segunda-feira, 4 de maio de 2020

A ilha perdida

Um tesouro da Série Vaga-lume, A Ilha perdida de Maria José Dupré, está entre os títulos mais conhecido dessa série.


ANÁLISE LITERÁRIA

Eduardo e Henrique são dois irmãos que adoram passar as férias na fazendo do Padrinho. Lá tem muita coisa para fazer: andar a cavalo, subir em árvore, nadar. Sem falar da ilha, bem no meio do rio, onde dizem, mora um homem misterioso...

A Ilha Perdida
                                             
Tinham resolvido seguir para a ilha na terça-feira e estavam ainda no domingo. Precisavam preparar tudo no dia seguinte.
                                              Na segunda-feira de manhã bem cedo, Henrique teve uma ideia: tirar a canoa do lugar onde estava e escondê-la mais longe; assim se alguém a procurasse, não a acharia mais. Foram para lá e com grande dificuldade tentaram puxá-la para terra, mas não conseguiram; então resolveram cortar muitos galhos de árvore e cobriram-na para que ninguém a encontrasse.
Nenhum dos dois dormiu naquela noite; levantaram de madrugada e foram à cozinha. Lá estava Eufrosina preparando o almoço para eles levarem: linguiça frita, ovos cozidos, pão, queijo e laranjada. Eufrosina fez um grande pacote e deu-lhes também uma garrafa de água.
Desceram o morro em direção ao rio. Lá estava a canoa preparada na véspera, bem calafetada, a corda embrulhada num canto. Colocaram o almoço no fundo e Henrique preparou-se para conduzi-la rio abaixo. Olharam o rio Paraíba; estava calmo e as águas espumavam nas margens. Eduardo observou:
                                              — O rio parece que cresceu Henrique. Hoje está maior que ontem...

Maria José Dupré. A Ilha Perdida. São Paulo, Ed. Ática. Série Vaga-lume.

QUESTÃO 1: O narrador da ilha perdida é:
a)      (   ) Narrador personagem
b)      X ) Narrador onisciente
c)      (   ) Narrador observador
d)     (   ) Narrador lírico

QUESTÃO 2: Assinale a opção em que o adjetivo destacado NÃO dá ideia de aumentativo.
a)      (    ) “Rio imenso, silencioso e de águas barrentas ...”.
b)      (    ) “... ele fazia uma grande curva para a direita.”
c)      (   ) “... parecia mesmo perdida entre as águas volumosas.”
d)     ( x ) “... ficavam horas inteiras sentados no alto do morro.”

QUESTÃO 3: O narrador, ao descrever o Rio Paraíba como “imenso, silencioso”, “de águas volumosas” e a ilha “como solitária e verdejante” com árvores cujas “copas altíssimas davam impressão de que não se poderia caminhar entre elas”, pretende:

a)      (   ) conceituar e informar ao leitor como deve ser um rio e uma ilha.
b)      (   ) explicar ao leitor o porquê da ilha se chamar Perdida.
c)      (x ) criar um ambiente de suspense e mistério em sua narrativa.
d)     (   ) apenas descrever a ilha.

QUESTÃO 4: A “Ilha Perdida” só NÃO despertava nos meninos

a)      (   ) curiosidade.
b)      (   ) excitação.
c)      (   ) entusiasmo.
d)     ( x) apreensão.

QUESTÃO 5: Quando Henrique e Eduardo decidiram ir para a ilha Perdida, sonhavam com grandes aventuras, mas nem imaginavam o que aconteceria de fato.  O que surpreendeu os dois irmãos e mudou os seus planos?
R= Se perderam no passeio pela mata, depois o rio encheu e os dois ficaram presos na ilha

QUESTÃO 6: É correto dizer que Henrique e Eduardo aprenderam muita coisa com as adversidades enfrentadas?
R= Sim, ambos precisaram enfrentar seus medos, buscar alimentos na mata e construir uma jangada

QUESTÃO 7: Observe os personagens e depois ligue as pistas, mostrando quem fez o que:
(A) Eduardo e Henrique
(B) Nhô Quim
(C) Bento
(D) Quico e Oscar
(E) Padrinho

( B    ) Deu uma corda velha para os meninos
( E    ) perguntou se queriam ir a cavalo;
(   C ) Falou que viu uma fumacinha saindo da ilha para os meninos
(   D  ) Ficaram com vontade de ir junto com os primos mais velhos
(   A  ) São espertos e exploram a fazenda

QUESTÃO 8: Como Eduardo e Henrique conseguiram chegar até a ilha? Que meio de transporte usaram?
R= Eles utilizaram um barco

QUESTÃO 9: A ilha perdida traz muitas situações realistas e outras que podem ser classificadas como fantasiosas. Indique com R as passagens Realistas e com um F as cenas em que predominam Fantasias.

F ) O julgamento do macaco ladrão, com o juiz, advogados, júri e plateia.
R) A sobrevivência de Eduardo que se alimentou só de frutas e raízes por vários dias.
(R) O fato de os caçadores matarem animais indefesos por prazer, sem necessidade, como aconteceu com a veadinha.
F) Os animais trazerem frutos da mata para Simão, mantendo a caverna abastecida.

QUESTÃO 10: No texto, há algumas palavras empregadas no diminutivo. Assinale a opção em que esse emprego tem valor afetivo.

a)      (    ) “Bento hesitou, olhou o chão, tirou o capinzinho da boca e falou...”.
b)      ( x) “Apelidarem-no de “filhote do Paraíba.”
c)      (   ) “Vi uma fumacinha saindo do meio daquelas árvores mais altas...”.
d)     (   ) “Daquele lugarzinho vi uma vez sair fumaça.”




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