quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Proposta de atividade com o conto Chapeuzinho Vermelho

As aprendizagens que podem ser desenvolvidas
·         Descobrir diferentes versões de uma mesma história;
·         Conhecer e analisar a especificidade, ou seja, as particularidades de cada versão de uma mesma história;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
·         Discutir intertextualidade (o que há de um texto em outro).
·         Trabalhar leitura e compreensão de textos (escrito e audiovisual).
·         Produzir um texto narrativo (conto).
·         Identificar o foco narrativo.
·         Conhecer as características dos gêneros (filme, poema e principalmente, o conto que é aqui o gênero principal).

Propostas de atividade
1.      Levar elementos da historia original ou elementos da versão que será apresentada para que eles possam deduzir qual será o conto trabalhado.

2.      Quando o conto for descoberto, instiga-los a falar sobre cada um dos personagens – CHAPEUZINHO, VOVO, LOBO MAU, CAÇADOR, (sondando o que eles pensam sobre cada um, modo de agir, comportamento, características, personalidades e etc);

3.      Depois de ouvi-los cantar com eles as cantigas da historia, para animar e despertar o encantamento.
Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...
(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...
(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta
4.      Após cantar, o professor faz uma roda de conversa com os alunos para investigar sobre o que mais eles sabem sobre o conto da Chapeuzinho.  Neste momento mostra para eles a obra literária “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (SILVANA, ACHO QUE LA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA TEM ESSE LIVRO) e realiza a leitura da história com a turma ou somente de alguns trechos.
Veja um pequeno resumo - Uma história emocionante que revela uma personagem que tem medo do medo. No entanto, ao enfrentar um grande medo, a personagem Chapeuzinho Amarelo superará muitos medos e com isso ela se fortalecerá. Embarque com ela numa aventura inesquecível!

Aula2.1_ago_2013

5.      Se realizar essa etapa, depois faça os questionamentos abaixo:
·         Quais os medos da personagem Chapeuzinho Amarelo?
·         Por que o nome Chapeuzinho Amarelo?
·         Quem tem mais medo do lobo: Chapeuzinho Amarelo ou Chapeuzinho Vermelho?
·         E você? Qual o seu medo?
·         Como fazer para deixar de ter medo de algo?

6.      Nesse momento, seria interessante iniciar uma conversa sobre a estrutura e característica de um texto narrativo. Para isso, uma estratégia boa é ter impresso o texto de Chico Buarque para distribuir para turma e propor a atividade a seguir:

·         Por que a Chapeuzinho nesse texto é amarela?
·         O que o lobo representa no texto?
·         Em sua opinião, por que Chapeuzinho perdeu o medo do lobo?
·         Em que o lobo é transformado no final?
·         Como a história de Chapeuzinho Amarelo está organizada? Em versos e com rimas como os poemas ou em frases e parágrafos como nos contos e histórias narrativas? (utilizar o próprio livro do aluno para mostrá-lo ainda mais de perto essa estrutura de frases e parágrafos)

(A PARTIR DA RESPOSTA QUE APRESENTAREM NESSA ÚLTIMA QUESTAO, INICIAR A EXPLICAÇÃO SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICADS DO GÊNERO).

7.      Agora, e hora de convida-los a assistir ao filme que mostra uma versão diferente para a historia da Chapeuzinho Vermelho - Deu a louca na Chapeuzinho (pode fazer como uma seção cineminha, programar pipoca e marcar o dia e horário, aumentando as expectativas dos alunos).

8.      Após o cineminha, discutir a diferença entre a história original e o filme, fazendo perguntas sobre os fatos ocorridos.
(aqui, temos que assistir para elaborar algumas questões)

        PROPOSTAS DE PRODUÇAO DE CONTO PARA DEPOIS DO FILME:
1.             E a sua versão? Como você contaria essa historia? Onde e quando aconteceria? Que fim você escreveria? Use a criatividade e ponha-se a escrever. Bom trabalho!

2.      Que tal inventar uma história envolvendo os personagens da história “Chapeuzinho Vermelho”? Faça dupla com um colega da sala e usem a imaginação.

3.      Dividir a turma em três grandes grupos e desafiá-los na produção de partes da historia (começo, meio e fim);

4.      Simplesmente, pedir o reconto de uma das versões do conto trabalhado;


Observação: para trabalhar também matemática com o conto pode-se pensar no texto instrucional (a receita dos docinhos da Chapeuzinho ou outro da preferência dos alunos) para produzir e posteriormente resolver problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: