Língua Portuguesa
- 7º ano
ATIVIDADE
DINÂMICA
TEMA - Amar, ação que educa (uma homenagem á escola)
DESENVOLVIMENTO
Habilidades:
Debater temas propostos desenvolvendo habilidades de
expressão, opinião e argumentação orais.
Identificar funções sociais de textos que circulam
em esferas da vida social, inclusive daquelas em que os estudantes não
participam diretamente, mas que tratam de temas que afetam a vida coletiva;
Construir argumentos coerentes, planejando e
monitorando a fala/ sinalização, adequando-a à participação em interações que
envolvam a resolução de situações-problema;
Produzir decálogo e socializar ideias.
Conteúdos:
Levantamento
de hipóteses (Vestindo
a camisa)
Produção
(Decálogo)
Metodologia: Aula dialógica, dinâmica e interativa.
Atividade de classe:
1º momento: Levantamento
de hipóteses
DINÂMICA: Vestindo a camisa
Escrever no quadro as palavras Compromisso- Seriedade- Construção-
Atitude- Amor.
Pedir que a turma analise cada
palavra e socialize no grupo a ideia que cada uma delas lhe remete.
Registrar algumas hipóteses no
quadro e depois de ouvi-los distribuir papel oficio para que realizem os comandos
mencionados na folha (construir um barco).
Quando o barco estiver pronto
pedir que estabeleçam uma relação entre a dobradura e o registro do quadro.
(observar se já conseguem relacionar a sua escola como um barco igual para
todos).
Imaginem que estamos todos dentro de um mesmo
barco. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de
dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. (pedir que eles cortem ou
retirem as extremidades do barco, rasgando as duas pontas e também a
extremidade da vela).
Apesar das avarias do
barco (apontar para as extremidades retiradas) das dificuldades que aparecem,
não naufragamos; Refazemo-nos cada vez com mais empenhados para o sucesso desse
barco. Porque juntos, almejando os mesmos ideais, ficamos mais fortes!
Estamos todos* no mesmo
barco.
2º momento: Reflexão
Questioná-los:
a)
O que fazer para impedir que o barco naufrague? (é hora de decidir
“Vestir a Camisa”- ensiná-los a desmanchar o barco, formando uma camisa)
b)
O que significa “Vestir a Camisa”? (resposta esperada/possível: ter compromisso, apresentar dedicação,
estar motivado).
c)
Estamos realmente vestindo a “Camisa da (...) refira-se a escola”?
*alunos, professores,
gestores, familiares, funcionários, comunidade.
Depois da reflexão,
conversar com os alunos sobre os 30 anos de existência da escola homenageada e
pedir que colem a dobradura no caderno e construa, a partir de nossas
reflexões, o decálogo da sua escola.
Lembrar a turma as características e função desse tipo de texto.
Dar um tempo para a produção,
depois ouvir alguns textos.
Recursos:
Materiais
didáticos e papel ofício
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: