvi-los, esclarecer para a turma que uma mesma história pode ser contada, recontada, adaptada e assim, apresentar diferentes versões. Convidá-los para assistir a um vídeo e conhecer a irmã de Chapeuzinho.

 J Apresentação de vídeo
·         Apresentar o vídeo A irmã mais nova de Chapeuzinho vermelho disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UrVKtQB8Pog com duração de aproximadamente 5 minutos.

3º Momento: Discussão sobre o vídeo
             J Questioná-los:
# Gostaram dessa versão da história? Por quê?
# O que há da história original na versão que acabamos de assistir?
# Com relação ao comportamento das personagens, o acontece de diferente entre as versões da mesma história?

 J Aplicar atividade no caderno de Português para classe
                                                                 Exercício interpretação
1.      Sobre o vídeo assistido, informe:
a)      O vídeo tem início com a contação de uma história. Quem são as personagens envolvidas nessa contação? (Duas crianças, um animal de estimação e a professora)
b)      Que fala inicial da garota nos permite perceber a história que ela vai contar? (A garota pergunta para a professora se ela tem medo de lobo mau)
c)      Onde e quando se passa a história contada? (A história se passa na floresta, durante o dia)

2.      Na história, quem conta os acontecimentos é chamado de:
a)      (    ) apresentador
b)      ( X ) narrador
c)      (    ) orador
d)     (    ) personagem

3.      Sobre a história contada, responda:
a)       A irmã mais nova de Chapeuzinho vermelho decide visitar sua vovozinha.
* Onde fica a casa da vovozinha? (A casa fica do outro lado do arco-íris)
* Qual é a cor do capuz da irmã mais nova da Chapeuzinho Vermelho? (cor de rosa)
* Quais eram as duas atividades preferidas dessa garotinha? (Colecionar bonecas e vestidos cor de rosa e visitar sua vovozinha)
* Com base nos acontecimentos, que características você atribui aos personagens:
#Irmã de Chapeuzinho- (Respostas possíveis: esperta/ativa/atenta/criativa/inteligente)
#Senhor Lobão- (Respostas possíveis: astucioso/esperto/criativo/veloz)

b)      A caminho da casa da vovó, a Chapeuzinho se encontra com outro personagem dessa história.
* Ela encontrou:
(    ) um amiguinho
(    ) um caçador
(    ) o temido lobo mau
( X ) o senhor lobo
* Esse personagem tinha fama de:
(    ) amigo das crianças
(    ) protetor da floresta
( X ) maior colecionador de cestas
(    ) malvado e assustador

4.      Ao perceber a presença do lobo a menina resolve mudar seus planos. A atitude dela revela;
(    ) experiência                        ( X ) esperteza                     (    ) medo 
 
5.      Leia esse trechinho, observe as palavras destacadas e assinale corretamente.
“... o grande, o forte, o único senhor Lobão. Muito arteiro, lá estava ele, escondido a espera de Chapeuzinho (...)”
a)      As palavras destacadas no trecho servem para:
(    ) explicar quem é Lobão
( X) caracterizar o Lobão
(    ) mostrar o que ele fazia
(    ) assustar a chapeuzinho
b)      As palavras destacadas pertencem ao grupo de:
(    ) substantivos                 (    ) verbos                    ( X ) adjetivos

4º Momento: Correção coletiva de atividade
J Observar os cadernos conferindo execução completa da atividade, acompanhamento durante correção e organização.

b)     01 aula de história
1º Momento: Bate-papo sobre regras e costumes
J Jogo: Brincar de lá vai a bola
Instruções: Mantendo a organização da sala, a professora leva uma bola pequena para a sala de aula repassa com os alunos a musiquinha da brincadeira “lá vai a bola/girando na roda/quem tiver com a bola na mão...” e explicar que aquele que ficar com a bola na mão vai falar o que entende sobre regra, o próximo, falará sobre costume. O jogo pode se repetir pelos seis vezes para que a turma ouça, pelo menos, 3 opiniões diferentes sobre isso.

J Refletindo o jogo
Após ouvi-los, explicar para eles a diferença entre REGRAS (leis, normas, princípios) e COSTUMES (cultura, tradição), orientando sobre a importância do respeito às regras e para o bem comum.

 JAtividade de produção
     Atividade no caderno de desenho (Caso eles não tenham, pode fazer em metade de uma folha de ofício e depois colar caderno).
                                              Exercício de classe
1.      As regras e os costumes podem mudar com o tempo. Pense no vídeo que assistimos e anote um costume, uma regra ou uma situação em que percebemos mudança, depois faça um desenho criativo para expressar suas anotações.
Sugestões (espera-se que os alunos percebam):
A menina dessa história coleciona vestido com de rosa e bonecas;
A menina conversa com o lobo sem demonstrar medo;
As crianças são orientadas a não conversar com estranhos;
O lobo que sempre teve fama de mau, não era tão mau assim;
O lobo deixou de ser malvado para ser colecionador;
   
2º Momento: Aplicar atividade para casa no caderno (ditar e acompanhar a escrita)
J Atividade para casa no caderno
1.      Faça uma pequena lista descrevendo regras que precisam ser obedecidas para a boa convivência das pessoas. (Resposta pessoal)
a)      Em sua casa –
b)      Na escola –
c)      Na igreja –
d)     Na relação de amizade –

c)      02 aulas de ciências
1º Momento: Revisando plantas (partes e funções)
J Planta fatiada
A professora mostrará para a turma a imagem de uma planta e dirá para a classe: “Imaginem que essa planta estava foi encontrada na floresta, onde a irmã mais nova de Chapeuzinho conversava com o  Senhor Lobão – o maior colecionador de cestas de docinhos” convidando-os a conhecer as partes que compõe essa planta.  

Instruções para a atividade:
*Distribuir para a turma a imagem de uma pequena planta;
*Solicitar a pintura da imagem
*Organizar o cabeçalho no caderno com o título da atividade;
*Cortar, por vez, cada parte da planta. À medida que, a professora nomeia e corta uma parte da planta na frente os alunos acompanham repetindo a ação com sua figura (quem não estiver com tesourinha aguarda o colega mais próximo fazer para emprestar).
*A cada parte da planta cortada, fazer uma pausa para lembrar e registrar importância e a função desta parte para o vegetal.

OBS. Os comentários sobre cada parte da planta deverão ser registrado no quadro para que os alunos anotem com correção e precisão.  

J Agora, com criatividade, invente um nome para essa planta e informe uma utilidade para ela.

J Observação dos cadernos e acompanhamento de atividade.

3º. Dia - quarta-feira 01.11.17
a)      01 aula de português
1º Momento: Rotina
DIÁRIA – Atividade no livro de Matemática pp. 233 e 234

2º Momento: Atividade de produção (convite)

J   Atividade de classe
1.      Leia o trecho e assinale corretamente.
“Espero que você também tenha gostado dessa história”.

* A palavra destacada refere-se:
a)      (   ) a algumas crianças
b)      (   ) aos colegas que escutavam a história
c)      (   ) à professora que ouve a história
d)     ( X) a todos os ouvintes convite da história

2.      O trecho acima refere-se a fala final da narradora no vídeo. Que tal formalizar o convite e estender aos colegas da escola? Escreva um texto convidando um colega de sua turma para ouvir a sua versão dessa história. Atenção! Lembre-se de que um convite precisa apresentar informações como data, local, e horário. 
    
 J Acompanhar e observar as produções;

 J Socialização das ideias (oportunizar momento para apresentação oral dos trabalhos produzidos).

b)     02 aulas de Matemática
1º Momento: Correção coletiva de atividade de casa no caderno

J Observar os cadernos conferindo a execução de atividade e realizar correção coletiva

             2º Momento: Divisão

             J Aula explicativa, dialogada e expositiva.
Organizar a turma num grande círculo (talvez seja necessário realizar a atividade fora da sala de aula, para dispor de mais espaço) para demonstrações utilizando materiais concretos como palitos, tampinhas, fichas do material dourado ou até um ábaco. A partir das representações numéricas, trabalhar na construção de conceitos como: metade, terça parte, quarta parte, dobro, triplo e quádruplo, explorando as estratégias possíveis para representar números e efetuar cálculos.
Ex. Representar em material dourado quantidades como:
*200 (mostrar sua metade/quarta parte – fazendo-os perceber que a divisão desse número em partes iguais).
*52 (mostrar seu dobro/triplo/quádruplo – fazendo-os perceber o aumento desse numeral 2, 3 ou até 4 vezes)

3º Momento: Atividade de dupla em classe

J Jogo: O saquinho desafiador
*Na sala de aula, a professora organiza os alunos em duplas, entrega um retângulo de papel ofício e apresenta para eles o saquinho desafiador, nele deverá conter fichas de duas cores diferentes (uma com um numeral representado, outra, com um desafio a cumprir – o dobro, triplo, quádruplo, metade, terça parte, quarta parte, escrita por extenso, decomposição).
*Cada dupla precisa retirar do saquinho duas fichas uma de cada cor para resolver o desafio lançado, dentro do tempo previsto.
*Durante a atividade, a professora observa as tentativas, acompanha as estratégias de resolução e orienta nos casos de dúvida.

J Registro do jogo
*Ao término do jogo, a professora seleciona alguns para socializar no quadro (o ideal é registro pelo menos um item de cada desafio, por exemplo, um cálculo de dobro, um cálculo de triplo, um cálculo de metade e assim, sucessivamente).
*Todos os cálculos selecionados para registro deverão ser resolvidos no quadro mediante explicação da professora, que aproveita essa oportunidade para esclarecer sobre a escrita de números, os cálculos com resto e exatos.
*Com todos os registros prontos no quadro, será a vez dos alunos registrarem essas informações no caderno de matemática.

4º. Dia - sexta-feira 03.11.17

a)      01 aula de matemática
1º Momento: Rotina
DIÁRIO – Atividade no caderno de Português

2º Momento:
JRealizar a correção coletiva da atividade do livro de Matemática

JAtividade cantada – exercício de classe no caderno

Lobão problemático. Vamos resolver os problemas do Lobão?
*Trazer para a sala de aula um desenho aumentado da figura do lobo, em cartaz, contendo em algumas partes, situações problemas (envolvendo as operações) para resolução.  
*A professora será o lobo e as crianças cantam. De acordo com a resposta que o lobo (a profª) dá, a equipe da vez retira um cálculo do cartaz e leva para o grupo (não pode abrir ainda).
*Ao término da brincadeira, quando o lobo estiver pronto, todas as equipes começam a resolver o problema. No tempo determinado, a professora chama as equipes na frente para apresentação dos cálculos resolvidos.

1.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou tomando banho" – pega o cálculo que está na cabeça

2.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou vestindo a calça" – pega o cálculo que está nas pernas

3.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou vestindo a camisa" – pega o cálculo que está nos braços

4.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou calçando o sapato" – pega o cálculo que está nos pés

5.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou colocando o cinto" – pega o cálculo que está na barriga

6.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  “Não!!Eu estou passando o perfume" – pega o cálculo que está no pescoço

7.      "Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes)  "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde:  "Estou pronto sim!"

OBS. Todos os cálculos devem ser registrados por todos os grupos no caderno.

b)     02 aulas de português
1º Momento: Projeto Ortografia sem segredos
J Exercício dirigido - Atividade no livro didático pp. 226 a 231
Explorar proposta de exercício do livro didático para discutir com os alunos a variação/flexão de algumas palavras quanto à formação de (aumentativo e diminutivo, revisando o grau dos substantivos) e (masculino e feminino, revisando adjetivos pátrios).
Conversar também sobre aspectos regrados da língua, quando ao uso de S (apesar do som de Z) na formação de adjetivos pátrios.

2º Momento: Atividade para casa no caderno
                                                   Exercício de revisão para casa
1.      Leia.
Quero ver você adivinhar!
O que falta na anta
Pra frio ela nos esquentar?
a)      O texto termina com um ponto de interrogação. Para que ele é usado? (O ponto de interrogação é usado para finalizar perguntas)

b)      Textos desse tipo costumam nos divertir. Esse texto é:
(    ) uma piada                       (    ) um poema
( X) uma adivinha                  (    ) um conto

c)      Como você responde a pergunta feita no texto? Falta a letra M

2.      Resolva as adivinhas abaixo e treine a regra do M antes do P e B.
a)      Bum! Ela estoura, e um estrago faz. (Bomba)
b)       Chap-chap! Ela voa, e é o símbolo da paz. (Pomba)

3.      Leia o poeminha de Pedro Bandeira.
O H é letra incrível,
Muda tudo de repente.
Onde ele se intromete,
Tudo fica diferente...
Se você vem para cá,
Vamos juntos tomar chá.
Se o sono aparece,
Vem um sonho e se adormece.

a)      No poema, a palavra ELE refere-se:
( X ) a uma letra do alfabeto
(    ) ao sono
(    ) ao sonho
(    ) ao leitor
b)      As palavras destacadas, no texto, indicam:
(    ) qualidades
(    ) ações para o futuro
(    ) nomes que damos às coisas
( X ) ações no tempo presente

4.      Nessa tira aparecem personagens de histórias diferentes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtDX9BiqHZm9KsmX6ZzKCaBKfHR2U6chp2J9-wSLSQqAvC-IW9gwc-hKURI9IkQV6odRcxg8gDM0bMo4hbSbvumFELjh38IAvG0IQqF7opw19yJZRRT_yhgCk1wKGSp_lNyFsRTst2_Tk/s640/Tira+-+Os+tr%C3%AAs+porquinhos.jpg
a)      Identifique esses personagens e informe a história que cada um faz parte.
b)      Em sua opinião, por que será que o Cascão veio parar na história desses personagens?

5.      Leitura também é diversão! Leia e responda:
                                                     Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.

a)      O texto é:
(   ) uma poesia        (X) uma anedota         (   ) uma notícia

b)      As palavras destacadas no texto são classificadas como:
(   ) substantivos            (   ) verbos             (X) pronomes             (   ) adjetivos

c)      O humor, ou seja, a graça do texto está em:
(   ) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(   ) “Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé”.
(   ) “quando passou um vigário”.
(X) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

d)     Assinale na alternativa em que a divisão silábica está correta.
(   ) po-ei-ra/  ima-gi-nan-do/  so-a-lhe-i-ra/
(   ) vi-gá-ri-o /  ba-rri-gu-di-nho/  tris-te
( X) so-a-lhei-ra/  po-ei-ra/  vi-gá-rio

e)      No texto, que adjetivos se referem ao menino do texto? (Triste, magro e barrigudinho)

6.      Reescreva o trecho abaixo na 3ª pessoa do plural.
O menino foi premiado pela história linda que produziu.
(Eles foram premiados pela história linda que produziram)

7.      Leia as frases, circule os verbos e informe o tempo em que indicam.
J As crianças leram muitas histórias. (Tempo passado)
J A leitura nos leva ao mundo da fantasia. (Tempo presente)
J A biblioteca ficará aberta para os visitantes. (Tempo futuro)
J Ela escreveu uma linda história de amizade. (Tempo passado)
8.      Complete as frases com os verbos e os tempos indicados nos parênteses.
a)      As pessoas (ficaram) encantadas com a história que (ouviram). (ficar/ouvir – passado)
b)      Eu (gosto) de ler livros de contos de fada. (gostar – presente)
c)      Amanhã (devolverei) o livro que me emprestou. (devolver – futuro)

5º. Dia - segunda-feira 06.11.17
a)      01 aula de português

1º Momento: Rotina
DIÁRIO: Atividade no livro de Geografia pp. 126 e 127
                 Atividade no livro de Matemática pp. 232

2º Momento: Correção coletiva de atividade no caderno de Português

3º Momento: Levantamento de hipóteses
J Bingo dos gêneros
*Retomar com os alunos o jogo da memória brincado em aula anterior, relembrando os gêneros que estavam presentes.
*Organização no caderno
                                                     Bingo dos gêneros
Escolha apenas quatro dos gêneros textuais que trabalhamos no jogo da memória e preencha sua cartela. Ouça com atenção as leituras e marque no gênero correspondente.






OBS. A professora seleciona alguns gêneros textuais e traz para a sala de aula. Os alunos deverão identificar o gênero textual pela função informativa que desempenha. Por exemplo, a professora faz a leitura de carta, de uma bula de remédio, de um poema, de notícia ou reportagem, e pelo texto, os alunos precisarão identificar o gênero na cartela.                                               

b)     01 aula de matemática –

1º Momento: Atividade de Enquete no caderno de Matemática
J O texto instrucional
Propor a pesquisa para falar com os alunos sobre a importância de textos do gênero instrucional no cotidiano das pessoas e sobre o quanto estão presentes (nesse momento será importante dar exemplos de uso como administrar um medicamento, preparar uma culinária, aprender a usar aparelhos e etc).
                                                       Enquete             
1.      O texto faz parte do nosso dia a dia. Eles estão por toda parte, seja oral, seja escrito. Sobre os textos instrucionais, pesquise entre as pessoas da sua escola:
Qual você usa mais do dia a dia?
*receitas               *manuais             *bula de remédio             *regras de jogo          *instruções de uso

JObs.  Dividir a turma em duplas ou em trios para que realizem a pesquisa.
JObs. Depois da pesquisa, fazer levantamento dos resultados (a professora deve construir um exemplo no quadro para melhor orientá-los na construção do gráfico).   
JObs.  A profª pode organizar uma troca de cadernos entre eles para que socializem os resultados.

c)      02 aulas de geografia
1º Momento: Correção de atividade

J Observar o caderno dos alunos com execução de atividade e realizar correção coletiva do exercício no livro pp. 124 e 125

2º Momento: Leitura compartilhada

J Aula dialogada e explicativa sobre comércio
Ler com a turma e conversar sobre temas relacionados com o comércio explorando o conteúdo informativo e atividades propostas no livro didático pp.122 e 123. 

6º. Dia - terça-feira 07.11.17
a)      02 aulas de português
1º Momento: Rotina
DIÁRIO: Atividade no livro de Ciências pp. 169 a 172

2º Momento: Produção textual (carta de reclamação)

J Proposta de atividade e orientação para produção
*Como os alunos já conhecem o texto “carta”, a professora inicia conversando com a turma sobre a necessidade que o ser humano tem de interagir e se comunicar com o outro. Explicar que para isso, usamos diferentes tipos de linguagens, e a carta é uma delas. Existem muitos tipos diferentes de carta.
*Informar: Vocês sabiam que não escrevemos cartas apenas para matar a saudade e conversar com pessoas que estão longe? Pois é, podemos escrever cartas com outros objetivos também, para fazer um pedido ou solicitação, para reclamar, para agradecer e para outras coisas mais.
*Aplicar atividade no caderno, convidando-os à leitura de uma carta.

1.      Leia o texto.
Floresta Encantada, 07 de novembro de 2017.
Meu novo amigo,
Senhor Lobão
Desde a semana passada, quando nos encontramos para socializar nossas coleções, tento reorganizar a sala da casa da vovó, mas não consigo por causa de suas 18 cestinhas de piquenique e seus 12 grandes livros de aventuras que estão aqui ocupando o espaço que já era das minhas bonecas.
Logo o Senhor, que queria tanto adquirir mais uma cestinha de piquenique para completar sua coleção, acaba esquecendo todas elas aqui!
A minha vovozinha já está reclamando por ver as minhas lindas   bonequinhas fora do lugar. Espero que venha o quanto antes para levar seus pertences e liberar o espaço que é das minhas bonecas.
                            Um abraço esperto da sua grande amiga,
                                                     Chapeuzinho cor de rosa.

2.      Alguns elementos são indispensáveis neste texto. Responda:
a)      Quando e onde a carta foi escrita? (Foi escrita na Floresta Encantada em, 07 de novembro de 2017)
b)      A pessoa que escreve ou envia uma carta recebe o nome de remetente. Quem é remetente da carta? (Chapeuzinho cor de rosa)
c)      Para quem a carta foi escrita? (A carta foi escrita para o Senhor Lobão)
d)     Identifique e pinte na carta, o termo usado para cumprimentar com a cor amarela. Com azul, pinte a informação que indica despedida.

3.      Por que Chapeuzinho cor de rosa resolveu escrever para o Lobão?
 
4.      Na carta, podemos confirmar que a Chapeuzinho cor de rosa:
a)      (   ) Faz uma solicitação ou pedido.
b)      (   ) Fala saudade que sente do novo amigo.
c)      (X) Faz uma reclamação ao amigo.
d)     (   ) Faz um agradecimento ao amigo.

5.      E você, se fosse escrever uma carta de reclamação, para quem seria? Do que você reclamaria?
                                                                                                                                     
3º Momento: Correção coletiva de atividade

b)     01 aula de história
             1º Momento: Atividade de produção no cadernoEntrevistando um colega
 JPara responder a essa atividade, um deve perguntar para o outro (como em entrevista) e registrar a responda organizadamente, no caderno.                                                                                                 
                                                                          Atividade de classe         
*Todas as sociedades têm regras ou leis que procuram garantir o respeito entre as pessoas e uma boa convivência. Pergunte para um colega e anote as respostas que ele falar em seu caderno.
a) Para você, qual é a regra de convivência mais importante?
b) Uma pessoa merece ser perdoada de desrespeita uma regra e se arrepende?

2º Momento: Socialização de atividade
J Observar os cadernos com execução de atividade e possibilitar que socializem suas respostas. É importante que, durante a leitura, o estudante informe quem foi autor da resposta.

c)      02 aulas de ciências
1º Momento: Sistema solar
J Aula explicativa, dialogada e interativa.
*Iniciar a aula escrevendo as palavras no quadro (estrelas/satélites/planeta) e incentivá-los a falar sobre o que já sabem com relação a esses termos. A partir da participação deles, propor acompanhamento de leitura informativa no livro didático e observação das imagens propostas.
*Explorar o conteúdo conversando com eles sobre como é formado o sistema solar e sobre as características dos planetas que o compõe. 
*Refletir sobre a necessidade e a importância da preservação ambiental.

JAtividade no livro pp. 167 e 168 (realizar durante explicação)

2º Momento: Preservação ambiental
J Questioná-los: Por que é importante preservar o meio ambiente?
Após ouvi-los, propor questões no caderno.

                                                      Atividade de classe
1.      Você acha possível contribuir para a preservação da natureza?
2.      Faça uma lista de atitudes que podem ser tomadas a partir de agora. Pense no desperdício de água, no excesso de lixo, no consumo de papel e de outros materiais, no cuidado com os animais.

          J Selecionar algumas listas para socialização.
          
7º. Dia - quarta-feira 08.11.17

a)      02 aulas de português
1º Momento: Rotina
DIÁRIO: Exercício no caderno de matemática

2º Momento: Exercício no caderno
J Trabalhar a leitura e estudo da narrativa “Quem perde ganha” de Ana Maria Machado, disponível no livro didático pp. 23 a 26. Explorar características como estrutura, marcação de tempo e espaço dos acontecimentos, fala de personagem e narrador e emprego de tempo verbal.
Propor a leitura silenciosa, depois compartilhada e discutir as ideias do texto. Durante a leitura compartilhada, fazer perguntas para os alunos.

                                                        Exercício de classe
1.      O texto trabalhado já é conhecido da turma. Qual o seu título? (Quem perde ganha)
2.      Podemos afirmar que esse texto:
(    ) dá instruções para o leitor   (    ) informa sobre um assunto    ( X  ) relata fatos

3.      O texto lido apresenta estrutura de:
(    ) versos e estrofes      (  X  ) frases e parágrafos

4.      Quem narra os acontecimentos é:
(    ) um narrador que participa da história, portanto personagem
(X ) um narrador que não participa da história, portanto observador

5.      A história começa com: Era uma vez uma menina.  A expressão destacada confirma que o texto é escrito em:
(     ) 1ª pessoa (eu/nós)
( X ) 3ª pessoa (ele/ela - s)

6.      Em: “...os pais entenderam e explicaram” a palavra destacada poderia ser substituída por:
a)      (   ) reclamaram
b)      (   ) esclareceram
c)      (   ) resmungaram

7.      Com base nos acontecimentos da história, responda as questões.
a)      Que acontecimento deu início a essa narrativa?
Lena não entendia como perdia seus vestidos se os via.
b)      Entre os personagens do texto, qual é protagonista, ou seja, o mais importante? Lena

8.      Muitas histórias começam com “Era uma vez”. Esse termo transmite ideia de:
(    ) tempo exato de acontecimento dos fatos
( X) tempo indeterminado
(    ) local onde acontecem os fatos
(    ) tempo determinado
9.      Em seu livro, conte e numere os parágrafos do texto. (37 parágrafos)
10.  Por que alguns parágrafos são iniciados por travessão? (Porque usamos o travessão para iniciar fala de personagens)
11.  Releia o 3º parágrafo do texto na pp. 23 e responda:
a)      As palavras que indicam ação expressam presente, passado ou futuro? (Passado)

J Correção coletiva de atividade

b)     01 aula de matemática
      1º Momento: Correção coletiva de atividade solicitada para casa no livro de Matemática pp. 232
      
      2º Momento: Sistema de medidas
      J Aula explicativa e dialogada – explorar conteúdo apresentado no livro didático
                                                 J    SÓ PARA REVISAR   J
           Ampliar as discussões com as informações e curiosidades:
# Grandeza, instrumento de medida e unidade de medida são coisas diferentes.
# Medimos grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura.
# Régua, balança, recipiente graduado, relógio, termômetro, dentre outros são instrumentos que usamos para medir.
# Para expressar a medida, necessitamos de uma unidade de medida.
*Na medida de comprimento, as unidades mais usadas são: metro, centímetro, milímetro e quilômetro.
*Na medida de massa, são mais usadas as unidades grama, quilograma e tonelada.
*Na medida de capacidade: litro, mililitro.
*Na medida de tempo: dia, mês, ano, hora, minuto.

OBS. Por se tratar de conceitos abstratos demais para as crianças, é importante fazer demonstração de alguns durante a explicação.

      J Propor atividade no livro pp.45, 46 e 47

      3º Momento: Exercício para casa
1. Pense e resolva:
a) Quero fazer um balanço. Pesquisei e descobri que o menor preço do metro de corda são 3 reais. Vou gastar 6 metros de corda. Quanto devo pagar? (3x6=18, pagarei 18 reais)
b) Para fazer o balanço, irei dividir os 6 metros de corda em dois pedaços iguais.  Quanto medirá cada pedaço de corda? (3 metros, pois 3 é a metade de 6)
c) Minha amiga Margarida irá gastar o dobro de corda que eu gastei para fazer alguns balanços.
Quanto ela gastará? (Margarida gastará 12 metros, pois 12 é o dobro de 6)

2. Complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.
a) O prédio em que moro tem 30 ______________ de altura. (metros)
b) O carro de André tem 4 _________________ de comprimento. (metros)
c) O palmo da mão de Nádia mede 15 __________________ de comprimento. (centímetros)
d) Meu cachorro tem 30 _____________________ de altura. (centímetros)

3. Uma pessoa trabalha empacotando produtos alternativos em cestas básicas. Ele dispõe de caixas que suportam pesos de 10 kg, 20 kg, 30 kg, 50 kg. Ele precisa colocar na caixa dois pacotes de cada produto abaixo relacionados:
Produtos
Peso
Arroz
5 kg
Farinha de trigo
1 kg
Biscoito
250 g
Bolo
250 g
Feijão
1 kg
Açúcar
1 kg
Chocolate em pó
1 kg
Macarrão
500 g
(Durante correção coletiva, observar as estratégias que a turma usou para chegar ao resultado)
Qual é a caixa que deverá escolher para embalar todos os produtos?
a)      (   ) 10 kg                     b) (X) 20 kg               c) (   ) 30 kg                     d) (   ) 40 kg

8º. Dia - quinta-feira 09.11.17
a)      02 aulas de português
1º Momento: Rotina
DIARIO: Exercício no caderno de Português (ou produção)

2º Momento: Produzindo um novo fim para a narrativa
J Atividade no caderno
1.      Leia:
 [conto-chapeuzinho-vermelho-1%255B3%255D.png]
2.      Numa história pode haver narrador e personagem. Pinte, usando a cor amarela as falas da personagem e com a cor verde as falas do narrador.
3.      De acordo com a leitura, existe mais participação da personagem ou do narrador?

4.      Como você acha que a mãe de Chapeuzinho ficou sabendo que a vovó estava muito doente?
5.      Use a criatividade para continuar contando essa história do seu jeito. Você pode modificar personagens ou o cenário e dar outro fim parta essa história.

J Ouvir as produções (finalizações da história) apontando as palavras que usaram para marcação de    tempo, a pontuação para indicar fala de personagem e o tempo verbal das ações. 

J Solicitar que preparem a leitura para apresentação na classe.

b)     01 aula de história
Atividade para casa (pode ser no mesmo caderno em que realizou a atividade anterior, ou seja, no caderno de português ou de produção textual – a ideia aqui é aproveitar a aula de historia para ampliar atividade de Português)
      1. Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.

c)      02 aulas de matemática
J Correção coletiva da atividade de casa no caderno

J Exercício em classe – Situação problema
(é importante orientar na seleção de dados e informações e acompanhar o raciocínio dos alunos verificando as estratégias que adotam para a resolução do problema)

1.      A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para a vovó. Ela usou uma dúzia e meia de espigas de milho e outros ingredientes.
a)      Se ela fizesse 2 bolos, de quantas espigas de milho precisaria?
b)      Se ela fizesse 3 bolos, qual seria a quantidade de espigas necessária?
c)      E se resolvesse fazer 4 bolos?

2.      Imagine que na cestinha da Chapeuzinho havia 24 fatias de bolo.
a)      Qual número representa a metade dessas fatias?
b)      E a terça parte?

J Após oportunizar um tempo para execução da atividade, realizar correção coletiva, discutindo as estratégias de solução para resolver os problemas.

9º. Dia - sexta-feira 10.11.17
     (Obs. Fim da sequencia didática. Não solicitar atividade para casa, a fim de, não interferir na próxima sequência)  
a)      01 aula de matemática
1º Momento: Correção coletiva de atividade para casa
J Ouvir algumas produções dos alunos sobre casos de desobediência.

2º Momento: Exercício de Matemática
                                                                        Desafio
1.      A estrada do bosque tinha 800 metros. Você acha que a estrada da floresta media mais ou menos? Por quê?
J Ouvir a resposta e justificativa dos alunos, discutir com eles sobre questões de lógica, fazendo-os entender porque o caminho da floresta não seria mais curto do que o caminho do bosque e lembrar da unidade de medida que usamos para representar distâncias, capacidades e tamanhos.
                                              
b)     02 aulas de português
1º Momento: Exercício para classe
1.      Leia o texto.

http://liberiasouto.zip.net/images/loboechapeuzinho.jpg

2.      O texto lido é:
(   ) uma história em quadrinho    
(   ) um conto   
(X) uma tirinha
(   ) uma piada
3.      Quem a Chapeuzinho Vermelho nessa história? E de qual história ela faz parte? (É a Mônica. Ela faz parte da historia em quadrinho Turma da Mônica)
4.      No primeiro quadrinho, que ideia transmite a fala e a expressão da Chapeuzinho Vermelho? (Transmite ideia de susto, surpresa)
5.      Algumas palavras aparecem no diminutivo. Quais são elas? (Garotinha/cestinha/lobinho)
6.      No texto, quais palavras são usadas para caracterizar o lobo? (Bonzinho e faminto)
7.      Leia as frases e reescreva-as no plural.
a)      A vovó está doente. (As vovós estão doentes)
b)      A menina fugiu do lobo. (As meninas fugiram do lobo)
c)      A mamãe fez doce e a menina levou. (As mamães fizeram doces e as meninas levaram)
8.      Em sua opinião, que resposta a Chapeuzinho Vermelho dará para o Lobinho bondoso e faminto?
(Pessoal)

            2º Momento: Correção coletiva de atividade
          
            3º Momento: Ler é um prazer
J A professora pode selecionar alguns livros de história (paradidáticos), levar para a sala de aula e permitir que encerrem esta sequência de forma prazerosa, a partir do exercício da leitura.

Obs. Se houver tempo, retomar o trabalho de intertextualização, provocando-os a pensar sobre:
·         A história lida, te lembra alguma outra? Se sim, por quê?
·         Imagine como seria personagens de outra dentro dessa...
·         Se você quisesse contar essa história por meio de musica ou de poema, como será que ficaria?


Recursos Didáticos:
Livro didático e paradidático
Papel ofício, papel metro (desenho ampliado do lobo), papéis coloridos, saco ou caixa, cestinha
Material impresso (receita, jogo da memória, imagem de planta)

Avaliação:
J Realização de leitura e escuta de textos (silenciosa e compartilhada):
Observação e análise da expressão oral, intervenção, participação, atenção à participação alheia, o respeito às opiniões.

J Produção Textual:
Consideração e utilização das características do gênero, variedade linguística, coerência nas produções e ao tema proposto, grafia das palavras.

J Exercícios do livro e no caderno:
Observação e acompanhamento do cumprimento e qualidade das atividades realizadas em classe e em casa, bem como a retomada de questões e observação de estratégias de resolução, durante correções coletivas.

J Qualitativamente
Observação do interesse, participação e socialização de ideias, respeito aos valores institucionais, participação nas atividades individuais e em equipes.

Referências principais:
MAGALHÃES, Tereza Coachar; CEREJA, William Roberto. Português Linguagens 3. São Paulo: Atual Editora, 2014.
Projeto Buriti: Português 4º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
Outras referências:
·         Livros didáticos dos alunos de Ciências, Historia e Geografia
Assinatura da Gestão Escolar/Coordenação Pedagógica.
Data:       /         /       .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: