ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prática de leitura
Texto 1:
O homem as palavras
O homem de hoje não é mais aquele que
vivia em cavernas, comia carne crua e balbuciava as primeiras palavras.
Ele construiu uma civilização poderosa,
desenvolveu conhecimentos, criou novos modos de vida.
Sua ciência permitiu que ele cruzasse os
mares, erguesse enormes edifícios e até buscasse outros planetas com seus
foguetes. Mas tudo o que o homem fez só pôde ser feito porque ele dominou a
palavra.
E até hoje a palavra e as línguas permitem
ao homem as duas coisas mais importantes que ele pode fazer: escrever suas
leis, para que possa viver de maneira civilizada, e declarar seu amor, para que
ele possa viver feliz...
(Ruth Rocha e Otávio Roth. O livro das
línguas. São Paulo: Melhoramentos, 1992.)
1.
A leitura do texto nos permite afirmar que:
( ) A palavra é essencial às
formas de realização humana.
( ) O uso proposital da palavra
promove o desenvolvimento humano.
( ) A palavra tem o poder de agir
e transformar a vida humana.
2.
De acordo com o texto, homem está realmente melhorando
a qualidade de vida no planeta? Que conquistas podemos citar para confirmar
isso?
3.
Além de escrever as leis e declarar o amor, que outras
coisas importantes são possíveis de fazer utilizando as palavras?
4.
Leia o trecho:
“Sua ciência permitiu que ele cruzasse
os mares, erguesse enormes edifícios e até buscasse outros planetas com seus
foguetes. Mas tudo o que o homem fez só pôde ser feito porque ele dominou a
palavra. (...)”
a)
O que foi necessário para que o homem alcançasse e
percebesse a importância e o sentido de suas realizações?
b)
O termo destacado nesse trecho faz referência:
( ) à
palavra ( ) ao
homem (
) ao mundo
Texto
2:
"Menino procura com urgência
um vale azul para morar.
Um vale onde a aurora desperte as coisas
suavemente e as manhãs
tenham gosto de jabuticaba.
Um vale onde todos andem
de mãos dadas e onde toda fome seja saciada.
Um vale onde os riachos cantem
enchendo tudo de azul,
inclusive o coração do menino."
um vale azul para morar.
Um vale onde a aurora desperte as coisas
suavemente e as manhãs
tenham gosto de jabuticaba.
Um vale onde todos andem
de mãos dadas e onde toda fome seja saciada.
Um vale onde os riachos cantem
enchendo tudo de azul,
inclusive o coração do menino."
Roseana Murray
5.
Pode-se considerar como temática central do texto:
( ) Os desejos de uma criança
( ) O mundo em que se gostaria de
viver
( ) Os anseios imaginários do eu
lírico
6.
Observe que no poema algumas palavras estão destacadas.
Informe a função morfológica e sintática de cada uma.
Análise linguística
7.
Releia um trecho do 3º parágrafo do texto 1:
“Sua ciência permitiu que ele cruzasse os mares, erguesse enormes
edifícios e até buscasse outros planetas com seus foguetes. (...)”
a)
Circule os verbos informe a quantidade de orações presente
nesse enunciado.
b)
Sobre o enunciado, é correto afirmar que:
( ) O sujeito da 1ª oração é
composto.
( ) Todas as orações apresentam um predicado
verbal.
( ) A 2ª e 3ª orações apresentam
o mesmo tipo de sujeito.
( ) As formas verbais erguesse e buscasse
possuem o sujeito em comum.
( ) O sujeito é simples em apenas
uma das orações.
c)
Sobre os verbos identificados no enunciado acima,
assinale somente as afirmativas verdadeiras.
( ) Todos os verbos do enunciado
flexionam em mesmo tempo.
( ) Todas as formas verbais
referem-se a uma 3ª pessoa.
( ) Das formais verbais, apenas uma
difere em flexão de tempo.
( ) As formas verbais do
enunciado não pertencem a diferentes conjugações.
8.
Releia os versos do poema e faça o que se pede:
Um vale onde a aurora
desperte as coisas
suavemente e as manhãs
tenham gosto de jabuticaba.
suavemente e as manhãs
tenham gosto de jabuticaba.
a)
Está explícita a presença de duas orações. Use
diferentes cores para identificá-las pintando.
b)
Informe o sujeito de cada oração e classifique-os.
9.
Em cada caso, apresente o sujeito e classifique-o.
a)
São sempre sábias as palavras de minha mãe.
b)
Ouvi dizer que na ninguém é feliz sozinho.
c)
Choveram palavras bonitas e frases decoradas no
discurso.
d)
Precisa-se de bons conselhos!
Prática de produção textual
10. Que
relação de sentido você estabelece entre os textos 1 e 2? Apresente, em
um parágrafo, suas ideias de forma organizada e coesa. Use pontuação adequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: