quarta-feira, 20 de maio de 2020

Maratona ortográfica




Oficina de ortografia (Maratona de atividades)
Batalha do X:

Caçada no dicionário: O professor sugere sílabas de palavras formadas por X e CH para as caçadas.  Equipe, munida de dicionário suficiente, deve procurar uma palavra de acordo e apresentar seu significado. Vence a equipe que, ao termino do jogo, completar a maior lista de palavras.  

Grande bingo ortográfico: O professor prepara uma cartela gigante e prega na parede. Ao invés de números, palavras serão cantadas. As palavras cantadas devem ser escritas com X ou com CH (o professor deve preparar uma lista prévia, considerando o grau de dificuldade das crianças). Os alunos serão organizados em equipes e juntos entram em consenso para decidir como escrever corretamente as palavras cantadas. A participação na cartela deve ser identificada por cores (cada equipe deve ser identificada pela cor). O jogo finaliza quando a cartela fica completamente preenchida. Binga a equipe que escrever na cartela s palavras corretamente.
Concurso de frases: Dividir a classe em duplas. A tarefa é produzir a frase mais interessante, criativa ou engraçada. Material necessário: saquinhos com palavras diversas com X e com CH. Obs.: elaborar e apresentar critérios e regras para a correção para as produções.

Soletrando palavras: jogo convencional, lista de palavras previamente selecionadas e agrupadas conforme grau de dificuldade. Apresentar as regras do jogo.

Pescaria: Prepara-se anzóis com cordão e clips, disponibiliza peixinhos contendo palavras escritas desenhados em papel duro e resiste num recipiente espaçoso. Os alunos participam da pescaria em grupos e para peixinho pescado devem se organizar para explicar a regra ortografia empregada.

Receita maluca: Com produtos criados pelos alunos, cujo nome seja escrito com essa regularidade ortográfica, eles deverão formar pequenas receitas respeitando as partes do texto (ingredientes e modo de preparo). Vence a receita que apresentar o maior numero de palavras escritas com X e CH.

Trava no X: Produção de trava-língua divertida somente com palavras escritas com x e ch
Obs. (a depender da faixa a etária a professora propõe as palavras ou dar total liberdade para que o façam).

Varal interativo: O professor monta um varal com as regras de escrita de palavras com a dificuldade ortográfica trabalhada (X e CH). O objetivo será para cada regra listar palavras que atentam ao critério anunciado.

Concurso de paródias: Após breve revisão do assunto (principais regras de escrita ortográfica) e o exercício de uma série de atividades anteriores, o professor divide a turma em equipes solicita que escolham um rit do momento ou uma música da preferência deles para produzir uma paródia. Para estimular as produções e apresentações o professor pode marcar um momento para socialização das produções.  
Obs.: para aumentar o interesse dos participantes, o professor pode gamificar a atividade.


Quando usar x e ch;


→ Quando usar x e ch: 
x ou ch

• Depois de ditongos: faixa, peixe, trouxa
Exceção: recauchutar (de cautchu, borracha)

• Depois da sílaba en: enxame, enxerga, enxugar
Exceção: encher e derivados de palavra primitiva com ch: encharcar (charco), enchumaçar (chumaço)

• Vocábulos indígenas, africanos e traduzidos do inglês: abacaxi, xavante, muxoxo, xerife, xampu

• Depois da sílaba me: mexer, mexerica, mexicano
Exceção: mecha

→ Escreve-se com:
x → bexiga, bruxa, faxina, graxa, laxante, lixo, puxar, roxo, vexame, xarope, xereta, xícara, xilindró, xingar, xodó

ch → bochecha, cachaça, cachimbo, cacho, capacho, chalé, cochichar, chuchu, fachada, gancho, mochila, pechincha, piche, tacho, trecho


→ Formas parônimas com x e ch:
x
ch
broxa (pincel; indivíduo impotente)
coxo (manco)
taxa, taxar (imposto; cobrar)
xá (soberano)
brocha (grampo para brochura)
cocho (recipiente para o gado)
tacha, tachar (tipo de prego; pôr defeito)
chá(planta)

            O VELHO E SEMPRE ÚTIL, DITADO/AUTODITADO
1)      Copie a lista de palavras abaixo:
enxada    engraxate   enxergar    caxumba   enxugar   embaixo   coxinha fechadura cochichar chumaço    chocalho  guincho  chiar facho   puxar   xingar   peixada   xereta   graxa  lixo luxo  encharcar chave enchente  encher cheio chinelo
2)      Separe as sílabas das palavras da primeira questão circule a tônica e classifique quanto à tonicidade.

3)      Escolha 3 palavras e formule frases.

4)      Complete com ch ou X: (Consulte o dicionário se necessário.)
en____arcado
_____oque
 ____umbo
_____ute
en____imento
bai____ria 
en____ame
 ____erife
rou____inol
ma____i____e
me___endo
____aleira   
galo____a
____odó
cro____ê
____icote
pi____e
_____inelo

5) Complete as frases com as palavras abaixo:

faxina - churrasco - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço - chá caxumba - chaleira - chuva – encharca

a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com ___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.

6) Pesquise e escreva mais 8 palavras com X e 8 com CH.

7) Leia.
CHÁ MILAGROSO
Dona Xuxa meio bruxa, Viu seu Chico se queixar de muita dor no bucho fechou a porta do chalé E fez chá pro seu Chico Muito cheio de xaveco [...].
                                     Elias José. Lua no Brejo (trecho).

·         Observe que as palavras destacadas no poema escritas com ch e x possuem o mesmo som.

·         Dicas importantes! Observe atentamente:
ch – chuva – ch uvinha, ch uvisco, ch uvarada, ch uveiro, ch uvoso...
x – peixe – pei x inho, pei x ada, pei x aria, pei x eiro, pei x ão, pei x ote...

·         As palavras da mesma família são escritas com a mesma letra.

·         Selecione um grupo de palavras com essa característica visível e produza um trechinho autoral.




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