domingo, 31 de maio de 2020

Atividade de revisão para o 8º ANO


             Atividade de revisão RESOLVIDA

·         Exercite a interpretação e compreensão das ideias e do contexto apresentados em poesia de Fernando Pessoa e resolva as questões de 01 a 05.

Poesia da felicidade
                  Fernando Pessoa
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Questão 1. Em “Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.” O advérbio empregado nesse trecho tem intuito de:
a)      Aprender a dizer não quando necessário
b)      Modificar o sentido dos verbos a que se referem
c)      Aconselhar o leitor em situações da vida 
d)      Orientar o leitor sobre como deve agir
e)      Ensinar a dizer não quando necessário

Questão 2. Nas formas verbais do texto predomina uma ideia de:
a)      Ordem
b)      Aconselhamento
c)      Solicitação
d)      Certeza
e)      Hipótese

Questão 3. O termo Se introduz os últimos versos da poesia produzindo efeito de:
a)      Próclise
b)      Convencimento
c)      Condição
d)      Oposição
e)      Repetição 

Questão 4. No verso “Se o achar, segure-o!” o pronome oblíquo destacado refere-se, nas duas situações, ao mesmo termo que e:
a)      O eu lírico
b)      O coração
c)      O certo
d)      O amor
e)      O errado

Questão 5. Observe a posição do pronome diante das formas verbais destacadas no texto. nestes casos de colocação pronominal empregou-se:
a)      Mesóclise
b)      Complemento
c)      Ênclise
d)      Próclise
e)      Nenhuma das alternativas

·         Leia o poema abaixo e responda as questões 06 e 07.

VERSOS DE NATAL
Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes as minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,
Os meus olhos míopes e cansados.
Espelho, amigo verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso,
Obrigado, obrigado! Mas se fosses mágico,
Penetrarias até o fundo desse homem triste,
Descobririas o menino que sustenta esse homem,
O menino que não quer morrer,
Que não morrerá senão comigo,
O menino que todos os anos na véspera do Natal
Pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta.
                                                    MANUEL BANDEIRA. In Lira dos cinquenta anos, 1940 29.

Questão 6. No texto, a sequencia de palavras “Obrigado, obrigado” sugere uma ideia de:
a)      Exagero
b)      Ênfase
c)      Conformismo
d)      Gradação
e)      Repetição

Questão 7. Dos termos a seguir, qual não e um pronome?
a)      Meus
b)      Tu
c)      Que
d)      Comigo
e)      Desse

Questão 8. É possível inferir do poema que:
       a) O espelho não consegue investigar o que há no mundo interior do eu lírico.
       b) O homem triste não deseja morrer por isso pede ajuda ao menino interior.
       c) O menino que habita o eu lírico não é feliz o suficiente para mantê-lo firme.
       d) O eu lírico é triste porque não tem o seu mundo interior mostrado pelo espelho.
       e) Nenhuma das alternativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: