sexta-feira, 29 de maio de 2020

EXPOSIÇÃO LITERÁRIA



A sua turma vai participar de uma EXPOSIÇÃO LITERÁRIA??? Trazemos aqui uma ideia muito bacana para vocês!!!!!

Essa postagem é para matar a saudade dos pequeninos. A atividade de apresentação do livro "A Bela Borboleta, de Ziraldo" foi apreciada em Projeto de exposição literária e teve como elenco a galera do 4º ano. Foi o maior sucesso!!! Esperamos que essa ideia seja igualmente útil para vocês!!!!


Projeto de exposição literária

Proposta de apresentação

Turmas: 4º ano
Obra literária: A BELA BORBOLETA de ZIRALDO        
Profª Marluce Barbosa e Saionara de Jesus

1º MOMENTO- Abertura
·         Música: (9 Alunas participantes, caracterizadas de borboletas, dançam para abrir o        espetáculo)



Sugestões de música:

“A dança das borboletas” de Alceu Valença
As borboletas estão voando
A dança louca das borboletas
As borboletas estão girando
Estão virando sua cabeça
As borboletas estão invadindo
Os apartamentos, cinemas e bares
Esgotos e rios e lagos e mares
Em um rodopio de arrepiar
Derrubam janelas e portas de vidro
Escadas rolantes e das chaminés
Mergulham e giram num véu de fumaça
E é como um arco-íris no centro do céu


“Borboletas” de Luciana Mello
Borboletas são tão belas o que seria delas
Se não pudessem voar?
O céu e as estrelas não poderiam vê-las passar

Lá fora eu vejo um mundo
E sinto lá no fundo
Que aqui não é o meu lugar
Eu sou pequenininha e fico aqui sozinha a sonhar
O meu coração me diz
Que um dia ainda vou ser feliz
Voar para bem longe como eu sempre quis

Um dia eu tive a chance de ter ao meu alcance
O que fez transformar
Sonho em realidade, escuridão em brilho no olhar
Eu vi que na verdade
A dor um dia pode ter fim
Achei a liberdade, ela tava dentro de mim
O meu coração me diz
Agora eu já sou feliz
Voei para bem longe como eu sempre quis.




2º MOMENTO- Recital
·         Ao fim da música, cada borboletinha procura seu lugar no cenário e se acomoda, enquanto três alunos, um por vez, entraram em cena recitando alguns poemas. Os três alunos encerram o pequeno recital fazendo um coro dos últimos versos do último poema. 

 Poema 1:

As borboletas
          Vinicius de Moraes
Brancas

Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz

As belas

Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh, que escuridão!




        Poema 2:        
Trazendo uma borboleta,

Volta Alfredo para casa.
Como é linda!  É toda preta,
Com listas douradas na asa.
Tonta, nas mãos da criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fugir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.
Contente, o menino grita:
“É a primeira que apanho,
“Mamãe vê como é bonita!
“Que cores e que tamanho!
“Como voava no mato!
“Vou sem demora pregá-la
“Por baixo do meu retrato,
“Numa parede da sala”.
Mas a mamãe, com carinho,
Lhe diz: “Que mal te fazia,
“Meu filho, esse animalzinho,
“Que livre e alegre vivia?
“Solta essa pobre coitada!
“Larga-lhe as asas, Alfredo!
“Vê como treme assustada…
“Vê como treme de medo…
“Para sem pena espetá-la
“Numa parede, menino,
“É necessário matá-la:
“Queres ser um assassino?”
Pensa Alfredo…  E, de repente,

Solta a borboleta…  E ela

Abre as asas livremente,

E foge pela janela.

ADAPTADO DE Olavo Bilac

Poema 3:

Abre as asas livremente,
E foge pela janela.

Onde será que vai parar a borboleta?

Num livro?
Os livros são como portas encantadas
Que levam a lindas terras,
Onde moram anões e fadas.
Lugares longe e tão belos
Aonde eu não podia ir
Mas, agora, com essa porta,
é só ter cuidado e... abrir    


      
3º MOMENTO: Encenação
·         Logo após o último coro dos alunos do poema 3, acontece a apresentação da história em cenas, sem narração.

Roteiro de apresentação: (A BELA BORBOLETA de ZIRALDO)        

(Gato de botas) - CONVOCAÇÃO GERAL! (3X)

(Aparecem personagens de vários clássicos)
E APARECEU A BRANCA DE NEVE, E APARECERAM OS SETE ANÕES, E APARECEU ALICE (DO PAÍS ENCANTADO) E DEPOIS A BELA ADORMECIDA, E VEIO O PETER PAN E APARECEU TAMBÉM O COELHO DO RELÓGIO, O PRÍNCIPE ENCANTADO, A FADA, A CHAPEUZINHO VERMELHO, CINDERELA E ATÉ O MALUQUINHO.

(Quando chegam todos o gato de botas diz):   - AS BORBOLETAS FORAM FEITAS PARA VOAR, NÃO FORAM?

(Respondem todos) - CLARO!!

(Continua o gato de botas) - POIS HOJE, EU VI A BORBOLETA MAIS BONITA DO MUNDO!

(Todos) - OH!

(Gato de botas) - MAS ELA ESTÁ PRESA!

(Todos) - PRESA?

(Gato de botas) - SIM!

(Todos) - COM GRAMPOS DE METAL?

(Príncipe, coelho, Peter pan e maluquinho) - ISTO É UM ABSURDO!

(Branca de neve, cinderela, Alice, bela adormecida, chapeuzinho e a fada)
- AS BORBOLETAS FORAM FEITAS PARA VOAR, COM SUAS LINDAS ASAS COLORIDAS!

(O gato de botas)
 - POIS PARA ISSO VIM CONVOCAR VOCÊS: VAMOS LIBERTAR A BORBOLETA MAIS LINDA DO MUNDO!

(Todos) - VAMOS!!!

(Gato de botas)
- PEGUEM ALICATES E SERRAS, TESOURAS E TORQUESES, PUAS E PINÇAS, CHAVES DE FENDA E PÉS DE CABRA, PEGUEM TUDO E VAMOS LÁ!

(Todos cantando vão salvar a borboleta)
Vamos salvar a borboleta – ta – ta
Porque ela – la – la
Está presa – sa – sa
Esperando – do – do
A nossa ajuda – da – da

Vamos todos agora - ra – ra
Porque um amigo – go – go
Não deixa o outro – tro – tro
Correr perigo – go – go
Jamais!!!!!!

(A bruxa)
Rá – rá – rá – rá – rá (risos) Por que saíram de suas histórias? Para onde pensam que vão? (Todos assustados dão um passo para trás) não sabem que há sempre uma bruxa muito má no meio das histórias? (Mais passo para trás)

(A fada)

(Todos) - JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E VAMOS SALVAR A MAIS BELA BORBOLETA DO MUNDO.

(Gato de botas) - PAREM...ELA ESTÁ LOGO ALI. PREPAREM – SE PARA TER UMA EMOÇÃO: VOCÊS VÃO VER A BORBOLETA MAIS BONITA QUE EU JÁ VI NA MINHA VIDA.

(Todos) - COMO É LINDA!!!

(Gato de botas) - VOCÊS PRECISAM VÊ- LA COM AS ASAS ABERTAS

(Todos) -  ABRE AS ASAS, BORBOLETA!

(Gato de botas) - AO TRABALHO! (Começam a se movimentar para salvar a borboleta)

(A borboleta) - PAREM!

(Gato de botas) - PARAR POR QUÊ?   - NÓS VIEMOS LIBERTAR VOCÊ, TIRAR ESSES GRAMPOS QUE TE PRENDEM A ESTE LIVRO. - PARA VOCÊ VOAR... VOAR...

(A borboleta) - NÃO FAÇAM ISSO!

(Todos) - COMO? - VOCÊ PREFERE FICAR PRESA?

(Borboleta) - EU NÃO ESTOU PRESA!

(Todos) - COMO VOCÊ NÃO ESTÁ PRESA??

(Borboleta)
- EU NÃO ESTOU PRESA, PORQUE CADA VEZ QUE UMA CRIANÇA QUE GOSTA DO GATO – DE - BOTAS, POR EXEMPLO, ABRE ESTE LIVRO E MOVE AS SUAS PÁGINAS, EU BATO AS MINHAS ASAS!

- EU NÃO ESTOU PRESA, PORQUE, CADA VEZ QUE O PAI DE UM MENINO, COM SAUDADE DO PETER PAN TIRA ESTE LIVRO DA ESTANTE E TOMA A PASSAR SUAS PÁGINAS, EU VOLTO A VOAR.

- EU VOO COM A ALICE OU COM OS SETE ANÕES, EU VOO COM A BRANCA DE NEVE OU COM O PRÍNCIPE ENCANTADO...

- EU VOO EM CADA SONO DA BELA ADORMECIDA, EU VOO NOS PONTEIROS DO COELHO DO RELÓGIO, EU VOO EM CADA SONHO DESSE PATINHO FEIO, QUANDO ALGUÉM ABRE O LIVRO E FOLHEIA MINHAS ASAS OU FAZ MOVER ESTAS PÁGINAS.

(Os 7 anões) - MAS É CLARO! ELA SÓ NÃO VOA QUANDO O LIVRO ESTÁ FECHADO!

(Todos vão cantando de volta para suas histórias)
Borboletinha, tão bonitinha
Voa livre
Pelas historinhas...

Borboletinha, tão formosinha
Encanta a todos
Batendo suas asinhas...

Voa aqui
É bem legal
Quanta beleza
Ela é fenomenal – nal - nal

Desfecho:
(Alunos participantes da abertura e recital falam em coro):
E LÁ FORAM ELES FELIZES PRA CASA, SABENDO QUE NUNCA MAIS IAM SE ESQUECER DE SUA BORBOLETA... DA BORBOLETA QUE CADA UM TINHA VISTO VOANDO DENTRO DE UM LIVRO.

Encerramento:
· Música Eu sou como a borboleta, de Benito de Paula disponível em: https://www.letras.mus.br/benito-di-paula/109762/

Sugestão (a canção pode ser adaptada para ritmo de mixagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: