Atividade de diagnose - para 8º ANO
Questão 01- Em: “Sabe lá, sabe lá/ Onde mora a paixão?/ Sabe lá, sabe lá/Confundir
a ilusão...”a palavra destacada no último verso da canção
é antônimo de:
a) atrapalhar
b) perturbar
c) embaraçar
d) igualar
e) discernir
b) perturbar
c) embaraçar
d) igualar
e) discernir
·
Leia um trecho da crônica A cura pelo beijo e
resolva as questões 02 e 03.
A cura pelo beijo
Ele odiava beijos, sobretudo
beijos em público. Era uma coisa que
deixava-o profundamente perturbado,
fora de si, quase. Mas, por outro lado, vibrava
de alegria quando lia alguma notícia
sobre repressão a beijoqueiros. A nota sobre o jogador brasileiro de vôlei
Leandro Vissotto, repreendido por um membro da organização do Mundial de Clubes
de Vôlei por beijar sua mulher após a conquista de um título, deixou-o
simplesmente eufórico. O mundo tem esperança, repetia a si próprio, a moralidade será vencedora. Moacyr
Sciliar
Questão 02- os verbos
destacados foram utilizados para:
a) Designar ação concluída num
passado muito distante.
b) Designar ação iniciada e concluída no passado
b) Designar ação iniciada e concluída no passado
c) Designar uma ação
inacabada.
d) Designar ação concluída num passado próximo.
d) Designar ação concluída num passado próximo.
Questão 03- No contexto da crônica, eufórico é mesmo que:
a) Satisfeito
b) Tranquilo
c) Alegre
d)Desesperado
e) Solidário
b) Tranquilo
c) Alegre
d)Desesperado
e) Solidário
Questão 04- Em: “Você
pode vender, desde que venda
por um preço bom”, o termo destacado provoca efeito de:
a) causa
b) consequência
c) condição
d) tempo
e) ordem
b) consequência
c) condição
d) tempo
e) ordem
Questão 05- Observe o
aforismo: “De tanto frequentarem cinema, as pessoas acabam acreditando mais na tela
do que na vida que levam” de Carlos
Drummond de Andrade. A predicação da locução verbal destacada é:
a) Verbo transitivo direto
b) Verbo transitivo indireto
b) Verbo transitivo indireto
c) Verbo intransitivo
d) Verbo transitivo direto e indireto
d) Verbo transitivo direto e indireto
Questão 06- O miniconto “Maria
acorda, pega ônibus cheio, toma chuva, recebe ordens, lava passa esfrega limpa
encera cozinha costura seca estende guarda arruma. Nós pagamos um salário
mínimo”. Marcelo Spalding. A
classe de palavras que predomina do texto é:
a) Substantivo
b) adjetivo
c) verbo
d) pronome
e) advérbio
b) adjetivo
c) verbo
d) pronome
e) advérbio
·
Leia o seguinte comentário feito pelo estudioso da língua Sírio
Possenti e responda as questões 07 e 08.
Só há uma saída para a escola se
ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato.
Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas
atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não!
Há outra dimensão a ser
considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português
correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o
mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos
cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de
cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI, S. Gramática na
cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (Fragmento adaptado)
Questão 07 – Segundo o autor, é importante
que os especialistas reconheçam:
a) O português do jeito que cada um fala.
b)
As variações da língua.
c)
A língua identifica o nível de formação
do falante.
d) A importância do estudo da gramática.
e)
Nenhuma das alternativas.
Questão 08 – No segundo
parágrafo, o autor apresenta uma série de exemplos com a pretensão de:
a) Questionar o uso da língua nas diferentes
situações de uso .
b)
Relatar a importância do uso da língua nas diferentes situações comunicativas.
c) Mostrar que o uso da língua deve levar em
conta as diferentes situações de comunicação.
d) Manter o falante informado sobre um
aspecto da sua língua.
e) Todas as alternativas estão corretas.
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