segunda-feira, 24 de julho de 2017

Educação em foco

Refletindo Edgar Morin:
"É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une."    Edgar Morin
    Uma sociedade justa e igualitária precisa ser fundamentada nos princípios da inclusão, união e respeito às diferenças. Se por um lado os ideais de isolamento e a separação dentro de uma sociedade proporcionam uma zona de conforto e suposta estabilidade ao grupo, por outro, fragiliza e enfraquece a união e o respeito que são base sólida da educação - já tão precária nos dias atuais.

      O que um modelo educacional precisa ter, para ser um MODELO DE QUALIDADE?
    Com vistas a tantas discussões realizadas até aqui, fica evidente que um modelo educacional precisa atender a expectativas de aperfeiçoamento, de instrução, ensino e formação independente do formato de educação assumido.No entanto, o mundo contemporâneo oferece à sociedade facilidades que garantem resultados cada vez mais precoces e imediatos, que são, por vezes, comprovadamente ineficazes, mas mesmo assim, benquistos. Isso porque, infelizmente, a sociedade tem uma tendência forte a se aproximar muito mais daquilo que lhe parece cômodo e fácil de conquistar e adquirir, fortalecendo ideários camuflados de alienação e opressão.
    Logo, quando o que se almeja é um padrão de qualidade, penso que um modelo educacional precisa ter, sobretudo, direcionamento e significado para todo e qualquer sujeito social, onde seja a educação, ferramenta básica para promover a aproximação do homem aos sentimentos de liberdade e felicidade. Para tanto, a educação precisa estar pautada nos quatro importantes pilares, o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, visto que são aprendizagens indispensáveis ao homem contemporâneo, pós-moderno.

     Essa questão remete-me a uma das muitas leituras proporcionadas no livro O sorriso do lagarto de João Ubaldo que diz exatamente assim: “Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível”, neste sentido, acredito que o modelo e ou, o grau de instrução de um indivíduo dependerá, prioritariamente, dos caminhos trilhados pela própria sociedade, e sendo a educação um caminho, que seja sempre libertadora e segura o suficiente para provocar a evolução de nível necessária a sociedade.  
Marluce S. S. Barbosa. Graduada em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e pós-graduanda na Faculdade Mauricio de Nassau - UNINASSAU. Sociologia da Educação   




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