|
||||||||||||||||||||||||||
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
|
||||||||||||||||||||||||||
Série:
|
3º
ano
|
Período:
|
30.10.17
a 10.11.17
|
|||||||||||||||||||||||
Disciplina/Área:
|
Português,
Matemática, Ciências, História e Geografia
|
|||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||
Habilidades a serem desenvolvidas:
JPortuguês
·
Eixo: prática de oralidade
H3. Escutar
histórias contadas ou lidas pelo/a professor/a ou colegas, identificando
assunto, tempo, espaço e realizando inferências sobre o significado de
palavras pelo contexto;
H4. Escutar apresentações de
trabalhos de colegas, fazendo perguntas pertinentes ao tema, em momento
adequado;
H7. Recontar
experiências e casos ouvidos, com sequência lógica usando marcadores de tempo,
espaço pertinentes ao contexto e com vocabulário adequado, respeitando seu
turno de fala;
H10. Expor trabalhos oralmente, ou
por meio de sinalização planejando o tempo de manutenção da fala e adequando
a linguagem à situação comunicativa;
·
Eixo: prática de leitura
H1. Ler textos
verbais com autonomia;
H6. Demonstrar
compreensão de textos, identificando assunto de que tratam;
H11. Reconhecer as
finalidades de textos lidos com autonomia;
H12 e 13. Localizar informações
explícitas e implícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos
com autonomia;
H17. Estabelecer
relações de intertextualidade na compreensão de textos diversos;
H20. Descrever
personagens de uma história e explicar como suas ações contribuem para a
sequência dos eventos;
H23. Perceber como os elementos
gramaticais se articulam para tornar o texto coeso.
·
Eixo: prática de produção
textual
H27. Produzir
textos com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
H28. Produzir
narrativas que contem experiências reais ou imaginárias, utilizando detalhes
descritivos, sequências claras de eventos e imagens apropriadas para
sustentar o sentido do texto;
H29. Recriar textos conhecidos,
modificando personagens ou cenário e escrevendo outro início ou outro
desfecho para as histórias;
·
Eixo: prática de analise linguística
H38. Identificar
gêneros textuais e seus contextos de produção;
H39. Identificar
vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas;
H40. Identificar
palavras ou expressões que estabeleçam a coesão, como: progressão do tempo,
marcação do espaço e relações de causalidades;
H42. Identificar a concordância
nominal e verbal;
H46. Utilizar
marcadores de fala de personagens, ao produzir narrativas;
H52. Utilizar
adequadamente as palavras, dadas suas funções, ao produzir textos;
H53. Utilizar tempos verbais para produzir textos;
H55. Usar ponto final, exclamação,
interrogação, travessão para marcar discurso direto e vírgulas em enumerações
na produção de textos;
JMatemática
·
Eixo: geometria
H8. Observar e
identificar a simetria de objetos de nosso meio, a fim de desenvolver
habilidades espaciais, como discriminação visual, percepção de posição e de
forma de uma figura.
·
Eixo: números e operação
H11. Compor e
decompor um número de até quatro ordens, por meio de diferentes adições e
subtrações, para desenvolver estratégias de cálculo e para compreender o
valor posicional dos algarismos de um número;
H15. Resolver problemas de adição e
de subtração, envolvendo resultados de até quatro ordens, utilizando
estratégias de cálculo e registros pessoais, incluindo o cálculo mental;
H16. Resolver
problemas de multiplicação com os significados de adição de parcelas iguais e
elementos apresentados em disposição retangular, com o suporte de imagem ou material
manipulável, utilizando estratégias de cálculo e registros pessoais,
incluindo a reta numérica como recurso;
H17. Resolver problemas de divisão
em partes iguais, com resto e sem resto, com o suporte de imagem ou material
manipulável, utilizando estratégias e registros pessoais, incluindo as ideias
de metade, terça parte e quarta parte;
H22. Conhecer o
conceito de metade, terça parte, dobro e triplo, a fim de utilizar diferentes
estratégias de cálculo e para resolver operações e situações-problema.
·
Eixo: álgebra e funções
H24. Conhecer a
ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições e subtrações
de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
·
Eixo: grandezas e medidas
H35. Identificar
instrumentos de medida apropriados à grandeza;
H36. Comparar grandezas de mesma
natureza, por meio de estratégias pessoais.
·
Eixo: estatística e
probabilidade
H39. Ler,
interpretar e comparar dados apresentados em uma tabela simples, tabela de
dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de
pesquisas significativas;
JCiências
• Reconhecer as partes de uma
planta e compreender a função de cada parte.
• Refletir sobre a necessidade
e a importância da preservação ambiental.
JHistória
e Geografia
. Identificar aspectos de
convivência entre as pessoas.
. Compreender que as regras e os
costumes mudam com o tempo.
. Entender como se organiza o
comércio.
. Observar o sistema solar e
elementos que o compõe.
. Identificar, nomear e
classificar meios de transporte.
|
||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo(s):
JPortuguês – gêneros textuais
(intertextualização), classes de palavras, concordância, pontuação.
JMatemática – situações problema (medidas
de massa e capacidade, as 04 operações), simetria, composição e decomposição.
JCiências – sistema solar, plantas
(partes e funções), preservação do meio ambiente.
JHistória
e Geografia – convivência,
cidadania e meios de transportes e comércio.
|
||||||||||||||||||||||||||
Procedimentos Metodológicos:
|
||||||||||||||||||||||||||
1º.
Dia - segunda-feira 30.10.17
a)
01 aula de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO
– Atividade
no caderno de matemática
Livro de Geografia pp. 124
e 125
Lembrar de trazer uma
tesourinha sem ponta para atividade em classe
2º Momento: Levantamento de hipóteses
J Atividade de jogo da
memória:
·
Propor
à turma um jogo interativo a partir da exposição de fichas contendo
informações associáveis. As fichas numeradas (com pequenos textos ou trechos
de textos) e coloridas (reservando informações quanto ao gênero textual)
formarão pares combinados.
JAntes do jogo, motivar a turma
conversando e questionando-os:
·
Com
o jogo da memória você terá oportunidade de exercitar a leitura e seu
entendimento sobre a função dos textos. O que vocês imaginam que está por
traz dessas fichas numeradas e coloridas?
JDesenvolvimento:
·
O
quadro será dividido em duas partes. De um lado estarão organizadas fichas
numeradas de 01 a 07 e do outro lado, fichas representando 07 cores
diferentes.
·
Os
alunos poderão arriscar as jogadas voluntariamente, ou mediante sorteio. Para
cada jogada, o jogador da vez precisará mencionar uma cor e um número. A
professora vira as fichas solicitadas revelando as informações que, uma vez
coerentes, concede pontuação ao jogador.
·
Nas
jogadas com acerto o jogador terá direito de ficar em posse das fichas
correspondentes até a professora encerrar o jogo e proferir comentário sobre
elas.
·
O
jogo pode ser encerrado quando todas as fichas forem descobertas ou quando, a
professora perceber que já tem acertos suficientes para explorar.
J Depois do jogo, conversar e
questionar a turma:
·
Uma
história já conhecida por vocês estava presente o tempo inteiro no jogo da
memória. Que história era essa? (Espera-se que responda: “A história de
Chapeuzinho Vermelho”)
·
Neste
momento, conversar com a turma esclarecendo os objetivos da atividade (exercitar
a leitura, perceber a finalidade dos diferentes textos e entender que eles
podem conversar entre si) fazendo um confronto das informações que forneceram
antes do jogo com as descobertas, agora realizadas.
·
Trazer
à frente com suas respectivas fichas, alunos que acertaram jogadas para
reforçar a informação contida nelas (falar do gênero presente,
funcionalidade, contexto de uso, principais características) sempre associando
informações das fichas coloridas com as fichas numeradas.
3º
Momento: Atividade
no caderno (registro do jogo)
J Exercício dirigido no caderno
Registrando
o jogo da memória.
1. Durante o jogo, a turma leu,
conversou, se divertiu e aprendeu. Vamos agora, organizar uma lista, em que
os itens devem representar os gêneros de texto que estavam presentes no jogo.
Obs. Como a atividade é
dirigida, a professora deve conduzi-los na realização, inclusive montar essa
lista com eles, coletivamente no quadro. (Ex. criar a sequência de números
para organizar uma lista, confirmando a formatação de uma lista).
A lista ficará, provavelmente,
assim:
1- Receita
2- Convite
3- Anúncio/propaganda
4- Notícia/reportagem
5- Música
6- Poema
7- Conto
8- Carta/carta de reclamação
9- Bilhete
10- Regras do jogo
J Com a lista pronta, fazer a
turma perceber que é possível encontrarmos em um texto muitos outros. Mostrar,
ainda com fichas do jogo, que podemos encontrar o assunto, a ideia ou
acontecimento de um texto em outro.
b)
01 aula de matemática
1º
Momento: Leitura
e apresentação do texto (distribuir os textos, solicitar leitura silenciosa,
depois realizar a leitura em voz alta para a turma e conversar com eles sobre
a estrutura do texto, vocabulário específico e informações de números e
medidas).
2º
Momento: Aplicar
atividade para casa no caderno
J Exercício para casa
1. Leia a receita culinária de
docinhos da vovó.
Docinhos da
vovó
Ingredientes:
J 1 kg de farinha de trigo
J 2 colheres de amido de milho
J 6 ovos
J 1 l de leite
J 250 g de manteiga
J 1 colher de fermento
J 1 xícara de açúcar
J 100 ml de leite condensado
J canela em pó a gosto
Modo de preparo:
Numa vasilha espaçosa, misture
a farinha, o amido de milho e o fermento, depois, acrescente os ovos, a
manteiga, o açúcar e, aos poucos, o leite. Amasse bastante até adquirir uma
massa consistente e homogênea. Espere que a massa descanse por alguns
minutos.
Faça bolinhas ou dê o formato
que desejar e arrume-os em forma untada com manteiga. Leve ao forno por 20
minutos.
Retire do forno, espere esfriar
e pincele com leite condensado. Use canela em pó para polvilhar e bom
apetite!
2. A receita é um texto
instrucional porque apresenta:
( ) medidas
( ) informações numéricas
( X)
instruções de como preparar ou usar algo
( ) poucas palavras
3. Observe no texto as siglas l, ml, g e kg. Elas são usadas para representar
nomes de medidas. Pesquise com um
adulto o significado delas e anote em seu caderno.
l- litro /ml-
mililitros /g- grama /kg- quilograma
4. Pinte, no texto, as informações
numéricas e escreva-as por extenso.
5. Se uma receita da vovó rende 24
docinhos, imagine e calcule quantos docinhos renderão preparando:
a) 2 receitas – 36 docinhos
b) 3 receitas – 72 docinhos
c) 4 receitas – 96 docinhos
6. Os docinhos da vovó é um
sucesso. Todos os dias ela recebe muitas encomendas. Para facilitar a
contagem, veja como ela decompõe (separa) as quantidades e continue fazendo o
mesmo.
a) 314 = 300+10+4
b) 862 = 800+60+2
c) 1.252 = 1000+200+50+2
d) 738 = 700+30+8
e) 231 = 200+30+1
f) 2.543 = 1000+500+40+3
7. Um desafio para você! Uma
padaria da cidade vende 542 docinhos por dia. Quantos docinhos são vendidos
durante a semana, considerando que aos domingos a padaria está fechada.
R - 542 X 6 = 3.252
(durante a correção coletiva dessa atividade, antes de armar e resolver o
cálculo, é importante interpretar cada informação da situação problema e
fazer registros no quadro a fim de induzi-los a proceder igual nas próximas
tentativas).
8. Todos esses objetos fazem parte
do nosso cotidiano. Pinte aqueles apresentam simetria.
(Obs. Se preciso, lembrar para
os alunos o conceito de simetria)
(As figuras
simétricas são: a colher, o garfo e a última vasilha)
c)
02 aulas de geografia
1º
Momento: Meios
de transporte
J Jogo da forca – Atividade
coletiva
*Perguntar para os alunos: “A
Chapeuzinho usou algum meio de transporte para visitar a vovó? E você, usa um
meio de transporte para visitar a sua vovó?”
*Propor, no quadro, vários
substantivos que nomeiam meios de transportes por meio de palavras
incompletas para que os alunos possam finalizar estas palavras descobrindo de
qual nome se trata (espera-se que durante o jogo percebam que conversaremos
sobre os diferentes meios de transportes que utilizamos no cotidiano e em
situações mais formais).
*Sugestões para o jogo: motocicleta
– ônibus – automóvel – helicóptero – mêtro – carroça – submarino
OBS. É importante manter as
palavras descobertas registradas no quadro para servir de apoio à explicação.
J Reflexão do jogo
*Conversar com a turma sobre os
meios que usamos para nos locomover ou para transportar coisas (falar da
evolução tecnológica nos meios de transportes, da importância desses meios
para o desenvolvimento comercial e para o lazer das pessoas, falar de como
podemos classificá-los “aéreos, terrestres e aquáticos” e sobre a importância
da manutenção para garantia de segurança dos usuários).
2º
Momento: Atividade
em dupla
Você conheceu na história o
endereço da vovó de Chapeuzinho. “Ela mora lá do outro lado do arco-íris”. Use a criatividade com um colega de dupla e
invente um meio transporte curioso capaz de levá-la ate esse endereço em
segurança.
OBS. Para estimular a criatividade
e desempenho dos alunos, a profª pode levar 10 (dez) pirulitos para premiar as cinco duplas mais que
apresentarem o trabalho mais criativo e coerente com a proposta.
2º. Dia
- terça-feira 31.10.17
a)
02 aulas de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO
– Atividade no caderno de história
2º
Momento: Atividade
com vídeo
J Roda de conversa
·
Iniciar
a aula perguntando para a turma se eles conhecem a irmã de Chapeuzinho e como
imaginam que ela seja.
·
Após
ouvi-los, esclarecer para a turma que uma mesma história pode ser contada,
recontada, adaptada e assim, apresentar diferentes versões. Convidá-los para
assistir a um vídeo e conhecer a irmã de Chapeuzinho.
J Apresentação de vídeo
·
Apresentar
o vídeo A irmã mais nova de Chapeuzinho vermelho disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UrVKtQB8Pog
com duração de
aproximadamente 5 minutos.
3º
Momento: Discussão sobre o vídeo
J Questioná-los:
# Gostaram dessa versão da história?
Por quê?
# O que há da história original
na versão que acabamos de assistir?
# Com relação ao comportamento
das personagens, o acontece de diferente entre as versões da mesma história?
J Aplicar atividade no caderno
de Português para classe
Exercício interpretação
1. Sobre o vídeo assistido,
informe:
a) O vídeo tem início com a
contação de uma história. Quem são as personagens envolvidas nessa contação? (Duas crianças, um animal de estimação e a professora)
b) Que fala inicial da garota nos
permite perceber a história que ela vai contar? (A
garota pergunta para a professora se ela tem medo de lobo mau)
c) Onde e quando se passa a
história contada? (A história se passa na floresta,
durante o dia)
2. Na história, quem conta os
acontecimentos é chamado de:
a) ( )
apresentador
b) ( X
) narrador
c) ( ) orador
d) ( ) personagem
3. Sobre a história contada,
responda:
a) A irmã mais nova de Chapeuzinho vermelho decide visitar sua
vovozinha.
* Onde fica a casa da vovozinha? (A
casa fica do outro lado do arco-íris)
* Qual é a cor do capuz da irmã mais nova da Chapeuzinho
Vermelho? (cor de rosa)
* Quais eram as duas atividades preferidas dessa garotinha?
(Colecionar bonecas e vestidos cor de rosa e visitar
sua vovozinha)
* Com base nos acontecimentos, que características você
atribui aos personagens:
#Irmã de Chapeuzinho- (Respostas
possíveis: esperta/ativa/atenta/criativa/inteligente)
#Senhor Lobão- (Respostas
possíveis: astucioso/esperto/criativo/veloz)
b) A caminho da casa da vovó, a Chapeuzinho se encontra com
outro personagem dessa história.
* Ela encontrou:
( ) um amiguinho
( ) um
caçador
( ) o temido lobo mau
( X ) o senhor lobo
* Esse personagem tinha fama de:
( ) amigo das crianças
( ) protetor da floresta
( X ) maior colecionador de
cestas
( ) malvado
e assustador
4. Ao perceber a presença do lobo a menina resolve mudar seus
planos. A atitude dela revela;
( )
experiência ( X ) esperteza ( ) medo
5. Leia esse trechinho, observe as palavras destacadas e
assinale corretamente.
“... o grande, o
forte, o único senhor Lobão. Muito arteiro,
lá estava ele, escondido a espera de Chapeuzinho (...)”
a) As palavras destacadas no trecho servem para:
( ) explicar quem é Lobão
( X) caracterizar o Lobão
( ) mostrar o que ele fazia
( )
assustar a chapeuzinho
b) As palavras destacadas pertencem ao grupo de:
( ) substantivos ( ) verbos ( X ) adjetivos
4º
Momento: Correção
coletiva de atividade
J Observar os cadernos
conferindo execução completa da atividade, acompanhamento durante correção e
organização.
b)
01 aula de história
1º
Momento: Bate-papo sobre regras e costumes
J Jogo: Brincar de lá vai a bola
Instruções: Mantendo a organização da
sala, a professora leva uma bola pequena para a sala de aula repassa com os
alunos a musiquinha da brincadeira “lá vai a bola/girando na roda/quem tiver
com a bola na mão...” e explicar que aquele que ficar com a bola na mão vai
falar o que entende sobre regra, o próximo, falará sobre costume. O jogo pode
se repetir pelos seis vezes para que a turma ouça, pelo menos, 3 opiniões
diferentes sobre isso.
J Refletindo o jogo
Após ouvi-los, explicar para
eles a diferença entre REGRAS (leis, normas, princípios) e COSTUMES (cultura,
tradição), orientando sobre a importância do respeito às regras e para o bem
comum.
JAtividade de produção
Atividade
no caderno de desenho (Caso eles não tenham, pode fazer
em metade de uma folha de ofício e depois colar caderno).
Exercício de classe
1. As regras e os costumes podem
mudar com o tempo. Pense no vídeo que assistimos e anote um costume, uma
regra ou uma situação em que percebemos mudança, depois faça um desenho
criativo para expressar suas anotações.
Sugestões (espera-se
que os alunos percebam):
A menina dessa
história coleciona vestido com de rosa e bonecas;
A menina conversa com
o lobo sem demonstrar medo;
As crianças são
orientadas a não conversar com estranhos;
O lobo que sempre
teve fama de mau, não era tão mau assim;
O lobo deixou de ser
malvado para ser colecionador;
2º
Momento: Aplicar
atividade para casa no caderno (ditar e acompanhar a escrita)
J
Atividade para
casa no caderno
1. Faça uma pequena lista
descrevendo regras que precisam ser obedecidas para a boa convivência das
pessoas. (Resposta pessoal)
a) Em sua casa –
b) Na escola –
c) Na igreja –
d) Na relação de amizade –
c)
02 aulas de ciências
1º
Momento: Revisando
plantas (partes e funções)
J Planta fatiada
A professora mostrará para a
turma a imagem de uma planta e dirá para a classe: “Imaginem que essa planta estava
foi encontrada na floresta, onde a irmã mais nova de Chapeuzinho conversava
com o Senhor Lobão – o maior
colecionador de cestas de docinhos” convidando-os a conhecer as partes que
compõe essa planta.
Instruções para a atividade:
*Distribuir para a turma a
imagem de uma pequena planta;
*Solicitar a pintura da imagem
*Organizar o cabeçalho no
caderno com o título da atividade;
*Cortar, por vez, cada parte da
planta. À medida que, a professora nomeia e corta uma parte da planta na
frente os alunos acompanham repetindo a ação com sua figura (quem não estiver
com tesourinha aguarda o colega mais próximo fazer para emprestar).
*A cada parte da planta
cortada, fazer uma pausa para lembrar e registrar importância e a função
desta parte para o vegetal.
OBS. Os comentários sobre cada
parte da planta deverão ser registrado no quadro para que os alunos anotem
com correção e precisão.
J Agora, com criatividade,
invente um nome para essa planta e informe uma utilidade para ela.
J Observação dos cadernos e
acompanhamento de atividade.
3º.
Dia - quarta-feira 01.11.17
a)
01 aula de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIA
– Atividade
no livro de Matemática pp. 233 e 234
2º
Momento: Atividade
de produção (convite)
J Atividade de classe
1. Leia o trecho e assinale
corretamente.
“Espero que você também tenha gostado dessa
história”.
* A palavra destacada refere-se:
a) ( ) a algumas crianças
b) ( ) aos colegas que escutavam a história
c) ( ) à professora que ouve a história
d) ( X)
a todos os ouvintes convite da história
2. O trecho acima refere-se a fala
final da narradora no vídeo. Que tal formalizar o convite e estender aos
colegas da escola? Escreva um texto convidando um colega de sua turma para
ouvir a sua versão dessa história. Atenção! Lembre-se de que um convite precisa
apresentar informações como data, local, e horário.
J Acompanhar e observar as produções;
J Socialização das ideias
(oportunizar momento para apresentação oral dos trabalhos produzidos).
b)
02 aulas de Matemática
1º
Momento: Correção
coletiva de atividade de casa no caderno
J Observar os cadernos
conferindo a execução de atividade e realizar correção coletiva
2º
Momento: Divisão
J
Aula
explicativa, dialogada e expositiva.
Organizar a turma num grande círculo
(talvez seja necessário realizar a atividade fora da
sala de aula, para dispor de mais espaço) para demonstrações
utilizando materiais concretos como palitos, tampinhas, fichas do material
dourado ou até um ábaco. A partir das representações numéricas, trabalhar na
construção de conceitos como: metade, terça parte, quarta parte, dobro, triplo
e quádruplo, explorando as estratégias possíveis para representar números e
efetuar cálculos.
Ex. Representar em material
dourado quantidades como:
*200 (mostrar sua metade/quarta
parte – fazendo-os perceber que a divisão desse número em partes iguais).
*52 (mostrar seu
dobro/triplo/quádruplo – fazendo-os perceber o aumento desse numeral 2, 3 ou
até 4 vezes)
3º
Momento: Atividade
de dupla em classe
J Jogo: O saquinho desafiador
*Na sala de aula, a professora
organiza os alunos em duplas, entrega um retângulo de papel ofício e apresenta
para eles o saquinho desafiador, nele deverá conter fichas de duas cores
diferentes (uma com um numeral representado, outra, com um desafio a cumprir
– o dobro, triplo, quádruplo, metade, terça parte, quarta parte, escrita por
extenso, decomposição).
*Cada dupla precisa retirar do
saquinho duas fichas uma de cada cor para resolver o desafio lançado, dentro
do tempo previsto.
*Durante a atividade, a
professora observa as tentativas, acompanha as estratégias de resolução e
orienta nos casos de dúvida.
J Registro do jogo
*Ao término do jogo, a
professora seleciona alguns para socializar no quadro (o ideal é registro
pelo menos um item de cada desafio, por exemplo, um cálculo de dobro, um
cálculo de triplo, um cálculo de metade e assim, sucessivamente).
*Todos os cálculos selecionados
para registro deverão ser resolvidos no quadro mediante explicação da
professora, que aproveita essa oportunidade para esclarecer sobre a escrita
de números, os cálculos com resto e exatos.
*Com todos os registros prontos
no quadro, será a vez dos alunos registrarem essas informações no caderno de
matemática.
4º.
Dia - sexta-feira 03.11.17
a)
01 aula de matemática
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO
– Atividade
no caderno de Português
2º
Momento:
JRealizar a correção coletiva da
atividade do livro de Matemática
JAtividade cantada – exercício
de classe no caderno
Lobão problemático. Vamos
resolver os problemas do Lobão?
*Trazer para a sala de aula um
desenho aumentado da figura do lobo, em cartaz, contendo em algumas partes, situações
problemas (envolvendo as operações) para resolução.
*A professora será o lobo e as crianças
cantam. De acordo com a resposta que o lobo (a profª) dá, a equipe da vez
retira um cálculo do cartaz e leva para o grupo (não pode abrir ainda).
*Ao término da brincadeira,
quando o lobo estiver pronto, todas as equipes começam a resolver o problema.
No tempo determinado, a professora chama as equipes na frente para
apresentação dos cálculos resolvidos.
1. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou tomando banho" – pega o cálculo que está na cabeça
2. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou vestindo a calça" – pega o cálculo que está nas pernas
3. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou vestindo a camisa" – pega o cálculo que está nos braços
4. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou calçando o sapato" – pega o cálculo que está nos pés
5. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou colocando o cinto" – pega o cálculo que está na barriga
6. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: “Não!!Eu estou passando o perfume" – pega o cálculo que está no pescoço
7. "Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem" (2 vezes) "Está pronto seu lobo?"
O Lobo responde: "Estou pronto sim!"
OBS. Todos os cálculos devem
ser registrados por todos os grupos no caderno.
b)
02 aulas de português
1º
Momento: Projeto
Ortografia sem segredos
J Exercício dirigido - Atividade
no livro didático pp. 226 a 231
Explorar proposta de exercício do
livro didático para discutir com os alunos a variação/flexão de algumas
palavras quanto à formação de (aumentativo e diminutivo, revisando o grau dos
substantivos) e (masculino e feminino, revisando adjetivos pátrios).
Conversar também sobre aspectos
regrados da língua, quando ao uso de S (apesar do som de Z) na formação de
adjetivos pátrios.
2º
Momento: Atividade
para casa no caderno
Exercício de revisão para casa
1. Leia.
Quero ver você adivinhar!
O que falta na anta
Pra frio ela nos esquentar?
a) O texto termina com um ponto de
interrogação. Para que ele é usado? (O ponto de
interrogação é usado para finalizar perguntas)
b) Textos desse tipo costumam nos
divertir. Esse texto é:
( ) uma piada ( ) um poema
( X)
uma adivinha ( ) um
conto
c) Como você responde a pergunta
feita no texto? Falta a letra M
2. Resolva as adivinhas abaixo e
treine a regra do M antes do P e B.
a) Bum! Ela estoura, e um estrago
faz. (Bomba)
b) Chap-chap! Ela voa, e é o símbolo da paz. (Pomba)
3. Leia o poeminha de Pedro
Bandeira.
O H é letra incrível,
Muda tudo de repente.
Onde ele se intromete,
Tudo fica diferente...
Se você vem para cá,
Vamos juntos tomar chá.
Se o sono aparece,
Vem um sonho e se adormece.
a) No poema, a palavra ELE
refere-se:
( X
) a uma letra do alfabeto
( ) ao sono
( ) ao sonho
( ) ao leitor
b) As palavras destacadas, no
texto, indicam:
( ) qualidades
( ) ações para o futuro
( ) nomes que damos às coisas
( X
) ações no tempo presente
4. Nessa tira aparecem personagens
de histórias diferentes.
a) Identifique esses personagens e
informe a história que cada um faz parte.
b) Em sua opinião, por que será que
o Cascão veio parar na história desses personagens?
5. Leitura também é diversão! Leia
e responda:
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e
barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira
do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa
estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me
chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para
gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
a) O texto é:
( )
uma poesia (X) uma anedota (
) uma notícia
b) As palavras destacadas no texto
são classificadas como:
( ) substantivos ( ) verbos (X)
pronomes ( ) adjetivos
c) O humor, ou seja, a graça do
texto está em:
( ) “Era
uma vez um menino triste, magro”.
( ) “Eu
não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé”.
( )
“quando passou um vigário”.
(X) “Ela não vai
não: nós é que vamos nela”.
d) Assinale na alternativa em que
a divisão silábica está correta.
( ) po-ei-ra/ ima-gi-nan-do/ so-a-lhe-i-ra/
( ) vi-gá-ri-o / ba-rri-gu-di-nho/ tris-te
( X)
so-a-lhei-ra/ po-ei-ra/ vi-gá-rio
e) No texto, que adjetivos se
referem ao menino do texto? (Triste, magro e
barrigudinho)
6. Reescreva o trecho abaixo na 3ª
pessoa do plural.
O menino foi premiado pela
história linda que produziu.
(Eles foram premiados
pela história linda que produziram)
7. Leia as frases, circule os
verbos e informe o tempo em que indicam.
J As crianças leram muitas
histórias. (Tempo passado)
J A leitura nos leva ao mundo da
fantasia. (Tempo presente)
J A biblioteca ficará aberta
para os visitantes. (Tempo futuro)
J Ela escreveu uma linda
história de amizade. (Tempo passado)
8. Complete as frases com os
verbos e os tempos indicados nos parênteses.
a) As pessoas (ficaram) encantadas com a história que (ouviram). (ficar/ouvir – passado)
b) Eu (gosto)
de ler livros de contos de fada. (gostar – presente)
c) Amanhã (devolverei)
o livro que me emprestou. (devolver – futuro)
5º.
Dia - segunda-feira 06.11.17
a)
01 aula de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO:
Atividade
no livro de Geografia pp. 126 e 127
Atividade no livro de
Matemática pp. 232
2º
Momento: Correção
coletiva de atividade no caderno de Português
3º
Momento: Levantamento
de hipóteses
J Bingo dos gêneros
*Retomar com os alunos o jogo
da memória brincado em aula anterior, relembrando os gêneros que estavam
presentes.
*Organização no caderno
Bingo dos gêneros
Escolha apenas quatro dos
gêneros textuais que trabalhamos no jogo da memória e preencha sua cartela.
Ouça com atenção as leituras e marque no gênero correspondente.
OBS.
A professora
seleciona alguns gêneros textuais e traz para a sala de aula. Os alunos
deverão identificar o gênero textual pela função informativa que desempenha. Por
exemplo, a professora faz a leitura de carta, de uma bula de remédio, de um
poema, de notícia ou reportagem, e pelo texto, os alunos precisarão
identificar o gênero na cartela.
b)
01 aula de matemática –
1º
Momento: Atividade
de Enquete no caderno de Matemática
J O texto instrucional
Propor a pesquisa para falar
com os alunos sobre a importância de textos do gênero instrucional no
cotidiano das pessoas e sobre o quanto estão presentes (nesse momento será
importante dar exemplos de uso como administrar um medicamento, preparar uma
culinária, aprender a usar aparelhos e etc).
Enquete
1. O texto faz parte do nosso dia
a dia. Eles estão por toda parte, seja oral, seja escrito. Sobre os textos
instrucionais, pesquise entre as pessoas da sua escola:
Qual você usa mais do dia a
dia?
*receitas *manuais *bula de remédio *regras de jogo *instruções de uso
JObs. Dividir a turma em duplas ou em trios para
que realizem a pesquisa.
JObs. Depois da pesquisa, fazer
levantamento dos resultados (a professora deve construir um exemplo no quadro
para melhor orientá-los na construção do gráfico).
JObs. A profª pode organizar uma troca de
cadernos entre eles para que socializem os resultados.
c)
02 aulas de geografia
1º
Momento: Correção
de atividade
J Observar o caderno dos alunos
com execução de atividade e realizar correção coletiva do exercício no livro
pp. 124 e 125
2º
Momento:
Leitura compartilhada
J Aula dialogada e explicativa
sobre comércio
Ler com a turma e conversar
sobre temas relacionados com o comércio explorando o conteúdo informativo e
atividades propostas no livro didático pp.122 e 123.
6º.
Dia - terça-feira 07.11.17
a)
02 aulas de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO:
Atividade
no livro de Ciências pp. 169 a 172
2º
Momento: Produção
textual (carta de reclamação)
J Proposta de atividade e
orientação para produção
*Como os alunos já conhecem o
texto “carta”, a professora inicia conversando com a turma sobre a
necessidade que o ser humano tem de interagir e se comunicar com o outro.
Explicar que para isso, usamos diferentes tipos de linguagens, e a carta é
uma delas. Existem muitos tipos diferentes de carta.
*Informar: Vocês sabiam que não
escrevemos cartas apenas para matar a saudade e conversar com pessoas que
estão longe? Pois é, podemos escrever cartas com outros objetivos também, para
fazer um pedido ou solicitação, para reclamar, para agradecer e para outras
coisas mais.
*Aplicar atividade no caderno,
convidando-os à leitura de uma carta.
1. Leia o texto.
2. Alguns elementos são
indispensáveis neste texto. Responda:
a) Quando e onde a carta foi
escrita? (Foi escrita na Floresta Encantada em, 07 de
novembro de 2017)
b) A pessoa que escreve ou envia
uma carta recebe o nome de remetente. Quem é remetente da carta? (Chapeuzinho cor de rosa)
c) Para quem a carta foi escrita? (A carta foi escrita para o Senhor Lobão)
d) Identifique e pinte na carta, o
termo usado para cumprimentar com a cor amarela. Com azul, pinte a informação
que indica despedida.
3. Por que Chapeuzinho cor de rosa
resolveu escrever para o Lobão?
4. Na carta, podemos confirmar que
a Chapeuzinho cor de rosa:
a) ( ) Faz uma solicitação ou pedido.
b) ( ) Fala saudade que sente do novo amigo.
c) (X)
Faz uma reclamação ao amigo.
d) ( ) Faz um agradecimento ao amigo.
5. E você, se fosse escrever uma
carta de reclamação, para quem seria? Do que você reclamaria?
3º
Momento: Correção
coletiva de atividade
b)
01 aula de história
1º Momento: Atividade de produção no caderno – Entrevistando um colega
JPara responder a essa
atividade, um deve perguntar para o outro (como em entrevista) e registrar a
responda organizadamente, no caderno.
Atividade de classe
*Todas as sociedades têm regras
ou leis que procuram garantir o respeito entre as pessoas e uma boa
convivência. Pergunte para um colega e anote as respostas que ele falar em
seu caderno.
a) Para você, qual é a regra de
convivência mais importante?
b) Uma pessoa merece ser
perdoada de desrespeita uma regra e se arrepende?
2º
Momento: Socialização
de atividade
J Observar os cadernos com
execução de atividade e possibilitar que socializem suas respostas. É
importante que, durante a leitura, o estudante informe quem foi autor da
resposta.
c)
02 aulas de ciências
1º
Momento: Sistema
solar
J Aula explicativa, dialogada e
interativa.
*Iniciar a aula escrevendo as
palavras no quadro (estrelas/satélites/planeta) e incentivá-los a falar sobre
o que já sabem com relação a esses termos. A partir da participação deles,
propor acompanhamento de leitura informativa no livro didático e observação
das imagens propostas.
*Explorar o conteúdo conversando
com eles sobre como é formado o sistema solar e sobre as características dos
planetas que o compõe.
*Refletir
sobre a necessidade e a importância da preservação ambiental.
JAtividade no livro pp. 167 e
168 (realizar durante explicação)
2º
Momento: Preservação
ambiental
J Questioná-los: Por que é importante
preservar o meio ambiente?
Após ouvi-los, propor questões
no caderno.
Atividade de classe
1. Você acha possível contribuir
para a preservação da natureza?
2. Faça uma lista de atitudes que
podem ser tomadas a partir de agora. Pense no desperdício de água, no excesso
de lixo, no consumo de papel e de outros materiais, no cuidado com os
animais.
J Selecionar algumas
listas para socialização.
7º.
Dia - quarta-feira 08.11.17
a)
02 aulas de português
1º
Momento: Rotina
DIÁRIO:
Exercício
no caderno de matemática
2º
Momento: Exercício
no caderno
J Trabalhar a leitura e estudo da
narrativa “Quem perde ganha” de Ana Maria Machado, disponível no livro
didático pp. 23 a 26. Explorar características como estrutura, marcação de
tempo e espaço dos acontecimentos, fala de personagem e narrador e emprego de
tempo verbal.
Propor a leitura silenciosa,
depois compartilhada e discutir as ideias do texto. Durante a leitura
compartilhada, fazer perguntas para os alunos.
Exercício de classe
1. O texto trabalhado já é
conhecido da turma. Qual o seu título? (Quem perde
ganha)
2. Podemos
afirmar que esse texto:
( ) dá
instruções para o leitor ( ) informa sobre um assunto ( X ) relata fatos
3. O
texto lido apresenta estrutura de:
( )
versos e estrofes ( X ) frases e parágrafos
4. Quem
narra os acontecimentos é:
( ) um
narrador que participa da história, portanto personagem
(X ) um narrador
que não participa da história, portanto observador
5. A
história começa com: Era
uma vez uma menina. A expressão
destacada confirma que o texto é escrito em:
( ) 1ª
pessoa (eu/nós)
( X ) 3ª pessoa
(ele/ela - s)
6. Em:
“...os pais entenderam e explicaram”
a palavra destacada poderia ser substituída por:
a) ( ) reclamaram
b) ( ) esclareceram
c) ( ) resmungaram
7. Com
base nos acontecimentos da história, responda
as questões.
a)
Que acontecimento deu início a essa
narrativa?
Lena não entendia como perdia seus vestidos se os via.
b)
Entre
os personagens do texto, qual é protagonista, ou seja, o mais importante? Lena
8. Muitas histórias começam com “Era uma vez”. Esse termo transmite
ideia de:
( ) tempo exato de acontecimento dos fatos
( X)
tempo indeterminado
( ) local onde acontecem os fatos
( ) tempo determinado
9. Em seu livro, conte e numere os
parágrafos do texto. (37 parágrafos)
10. Por que alguns parágrafos são
iniciados por travessão? (Porque usamos o travessão
para iniciar fala de personagens)
11. Releia o 3º parágrafo do texto
na pp. 23 e responda:
a) As palavras que indicam ação
expressam presente, passado ou futuro? (Passado)
J Correção coletiva de atividade
b) 01
aula de matemática
1º Momento: Correção coletiva de atividade
solicitada para casa no livro de Matemática pp. 232
2º Momento: Sistema de medidas
J Aula explicativa e dialogada –
explorar conteúdo apresentado no livro didático
J SÓ PARA REVISAR J
Ampliar as discussões com as
informações e curiosidades:
# Grandeza,
instrumento de medida e unidade de medida são coisas diferentes.
# Medimos grandezas como comprimento, massa, capacidade,
tempo, temperatura.
# Régua, balança, recipiente
graduado, relógio, termômetro, dentre outros são instrumentos
que usamos para medir.
# Para expressar a medida,
necessitamos de uma unidade de medida.
*Na medida de
comprimento, as unidades mais usadas são: metro,
centímetro, milímetro e quilômetro.
*Na medida de massa,
são mais usadas as unidades grama, quilograma e
tonelada.
*Na medida de
capacidade: litro, mililitro.
*Na medida de tempo:
dia, mês, ano, hora, minuto.
OBS. Por se tratar de conceitos
abstratos demais para as crianças, é importante fazer demonstração de alguns
durante a explicação.
J Propor atividade no livro pp.45,
46 e 47
3º Momento: Exercício para casa
1. Pense e resolva:
a) Quero fazer um balanço.
Pesquisei e descobri que o menor preço do metro de corda são 3 reais. Vou
gastar 6 metros de corda. Quanto devo pagar? (3x6=18,
pagarei 18 reais)
b) Para fazer o balanço, irei
dividir os 6 metros de corda em dois pedaços iguais. Quanto medirá cada
pedaço de corda? (3 metros, pois 3 é a metade de 6)
c) Minha amiga Margarida irá
gastar o dobro de corda que eu gastei para fazer alguns balanços.
Quanto ela gastará? (Margarida gastará 12 metros, pois 12 é o dobro de 6)
2. Complete com a unidade de
medida adequada: metro ou centímetro.
a) O prédio em que moro tem 30
______________ de altura. (metros)
b) O carro de André tem 4
_________________ de comprimento. (metros)
c) O palmo da mão de Nádia mede
15 __________________ de comprimento. (centímetros)
d) Meu cachorro tem 30
_____________________ de altura. (centímetros)
3. Uma pessoa trabalha
empacotando produtos alternativos em cestas básicas. Ele dispõe de caixas que
suportam pesos de 10 kg, 20 kg, 30 kg, 50 kg. Ele precisa colocar na caixa dois
pacotes de cada produto abaixo relacionados:
(Durante correção
coletiva, observar as estratégias que a turma usou para chegar ao resultado)
Qual é a caixa que deverá
escolher para embalar todos os produtos?
a)
( ) 10
kg b) (X)
20 kg c) ( ) 30 kg
d) ( ) 40 kg
8º.
Dia - quinta-feira 09.11.17
a)
02 aulas de português
1º
Momento: Rotina
DIARIO:
Exercício
no caderno de Português (ou produção)
2º
Momento: Produzindo
um novo fim para a narrativa
J Atividade no caderno
1. Leia:
2. Numa história pode haver
narrador e personagem. Pinte, usando a cor amarela as falas da personagem e
com a cor verde as falas do narrador.
3. De acordo com a leitura, existe
mais participação da personagem ou do narrador?
4. Como você acha que a mãe de
Chapeuzinho ficou sabendo que a vovó estava muito doente?
5. Use a criatividade para continuar
contando essa história do seu jeito. Você pode modificar personagens ou o
cenário e dar outro fim parta essa história.
J Ouvir as produções
(finalizações da história) apontando as palavras que usaram para marcação de tempo, a pontuação para indicar fala de
personagem e o tempo verbal das ações.
J Solicitar que preparem a
leitura para apresentação na classe.
b)
01 aula de história
Atividade para casa (pode ser no mesmo caderno em que realizou a atividade
anterior, ou seja, no caderno de português ou de produção textual – a ideia
aqui é aproveitar a aula de historia para ampliar atividade de Português)
1. Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha
desobedecido.
c)
02 aulas de matemática
J Correção coletiva da atividade
de casa no caderno
J Exercício em classe – Situação
problema
(é importante
orientar na seleção de dados e informações e acompanhar o raciocínio dos
alunos verificando as estratégias que adotam para a resolução do problema)
1. A mãe de Chapeuzinho fez um
bolo de milho para a vovó. Ela usou uma dúzia e meia de espigas de milho e
outros ingredientes.
a) Se ela fizesse 2 bolos, de
quantas espigas de milho precisaria?
b) Se ela fizesse 3 bolos, qual
seria a quantidade de espigas necessária?
c) E se resolvesse fazer 4 bolos?
2. Imagine que na cestinha da
Chapeuzinho havia 24 fatias de bolo.
a) Qual número representa a metade
dessas fatias?
b) E a terça parte?
J Após oportunizar um tempo para
execução da atividade, realizar correção coletiva, discutindo as estratégias
de solução para resolver os problemas.
9º.
Dia - sexta-feira 10.11.17
(Obs. Fim da sequencia didática. Não
solicitar atividade para casa, a fim de, não interferir na próxima sequência)
a)
01 aula de matemática
1º
Momento: Correção
coletiva de atividade para casa
J Ouvir algumas produções dos
alunos sobre casos de desobediência.
2º
Momento: Exercício
de Matemática
Desafio
1. A estrada do bosque tinha 800
metros. Você acha que a estrada da floresta media mais ou menos? Por quê?
J Ouvir a resposta e
justificativa dos alunos, discutir com eles sobre questões de lógica,
fazendo-os entender porque o caminho da floresta não seria mais curto do que
o caminho do bosque e lembrar da unidade de medida que usamos para
representar distâncias, capacidades e tamanhos.
b)
02 aulas de português
1º
Momento: Exercício
para classe
1. Leia o texto.
2. O texto lido é:
( ) uma história em quadrinho
( ) um conto
(X)
uma tirinha
( ) uma piada
3. Quem a Chapeuzinho Vermelho
nessa história? E de qual história ela faz parte? (É
a Mônica. Ela faz parte da historia em quadrinho Turma da Mônica)
4. No primeiro quadrinho, que ideia
transmite a fala e a expressão da Chapeuzinho Vermelho? (Transmite ideia de susto, surpresa)
5. Algumas palavras aparecem no
diminutivo. Quais são elas? (Garotinha/cestinha/lobinho)
6. No texto, quais palavras são
usadas para caracterizar o lobo? (Bonzinho e faminto)
7. Leia as frases e reescreva-as
no plural.
a) A vovó está doente. (As vovós estão doentes)
b) A menina fugiu do lobo. (As meninas fugiram do lobo)
c) A mamãe fez doce e a menina
levou. (As mamães fizeram doces e as meninas levaram)
8. Em sua opinião, que resposta a
Chapeuzinho Vermelho dará para o Lobinho bondoso e faminto?
(Pessoal)
2º Momento: Correção coletiva de atividade
3º Momento: Ler é um prazer
J A professora pode selecionar
alguns livros de história (paradidáticos), levar para a sala de aula e
permitir que encerrem esta sequência de forma prazerosa, a partir do
exercício da leitura.
Obs. Se houver tempo, retomar o
trabalho de intertextualização, provocando-os a pensar sobre:
·
A
história lida, te lembra alguma outra? Se sim, por quê?
·
Imagine
como seria personagens de outra dentro dessa...
·
Se
você quisesse contar essa história por meio de musica ou de poema, como será
que ficaria?
|
||||||||||||||||||||||||||
Recursos Didáticos:
|
||||||||||||||||||||||||||
Livro didático e
paradidático
Papel ofício, papel
metro (desenho ampliado do lobo), papéis coloridos, saco ou caixa, cestinha
Material impresso
(receita, jogo da memória, imagem de planta)
|
||||||||||||||||||||||||||
Avaliação:
J Realização de leitura e escuta de
textos (silenciosa e compartilhada):
Observação e análise da expressão
oral, intervenção, participação, atenção à participação alheia, o respeito às
opiniões.
J Produção Textual:
Consideração e
utilização das características do gênero, variedade linguística, coerência
nas produções e ao tema proposto, grafia das palavras.
J Exercícios do livro e no caderno:
Observação e
acompanhamento do cumprimento e qualidade das atividades realizadas em classe
e em casa, bem como a retomada de questões e observação de estratégias de
resolução, durante correções coletivas.
J Qualitativamente
Observação do interesse, participação
e socialização de ideias, respeito aos valores institucionais, participação
nas atividades
individuais e em equipes.
|
||||||||||||||||||||||||||
Referências principais:
MAGALHÃES, Tereza Coachar;
CEREJA, William Roberto. Português
Linguagens 3. São Paulo: Atual Editora, 2014.
Projeto Buriti: Português 4º
ano. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
Outras referências:
·
Livros
didáticos dos alunos de Ciências, Historia e Geografia
|
||||||||||||||||||||||||||
Assinatura da
Gestão Escolar/Coordenação Pedagógica.
Data: / / .
|
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
SEQUENCIA PRODUZIDA EM ATENDIMENTO A UMA QUERIDA PROFESSORA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: