domingo, 31 de maio de 2020

Atividade resolvida para 8º ANO



                 Atividade de diagnose - para 8º ANO 


Questão 01- Em: “Sabe lá, sabe lá/ Onde mora a paixão?/ Sabe lá, sabe lá/Confundir a ilusão...”a palavra destacada no último verso da canção é antônimo de:
a) atrapalhar         
b) perturbar           
c) embaraçar            
d) igualar           
e) discernir

·         Leia um trecho da crônica A cura pelo beijo e resolva as questões 02 e 03.
A cura pelo beijo
         Ele odiava beijos, sobretudo beijos em público. Era uma coisa que deixava-o profundamente perturbado, fora de si, quase. Mas, por outro lado, vibrava de alegria quando lia alguma notícia sobre repressão a beijoqueiros. A nota sobre o jogador brasileiro de vôlei Leandro Vissotto, repreendido por um membro da organização do Mundial de Clubes de Vôlei por beijar sua mulher após a conquista de um título, deixou-o simplesmente eufórico. O mundo tem esperança, repetia a si próprio, a moralidade será vencedora.                                                                  Moacyr Sciliar

Questão 02- os verbos destacados foram utilizados para:
a)  Designar ação concluída num passado muito distante.      
b) Designar ação iniciada e concluída no passado
c)  Designar uma ação inacabada.                                           
d) Designar ação concluída num passado próximo.

Questão 03- No contexto da crônica, eufórico é mesmo que:
a)      Satisfeito                
b) Tranquilo              
c) Alegre          
d)Desesperado        
e) Solidário

Questão 04- Em: “Você pode vender, desde que venda por um preço bom”, o termo destacado provoca efeito de:
       a) causa              
       b) consequência             
       c) condição                
       d) tempo              
       e) ordem 

Questão 05- Observe o aforismo: “De tanto frequentarem cinema, as pessoas acabam acreditando mais na tela do que na vida que levam” de Carlos Drummond de Andrade. A predicação da locução verbal destacada é:
a)  Verbo transitivo direto                                      
b) Verbo transitivo indireto 
c)  Verbo intransitivo                                             
d) Verbo transitivo direto e  indireto

Questão 06- O miniconto “Maria acorda, pega ônibus cheio, toma chuva, recebe ordens, lava passa esfrega limpa encera cozinha costura seca estende guarda arruma. Nós pagamos um salário mínimo”. Marcelo Spalding. A classe de palavras que predomina do texto é:
a)      Substantivo          
b) adjetivo           
c) verbo             
d) pronome         
e) advérbio

·         Leia o seguinte comentário feito pelo estudioso da língua Sírio Possenti e responda as questões 07 e 08.

Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
                     POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (Fragmento adaptado)

Questão 07 – Segundo o autor, é importante que os especialistas reconheçam:
a)     O português do jeito que cada um fala.
b)      As variações da língua.
c)      A língua identifica o nível de formação do falante.
d)      A importância do estudo da gramática.
e)      Nenhuma das alternativas.

Questão 08 – No segundo parágrafo, o autor apresenta uma série de exemplos com a pretensão de:
a)     Questionar o uso da língua nas diferentes situações de uso .
b)      Relatar a importância do uso da língua nas diferentes situações comunicativas.
c)  Mostrar que o uso da língua deve levar em conta as diferentes situações de comunicação.
d)     Manter o falante informado sobre um aspecto da sua língua.
                    e)   Todas as alternativas estão corretas.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: