Oficina de ortografia (Maratona de
atividades)
Batalha do X:
Caçada no dicionário: O professor sugere sílabas de palavras formadas por
X e CH para as caçadas. Equipe, munida
de dicionário suficiente, deve procurar uma palavra de acordo e apresentar seu
significado. Vence a equipe que, ao termino do jogo, completar a maior lista de
palavras.
Grande bingo ortográfico: O professor prepara uma cartela gigante e prega na
parede. Ao invés de números, palavras serão cantadas. As palavras cantadas
devem ser escritas com X ou com CH (o professor deve preparar uma lista prévia,
considerando o grau de dificuldade das crianças). Os alunos serão organizados
em equipes e juntos entram em consenso para decidir como escrever corretamente
as palavras cantadas. A participação na cartela deve ser identificada por cores
(cada equipe deve ser identificada pela cor). O jogo finaliza quando a cartela
fica completamente preenchida. Binga a equipe que escrever na cartela s
palavras corretamente.
Concurso de frases: Dividir a classe em duplas. A
tarefa é produzir a frase mais interessante, criativa ou engraçada. Material
necessário: saquinhos com palavras diversas com X e com CH. Obs.: elaborar e
apresentar critérios e regras para a correção para as produções.
Soletrando palavras:
jogo convencional, lista de palavras previamente selecionadas e agrupadas
conforme grau de dificuldade. Apresentar as regras do jogo.
Pescaria: Prepara-se anzóis com cordão e clips, disponibiliza
peixinhos contendo palavras escritas desenhados em papel duro e resiste num
recipiente espaçoso. Os alunos participam da pescaria em grupos e para peixinho
pescado devem se organizar para explicar a regra ortografia empregada.
Receita maluca: Com produtos criados pelos alunos, cujo nome seja
escrito com essa regularidade ortográfica, eles deverão formar pequenas
receitas respeitando as partes do texto (ingredientes e modo de preparo). Vence
a receita que apresentar o maior numero de palavras escritas com X e CH.
Trava no X: Produção de trava-língua divertida somente com
palavras escritas com x e ch
Obs.
(a depender da faixa a etária a professora propõe as palavras ou dar total
liberdade para que o façam).
Varal interativo:
O professor monta um varal com as regras de escrita de palavras com a
dificuldade ortográfica trabalhada (X e CH). O objetivo será para cada regra
listar palavras que atentam ao critério anunciado.
Concurso de paródias: Após breve revisão do assunto (principais regras de
escrita ortográfica) e o exercício de uma série de atividades anteriores, o
professor divide a turma em equipes solicita que escolham um rit do momento ou
uma música da preferência deles para produzir uma paródia. Para estimular as
produções e apresentações o professor pode marcar um momento para socialização
das produções.
Obs.: para aumentar o interesse dos
participantes, o professor pode gamificar a atividade.
Quando usar x e ch;
→ Quando usar x e ch:
→ Escreve-se com: x → bexiga, bruxa, faxina, graxa, laxante, lixo, puxar, roxo, vexame, xarope, xereta, xícara, xilindró, xingar, xodó ch → bochecha, cachaça, cachimbo, cacho, capacho, chalé, cochichar, chuchu, fachada, gancho, mochila, pechincha, piche, tacho, trecho
|
O VELHO E
SEMPRE ÚTIL, DITADO/AUTODITADO
1)
Copie a lista de palavras abaixo:
enxada engraxate enxergar caxumba enxugar embaixo coxinha fechadura cochichar chumaço chocalho guincho chiar facho puxar xingar peixada xereta graxa lixo luxo encharcar chave enchente encher cheio chinelo
enxada engraxate enxergar caxumba enxugar embaixo coxinha fechadura cochichar chumaço chocalho guincho chiar facho puxar xingar peixada xereta graxa lixo luxo encharcar chave enchente encher cheio chinelo
2)
Separe as sílabas das palavras da primeira questão
circule a tônica e classifique quanto à tonicidade.
3)
Escolha 3 palavras e formule frases.
4)
Complete com ch ou X: (Consulte o dicionário se
necessário.)
en____arcado
en____arcado
_____oque
____umbo
_____ute
en____imento
bai____ria
en____ame
____erife
rou____inol
ma____i____e
me___endo
____aleira
galo____a
____odó
cro____ê
____icote
pi____e
_____inelo
5) Complete as frases com as palavras abaixo:
faxina - churrasco - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço - chá caxumba - chaleira - chuva – encharca
a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com ___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.
6) Pesquise e escreva mais 8 palavras com X e 8 com CH.
7) Leia.
CHÁ MILAGROSO
Dona Xuxa meio bruxa, Viu seu
Chico se queixar de muita dor no bucho fechou a porta do chalé E fez chá pro
seu Chico Muito cheio de xaveco [...].
Elias
José. Lua no Brejo (trecho).
·
Observe que as palavras destacadas no poema
escritas com ch e x possuem o mesmo som.
·
Dicas importantes! Observe atentamente:
ch – chuva – ch uvinha, ch
uvisco, ch uvarada, ch uveiro, ch uvoso...
x – peixe – pei x inho, pei x
ada, pei x aria, pei x eiro, pei x ão, pei x ote...
·
As palavras da mesma família são escritas com a
mesma letra.
·
Selecione um grupo de palavras com essa
característica visível e produza um trechinho autoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: