quinta-feira, 6 de julho de 2017

O DIÁRIO DE UM BANANA


TURMA: 6ª ano
PERÍODO: 1ª Unidade  - Sequência Didática 01
Nº DE AULAS PREVISTAS: 15

TEMA: O diário de um Banana

COMPETÊNCIAS:
Interagir com informações recebidas, analisando de maneira critica os diferentes meios de comunicação para desenvolver sua autonomia;
Ouvir, ler, compreender e interpretar os diferentes gêneros textuais (Relato pessoal, carta pessoal, diário e diário);
Conceituar, identificar e classificar os adjetivos;
Produzir relato pessoal de maneira coesa e coerente;
Perceber os tipos de linguagens utilizadas em cada situação.

DESENVOLVIMENTO – 1ª e 2ª AULA

Habilidades:
·         Processar informações de textos instrucionais para realizar ações por eles orientadas;
·      Localizar em uma narrativa os trechos que apresentam a orientação, a complicação, o clímax e desfecho;
·         Adequar-se às mais variadas situações reais de fala: formais e informais;
·         Praticar a retextualização da modalidade oral para a escrita e da escrita para a oral;
 Conteúdos:
Levantamento de hipóteses;
Roda de conversa
Leitura e análise


Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe
1º momento: Levantamento de hipóteses
A professora levará para sala um baú e os educandos deverão dizer o que guardamos em um baú.
A professora faz os questionamentos a seguir:
1- Quem tem hábito de registrar as experiências do cotidiano em um diário?
2- Quem já teve um diário?
3- Escrever um diário está “fora de moda”? Por quê?
4- Pode-se dizer que um blog é um versão moderna do diário? Por quê?
5- Quem tem o costume de acessar blogs ou possui um?  Para que servem os blogs?

Após escuta de cada educando a professora apresenta o livro que será trabalhado nessa sequência.
2º momento: Leitura direcionada
A professora fará a leitura do livro “O diário de um banana” da p. 02 a 40, fazendo comentários e questionamentos sempre que necessário.

3º momento: Correção de atividades
Correção coletiva das atividades do livro p. 152 e 153

Recursos: Materiais didáticos e livro O Diário de um banana de Jeff Kinney

Observações:



DESENVOLVIMENTO – 3ª e 4ª AULA

Habilidades:
·         Aprimorar  habilidades de leitura e argumentação oral;
·         Interpretar a linguagem do texto;
·         Reconhecer características de um relato pessoal
Conteúdos:
Leitura;
Interpretação e linguagem do texto;
Relato pessoal

Metodologia:
Aula dialógica, interativa e expositiva

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um Banana” p. 41 a 75. Fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Atividade de interpretação
Orientar os alunos a responderem as atividades do livro de L.P. p.154 a 156

3º momento: Correção de atividade
Será realizada a correção da atividade de classe.


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 5ª AULA

Habilidades:
·         Desenvolver a leitura e expressão oral;
·         Localizar informações implícitas e explicitas no texto;
·         Produzir texto, fazendo uso da linguagem não verbal ou mista.
Conteúdos:
Leitura
Linguagem não verbal ou mista

Metodologia: Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 76 a 102, fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Atividade no caderno de desenho
Agora é a sua vez!
Elabore um relato pessoal fazendo uso de linguagem não verbal ou mista, contando um fato importante que tenha acontecido com você durante as férias. Seja verdadeiro(a)!

3º momento: Apresentação da produção
Os alunos serão orientados a apresentarem a produção feita no caderno de desenho.

Recursos: materiais didáticos.

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 6ª e 7ª AULA


Habilidades:
·         Desenvolver a leitura e expressão oral;
·         Analisar relato pessoal e comparar com o livro trabalhado.
Conteúdos:
Leitura, análise, interpretação e compreensão

Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 103 a 132, fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Exibição de vídeo
A professora exibe o vídeo “Eu sou Malala” com entrevista de Malala. Levantando os seguintes questionamentos:
Quem é Malala?
Já ouviu falar dela?
Como você acha que era a vida dela antes do atentado?

3º momento: Leitura direcionada
Será realizada a leitura do texto “Eu sou Malala”, do livro de L.P. p. 165 e 166.

4º momento:  Realização de atividade
Após a leitura será realizada a atividade de classe do livro L.P. p. 166 a 168


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 8ª e 9ª AULA

Habilidades:
·         Aprimorar a leitura e expressão oral;
·         Conceituar, identificar e classificar os substantivos
Conteúdos:
Leitura
Substantivos

Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 133 a 155, fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Explicação sobre substantivos
A professora explica sobre substantivos, demonstrando cada tipo, solicitando que acompanhem a explicação pelo livro p. 95, 97 e 98

3º momento: Atividade de classe
Realização da atividade do livro L.P. p. 95 e 96


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 10ª e 11ª AULA

Habilidades:
·         Desenvolver habilidade leitora;
·         Verificar, por meio de questões propostas a função semântica dos substantivos;
·         Observar e empregar aspectos da língua de uso relacionados aos substantivos
Conteúdos:
Leitura
Substantivos

Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 156 a 175, fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Atividade de classe
Realização da atividade do livro L.P. p. 99 a 101

3º momento:  Correção coletiva de atividades
A professora realiza a correção coletiva das atividades.


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 12ª e 13ª AULA

Habilidades:
·         Identificar informações explicitas e implícitas do texto;
·         Identificar e classificar os substantivos
Conteúdos:
Leitura, analise, interpretação e compreensão
Substantivos

Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Leitura compartilhada
Continuação da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 176 a 199, fazendo comentários sempre que necessário.

2º momento: Atividade no caderno para classe
1- Para a apresentação da peça “O Mágico de OZ”, Gregory escolheu ser árvore. O que motivou sua escolha?
2- Por que Gregory não cantou durante a apresentação? O que você faria no lugar dele?
3- Greg gostaria de ganhar durante o Natal, uma casa dos Sonhos da Barbie. O que seu pai achou disso?
4- Explique o que você entendeu da frase a seguir:
“[...]Ele me disse para começar de novo a minha lista e escolher brinquedos que fossem mais ‘apropriados’ para meninos”.
5- Gregory fez uma lista com o presente que ele gostaria de ganhar, mas não ganhou o que desejava. Isso já aconteceu com você? Como você ficou?
6- Releia o trecho a seguir e retire o que se pede: “Foi assim que eu acabei no pronto-socorro, duas semanas depois, com o sapato rosa da Barbie enfiado no nariz. E acredite que o Rodrick nunca me deixou esquecer disso”.
a) 2 substantivos próprios
b) 1 substantivo comum
c) 1 substantivo simples
d) 1 substantivo composto
e) 1 substantivo derivado
7- Escreva substantivos derivados para as palavras a seguir
Flor __________________   Sapato__________________  Rosa __________________

3º momento:  Correção coletiva de atividades
A professora realiza a correção coletiva da atividade.


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


DESENVOLVIMENTO – 14ª e 15ª AULA

Habilidades:
·         Aprimorar a leitura, exercitando a partir de entonação, pontuação e ênfase;
·         Analisar e interpretar o filme assistido
Conteúdos:
Leitura, analise, interpretação e compreensão

Metodologia:
Aula dialógica e interativa

Atividade de classe:
1º momento: Finalização da leitura
Conclusão da leitura do livro “O Diário de um banana” p. 200 a 217.
Ouvir comentários sobre o livro, norteando a partir das perguntas:
O que acharam?
Quem já havia lido o livro?
Que parte mais gostou?

2º momento: Exibição do filme “O Diário de um Banana”
A professora organiza a sala para exibição do filme “O Diário de um Banana” com duração de 1h23min.
Após a conclusão do filme, os educandos responderão as questões referentes ao filme.

3º momento: Atividade no caderno
1- Qual o nome completo de Greg?
2- Como Greg descreve seu diário?
3- Quem é o melhor amigo de Greg?
4- Qual a frase final da tirinha do amigo de Greg?
5- Em qual categoria Greg queria entrar no anuário?
6- Qual é o nome da banda de Rodrick?
7- Qual é o nome do professor de educação física da escola?
a) No filme
b) No livro
8- Por que os alunos temem o queijo da quadra de basquete?
9- Quem de fato, pega o toque do queijo no final do filme?
10- Qual sua opinião sobre a atitude de Greg em assumir o toque do queijo no lugar do amigo?

3º momento:  Correção coletiva de atividade
A professora realiza a correção coletiva da atividade.


Recursos: Materiais didáticos

         Observações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: