quinta-feira, 6 de julho de 2017

Língua Portuguesa - 7º ano
ATIVIDADE DINÂMICA
TEMA - Amar, ação que educa (uma homenagem á escola)
DESENVOLVIMENTO
Habilidades:
Debater temas propostos desenvolvendo habilidades de expressão, opinião e argumentação orais.
Identificar funções sociais de textos que circulam em esferas da vida social, inclusive daquelas em que os estudantes não participam diretamente, mas que tratam de temas que afetam a vida coletiva;
Construir argumentos coerentes, planejando e monitorando a fala/ sinalização, adequando-a à participação em interações que envolvam a resolução de situações-problema;
Produzir decálogo e socializar ideias.

Conteúdos:
 Levantamento de hipóteses (Vestindo a camisa)
 Produção (Decálogo)

Metodologia: Aula dialógica, dinâmica e interativa.
Atividade de classe:
1º momento: Levantamento de hipóteses
DINÂMICA: Vestindo a camisa
Escrever no quadro as palavras Compromisso- Seriedade- Construção- Atitude- Amor.
Pedir que a turma analise cada palavra e socialize no grupo a ideia que cada uma delas lhe remete.

Registrar algumas hipóteses no quadro e depois de ouvi-los distribuir papel oficio para que realizem os comandos mencionados na folha (construir um barco).

Quando o barco estiver pronto pedir que estabeleçam uma relação entre a dobradura e o registro do quadro. (observar se já conseguem relacionar a sua escola como um barco igual para todos).

Imaginem que estamos todos dentro de um mesmo barco. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. (pedir que eles cortem ou retirem as extremidades do barco, rasgando as duas pontas e também a extremidade da vela).
Apesar das avarias do barco (apontar para as extremidades retiradas) das dificuldades que aparecem, não naufragamos; Refazemo-nos cada vez com mais empenhados para o sucesso desse barco. Porque juntos, almejando os mesmos ideais, ficamos mais fortes!
Estamos todos* no mesmo barco.
2º momento: Reflexão
Questioná-los:
a)      O que fazer para impedir que o barco naufrague? (é hora de decidir “Vestir a Camisa”- ensiná-los a desmanchar o barco, formando uma camisa)
b)      O que significa “Vestir a Camisa”? (resposta esperada/possível: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado).
c)      Estamos realmente vestindo a “Camisa da (...) refira-se a escola”?

*alunos, professores, gestores, familiares, funcionários, comunidade.

Depois da reflexão, conversar com os alunos sobre os 30 anos de existência da escola homenageada e pedir que colem a dobradura no caderno e construa, a partir de nossas reflexões, o decálogo da sua escola.
Lembrar a turma as características e função desse tipo de texto. 
Dar um tempo para a produção, depois ouvir alguns textos.


Recursos: Materiais didáticos e papel ofício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: