Atividade - construção do texto
a) Falar para a turma sobre um fragmento de texto intitulado “A mulher no Brasil” Hahner, June E.
b) Discutir sobre que informações possivelmente ele apresentará a nós leitores.
c) Revelar que receberão esse fragmento com as ideias desordenadas, desafiando-os à reorganização das partes.
A Mulher no Brasil (fragmento) Hahner, June E.
( 3 ) Os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são quase todos meros registros de impressões, mais do que de fatos, autos-de-fé quanto à natureza das mulheres ou rápidas biografias de brasileiras notáveis, mais reveladoras sobre os preconceitos e a orientação dos autores do que sobre as mulheres propriamente ditas.
( 2 ) Os estudiosos têm dado muito pouca atenção à mulher nas diversas regiões do mundo, o que inclui a América Latina.
( 1 ) A história da mulher no Brasil, tal como a das mulheres em vários outros países, ainda está por ser escrita.
( 4 ) As mudanças ocorridas no século XX reforçam a necessidade de uma perspectiva e de uma compreensão históricas do papel, da condição e das atividades da mulher no Brasil
d) Oportunizar alguns minutos para que realizem tentativas e apresente a classe o resultado final.
e) Observar se organizaram da mesma maneira ou se seguiram caminhos diferentes, induzi-los a falar sobre as estratégias que utilizaram para o desafio. Após ouvi-los, ler em voz alta o fragmento na íntegra.
A Mulher no Brasil
A história da mulher no Brasil, tal como a das mulheres em vários outros países, ainda está por ser escrita. Os estudiosos têm dado muito pouca atenção à mulher nas diversas regiões do mundo, o que inclui a América Latina. Os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são quase todos meros registros de impressões, mais do que de fatos, autos-de-fé quanto à natureza das mulheres ou rápidas biografias de brasileiras notáveis, mais reveladoras sobre os preconceitos e a orientação dos autores do que sobre as mulheres propriamente ditas. As mudanças ocorridas no século XX reforçam a necessidade de uma perspectiva e de uma compreensão históricas do papel, da condição e das atividades da mulher no Brasil. (fragmento) Hahner, June E.
f) Conversar com a turma sobre cada parte do fragmento (são 4 ideias), levando-os a perceber e identificar: a temática debatida/argumentos utilizados/ponto de vista e conclusão do autor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: