Proposta de aula – 7º ano
Quantidade de aulas - 02 aulas de 50 min.
Conteúdo – Sujeito e predicado, tipos de
sujeito
Habilidades:
Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da língua padrão;
Identificar
a estrutura básica da sentença simples (ou período simples): a noção de sujeito
e predicado, que contribui para a compreensão crítica dos usos e normas da
sintaxe de concordância verbal;
Classificar o sujeito das orações.
Recursos – materiais didáticos e impresso
Procedimentos metodológicos –
·
Aplicação
de atividade de revisão no caderno
1.
Leia
um fragmento de Nelson Sargento e responda ao que se pede.
“Nosso
amor é tão bonito, ela finge que me ama eu finjo que acredito”
a) A palavra que poderia resumir
esse texto é
(
) amor ( )
sofrimento (
) bondade ( X )
falsidade
b)
Qual
a função morfológica dos termos destacados? VERBO
c)
Quantas
orações você identifica? 5 ORAÇÕES
d)
Quem
é o núcleo do sujeito da 1ª oração? AMOR
e)
Classifique
o sujeito da ultima oração. SUJEITO OCULTO (EU)
2.
Analise
a tirinha de Mafalda.
http://www.contarhistorias.com.br/2011/12/mafalda-e-o-que-as-pessoas-esperam-do.html
a)
Defina
o sujeito das formas verbais “esperam” no 1º balão e “aposto” no 2º
balão, depois classifique-os corretamente.
AS PESSOAS – suj. simples e “EU”suj. oculto ou desinencial,
RESPECTIVAMENTE.
b)
Em
cada balão de fala aparece uma locução verbal. Explique como essas locuções se
constituem.
Ambas as locuções se constituem com verbo auxiliar e principal no
gerúndio.
1. “Precisa-se de operários para a obra." Nesta
oração o tipo de sujeito é:
( ) composto ( X )
indeterminado ( ) simples ( ) oração sem sujeito
4. "Os livros escolares devem ser tratados com carinho." Nesta
oração o tipo de sujeito é:
( ) composto ( ) indeterminado ( X )
simples ( ) oração sem sujeito
5.
"Anoitecia silenciosamente." Nesta oração
temos o sujeito:
( )
Sujeito simples ( X ) Oração sem sujeito (
) Sujeito indeterminado ( ) Sujeito oculto.
·
Correção
coletiva da atividade
Avaliação – Observação da execução e
correção coletiva da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: