TURMA: 6ª ano
PERÍODO: 1ª
Unidade - Sequência Didática 01
Nº DE AULAS
PREVISTAS: 15
|
|||||
TEMA: O diário de
um Banana
|
|||||
COMPETÊNCIAS:
Interagir com
informações recebidas, analisando de maneira critica os diferentes meios de
comunicação para desenvolver sua autonomia;
Ouvir, ler,
compreender e interpretar os diferentes gêneros textuais (Relato pessoal,
carta pessoal, diário e diário);
Conceituar,
identificar e classificar os adjetivos;
Produzir relato
pessoal de maneira coesa e coerente;
Perceber os tipos
de linguagens utilizadas em cada situação.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 1ª e 2ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Processar informações de textos instrucionais
para realizar ações por eles orientadas;
·
Localizar em
uma narrativa os trechos que apresentam a orientação, a complicação, o clímax
e desfecho;
·
Adequar-se às
mais variadas situações reais de fala: formais e informais;
·
Praticar a
retextualização da modalidade oral para a escrita e da escrita para a oral;
|
Conteúdos:
Levantamento de
hipóteses;
Roda de conversa
Leitura e análise
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de
classe
1º momento: Levantamento
de hipóteses
A professora
levará para sala um baú e os educandos deverão dizer o que guardamos em um
baú.
A professora faz
os questionamentos a seguir:
1- Quem tem
hábito de registrar as experiências do cotidiano em um diário?
2- Quem já teve
um diário?
3- Escrever um
diário está “fora de moda”? Por quê?
4- Pode-se dizer
que um blog é um versão moderna do diário? Por quê?
5- Quem tem
o costume de acessar blogs ou possui um? Para que servem os blogs?
Após escuta de
cada educando a professora apresenta o livro que será trabalhado nessa
sequência.
2º momento: Leitura
direcionada
A professora fará
a leitura do livro “O diário de um banana” da p. 02 a 40, fazendo comentários
e questionamentos sempre que necessário.
3º momento: Correção
de atividades
Correção coletiva
das atividades do livro p. 152 e 153
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos e livro O Diário de um banana de Jeff Kinney
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 3ª e 4ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Aprimorar
habilidades de leitura e argumentação oral;
·
Interpretar a
linguagem do texto;
·
Reconhecer características
de um relato pessoal
|
Conteúdos:
Leitura;
Interpretação e
linguagem do texto;
Relato pessoal
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica,
interativa e expositiva
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um Banana” p. 41 a 75. Fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Atividade
de interpretação
Orientar os
alunos a responderem as atividades do livro de L.P. p.154 a 156
3º momento: Correção
de atividade
Será realizada a
correção da atividade de classe.
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 5ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Desenvolver a leitura e expressão oral;
·
Localizar
informações implícitas e explicitas no texto;
·
Produzir texto,
fazendo uso da linguagem não verbal ou mista.
|
Conteúdos:
Leitura
Linguagem não
verbal ou mista
|
||||
Metodologia: Aula
dialógica e interativa
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 76 a 102, fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Atividade
no caderno de desenho
Agora é a sua
vez!
Elabore um relato
pessoal fazendo uso de linguagem não verbal ou mista, contando um fato
importante que tenha acontecido com você durante as férias. Seja
verdadeiro(a)!
3º momento: Apresentação
da produção
Os alunos serão
orientados a apresentarem a produção feita no caderno de desenho.
|
|||||
Recursos: materiais
didáticos.
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 6ª e 7ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Desenvolver a leitura e expressão oral;
·
Analisar relato
pessoal e comparar com o livro trabalhado.
|
Conteúdos:
Leitura, análise,
interpretação e compreensão
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 103 a 132, fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Exibição
de vídeo
A professora
exibe o vídeo “Eu sou Malala” com entrevista de Malala. Levantando os
seguintes questionamentos:
Quem é Malala?
Já ouviu falar
dela?
Como você acha
que era a vida dela antes do atentado?
3º momento: Leitura
direcionada
Será realizada a leitura
do texto “Eu sou Malala”, do livro de L.P. p. 165 e 166.
4º momento: Realização de atividade
Após a leitura
será realizada a atividade de classe do livro L.P. p. 166 a 168
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 8ª e 9ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Aprimorar a leitura e expressão oral;
·
Conceituar,
identificar e classificar os substantivos
|
Conteúdos:
Leitura
Substantivos
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 133 a 155, fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Explicação
sobre substantivos
A professora
explica sobre substantivos, demonstrando cada tipo, solicitando que
acompanhem a explicação pelo livro p. 95, 97 e 98
3º momento: Atividade
de classe
Realização da
atividade do livro L.P. p. 95 e 96
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 10ª e 11ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Desenvolver habilidade leitora;
·
Verificar, por
meio de questões propostas a função semântica dos substantivos;
·
Observar e
empregar aspectos da língua de uso relacionados aos substantivos
|
Conteúdos:
Leitura
Substantivos
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 156 a 175, fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Atividade
de classe
Realização da
atividade do livro L.P. p. 99 a 101
3º momento: Correção coletiva de atividades
A professora
realiza a correção coletiva das atividades.
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 12ª e 13ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Identificar informações explicitas e
implícitas do texto;
·
Identificar e
classificar os substantivos
|
Conteúdos:
Leitura, analise,
interpretação e compreensão
Substantivos
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Leitura
compartilhada
Continuação da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 176 a 199, fazendo comentários
sempre que necessário.
2º momento: Atividade
no caderno para classe
1- Para a
apresentação da peça “O Mágico de OZ”, Gregory escolheu ser árvore. O que
motivou sua escolha?
2- Por que Gregory
não cantou durante a apresentação? O que você faria no lugar dele?
3- Greg gostaria
de ganhar durante o Natal, uma casa dos Sonhos da Barbie. O que seu pai achou
disso?
4- Explique o que
você entendeu da frase a seguir:
“[...]Ele me
disse para começar de novo a minha lista e escolher brinquedos que fossem
mais ‘apropriados’ para meninos”.
5- Gregory fez
uma lista com o presente que ele gostaria de ganhar, mas não ganhou o que
desejava. Isso já aconteceu com você? Como você ficou?
6- Releia o trecho
a seguir e retire o que se pede: “Foi assim que eu acabei no pronto-socorro,
duas semanas depois, com o sapato rosa da Barbie enfiado no nariz. E acredite
que o Rodrick nunca me deixou esquecer disso”.
a) 2 substantivos
próprios
b) 1 substantivo
comum
c) 1 substantivo
simples
d) 1 substantivo
composto
e) 1 substantivo
derivado
7- Escreva
substantivos derivados para as palavras a seguir
Flor __________________ Sapato__________________ Rosa __________________
3º momento: Correção coletiva de atividades
A professora
realiza a correção coletiva da atividade.
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
– 14ª e 15ª AULA
|
|||||
Habilidades:
·
Aprimorar a leitura, exercitando a partir de
entonação, pontuação e ênfase;
·
Analisar e
interpretar o filme assistido
|
Conteúdos:
Leitura, analise,
interpretação e compreensão
|
||||
Metodologia:
Aula dialógica e
interativa
|
|||||
Atividade de
classe:
1º momento: Finalização
da leitura
Conclusão da
leitura do livro “O Diário de um banana” p. 200 a 217.
Ouvir comentários
sobre o livro, norteando a partir das perguntas:
O que acharam?
Quem já havia
lido o livro?
Que parte mais
gostou?
2º momento: Exibição
do filme “O Diário de um Banana”
A professora
organiza a sala para exibição do filme “O Diário de um Banana” com duração de
1h23min.
Após a conclusão
do filme, os educandos responderão as questões referentes ao filme.
3º momento: Atividade
no caderno
1- Qual o nome
completo de Greg?
2- Como Greg
descreve seu diário?
3- Quem é o
melhor amigo de Greg?
4- Qual a frase
final da tirinha do amigo de Greg?
5- Em qual
categoria Greg queria entrar no anuário?
6- Qual é o nome
da banda de Rodrick?
7- Qual é o nome
do professor de educação física da escola?
a) No filme
b) No livro
8- Por que os
alunos temem o queijo da quadra de basquete?
9- Quem de fato,
pega o toque do queijo no final do filme?
10- Qual sua
opinião sobre a atitude de Greg em assumir o toque do queijo no lugar do
amigo?
3º momento: Correção coletiva de atividade
A professora
realiza a correção coletiva da atividade.
|
|||||
Recursos: Materiais
didáticos
|
|||||
Observações:
|
quinta-feira, 6 de julho de 2017
O DIÁRIO DE UM BANANA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: