quarta-feira, 20 de maio de 2020

A Hora da Estrela de Clarice Lispector - 15 questões avaliativas



AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

OBRA LITERÁRIA DE ESTUDO: A hora da estrela de Clarice Lispector
PÚBLICO ALVO: Turmas de 8º e 9º anos
A ATIVIDADE CONSTA DE 15 QUESTÕES OBJETIVAS

·         Leia o texto e resolva a questão 1.

TEXTO 1
“Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português, é claro. Criei-me em Recife.”                                     Por Clarice Lispector

Questão 1: Sobre a natureza do texto pode-se dizer que:
A) É biográfico
B) É autobiográfico
C) É informativo
D)    É explicativo
E)     É esclarecedor

Questão 2: Sobre os personagens do romance A hora da estrela de Clarice Lispector, marque V para verdadeiro e F para falso.
A) (  ) Rodrigo S.M. é narrador da história, representa a própria escritora e sua principal preocupação é mergulhar na profundidade do ser humano para entender a sua natureza.
B)    (   ) A principal personagem, na narrativa, é Macabéa. Uma jovem, alagoana de 18 anos de idade, pobre e desleixada. Sua ignorância é tamanha que não reconhece nem sua própria infelicidade.
C)    (  ) Glória não era bonita, mas muito sedutora. Era filha de açougueiro e colega de trabalho de Macabéa.
D)    (  ) Madame Carlota e Olímpio são considerados personagens secundários, ambos de conduta moral duvidosa.

Questão 3: Considere as características que definem a obra de Clarice e aponte o elemento correspondente.

3.1  Volta-se para o aspecto psicológico, definindo-se a partir do fluxo de consciência das personagens. Trata-se de uma narrativa marcadamente interior, uma vez que as memórias são as principais referências externadas pelo narrador.
A)    Foco narrativo   
B)    Discurso
C)    Tempo
D)    Enredo

3.2  Rodrigo se faz de personagem ao identificar-se com a protagonista e projetar-se nela. É um intruso na narrativa, gerando constantes digressões o que exclui a característica linear.
A)    Foco narrativo   
B)    Discurso
C)    Enredo
D)    Linguagem

3.3  O processo de migração para o Rio de Janeiro delineia como principais referências a Rua do Acre e a Rua do Lavradio e outras mais pontuais como: o cais, a casa da cartomante e até, o zoológico.
A)    Discurso
B)    Espaço
C)    Tempo
D)    Enredo

·         * Leia o texto a seguir e resolva a questão 4.
                   
TEXTO 2
Na língua portuguesa a zoomorfização é a figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal, nestes casos, o homem é tratado como um animal. Nas sentenças a seguir, parte da narração de A hora da estrela, ocorre zoomorfização no sentido de estabelecer comparações entre esses seres, analise-as:

I.                   “Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro”.
II.                “Ela ficou de cabeça inclinada para o ombro, como uma pomba fica triste”.
III.             “ – Um dia a pílula te cola na parede da garganta que nem galinha...”


Questão 4: Identifique nas sentenças as expressões responsáveis pela comparação. _________________________________________________________________________

Questão 5: Tinha acesso de tosse seca de madrugada: abafava-a com o travesseiro ralo. Mas as companheiras do quarto não se incomodavam. Estavam cansadas demais pelo trabalho que nem por ser anônimo era menos árduo. Como se chamavam as Companheiras de quarto de Macabéa? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·         Leia o trecho de um dos diálogos entre Macabéa e Olímpico e resolva a questão 6.
Ele...
Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou,
perguntou-lhe:
– E se me desculpe, senhorita, posso convidar a passear?
– Sim, respondeu atabalhoadamente com a pressa antes que ele mudasse de
idéia.
– E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
– Macabéa.
– Maca — o quê?
– Bea, foi ela obrigada a completar.
– Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
                                                                           Clarice Lispector, A hora da estrela.

Questão 6: O nome Macabéa soa estranho para Olímpico. Como ela explica a escolha do seu nome?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
·         Leia o trecho para resolver a questão 7.
Pois a datilógrafa não quer sair dos meus ombros. Logo eu que constato que a pobreza é feia e promíscua. Por isso não sei se minha história vai ser – ser o quê? Não sei de nada, ainda não me animei a escrevê-la. Terá acontecimentos? Terá. Mas quais? Também não sei. Não estou tentando criar em vós uma expectativa aflita e voraz: é que realmente não sei  o que me espera, tenho um personagem buliçoso nas mãos e que me escapa a cada instante querendo que eu o recupere. Esqueci de dizer que tudo o que estou agora escrevendo é acompanhado pelo rufar enfático de um tambor batido por um soldado. No instante mesmo em que eu começar a história – de súbito cessará o tambor.
Clarice Lispector, A hora da estrela.

Questão 7: O narrador interage com o leitor refletindo sobre a história da nordestina Macabéa. Qual discurso ele emprega neste trecho?
_________________________________________________________________________

o   Leia o trecho para resolver as questões de 8 a 10.

Às vezes só a mentira salva. Então, no dia seguinte, quando as quatro Marias cansadas foram trabalhar, ela teve pela primeira vez na vida uma coisa a mais preciosa: a solidão. Tinha um quarto só para ela. Mal acredita fava que usufruía o espaço. E nem uma palavra era ouvida. Então dançou num ato de absoluta coragem, pois a tia não a entenderia. Dançava e rodopiava porque ao estar sozinha se tornava: l-i-v-r-e! Usufruía de tudo, da arduamente conseguida solidão, do rádio de pilha tocando o mais alto possível, da vastidão do quarto sem as Marias. Arrumou, como pedido de favor, um pouco de café solúvel com a dona dos quartos, e, ainda como favor, pediu-lhe água fervendo, tomou tudo se lambendo e diante do espelho para nada perder de si mesma. Encontrar-se consigo própria era um bem que ela até então não conhecia. Acho que nunca fui tão contente na vida, pensou. Não devia nada a ninguém e ninguém lhe devia nada. Até deu-se ao luxo de ter tédio — um tédio até muito distinto. Desconfio um pouco de sua facilidade inesperada de pedir favor. Então precisava ela de condições especiais para ter encanto?                                                       Clarice Lispector, A hora da estrela.

Questão 8: Quais expressões foram utilizadas para determinar ideia de tempo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 9: Informe a função sintática de “a solidão” considerando o contexto de uso. _________________________________________________________________________

Questão 10: Em “Dançava e rodopiava porque ao estar sozinha se tornava: l-i-v-r-e! (...)” Que efeito produz o emprego da palavra pronunciada letra por letra. _________________________________________________________________________

Questão 11: “...Mas Macabéa de um modo geral não se preocupava com o próprio futuro: ter futuro era luxo. (...)” Classifique a conjunção que introduz o período. 
________________________________________________________________________

Questão 12: Em “Macabéa gostava de filme de terror ou de musicais, Tinha predileção por mulher enforcada ou que levava um tiro no coração. Não sabia que ela própria era uma suicida embora nunca lhe tivesse ocorrido se matar. É que a vida lhe era tão insossa que nem pão velho sem manteiga”. Qual a figura de linguagem pode-se identificar nesse trecho? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 13: Qual das sentenças a seguir NÃO é uma metáfora?
A)    “corpo cariado”;
B)    “a vida é um soco no estômago”;
C)    “um tédio até muito distinto”
D)    “estrelas de mil pontas”;

Questão 14: No desfecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa sofre um atropelamento, e morre. Em relação a esse desfecho, apenas é incorreto afirmar que:

A) Após a cena do atropelamento, ao longo de várias páginas, revela-se não apenas a indecisão do narrador, Rodrigo S. M., quanto ao destino que dará à sua protagonista como, também, sua relutância em anunciar a morte de Macabéa ao leitor.
B) Ao final de sua agonia, Macabéa profere uma última e enigmática frase, “- Quanto ao futuro”, justamente um dos doze títulos alternativos que figuram no início do romance, junto ao título A hora da estrela.
C)  Por amarga ironia, Macabéa, que nunca despertara atenção maior das outras pessoas ao longo de toda a sua vida, encontra a sua “hora de estrela” no momento de morrer, ao se ver cercada por vários desconhecidos que espiam seu corpo caído no meio da rua.
D)   Após o atropelamento, Macabéa se entrega, resignada, à morte, pois em momento algum dera crédito às fantasiosas promessas de felicidade futura que madama Carlota, a cartomante, lhe acabara de fazer.

Questão 15: O romance de Lispector estabelece um diálogo intertextual com o conto “A cartomante”, de Machado de Assis, porque:
A)    Ambas apresentam uma personagem em comum – a cartomante.
B)    As personagens de ambos os autores têm como principal característica a incredulidade.
C)    Nas duas obras a cartomante prevê o destino de morte das personagens.
D)    As personagens encontram a morte, após visitar a cartomante e receber dela presságios fantásticos.

Façam um bom aproveito!!!

PARA TER ACESSO AO GABARITO,  DEIXE UM E-MAIL NOS COMENTÁRIOS.  


26 comentários:

  1. quero acesso ao gabarito, porrr favorrr

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do modo como abordaram a misteriosa figura desse quase Heterônimo, Rodrigo..!

    ResponderExcluir
  6. thomasrobsonpereiraandrade1456@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Robertzinhobr@gmail.com quero o gabarito

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. kelcellini@hotmail.com gabarito por favor

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: