segunda-feira, 10 de julho de 2017

atividade com a reportagem BATALHÃO DO BEM

          Atividade avaliativa de produção textual
1. Você vai ler trechos de uma reportagem publicada em um jornal. Observe o assunto da reportagem e responda as questões propostas.

                                                         Batalhão do bem
                                                     ETIENNE JACINTHO
Daniel, de 13 anos, decidiu usar seu tempo livre para participar de ações sociais. Na hora que tem de folga entre as aulas de futebol e violão, às quartas-feiras, visita creches para tentar solucionar os problemas dessas entidades.
"Nos reunimos toda semana para visitar creches para ver o que podemos fazer", conta Daniel. "Em uma dessas visitas, fomos à Creche Bela Vista e percebemos que havia um espaço de concreto vazio que as crianças utilizavam para jogar bola." Daniel e seus colegas logo perceberam que seria ideal montar um parquinho onde essas crianças pudessem brincar.
A visita foi no final de maio, perto da festa junina. E aí a ideia veio. "A festa junina da escola é beneficente", fala Daniel. "Conversamos com a diretora e pedimos 50% da verba arrecadada para nosso projeto. Ela concordou."

Negociação
Dinheiro na mão, os alunos foram para a segunda etapa. Na internet, eles pesquisaram preços e brinquedos adequados para crianças de até 7 anos.
"Acabamos fechando com uma fábrica de um amigo de uma professora que deu desconto nos sete brinquedos que escolhemos", diz Daniel. E foi um descontão: mais de R$ l mil. "Foi uma boa compra", resume o aluno.
A instalação dos brinquedos do parquinho foi acompanhada de perto pelos estudantes.
"Era uma surpresa para as crianças, que estavam agitadas", lembra Daniel. "E elas adoraram!" Os alunos ficaram lá na Creche Bela Vista monitorando as brincadeiras e caindo na folia.
A colega de Daniel, Gabriela, de 12 anos, também participou da ação. "É interessante e muito legal fazer campanhas para ajudar crianças", fala a aluna da 5a série. "Todo mundo tem o direito de ser criança." Daniel diz que o espírito é arregaçar as mangas para ajudar.
"Quando visitamos essas creches, vamos para brincar. Se vamos a um berçário, pegamos as crianças no colo e fazemos companhia."
 "Ajudo a propagar ações desse tipo porque acho importante ajudar. Acho que tudo o que a gente faz de bom volta para a gente", diz Daniel.

O Estado de S. Paulo. Estadinho. 7 out. 2006. (O sobrenome dos adolescentes citados e o nome do colégio em que estudam foram omitidos.)

a) O texto que você leu tem a função de:
(   ) alertar o leitor sobre um acontecimento
(   ) informar sobre um assunto
(   ) comentar um tema

b) Que projeto Daniel e seus colegas desenvolveram na Creche Bela Vista?
c) Você concorda com a opinião da Daniel: “Acho que tudo o que a gente faz de bom volta para a gente”? Por quê?
2. Releia o depoimento de Gabriela, retirado da reportagem Batalhão do bem e responda.

“É interessante e muito legal fazer campanhas para ajudar crianças. Todo mundo tem o direito de ser criança.”

a) Você concorda com Gabriela?
b) De acordo com seu saber, de que modo é possível ajudar as crianças?
c) Para ser solidário é necessário ter dinheiro?
3. Leia:

“Quando visitamos essas creches, vamos para brincar. Se vamos a um berçário, pegamos as crianças no colo e fazemos companhia.”

a) Esse depoimento demonstra que:
(   ) As pessoas doar carinho, atenção e um pouco do seu tempo.
(   ) Solidariedade não se faz apenas com dinheiro
(   ) Somente algumas pessoas fazem doações por tem mais recursos

4. Agora é sua vez de produzir!  “Toda criança tem que ser feliz, se divertir, aprender e brincar!”
Com base nessa ideia escreva um poema bem criativo. Atenção! O seu poema tem que ter: UM TITULO, RIMAS, e no MINIMO QUATRO ESTROFES.
Critérios:
a) Escrita legível                        d) Ideias organizadas
b) Coerência com o enunciado    
c) Estrutura de versos e estrofe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: