Refletindo Edgar Morin:
"É
preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que
distingue e une." Edgar Morin
Uma
sociedade justa e igualitária precisa ser fundamentada nos princípios da
inclusão, união e respeito às diferenças. Se por um lado os ideais de
isolamento e a separação dentro de uma sociedade proporcionam uma zona de
conforto e suposta estabilidade ao grupo, por outro, fragiliza e enfraquece a
união e o respeito que são base sólida da educação - já tão precária nos dias
atuais.
O que um modelo educacional precisa ter, para ser um MODELO DE QUALIDADE?
Com
vistas a tantas discussões realizadas até aqui, fica evidente que um modelo
educacional precisa atender a expectativas de aperfeiçoamento, de instrução,
ensino e formação independente do formato de educação assumido.No entanto, o
mundo contemporâneo oferece à sociedade facilidades que garantem resultados cada
vez mais precoces e imediatos, que são, por vezes, comprovadamente ineficazes,
mas mesmo assim, benquistos. Isso porque, infelizmente, a sociedade tem uma
tendência forte a se aproximar muito mais daquilo que lhe parece cômodo e fácil
de conquistar e adquirir, fortalecendo ideários camuflados de alienação e opressão.
Logo,
quando o que se almeja é um padrão de qualidade, penso que um modelo
educacional precisa ter, sobretudo, direcionamento e significado para todo e
qualquer sujeito social, onde seja a educação, ferramenta básica para promover
a aproximação do homem aos sentimentos de liberdade e felicidade. Para tanto, a
educação precisa estar pautada nos quatro importantes pilares, o aprender a
conhecer, a fazer, a conviver e a ser, visto que são aprendizagens
indispensáveis ao homem contemporâneo, pós-moderno.
Essa
questão remete-me a uma das muitas leituras proporcionadas no livro O sorriso
do lagarto de João Ubaldo que diz exatamente assim: “Quando o mundo estiver
unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então
nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível”, neste sentido, acredito
que o modelo e ou, o grau de instrução de um indivíduo dependerá,
prioritariamente, dos caminhos trilhados pela própria sociedade, e sendo a
educação um caminho, que seja sempre libertadora e segura o suficiente para
provocar a evolução de nível necessária a sociedade.
Marluce S. S. Barbosa. Graduada em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e pós-graduanda na Faculdade Mauricio de Nassau - UNINASSAU. Sociologia da Educação
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