quinta-feira, 6 de julho de 2017

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

       ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prática de leitura
Texto 1:
O homem as palavras
     O homem de hoje não é mais aquele que vivia em cavernas, comia carne crua e balbuciava as primeiras palavras.
     Ele construiu uma civilização poderosa, desenvolveu conhecimentos, criou novos modos de vida.
     Sua ciência permitiu que ele cruzasse os mares, erguesse enormes edifícios e até buscasse outros planetas com seus foguetes. Mas tudo o que o homem fez só pôde ser feito porque ele dominou a palavra.
     E até hoje a palavra e as línguas permitem ao homem as duas coisas mais importantes que ele pode fazer: escrever suas leis, para que possa viver de maneira civilizada, e declarar seu amor, para que ele possa viver feliz...

      (Ruth Rocha e Otávio Roth. O livro das línguas. São Paulo: Melhoramentos, 1992.)

1.      A leitura do texto nos permite afirmar que:
(   ) A palavra é essencial às formas de realização humana.
(   ) O uso proposital da palavra promove o desenvolvimento humano.
(   ) A palavra tem o poder de agir e transformar a vida humana.

2.      De acordo com o texto, homem está realmente melhorando a qualidade de vida no planeta? Que conquistas podemos citar para confirmar isso?
3.      Além de escrever as leis e declarar o amor, que outras coisas importantes são possíveis de fazer utilizando as palavras?
4.      Leia o trecho:
   “Sua ciência permitiu que ele cruzasse os mares, erguesse enormes edifícios e até buscasse outros planetas com seus foguetes. Mas tudo o que o homem fez só pôde ser feito porque ele dominou a palavra. (...)”

a)      O que foi necessário para que o homem alcançasse e percebesse a importância e o sentido de suas realizações?
b)      O termo destacado nesse trecho faz referência:
(   ) à palavra     (   ) ao homem         (   ) ao mundo 

Texto 2:
"Menino procura com urgência
um vale azul para morar.
Um vale onde a aurora desperte as coisas
suavemente e as manhãs 
tenham gosto de jabuticaba.
Um vale onde todos andem
de mãos dadas e onde toda fome seja saciada.
Um vale onde os riachos cantem
enchendo tudo de azul,
inclusive o coração do menino."

Roseana Murray

5.      Pode-se considerar como temática central do texto:
(   ) Os desejos de uma criança
(   ) O mundo em que se gostaria de viver
(   ) Os anseios imaginários do eu lírico

6.      Observe que no poema algumas palavras estão destacadas. Informe a função morfológica e sintática de cada uma.

Análise linguística

7.      Releia um trecho do 3º parágrafo do texto 1:
“Sua ciência permitiu que ele cruzasse os mares, erguesse enormes edifícios e até buscasse outros planetas com seus foguetes. (...)”

a)      Circule os verbos informe a quantidade de orações presente nesse enunciado.

b)      Sobre o enunciado, é correto afirmar que:
(   ) O sujeito da 1ª oração é composto.
(   ) Todas as orações apresentam um predicado verbal.
(   ) A 2ª e 3ª orações apresentam o mesmo tipo de sujeito.
(   ) As formas verbais erguesse e buscasse possuem o sujeito em comum.
(   ) O sujeito é simples em apenas uma das orações.

c)      Sobre os verbos identificados no enunciado acima, assinale somente as afirmativas verdadeiras.
(   ) Todos os verbos do enunciado flexionam em mesmo tempo.
(   ) Todas as formas verbais referem-se a uma 3ª pessoa.  
(   ) Das formais verbais, apenas uma difere em flexão de tempo. 
(   ) As formas verbais do enunciado não pertencem a diferentes conjugações.

8.      Releia os versos do poema e faça o que se pede:

Um vale onde a aurora desperte as coisas
suavemente e as manhãs 
tenham gosto de jabuticaba.

a)      Está explícita a presença de duas orações. Use diferentes cores para identificá-las pintando.

b)      Informe o sujeito de cada oração e classifique-os.

9.      Em cada caso, apresente o sujeito e classifique-o.
a)      São sempre sábias as palavras de minha mãe.

b)      Ouvi dizer que na ninguém é feliz sozinho.
c)      Choveram palavras bonitas e frases decoradas no discurso.
d)     Precisa-se de bons conselhos!

Prática de produção textual

10.  Que relação de sentido você estabelece entre os textos 1 e 2?  Apresente, em um parágrafo, suas ideias de forma organizada e coesa. Use pontuação adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: