As
aprendizagens que podem ser desenvolvidas
·
Descobrir
diferentes versões de uma mesma história;
·
Conhecer e
analisar a especificidade, ou seja, as particularidades de cada versão de uma
mesma história;
·
Ampliar o
vocabulário;
·
Desenvolver
competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a
importância da socialização do conhecimento.
·
Discutir intertextualidade (o que há de
um texto em outro).
·
Trabalhar leitura e compreensão de
textos (escrito e audiovisual).
·
Produzir um texto narrativo (conto).
·
Identificar o foco narrativo.
·
Conhecer as características dos gêneros
(filme, poema e principalmente, o conto que é aqui o gênero principal).
Propostas
de atividade
1.
Levar elementos da historia original ou elementos
da versão que será apresentada para que eles possam deduzir qual será o conto
trabalhado.
2.
Quando o conto for descoberto,
instiga-los a falar sobre cada um dos personagens – CHAPEUZINHO, VOVO, LOBO
MAU, CAÇADOR, (sondando o que eles pensam sobre cada um, modo de agir,
comportamento, características, personalidades e etc);
3.
Depois de ouvi-los cantar com eles as cantigas
da historia, para animar e despertar o encantamento.
Cantigas de
"Chapeuzinho Vermelho"
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...
(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...
(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta
4. Após
cantar, o professor faz uma roda de conversa com os alunos para investigar
sobre o que mais eles sabem sobre o conto da Chapeuzinho. Neste momento mostra para eles a obra
literária “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (SILVANA, ACHO QUE LA NA
BIBLIOTECA DA ESCOLA TEM ESSE LIVRO) e realiza a leitura da história com a
turma ou somente de alguns trechos.
Veja um
pequeno resumo - Uma história emocionante que revela uma personagem que tem
medo do medo. No entanto, ao enfrentar um grande medo, a personagem Chapeuzinho
Amarelo superará muitos medos e com isso ela se fortalecerá. Embarque com ela
numa aventura inesquecível!
5.
Se realizar essa etapa, depois faça os
questionamentos abaixo:
·
Quais os
medos da personagem Chapeuzinho Amarelo?
·
Por que o
nome Chapeuzinho Amarelo?
·
Quem tem mais
medo do lobo: Chapeuzinho Amarelo ou Chapeuzinho Vermelho?
·
E você? Qual
o seu medo?
·
Como fazer
para deixar de ter medo de algo?
6.
Nesse
momento, seria interessante iniciar uma conversa sobre a estrutura e
característica de um texto narrativo. Para isso, uma estratégia boa é ter
impresso o texto de Chico Buarque para distribuir para turma e propor a
atividade a seguir:
·
Por
que a Chapeuzinho nesse texto é amarela?
·
O
que o lobo representa no texto?
·
Em
sua opinião, por que Chapeuzinho perdeu o medo do lobo?
·
Em
que o lobo é transformado no final?
·
Como
a história de Chapeuzinho Amarelo está organizada? Em versos e com rimas como
os poemas ou em frases e parágrafos como nos contos e histórias narrativas?
(utilizar o próprio livro do aluno para mostrá-lo ainda mais de perto essa
estrutura de frases e parágrafos)
(A PARTIR DA RESPOSTA QUE APRESENTAREM NESSA ÚLTIMA
QUESTAO, INICIAR A EXPLICAÇÃO SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICADS DO GÊNERO).
7.
Agora,
e hora de convida-los a assistir ao filme que mostra uma versão diferente para
a historia da Chapeuzinho Vermelho - Deu a louca na Chapeuzinho (pode fazer
como uma seção cineminha, programar pipoca e marcar o dia e horário, aumentando
as expectativas dos alunos).
8.
Após
o cineminha, discutir a diferença entre a história original e o filme, fazendo
perguntas sobre os fatos ocorridos.
(aqui,
temos que assistir para elaborar algumas questões)
PROPOSTAS
DE PRODUÇAO DE CONTO PARA DEPOIS DO FILME:
1.
E a sua
versão? Como você contaria essa historia? Onde e quando aconteceria? Que fim
você escreveria? Use a criatividade e ponha-se a escrever. Bom trabalho!
2. Que tal inventar uma história envolvendo os
personagens da história “Chapeuzinho Vermelho”? Faça dupla com um colega da
sala e usem a imaginação.
3. Dividir
a turma em três grandes grupos e desafiá-los na produção de partes da historia
(começo, meio e fim);
4. Simplesmente,
pedir o reconto de uma das versões do conto trabalhado;
Observação:
para trabalhar também matemática com o conto pode-se pensar no texto
instrucional (a receita dos docinhos da Chapeuzinho ou outro da preferência dos
alunos) para produzir e posteriormente resolver problemas matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: